Beleza Guilherme Muzy Responde Pele

Tudo sobre Dermatite Atópica com dermatologista Guilherme Muzy

Dermatite Atópica, uma doença inflamatória que atinge adultos e crianças que não tem cura, mas tem tratamento e quanto mais informação, melhor.

Mais uma coluna com dermatologista  Guilherme Muzy ( @guimuzy.dermato) falando sobre um assunto que ainda gera tantas dúvidas.

O que é dermatite atópica ?

GM – A Dermatite Atópica (DA) é a doença inflamatória de pele mais comum que existe! Ela se caracterizada por lesões que coçam bastante, tem caráter crônico e recidivante!

É muito importante entender que o paciente tem inflamação na pele mesmo quando as lesões parecem estar sob controle, por isso o tratamento crônico com médico dermatologista é imprescindível

Como desconfiar que tem sinais da doença e procurar um médico dermatologista ?

GM – A primeira coisa a suspeitar é o aparecimento de lesões que coçam muito, são localizadas principalmente nas dobras do corpo como tornozelos, punhos, atrás dos joelhos e no local onde se colhe sangue no laboratório.

São lesões avermelhadas, que podem ter pequenas fissuras e que coçam bastante! Sempre suspeitar, principalmente se algum parente de primeiro grau de histórico de dermatite atópica, como pais, mães e irmãos.

A dermatite atópica pode ser confundida com outra doença de pele ?

GM – Pode sim, principalmente nos casos mais graves nos quais uma grande superficie do corpo apresenta lesões. Por isso é imprescindível consultar seu médico dermatologista de confiança, que saberá fazer o diagnostico através do exame clínico

Qual a faixa etária mais atingida pela doença ?

GM – A doença é mais comum na faixa pediátrica, mas é muito importante saber que ELA PODE ACONTECER EM QUALQUER FASE DA VIDA!!!

Alimentação pode melhora ou piorar a condição de quem tem dermatite atópica ?

GM – A alimentação tem muito pouco influência na dermatite atópica em si. Alguns poucos pacientes que apresentam alergia alimentar verdadeira, aquele que cursa com lesões e sintomas intestinais, podem ter piora da dermatite atópica, já que estes pacientes tem um risco pouco aumentado de desenvolverem tais alergias.

Mas, é muito importante lembrar que a dermatite atópica NÃO É UMA ALERGIA e que alergias alimentares verdadeiras NÃO APRESENTAM APENAS SINTOMAS NA PELE!

dermatite atopica tratamento

Dermatite atópica tem cura ?

GM – Não, mas existem tratamentos avançados disponíveis com excelente controle da doença a curto, médio e longo prazo

Hoje em dia temos vários produtos de skincare nas prateleiras que dizem ajudar em quem tem dermatite. Em quais situações estes produtos podem ser comprados sem necessidade de um médico ?

GM – Os hidratantes, parte fundamental do tratamento, podem ser escolhidos pelos pacientes a depender dos seus gostos, sempre tendo em mente que são itens fundamentais para o sucesso do tratamento, seja ele qual for. Por isso, o paciente deve investir na comprar destes itens, já que seu uso será cronico.

Outros itens pontuais devem ser orientados pelo seu médico dermatologista, que é àquele responsável por encabeçar seu tratamento

Quem tem dermatite atópica pode usar produtos de skincare livremente ?

GM – Protetor solar e hidratantes, caso não ardam ou piores as lesões, podem e devem ser usados livremente. Entretanto, como o paciente com DA possui uma barreira cutânea prejudicada pela inflamação, alguns outros produtos podem incomodar, arder ou até piorar as lesões.

Por isso, é necessário conversar com seu médico dermatologista para entender melhor quais produtos são mais adequados para você!

A dermatite atópica atinge só a pele?

GM – Não, ela é uma doença sistêmica, então há riscos de outras doenças associadas, como asma e rinite. Entretanto, o maior impacto que ocorre é na qualidade de vida dos pacientes, principalmente por conta da coceira debilitante que ocorre na maioria dos casos. É importante que o paciente tenha controle desse sintoma, já que ele está relacionado com piora da qualidade de vida em geral, asssim como do sono, o que prejudica a escola e o trabalho.

Por último, o impacto também é sentido pelos pais e cuidadores, já que o paciente precisa de uma rede de cuidados para lidar com a doença, especialmente nos momentos de crise.

Felizmente, os tratamentos mais avançados como imunobiológicos e inibidores da JAK conseguem excelente controle a curto, médio e longo prazo da doença, melhorando muito a qualidade de vida desses pacientes

Quem se interessar sobre o tema aqui tem um artigo sobre dermatite atópica que o Dr Guilherme publicou

Dermato gui muzy

E aí, gostaram ? Então sugiram novos temas para a coluna do Gui.

Veja os conteúdos feitos pelo Gui Muzy

You Might Also Like...

4 Comments

  • Reply
    Thais
    setembro 1, 2021 at 10:40 pm

    Post sensacional e didático! Obrigada menino Gui e Cinthia! :)

  • Reply
    Bianca Schorn
    setembro 7, 2021 at 12:25 am

    Cinthia sempre produzindo um conteúdo riquíssimo. Muita admiração pelo seu trabalho!

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.