Menu
corpo / Saúde

É possível trocar gordura por músculos? | Dica do Personal Carlos Tapetti

É possível trocar gordura por músculos ? Descubra a verdade sobre a transformação corporal e aprenda como alcançar seus objetivos de forma saudável e eficaz.

A busca por um corpo mais definido e saudável é um objetivo comum para muitas pessoas. Nessas horas muitas dúvidas surgem de como alcançar esse objetivo, principalmente quando se trata da relação entre gordura e músculos.

A pergunta “é possível trocar gordura por músculos?” é frequente e gera muita confusão e, por isso, o Personal Carlos Tapetti vai tentar respondê-la abaixo.

mulher com sobrepeso mostrando o bíceps

O que é mito e o que é verdade:

• Mito: É possível converter gordura diretamente em músculos.
• Verdade: Gordura e músculos são tecidos distintos do corpo humano, e não se transformam um no outro.

Por isso, vamos por aqui delimitar como cada processo ocorre e de que maneira podemos maximizar ambos para conseguir “trocar gordura por músculos”.

Processo de perda de gordura:

A queima de células adiposas (adipócitos) e consequente perda de gordura corporal promove uma corrente de ações do nosso corpo, veja a seguir:

  • há liberação de ácidos graxos para corrente sanguínea
  • o fígado irá utilizar os ácidos graxos como energia
  • não há qualquer chance dos rins filtrarem a gordura (ácidos graxos) e você fazer “xixi” com gordura (se isso acontecer você precisa procurar um Nefrologista com urgência)
  • o fígado não transformará os ácidos graxos em músculos

adipócitos no corpo

Mas, afinal, o que o acelera a “queima” dos ácidos graxos (células adiposas):

  • exercícios aeróbicos como caminhada, natação, corrida, ciclismo e exercícios de força sendo que ambos tem que ser de moderada a alta intensidade (ou seja, precisa estar treinado para fazer eles sem se machucar)
  • dieta saudável com redução de calorias, alimentos que causam maior saciedade (fibras e proteínas) e o principal o DÉFICIT CALÓRICO (ingerir menos calorias do que se gasta)
Processo de ganho de massa muscular:

O que estimula a criação de novas fibras musculares e, consequentemente, ganho de massa muscular:

  • treino de força: musculação, exercícios de calistenia, treinamento funcional entre outros que promovem o efeito mecânico no aparelho músculo esquelético
  • dieta rica em proteínas, sendo que não é exageradamente rica em proteínas, mas com o aporte suficiente para a construção de fibras musculares no estímulo pós treino.

corpo de um homem com destaque internamente das fibras musculares

Em resumo, é preciso entender que os mecanismos de perda de gordura e ganho de massa muscular são diferentes, até porque a composição de uma é diferente da outra o que inviabiliza a “troca direta de gordura por massa muscular”, mas é possível alcançar a transformação corporal desejada pensando de forma multifatorial, por exemplo:

  • combinar exercícios de força e aeróbicos
  • adotar uma dieta rica em proteínas e saudável
  • fornecer nutrientes para crescimento celular mesmo com o déficit calórico para perda de gordura

Lembrando que nada vem do dia para noite e que os resultados milagrosos geralmente vem acompanhados de algum problema mascarado por quem está vendendo essas soluções e “quer seu bem” e, o mais importante, consulte um profissional de saúde responsável e que entenda seus objetivos e mostre um caminho viável e real para alcançá-los.

Gostou deste conteúdo? Quer mais dicas ou precisa de ajuda para colocar os exercícios físicos na sua rotina e alcançar suas metas de uma vez por todas, fale com o Personal Carlos Tapetti diretamente Personal Carlos Tapetti

VEJA MAIS POSTS DO PROF. CARLOS TAPETTI:
  1. MAXIMIZANDO SEU TREINO NO CALOR
  2. O QUE COMER E NÃO COMER NO PRÉ E PÓS TREINO?
  3. COMO O TREINO AUXILIA NA PERDA DE PESO?
  4. PERDER PESO NÃO É IGUAL A EMAGRECER

1 Comment

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Como acabar com o mofo em casa 6 fatos sobre a bolsa Lady Dior Cuidados diários para cabelos saudáveis Protetor solar o ano inteiro. Os benefícios de cuidar da pele Acessórios de luxo para deixar seu look mais “caro” Como fazer fivela de laço em couro Maquiagens Perfeitas Você realmente conhece o vitiligo? Faça sua caixinha para cosméticos Dior e o novo perfume sem álcool Upcycling NA MODA DE LUXO Sua pele pode mudar com o tempo Seu skincare está fazendo efeito ? Blush cremoso sem erro Como usar óleo facial no skincare Chega de coceira e irritação na cabeça SKINCARE | Prazer ou Obrigação ? Como usar brumas no skincare Micose nos pés: como pega e como evitar?