Menu
corpo / Saúde

Maximizando Seu Treino no Calor: Dicas do Personal Carlos Tapetti

Descubra estratégias para um treino eficaz na estação quente e alcance seus objetivos com sucesso. Veja algumas dicas para aproveitar esta época do ano  e treinar sem desculpas pelo clima quente, maximizando seu treino no calor.

É inevitável nessa época do ano o Verão (e o calor) e todo ano esse assunto volta como tema, já que uma parte das pessoas não gosta ou não se sente bem treinando com temperaturas altas ao longo destes meses mais quentes.

Veja algumas dicas pontuais e chaves para não deixa para trás os treinos nesta época do ano.

1. Hidratação é a Chave:

Antes mesmo de colocar um pé na academia (ou mesmo ao ar livre), certifique-se de estar hidratado. Nesta época quente, a transpiração aumenta, e manter-se bem hidratado é essencial para evitar a desidratação. Por isso, beber água antes, durante e após o treino, além de se considerar bebidas eletrolíticas para reposição dos eletrólitos perdidos no suor, especialmente se a atividade tiver uma duração maior que 45 minutos e não for leve.

2. Escolha o Horário Certo:

Evite os horários de pico de calor ao optar por treinar nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde, quando a temperatura é mais amena. Isso não apenas tornará o treino mais confortável, mas também reduzirá o risco de exaustão pelo calor.

3. Use Roupas Adequadas:

A escolha das roupas certas é crucial para treinar no calor. Os tecidos leves e respiráveis facilitam a evaporação do suor especialmente com cores claras que irão ajudar a refletir a luz do sol, mantendo a temperatura corporal mais estável.
Além disso, caso a prática seja ao ar livre durante o dia, opte pelas roupas com proteção UV.

4. Adapte Seu Treino:

Reduza a intensidade e a duração do treino durante os dias mais quentes e, se possível, mude para atividades aquáticas, como natação ou hidroginástica, evitando o superaquecimento do corpo. Esteja atento aos sinais do seu corpo e ajuste o treino conforme necessário.

5. Proteção Solar é Fundamental:

Não se esqueça do protetor solar! A exposição prolongada ao sol pode causar danos à pele, além de aumentar o risco de insolação. Aplique protetor solar antes do treino e reaplique conforme necessário.

Treinar no calor pode ser desafiador, mas com as precauções certas, é possível maximizar seus treinos e aproveitar os benefícios do exercício. Como personal trainer com mais de 15 anos de atuação posso dizer tranquilamente que os benefícios de manter um treinamento regular vão ser muito maiores amenizando o desconforto do calor e não perdendo sessões de treino durante este período.

Naturalmente, é importante evitar os extremos, e diante dessa realidade, às vezes a melhor abordagem pode ser aguardar um pouco antes de prosseguir com o treino, proporcionando assim maior segurança e minimizando o desconforto climático.

Ao incorporar essas orientações, prestando atenção às necessidades do seu corpo e tirando o máximo proveito do seu treino, mesmo durante os dias mais quentes, é possível alcançar resultados significativos tanto a curto quanto a longo prazo.

Caso esteja em busca de apoio para estabelecer uma rotina de exercícios mais consistente, com foco na promoção da saúde e qualidade de vida, entre em contato conosco através do @personalcarlostapetti.”

Lembre-se: consulte sempre um profissional de saúde antes de iniciar qualquer novo programa de exercícios, especialmente em condições climáticas ou de saúde extremas.

VEJA MAIS POSTS DO PROF. CARLOS TAPETTI:
  1. O QUE COMER E NÃO COMER NO PRÉ E PÓS TREINO?
  2. COMO O TREINO AUXILIA NA PERDA DE PESO?
  3. PERDER PESO NÃO É IGUAL A EMAGRECER
  4. COMO TER UMA NOITE DE SONO MELHOR

Sem comentários

    Deixe seu comentário

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Como acabar com o mofo em casa 6 fatos sobre a bolsa Lady Dior Cuidados diários para cabelos saudáveis Protetor solar o ano inteiro. Os benefícios de cuidar da pele Acessórios de luxo para deixar seu look mais “caro” Como fazer fivela de laço em couro Maquiagens Perfeitas Você realmente conhece o vitiligo? Faça sua caixinha para cosméticos Dior e o novo perfume sem álcool Upcycling NA MODA DE LUXO Sua pele pode mudar com o tempo Seu skincare está fazendo efeito ? Blush cremoso sem erro Como usar óleo facial no skincare Chega de coceira e irritação na cabeça SKINCARE | Prazer ou Obrigação ? Como usar brumas no skincare Micose nos pés: como pega e como evitar?