Menu
Acessórios / bolsas de luxo / Moda

Unboxing Birkin da Hermès e tudo sobre a bolsa de luxo mais famosa do mundo

O dia de fazer o meu Unboxing da minha Birkin da Hermès chegou e eu contarei alguns detalhes desta bolsa de luxo tão desejada

Hoje, quero compartilhar com vocês a realização de um sonho e a fascinante história da Birkin bag da Hermès, um ícone da moda e a prova de que um bom design pode durar uma vida.

A Birkin bag foi criada em 1984 e nasceu de um encontro em um voo entre Paris e Londres. Jane Birkin, a famosa atriz e cantora britânica, estava sentada ao lado de Jean-Louis Dumas, então presidente da Hermès. Durante a conversa, Jane comentou sobre a dificuldade de encontrar uma bolsa prática e espaçosa. Inspirado por essa necessidade, Dumas esboçou a ideia para a Birkin no saquinho de enjoo do avião. Assim, começou a jornada de um dos acessórios mais cobiçados do mundo.

Pronúncia Correta

A pronúncia correta da Birkin é ‘Birkin’, com ênfase suave no ‘Bir’. Muitas vezes, ouço pessoas pronunciando ‘Bârkin’ por conta dos norte-americanos, mas é importante lembrar que o nome é uma homenagem direta a Jane Birkin. Essa conexão pessoal adiciona um toque especial à história da bolsa.

Assim como Hermès não se pronuncia Érmes’, mas sim ‘Ermés’, que também é um nome próprio.

Agora vamos ao vídeo da minha bolsinha. Aperte o play ou clique aqui.

Inspiração no Passado

A Birkin não foi criada do zero. Seu design foi inspirado pelas bolsas utilizadas pela cavalaria no passado, que era o nicho da marca Hermès. Esses modelos eram conhecidos por sua durabilidade e funcionalidade, características que a Hermès incorporou na Birkin.
O resultado é uma bolsa que combina elegância com praticidade, refletindo o compromisso da Hermès com o design funcional.

Produção Artesanal

Cada Birkin é feita totalmente à mão por artesãos altamente qualificados, que passam de três a cinco anos em treinamento intensivo e só podem começar fazer Birkin e Kelly depois de terem treinado exaustivamente em outros materiais.

A Hermés sempre utiliza materiais premium, as melhores peças de couro além de detalhes em ouro ou paládio. Cada bolsa leva de dezoito a vinte e quatro horas para ser concluída. Esse processo meticuloso garante que cada bolsa seja uma obra de arte única com o carimbo que identifica o artesão que a fabricou.

Quem compra uma bolsa da Hermès pela primeira vez entende rapidamente a diferença de qualidade para a maioria das demais marcas de luxo.

E se você estes detalhes,  veja este post e assista ao vídeo documentário. É maravilhoso.

Formatos e Tamanhos da Birkin

A bolsa Birkin está disponível em vários tamanhos e formatos para atender a diferentes necessidades e preferências:

  • Birkin 25: 25 cm de largura x 20 cm de altura x 13 cm de profundidade. Uma das mais procuradas atualmente
  • Birkin 30: 30 cm de largura x 22 cm de altura x 16 cm de profundidade. A minha preferida pelos motivos que comentei no vídeo.
  • Birkin 35: 35 cm de largura x 25 cm de altura x 18 cm de profundidade. Melhor para quem quer carregar no ombro.
  • Birkin 40: 40 cm de largura x 30 cm de altura x 21 cm de profundidade. Ótima para ser usada como uma bolsa de mão em viagens, mas é pesada.
  • Birkin 45: 45 cm de largura x 31 cm de altura x 25 cm de profundidade (geralmente usada como uma bolsa de viagem).
Um Investimento de Luxo

A exclusividade e a alta demanda transformaram a Birkin em um item de investimento altamente valorizado. Nos últimos dez anos, a valorização de um modelo Birkin 30 no couro Epsom tem sido notável. Em 2014, o preço de uma Birkin 30 Epsom na loja oficial da Hermès na Europa era cerca de €7.000. Em 2024, o mesmo modelo está sendo vendido por aproximadamente €12.300. Isso representa uma valorização de cerca de 76% em uma década​.

No Brasil as bolsas da Hermès custam em média 40% a mais do que na Europa se contarmos o Tax free que turistas tem por lá. Mas a maioria dos países não vendem mais Birkin ou Kelly para turistas.

Lembrando que a Hermès tem aumentos de preços todos os anos e normalmente acontecem entre janeiro e fevereiro, dependendo do país.

No mercado secundário, os preços da Birkin são bem mais altos que os da loja por conta da dificuldade de compra. É comum uma bolsa custar 100 mil direto da loja oficial e ser vendida por 150 mil em um brechó de luxo. Ou ainda a pessoa comprar uma bolsa com muitos anos e marcas de uso pelo mesmo valor de uma nova na loja.

Os modelos mais valorizados nos brechós são os tamanhos 25 e 30, nas cores básicas (Étoupe, Gold on Gold e outras neutras)  ou cores especiais como rosa Sakura. Modelos no tamanho 40 andam bem desvalorizados nos últimos anos.

E como dito em um dos episódios famosos de Sex and The City,  “It’s not a bag. It’s a Birkin”, ou seja, não é só uma simples bolsa, é um item de extrema importância para o mundo da moda.

Espero que você tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre a história fascinante da Birkin bag. E no próximo post eu contarei mais sobre como consegui comprar a minha no Brasil e como funciona o “Hermés Game”.

Veja mais posts sobre Hermès aqui:
Sobre o autor

Editora e idealizadora do Makeup Atelier www.cinthiaferreira.com.br

Sem comentários

    Deixe seu comentário

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Como acabar com o mofo em casa 6 fatos sobre a bolsa Lady Dior Cuidados diários para cabelos saudáveis Protetor solar o ano inteiro. Os benefícios de cuidar da pele Acessórios de luxo para deixar seu look mais “caro” Como fazer fivela de laço em couro Maquiagens Perfeitas Você realmente conhece o vitiligo? Faça sua caixinha para cosméticos Dior e o novo perfume sem álcool Upcycling NA MODA DE LUXO Sua pele pode mudar com o tempo Seu skincare está fazendo efeito ? Blush cremoso sem erro Como usar óleo facial no skincare Chega de coceira e irritação na cabeça SKINCARE | Prazer ou Obrigação ? Como usar brumas no skincare Micose nos pés: como pega e como evitar?