Menu
corpo / Saúde

Como começar a se exercitar: um guia completo e eficaz para iniciantes

“Se está pensando em iniciar uma rotina de exercícios, mas não tem certeza por onde começar, este post é especialmente para você.”

O início do ano sempre nos inspira a retomar ou começar atividades que foram planejadas no ano anterior e ficaram apenas no papel. Às vezes, até saíram do papel, mas não da maneira como planejado, ou mesmo saíram e retornaram à estaca zero (ou quase zero).

Não se preocupe, abaixo apresento algumas dicas para facilitar sua jornada ao iniciar sua prática de exercícios, para que você não perca tempo sem direção.

Como fazer seu Exercício na praia
Estabeleça seus objetivos

Antes de embarcar na jornada do exercício, é crucial definir claramente seus objetivos. Isso não apenas ajuda na escolha das atividades físicas mais adequadas, mas também mantém você motivado. Pergunte a si mesmo: Você busca perda de peso, ganho de músculos, melhoria na saúde cardiovascular ou apenas quer se sentir melhor?

Escolha a atividade apropriada

Com uma variedade de atividades físicas disponíveis, é crucial escolher algo que você aprecie e que esteja de acordo com seu nível de condicionamento físico. Se você está começando, atividades leves como caminhada, ciclismo ou natação são exemplos de boas atividades que podem ser realizadas de maneira simples. À medida que se sentir mais confortável, poderá aumentar a intensidade e a duração dos exercícios.

Inicie gradualmente

É fundamental começar a se exercitar devagar e aumentar progressivamente a intensidade e a duração dos exercícios. Iniciar muito intensamente e de forma acelerada pode resultar em lesões. Começar com 30 minutos de atividades leves a moderadas, três vezes por semana, pode ser uma ótima ideia e à medida que se sentir mais confortável, aumente gradualmente a duração (nem sempre é necessário) e a intensidade.

Mantenha uma rotina regular

Para obter os melhores resultados, é essencial manter uma rotina consistente de exercícios. O ideal, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é praticar exercícios por pelo menos 150 minutos por semana, mas mesmo 30 minutos diários já constituem um ótimo começo.

Como se exercitar em dupla
Encontre uma parceira de exercícios

Ter uma parceira de exercícios pode ser motivador e ajudá-la a se comprometer com seu programa. Seja entre amigas, familiares ou mesmo online, encontrar alguém para compartilhar essa jornada pode fazer toda a diferença.

Hidrate-se

Manter-se hidratada é crucial antes, durante e após os exercícios. Certifique-se de beber água suficiente em todas essas fases para otimizar seu desempenho.

Ouça seu corpo

Se sentir dor ou cansaço excessivo, é importante dar uma pausa. Ouvir o corpo e descansar quando necessário é fundamental para evitar lesões e garantir uma prática sustentável.

Consulte um médico

Se tiver problemas de saúde, é aconselhável consultar um médico antes de iniciar um novo programa de exercícios. Lembre-se que o acompanhamento médico deve ser constante, não apenas em momentos de doença, mas de maneira preventiva, independente do seu nível de exercício físico.

Iniciar uma rotina de exercícios pode parecer intimidante, mas não precisa ser. Seguindo essas dicas, você pode começar a se exercitar com segurança e eficácia.

Caso esteja em busca de apoio para estabelecer uma rotina de exercícios mais consistente, com foco na promoção da saúde e qualidade de vida, entre em contato conosco através do @personalcarlostapetti.

VEJA MAIS POSTS DO PROF. CARLOS TAPETTI:
  1. O QUE COMER E NÃO COMER NO PRÉ E PÓS TREINO?
  2. Maximizando Seu Treino no Calor
  3. PERDER PESO NÃO É IGUAL A EMAGRECER
  4. COMO TER UMA NOITE DE SONO MELHOR

Sem comentários

    Deixe seu comentário

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Como acabar com o mofo em casa 6 fatos sobre a bolsa Lady Dior Cuidados diários para cabelos saudáveis Protetor solar o ano inteiro. Os benefícios de cuidar da pele Acessórios de luxo para deixar seu look mais “caro” Como fazer fivela de laço em couro Maquiagens Perfeitas Você realmente conhece o vitiligo? Faça sua caixinha para cosméticos Dior e o novo perfume sem álcool Upcycling NA MODA DE LUXO Sua pele pode mudar com o tempo Seu skincare está fazendo efeito ? Blush cremoso sem erro Como usar óleo facial no skincare Chega de coceira e irritação na cabeça SKINCARE | Prazer ou Obrigação ? Como usar brumas no skincare Micose nos pés: como pega e como evitar?