Menu
corpo / Saúde

Como o treino auxilia na perda de peso?

Dá pra perder peso sem treinar? Com certeza!
Então por que o treino tem uma relação importante nisso? Veja abaixo os motivos e objetivos do seu treino na perda de peso

É um fato verdadeiro que uma alimentação adequada e balanceada, direcionada corretamente, fará a perda de peso corporal acontecer mesmo sem você treinar.

Agora, perder peso não é necessariamente perder gordura e tem mais: sempre que você restringe calorias o seu corpo vai encarar aquilo como algo “recorrente”, ou seja, algo que não tem um tempo para acabar.

dieta saudável

O “déficit calórico” (quando comemos menos calorias do que gastamos) fará o metabolismo do seu corpo modificar alguns parâmetros, uma vez que ele não “sabe” quando isso vai parar de acontecer e as funções vitais devem permanecer em pleno funcionamento.

Uma das primeiras medidas que acontece é a diminuição do metabolismo corporal.

É uma medida de extrema eficiência do nosso corpo, uma vez que ele começa a gastar menos energia para fazer as mesmas atividades que você fazia, procurando “equilibrar” a balança de gasto e consumo de energia.

É por isso que nas chamadas “dietas” você começa as duas primeiras semanas com muitos resultados e depois a quantidade de peso perdido vai diminuindo bastante. Isso se dá por essa adaptação fantástica do nosso sistema, mas que teimamos em achar ruim…rs

mulher fazendo musculação

Uma das formas do exercício físico contribuir é no aumento do gasto calórico. Fazendo exercício físico de maneira regular, você terá sempre um gasto calórico maior do que ficar no sedentarismo.

Outra contribuição extremamente importante nestes casos é o corpo “perceber” o que é utilizado, pois ele dará prioridade para tudo que é funcional. Os órgãos vitais são de extrema importância sempre, mas a sua musculatura pode ter perdas significativas de massa se fizer o déficit calórico e manter o sedentarismo.

Ou seja, você vai perder MASSA MUSCULAR e definitivamente isso NÃO É EMAGRECER. Emagrecer envolve perder massa gorda (gordura corporal).

Manter-se fisicamente ativo mostra para todo nosso sistema que os músculos são parte importante e assim evitamos atrofias musculares que podem levar a dores corporais pela falta de rigidez muscular nas regiões que são utilizadas mesmo sem fazer exercício – coluna especialmente.

Isso acontece pela dinâmica da sobrevivência que seu corpo adota nestes casos. Ele prioriza as funções que ele nota que são realizadas.

fisioterapia cadeirante

Um exemplo clássico é a atrofia muscular nas pernas de uma pessoa que ficou paraplégica após um acidente. Por que o corpo vai manter uma grande massa muscular nas pernas se ela não é estimulada, não tem uma “função como era antes”? É um gasto de energia para o corpo “desnecessário” já que a perna não tem a sua “antiga função”.

A lógica é simples pensando no aumento de gasto de calorias e evitar a grande perda muscular fazendo o exercício como um aliado nessa busca pelo verdadeiro emagrecimento (a perda de gordura corporal), além da manutenção de funções musculares e articulares importante ao longo da vida.

A relação que você deve procurar com o exercício físico deve ser de longo prazo. Começar é ótimo, permanecer em um exercício que faça você ter prazer e seja eficiente para o seu corpo é melhor ainda.

Pense nisso e comece o quanto antes.

Se precisar de mais ajuda você me acha lá no instagram @personalcarlostapetti

Veja mais posts do Prof. Carlos Tapetti sobre o tema:
  1. Perder peso não é igual a emagrecer
  2. Corpo e saúde | Posso treinar todo dia o mesmo treino?
Como acabar com o mofo em casa 6 fatos sobre a bolsa Lady Dior Cuidados diários para cabelos saudáveis Protetor solar o ano inteiro. Os benefícios de cuidar da pele Acessórios de luxo para deixar seu look mais “caro” Como fazer fivela de laço em couro Maquiagens Perfeitas Você realmente conhece o vitiligo? Faça sua caixinha para cosméticos Dior e o novo perfume sem álcool Upcycling NA MODA DE LUXO Sua pele pode mudar com o tempo Seu skincare está fazendo efeito ? Blush cremoso sem erro Como usar óleo facial no skincare Chega de coceira e irritação na cabeça SKINCARE | Prazer ou Obrigação ? Como usar brumas no skincare Micose nos pés: como pega e como evitar?