Menu
Beleza / Guilherme Muzy Responde / Pele

Tudo sobre Vitiligo com dermatologista Guilherme Muzy

Vitiligo, uma doença autoimune caracterizada pelo surgimento de manchas esbranquiçadas na pele e que possui tratamento.

Mais uma coluna com dermatologista  Guilherme Muzy ( @guimuzy.dermato) falando sobre um assunto que desperta a curiosidade de muita gente.

Já falei várias vezes que tenho vitiligo há mais de 10 anos e sempre rola muita curiosidade sobre a doença.

O que é o Vitiligo ?

GM – É uma doença autoimune! Nela, o corpo reage contra os melanócitos, que são as células que produzem a melanina, que dá cor a nossa pele. Por isso, no vitiligo, os paciente apresentam lesões de pele que são brancas e sem nenhum pigmento.

O que causa o Vitiligo ?

GM – Ainda não sabemos exatamente qual a sua causa, porém sabemos que há uma combinação de fatores genéticos e ambientais.

O que sabemos é que ocorre a destruição e perda dos melanócitos da pele e que há um processo inflamatório crônico, que pode ser tratado. Com isso o paciente tem a chance de poder repigmentar as lesões.

O Vitiligo tem cura ?

GM – Não tem cura, mas têm tratamentos!

O Vitiligo exige um cuidado extra para pele?

GM – Sim! Como as lesões de vitiligo não tem melanina, podem se queimar com facilidade. Por isso, o paciente precisa ter cuidado no dia a dia já que facilmente as lesões podem sofrer queimaduras solares.
O protetor é indispensável nesses casos, assim como outras medidas como roupas com proteção física, óculos escuros e sombrinhas.

Quais os tipos de tratamento ?

GM – Os tratamentos vão desde o uso de medicamentos tópicos até medicamentos que controlam o sistema imune e diminuem o ataque aos melanócitos. Também é muito usada a fototerapia, que consiste na aplicação controlada de radiação UVB, em doses crescentes e com acompanhamento médico para que não ocorram queimaduras.

Ainda, uma nova classe de medicamentos, os inibidores da JAK, vem despontando com uma opção muito interessante e já usada em um creme aprovado nos EUA.

Por último, alguns pacientes têm vitiligo tão extenso que optam por realizar o tratamento da pele para que a mesma fique com uma cor mais próxima à da lesão de vitiligo.

Existe algum tratamento no exterior que ainda não chegou ao Brasil ?

GM – Sim, um inibidor da JAK tópico foi recentemente aprovado nos EUA e ainda não tem previsão de chegada ao Brasil.
Ele atua diminuindo o processo inflamatório que destrói os melanócitos e pode ser usado em todas as regiões do corpo, desde que com acompanhamento médico.

O Vitiligo é transmissível ?

GM – Não! Ele é uma doença não contagiosa.

É verdade que questões psicossomáticas afetam a extensão do Vitiligo no corpo ?

GM – Muitos pacientes referem associação com eventos traumáticos como gravidez, mortes na família e acidentes. Entretanto, não há dados que suportem a afirmação de que o estresse causa vitiligo.

Contudo, como a doença pode ser facilmente visualizada por outras pessoas que não o paciente, os pacientes de vitiligo sofrem com a estigmatização e com preconceito. Estes, sim, causam impacto na vida dos pacientes e aumentam o risco de depressão, ansiedade e até de suicídio.

Por isso, é importante deixar claro que vitiligo não é transmissível e que tem tratamento.

Dermato gui muzy

E aí, gostaram ? Então sugiram novos temas para a coluna do Gui.

Veja os conteúdos feitos pelo Gui Muzy
Sobre o autor

Editora e idealizadora do Makeup Atelier www.cinthiaferreira.com.br

Como acabar com o mofo em casa 6 fatos sobre a bolsa Lady Dior Cuidados diários para cabelos saudáveis Protetor solar o ano inteiro. Os benefícios de cuidar da pele Acessórios de luxo para deixar seu look mais “caro” Como fazer fivela de laço em couro Maquiagens Perfeitas Você realmente conhece o vitiligo? Faça sua caixinha para cosméticos Dior e o novo perfume sem álcool Upcycling NA MODA DE LUXO Sua pele pode mudar com o tempo Seu skincare está fazendo efeito ? Blush cremoso sem erro Como usar óleo facial no skincare Chega de coceira e irritação na cabeça SKINCARE | Prazer ou Obrigação ? Como usar brumas no skincare Micose nos pés: como pega e como evitar?