Menu
Beleza / Guilherme Muzy Responde / Pele / Saúde

Saiba como se pega e como evitar micoses nos pés

Você sabe como pega e como evitar micoses nos pés e nas unhas ? O dermatologista Guilherme Muzy ( @guimuzy.dermato) explica.

Pois é, uma das perguntas que mais recebemos dos leitores é sobre o perigo de se pegar micose provando sapatos, comprando sapatos em brechós e até na academia.

Então vamos tirar todas as dúvidas e te ajudar a entender mais sobre MICOSES.

O que é uma micose nos pés ?

GM- A micose dos pés é conhecida como tinha dos pés e é causada por fungos que são chamados de dermatófitos, que são aqueles que precisam da queratina da pele, cabelos e unhas para crescer.

micose nos pés e meias

Como uma pessoa pega micose nos pés ?

GM- As pessoas se contaminam pelo contato direto com outras pessoas com a infecção, com animais infectados, com solo contaminado e de forma indireta pela contato com fômites, como sapatos, toalhas, roupas, escovas de cabelo e até chapéus!

A micose chama “pé de atleta” porque é trasmitida na academia ?

GM- Não, ela é chamada dessa forma porque fatores de risco como sudorese excessiva dos pés, uso de sapatos muito fechados, trocas pouco regulares de meia e compartilhamento de roupas. Além disso, podem ser transmitidas pela contato com o solo infectado ou tapetes.

É possível pegar micose provando um sapato na loja ?

GM- Sim, é possível, desde que o calçado não tenha sido limpo adequadamente e esteja contaminado por algum tipo de fungo dermatófito

E sobre sapatos usados, é possível pegar micose usando um sapato comprado no brechó ou de algo amigo que tenha micose ?

GM- Com certeza! Por isso, é importante higienizar bem os calçados e utilizar proteções nos pés quando for provar calçados em lojas

Como higienizar o sapato para não correr risco ?

GM- A lavagem adequada com água e sabão de calçados e meias é uma alternativa bastante eficaz. Além disso, deixar os sapatos após o uso em ambiente ventilado e seco também auxilia na diminuição da contaminação. Alguns fabricantes também oferecem máquinas de aplicação de radiação UB, que auxilia nesse processo

O que fazer para evitar a micose nos pés ?

GM- O ideal é tratar as infecções com médico dermatologista sempre que surgirem e evitar o uso de itens de roupa e calçados compartilhados, alem de lavar diariamente meias. Por último, evitar andar descalço em locais como banhos compartilhados e saunas ajuda.

micose nos pés e dermatologista

A história de usar talco nos sapatos para evitar micose é real ?

GM- Alguns talcos contém medicamentos antifúngicos que ajudam na prevenção, mas estes precisam ser orientados pelo medico dermatologista

E se um sapato de couro mofou, a pessoa limpou direitinho, ele oferece algum risco ?

GM- Pode oferecer, principalmente se a limpeza e higienização não for realizada corretamente na parte interna do sapato

Como é o tratamento adequado ? É seguro a automedicação ?

GM- O tratamento começa com o diagnostico correto pelo médico dermatologista.
A partir dai, são usadas medicações que matam os fungos e que podem ser aplicadas diretamente no local da infecção, com esmaltes, talcos e cremes. Casos mais extensos ou refratários podem precisar de medicações de tomar.

De qualquer forma, o tratamento adequado passa pelo tratamento da infecção e a prevenção de novas contaminações, já que o tratamento não impede que a pessoa se contamine novamente.

Dermato gui muzy

E aí, gostaram ? Então sugiram novos temas para a coluna do Gui.

VEJA OS CONTEÚDOS FEITOS PELO GUI MUZY
Sobre o autor

Editora e idealizadora do Makeup Atelier www.cinthiaferreira.com.br

Como acabar com o mofo em casa 6 fatos sobre a bolsa Lady Dior Cuidados diários para cabelos saudáveis Protetor solar o ano inteiro. Os benefícios de cuidar da pele Acessórios de luxo para deixar seu look mais “caro” Como fazer fivela de laço em couro Maquiagens Perfeitas Você realmente conhece o vitiligo? Faça sua caixinha para cosméticos Dior e o novo perfume sem álcool Upcycling NA MODA DE LUXO Sua pele pode mudar com o tempo Seu skincare está fazendo efeito ? Blush cremoso sem erro Como usar óleo facial no skincare Chega de coceira e irritação na cabeça SKINCARE | Prazer ou Obrigação ? Como usar brumas no skincare Micose nos pés: como pega e como evitar?