Menu
Beleza / Guilherme Muzy Responde / Pele

Acne Fúngica ? | O Dermatologista Guilherme Muzy explica tudo sobre o termo

Você Já ouviu falar no termo “acne fúngica”? Conhece alguém que foi diagnosticado com o problema ? Então vamos entender melhor.

Hoje o médico dermatologista Guilherme Muzy (@guimuzy.dermato) vai nos explicar tudo sobre a tal acne fúngica, um termo que tem aparecido cada vez mais nas redes sociais e ainda confunde muita gente.

Então vamos saber mais sobe o assunto.

O que é comumente entendido por “acne fúngica” e por que é considerado um termo não reconhecido na literatura médica?

GM- Essa é a foliculite por malassezia, que alguns podem conhecer por foliculite ptirospórica! É uma infecção fúngica dos poros por um fungo que mora na pele de todo mundo, o M. furfur.

A acne, como doença multifatorial, não é ocasionada pela presença de fungos, embora as lesões possam ser semelhantes para quem não é médico dermatologista

Por que acredita-se que o termo “acne fúngica” foi criado e como se tornou popular?

GM- Criou-se o termo como uma forma de passar informações já que muitas pessoas tratavam um quadro de foliculite por malassezia como se fosse acne e não viam resultado.

É uma forma leiga de falar a respeito dos dois diagnósticos e provavelmente ficou popular pois muitas pessoas consideram seu quadro de acne “resistente a tudo que existe” e essa explicação, embora MUITO errado, oferecia uma justificativa para isso.

Como os médicos e profissionais da saúde devem abordar o diagnóstico e tratamento de pacientes que acreditam ter “acne fúngica”?

GM- Primeiro, não devem utilizar o tema e devem sempre falar a respeito dos diagnósticos diferenciais entre a foliculite por malassezia e a acne vulgar ou acne da mulher adulta.

Em seguida, explicar ao paciente as diferenças entre os dois e, por último, explicar como se dará o tratamento do paciente

Quais são os sintomas comuns de condições de pele que são erroneamente rotuladas como “acne fúngica”?

GM- É um aparecimento, geralmente súbito, de lesões iguais às da acne vulgar/acne da mulher adulta (as espinhas), principalmente nas costas, embora alguns quadros possam acometer o rosto.

Diferente da acne, as lesões da foliculite por malassezia coçam, algo que não vemos na acne.

Quais são os fatores que podem contribuir para o desenvolvimento de condições de pele que apresentam sintomas ?

GM- Na maioria das vezes são quadros relacionados à exposição a climas muito quentes e úmidos. Os pacientes podem, também, relatar uso recente de antibióticos.

Por último, pacientes com quadros de imunossupressão, como transplantados, podem apresentar as lesões.

Como os médicos e profissionais da saúde podem educar os pacientes sobre as diferenças entre a acne e outras condições de pele que podem ser confundidas com “acne fúngica”?

GM- Devem sempre lembrar que existem várias causas para “foliculites”como causas infecciosas, inflamatórias, medicamentosas e não medicamentosas.

Sempre devem orientar o paciente a procurar um médico dermatologista, principalmente quando os sintomas incomodam o paciente.

Quais são as opções de tratamento disponíveis para quem tem esta condições de pele ?

GM- Os pacientes podem ser tratados com cremes ou até medicamentos de tomar que diminuirão a quantidade de fungos e controlarão o quadro.

É importante lembrar que o tratamento não é definitivo, já que o quadro pode recidivar uma vez que não é possível erradicar a malassezia das nossas vidas.

Dermato gui muzy

E aí, gostaram ? Então sugiram novas dúvidas para a coluna do Gui.

Veja os conteúdos feitos pelo Gui Muzy
Sobre o autor

Editora e idealizadora do Makeup Atelier www.cinthiaferreira.com.br

Como acabar com o mofo em casa 6 fatos sobre a bolsa Lady Dior Cuidados diários para cabelos saudáveis Protetor solar o ano inteiro. Os benefícios de cuidar da pele Acessórios de luxo para deixar seu look mais “caro” Como fazer fivela de laço em couro Maquiagens Perfeitas Você realmente conhece o vitiligo? Faça sua caixinha para cosméticos Dior e o novo perfume sem álcool Upcycling NA MODA DE LUXO Sua pele pode mudar com o tempo Seu skincare está fazendo efeito ? Blush cremoso sem erro Como usar óleo facial no skincare Chega de coceira e irritação na cabeça SKINCARE | Prazer ou Obrigação ? Como usar brumas no skincare Micose nos pés: como pega e como evitar?