Menu
Beleza / Pele / Saúde

As camadas da pele e onde um cosmético penetra para fazer efeito

Como é composta a nossa pele e onde um cosmético ou medicamento pode penetrar

Uma das dúvidas que mais recebo é sobre a diferença de um cosmético (e “dermocosméticos”) de venda livre e os medicamentos indicados por dermatologista. Por exemplo, o Retinol e a Tretinoina.

Então acho que este post pode te ajudar entender como funcionam as camadas da nossa pele e onde cada produto pode chegar.

Como nossa pele é composta  ?

A pele humana é composta por três camadas distintas: a epiderme, a derme e a hipoderme.

EPIDERME – A camada mais externa e responsável pela proteção da pele contra elementos externos como suor, água e bactérias. Esta camada também ajuda a manter a umidade da pele e é responsável por produzir o extrato córneo, que são células mortas que atuam como uma armadura, que são substituídas por novas células.

DERME – A camada intermediária e mais espessa da pele. É responsável por fornecer suporte e elasticidade à pele. A derme também contém nervos, vasos sanguíneos, glândulas sebáceas e folículos pilosos.

HIPODERME – A camada mais interna é responsável por fornecer suporte às camadas mais superficiais da pele e por armazenar gordura. Ela também ajuda a regular a temperatura do nosso corpo.

E como funcionam os cosméticos simples e os medicamentos no skincare ? 

Cosméticos geralmente penetram na camada superficial da pele, a epiderme. Eles são criados para melhorar a aparência, hidratação, linhas finas e manchas superficiais da pele, mas não chegam nas camadas mais profundas.

Por outro lado, medicamentos dermatológicos  podem penetrar profundamente na pele, dependendo da formulação e da condição da pele.
Alguns medicamentos são formulados para penetrar na derme, onde podem atuar diretamente nas glândulas sebáceas, nos nervos e nas células inflamatórias.
Outros medicamentos são formulados para atingir a hipoderme, onde podem ajudar a reduzir a inflamação.

Em geral, a profundidade da penetração de um medicamento dermatológico depende de sua fórmula, da condição da pele e da área a ser tratada.

Então a escolha entre antissinais cosmético ou medicamentoso deve ser feita com a ajuda do seu médico e levar em conta a necessidade e também a sensibilidade da pele.

Por mais que o medicamento possa trazer um resultado mais rápido e eficaz, ele pode deixar a pele mais sensível, demandar mais cuidados durante o uso e ter um sensorial muitas vezes não agradável.

Eu, Cinthia, nunca usei medicamentos com função antissinais e nem me imagino com eles, uma vez que minha pele é super sensível até mesmo a cosméticos mais potentes. E mesmo usando somente cosméticos de uso livre, tenho uma pele muito bem boa usando cosméticos pois sou bem rígida com frequência e qualidade dos produtos.

Fale sempre com seu dermatologista na hora de decidir o melhor tratamento e jamais use a medicação que sua amiga teve um bom resultado. O uso indiscriminado de um medicamento para pele pode trazer sérias consequências.

Veja aqui outros posts sobre saúde da pele e cabelos
Sobre o autor

Editora e idealizadora do Makeup Atelier www.cinthiaferreira.com.br

Como acabar com o mofo em casa 6 fatos sobre a bolsa Lady Dior Cuidados diários para cabelos saudáveis Protetor solar o ano inteiro. Os benefícios de cuidar da pele Acessórios de luxo para deixar seu look mais “caro” Como fazer fivela de laço em couro Maquiagens Perfeitas Você realmente conhece o vitiligo? Faça sua caixinha para cosméticos Dior e o novo perfume sem álcool Upcycling NA MODA DE LUXO Sua pele pode mudar com o tempo Seu skincare está fazendo efeito ? Blush cremoso sem erro Como usar óleo facial no skincare Chega de coceira e irritação na cabeça SKINCARE | Prazer ou Obrigação ? Como usar brumas no skincare Micose nos pés: como pega e como evitar?