Menu
corpo / Saúde

Corpo e saúde | Posso treinar todo dia o mesmo treino?

Na dica de Corpo e saúde vamos responder aquelas dúvida de muitos “Posso treinar todo dia o mesmo treino?”

Às vezes gostamos tanto de um tipo de exercício que queremos repeti-lo incessantemente. Mas, será que vale a pena fazer isso sem dar um descanso ou um estímulo diferente pro seu corpo?

condicionamento físico

Há muitas variáveis que envolvem um treinamento sistematizado sendo bastante importante entender elas para “manipulá-las” em prol de um sucesso maior no seu treino e consequentemente em alcançar os seus objetivos.

Nível de condicionamento…

Uma frase famosa entre os estudantes e estudados da área de Educação Física: “Quanto menos treinado, mais treinável”.

Traduzindo: se você está sedentária, quase qualquer coisa que te passarem vai te ajudar, mas conforme você melhora seu condicionamento, ficar repetindo treino todos os dias não vai te ajudar e um dos motivos é a adaptação que o corpo tem em relação aquele treino ou exercício realizado.

Tipos de treino…

Para não complicar demais, as dicas básicas são: faça aquilo que você gosta. Se for só aeróbio, com a melhora do seu condicionamento, é possível fazer quase todo dia, sem “descanso”, se for muscular/funcional, vale a pena entender se o treino está dividido de alguma forma para que você alterne grupos musculares e possa treinar TODO DIA sem treinar A MESMA COISA.

ciclismo e volume de treino

Se você achar interessante os dois tipos de treino, você pode intercalar dias da semana entre eles, ou mesmo treinar em períodos diferentes do dia ou ainda alternar grupos musculares do treino de força e não fazer o mesmo aeróbio todos os dias, mudando a intensidade, tempo ou distância realizadas desta prática.

Dessa forma é possível treinar TODO DIA de maneira mais segura.

Volume de treino…

Aumentar ou não essa variável implica em “aumentar o número de séries ou repetições” no caso de exercícios de força ou funcional, ou a quilometragem (distância) percorrida em treinos aeróbios (bike, degraus, esteira, elíptico etc).

Treinos com maior volume também tendem a não serem repetidos todos os dias, afinal, pra uma maior volume existe a necessidade de um maior tempo de recuperação.

O volume de treino é bem importante pois a maioria das lesões em treinamentos se dá pelo aumento acima do desejado do volume de treino.

Carga de treinamento…

Aumentar demais a carga, ou seja, aumentar demais a intensidade de um treino de força/funcional irá fazer você ter um maior tempo para recuperação da musculatura envolvida.

mulher fazendo rosca alternada

Portanto, um treino de alta intensidade e muitos de moderada não podem ser repetido TODOS os dias em sequência, pois a RECUPERAÇÂO muscular é essencial para melhorar a força e atingir resultados de hipertrofia na região.

Muitas vezes, usar a estratégia de “recuperar no dia seguinte” fazendo um treino de flexibilidade – por exemplo alongamentos – ou intercalando dia de treino aeróbio e dia de treino de força ou funcional auxiliam no progresso e na manutenção de um treino diário.

Experiência prévia com treinamento…

Seu tempo de treino, ou seja, quanto tempo de experiência em treinar você tem também auxilia a repetir treinos seguidamente, uma vez que o mecanismo de “memória muscular” auxilia em uma recuperação mais rápida daquele determinado exercício já conhecido do treino.

Além disso, é importante saber que a troca periódica de treino é importante para que os benefícios provenientes dele possam ser alcançados. Existe uma acomodação neuromuscular ao longo do tempo (geralmente entre 6 e 8 semanas) que fará você ter um desenvolvimento menor ao longo do tempo caso não troque os exercícios do seu treino.

mulher treinando afundo

Outro fato extremamente importante é a sua regularidade. Quanto mais regular você for, menos perdas musculares e de condicionamento no geral você terá em momentos de imprevistos que não te deixarão treinar por um tempo “maior do que o esperado”.

Em resumo…

É possível treinar todo dia sim, mas minha sugestão é intercalar exercícios aeróbios e musculares em dias diferentes (alternados) ou, no caso dos treinos musculares (força, funcional etc) o ideal seria alternar grupos musculares em dias seguidos, evitando uma sobrecarga muscular e consequentemente articular para seu corpo no médio e longo prazo.

Descansar também faz parte do treino. Achar o equilíbrio é essencial para sua jornada.

Veja outras postagens sobre exercícios e atividades físicas
1. 3 Exercícios que vão fortalecer seu bumbum
2. #HoraDoChá | Academia sem Neura | Dicas para uma vida mais ativa e saudável com segurança

Sem comentários

    Deixe seu comentário

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    3 Balms labiais perfeitos 3 dicas para você treinar no frio 3 Exercícios que vão fortalecer seu “bumbum” 3 Formas de lavar sua esponja de maquiagem 3 Perfumes docinhos com toque Gourmand
    3 dicas para você treinar no frio Dicas para o perfume fixar na pele Porque se manter ativo constantemente? Monte fácil um mix de colares Dicas para treinar em casa sem equipamentos