Menu
corpo / Saúde

Frio e calor: como resistir as constantes mudanças de temperatura

Frio e calor já não estão mais associados às mudanças de estações do ano.
Veja abaixo como cuidar do seu corpo para que sua saúde não fique debilitada ao longo das semanas e suas constantes trocas de temperaturas

Sair de 34ºC e chegar a menos de 18ºC de segunda para sexta-feira não é uma condição favorável para nossa saúde. O personal Carlos Tapetti vai nos falar como preparar e adaptar o corpo para sentir menos os efeitos destas trocas bruscas de temperatura.

 
O caminho…

Pode parecer clichê demais, mas uma das condições que mais adaptarão seu corpo ao estresse dessas trocas bruscas de temperatura será a prática regular de exercícios físicos de moderada e alta intensidade. Isso acontece pelas características e estímulos que os exercícios dão ao nosso sistema imunológico, que de maneira bem resumida, melhora no longo prazo com essa prática regular. Acompanhe abaixo como é interessante o mecanismo.

Um treino só vai piorar sua imunidade…

De maneira aguda, como chamamos a sessão de treino isolada, o nosso corpo enfrenta um estresse bastante grande, apesar de temporário, que pode comprometer a nossa imunidade durante um pequeno período de tempo.

Os exercícios de alta intensidade são os que mais provocam essa baixa da imunidade, uma vez que os níveis de cortisol podem alterar as nossas defesas do corpo.

Atenção, este é o mesmo hormônio que aumenta quando estamos em privação de sono, ou seja, sem dormir bem.

A magia do aumento da imunidade…

Por outro lado, a prática regular de exercícios moderados e intensos é capaz de aumentar a imunidade, fortalecendo assim nosso sistema imunológico.

mulher sentada no tapete de treino cansada

Os exercícios moderados e intensos são os que promovem essa melhora da sistema imune de maneira crônica, afinal já vimos acima que esses mesmos exercícios promovem uma queda pontual de imunidade no pós treino.

Vale avisar que caminhada “na praia” olhando o mar só vai adiantar se for vigorosa.

Dicas interessantes para dar um up na imunidade…

Além da prática regular de exercícios ser preponderante para adaptações do sistema imunológico, a melhora do condicionamento vai proporcionar o aumento gradual da intensidade e/ou duração dos treinos.

O sono e o descanso são importantes, especialmente o sono noturno que hormonalmente ocasiona uma melhora da recuperação muscular e do sistema imune.

Alimentação equilibrada, sem ultraprocessados e fast food, além da ingestão de água em quantidade recomendada auxiliam demais na manutenção e melhora da imunidade.

Não é facil, mas…

… priorizar sua saúde deve ser uma de suas metas principais, afinal, pessoas que possuem uma rotina de treinos regulares tem menor propensão a infecções e, quando adoecem, tendem a se recuperar mais rapidamente.

Se o @personalcarlostapetti puder te ajudar em algo, entre em contato com ele pelo instagram.

VEJA MAIS POSTS DO PROF. CARLOS TAPETTI:
  1. MAXIMIZANDO SEU TREINO NO CALOR: DICAS DO PERSONAL CARLOS TAPETTI
  2. O QUE COMER E NÃO COMER NO PRÉ E PÓS TREINO?
  3. COMO O TREINO AUXILIA NA PERDA DE PESO?
  4. PERDER PESO NÃO É IGUAL A EMAGRECER

Sem comentários

    Deixe seu comentário

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Como acabar com o mofo em casa 6 fatos sobre a bolsa Lady Dior Cuidados diários para cabelos saudáveis Protetor solar o ano inteiro. Os benefícios de cuidar da pele Acessórios de luxo para deixar seu look mais “caro” Como fazer fivela de laço em couro Maquiagens Perfeitas Você realmente conhece o vitiligo? Faça sua caixinha para cosméticos Dior e o novo perfume sem álcool Upcycling NA MODA DE LUXO Sua pele pode mudar com o tempo Seu skincare está fazendo efeito ? Blush cremoso sem erro Como usar óleo facial no skincare Chega de coceira e irritação na cabeça SKINCARE | Prazer ou Obrigação ? Como usar brumas no skincare Micose nos pés: como pega e como evitar?