Menu
corpo / Saúde

O que comer e não comer no pré e pós treino?

A mudança de hábito em se exercitar muitas vezes leva a uma nova rotina alimentar.
Sugestões prática que não tem sabotem mas também não te enjoem são boas aliadas nessas horas. Veja a seguir algumas.

Uma alimentação balanceada é importante ao longo da vida.

Longe de pensarmos no conceito de dieta restritivas ou mesmo algum aporte nutricional específico para ganho de massa muscular, queremos aqui deixar sugestões e possibilidades que ajudaria você a manter uma conduta alimentar possível ao longo da vida associada à prática de exercício físico regularmente.

No pré-treino é importante evitar alimentos com digestão mais difícil pelo estômago, então se deve evitar leite e seus derivas como iogurtes e queijos, além da maioria das frutas.

A única recomendada é a banana, mas algumas pessoas sentem azia, além do açaí sem a granola no caso.

Além destes, os frios embutidos também devem ser evitados (presunto, peito de peru, mortadela, salame etc). Eles deveriam ser evitados mesmo ao longo de sua alimentação diária já que tem uma forte correlação com câncer de intestino já comprovada cientificamente.

Então, o que comer no pré-treino?

Associar uma bebida e um lanche com recheio pode ser bastante eficaz e prático, sem muito segredos. Mas, para não ficar sempre “na mesma” vamos deixar sugestões para sua escolha de acordo com seu gosto.

As bebidas poderiam ser: um copo de suco de maça ou uva integral OU um copo de suco de laranja natural coado OU um copo com metade de suco de uva integral e a outra metade com água e um pouquinho de açúcar se quiser.

Quantos os lanches com recheio você pode variar entre:
– 4 torradas integrais OU 6 bolachas “água e sal” OU 1 tapioca (1 colher de sopa de farinha de tapioca) OU 1 fatia de pão de forma integral OU 1 pão francês
– 1 colher de sopa de mel ou geleia OU 1 colher de chá de requeijão OU 1 colher de chá de manteiga

Faça suas escolhas para um pré-treino que te garanta qualidade alimentar e te satisfaça, afinal, se você não gostar ao longo do tempo você vai abonar tudo isso.

Importante lembrar que essas opções devem ser ingeridas até 1 hora antes do treino começar e em horários que os treinos não batem com as grandes refeições. Por exemplo, se você almoçar e for treinar 1 hora e meia depois, não há necessidade de se preocupar com essa dinâmica alimentar pré-treino.

E no pós treino, como proceder?

No mundo ideal seria importante comer até sessenta minutos pós treino, porém mais importante do que isso é você se atentar ao fato de ingerir alimentos que contenham carboidratos e também alimentos que sejam fonte de proteínas.

Exemplos de alimentos que contém carboidrato:

– Frutas secas (ameixa, damasco, uva, figo), pães (francês, integral, torradas, biscoitos), aveia, granola, cereais matinais, bolachas integrais, barra de cereais, frutas (banana, melancia)
Alimentos que são fonte de proteínas:
– iogurte, leite, queijos, castanhas e nozes.

Aí vai das suas preferências para usar a criatividade também e fazer uma vitamina com leite, aveia e banana por exemplo, ou misturar iogurte com granola e frutas secas, comer um um pão integral com queijo.

Tudo pra não enjoar e achar que só dá pra comer uma coisa a vida inteira pós treino.

Lembre-se que vale a mesma regra do pré-treino em caso de finalizar o treino e ter uma grande refeição em seguida. Se for jantar após o treino, faça o jantar normalmente pois é comum essa refeição (e o almoço também) terem alimentos dessas duas fontes, carboidratos e proteínas.

Espero que essas informações possam te ajudar a colher melhores resultados alimentares e proporcionar treinos e pós treinos mais agradáveis ao longo do tempo.

Quer saber mais sobre exercício físico, me siga no instagram @personalcarlostapetti

VEJA MAIS POSTS DO PROF. CARLOS TAPETTI SOBRE O TEMA:
  1. Como o treino auxilia na perda de peso?
  2. Perder peso não é igual a emagrecer
Como acabar com o mofo em casa 6 fatos sobre a bolsa Lady Dior Cuidados diários para cabelos saudáveis Protetor solar o ano inteiro. Os benefícios de cuidar da pele Acessórios de luxo para deixar seu look mais “caro” Como fazer fivela de laço em couro Maquiagens Perfeitas Você realmente conhece o vitiligo? Faça sua caixinha para cosméticos Dior e o novo perfume sem álcool Upcycling NA MODA DE LUXO Sua pele pode mudar com o tempo Seu skincare está fazendo efeito ? Blush cremoso sem erro Como usar óleo facial no skincare Chega de coceira e irritação na cabeça SKINCARE | Prazer ou Obrigação ? Como usar brumas no skincare Micose nos pés: como pega e como evitar?