Menu
corpo / Saúde

Posso treinar com febre? | Dica do Personal Carlos Tapetti

Com a temporada de influenza e dengue em alta, surge a dúvida: é seguro treinar quando estamos com febre?

Hoje vamos explorar essa questão muito atual e oferecer orientações valiosas do Personal Carlos Tapetti sobre como lidar com exercícios físicos durante períodos de doença.

Antes de tudo, é importante entender como o exercício pode afetar nosso corpo durante períodos de doença, uma vez que o exercício físico regular de média e alta intensidade fortalecem o sistema imunológico, ajudando a prevenir doenças.

mulher com febre

No entanto, durante uma infecção, o corpo precisa de descanso para combater eficazmente a doença, uma vez que esse tipo de treinamento provoca de maneira pontual uma queda do sistema imunológico, mas isso será assunto para uma outra postagem.

1. O impacto da febre no exercício físico

A febre é uma resposta do corpo a uma infecção e pode causar fadiga, dores musculares e uma sensação geral de mal-estar. Treinar com febre pode sobrecarregar ainda mais o corpo e o seu sistema imune, aumentando o risco de complicações e prolongando o tempo de recuperação. Portanto, é importante escutar o corpo e priorizar o descanso quando estamos doentes.

2. Orientações do Personal Carlos Tapetti

Como profissional de saúde, o Personal Carlos Tapetti oferece algumas diretrizes importantes para lidar com exercícios durante a febre:

Escute seu corpo: Se você está se sentindo muito mal, com sintomas como fraqueza, tontura ou falta de ar, é melhor evitar o exercício e dar ao seu corpo tempo para se recuperar, afinal, isso é bem diferente de estar com preguiça de treinar.

Fique hidratado: Beba bastante líquido para evitar a desidratação, especialmente se estiver com febre. Em tempos de calor e alta umidade esse fator fica ainda mais evidente, mantenha-se hidratada.

Opte por exercícios leves: Se você decidir treinar durante uma febre leve, opte por atividades de baixa intensidade, como caminhadas leves, alongamentos suaves, exercício de mobilidade fáceis ou práticas como Tai Chi Chuan e Qi Gong.

mulher alongando em casa sentada no tapete de yoga

Evitar exercícios intensos que possam aumentar sua temperatura corporal é o básico.

3. Quando retomar o treinamento

Após se recuperar completamente da doença, é importante retomar o treinamento gradualmente. Comece com exercícios leves a moderados, a depender do seu condicionamento físico e aumente a intensidade conforme se sentir confortável. Se você teve uma infecção grave, pode ser necessário consultar um médico ou um profissional de saúde antes de retomar sua rotina de exercícios.

Treinar com febre pode ser arriscado e até mesmo prejudicial para o seu corpo. É crucial escutar os sinais que seu corpo está enviando e priorizar o descanso durante períodos de doença.

Se você tiver alguma dúvida sobre este ou outros assuntos relacionados à exercício físico, treinamento e saúde entre em contato através do @personalcarlostapetti.”

 

Sem comentários

    Deixe seu comentário

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Como acabar com o mofo em casa 6 fatos sobre a bolsa Lady Dior Cuidados diários para cabelos saudáveis Protetor solar o ano inteiro. Os benefícios de cuidar da pele Acessórios de luxo para deixar seu look mais “caro” Como fazer fivela de laço em couro Maquiagens Perfeitas Você realmente conhece o vitiligo? Faça sua caixinha para cosméticos Dior e o novo perfume sem álcool Upcycling NA MODA DE LUXO Sua pele pode mudar com o tempo Seu skincare está fazendo efeito ? Blush cremoso sem erro Como usar óleo facial no skincare Chega de coceira e irritação na cabeça SKINCARE | Prazer ou Obrigação ? Como usar brumas no skincare Micose nos pés: como pega e como evitar?