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Saúde e Beleza | Alimentos que ajudam na saúde da pele

Beleza de dentro para fora ? Quais alimentos que ajudam na saúde da pele ?

Pele bonita e saudável é nosso sonho de consumo. Por isso mesmo os produtos de skincare são cada vez mais procurados e envolvem tecnologias com cada vez mais resultados.

Mas ter uma pele bonita e saudável não depende só dos produtinhos que amamos, não; é fundamental cuidar dela de dentro para fora. A alimentação desempenha um papel importantíssimo nessa equação.

beleza na alimentacao

A alimentação equilibrada é que mantém nossa pele bonita e hidratada. Por isso mesmo, é fundamental consumir regularmente alimentos ricos em nutrientes capazes de manter células e tecidos saudáveis a curto, médio e longo prazo.

Os alimentos que mais ajudam na saúde da pele

Para isso, preparamos aqui uma listinha para você salvar com os alimentos mais importantes para manter a saúde da pele em dia. Frutas, legumes e grãos antioxidantes, que cuidam da boa aparência e elasticidade da pele e também nos protegem das ações do clima e da poluição.

FRUTAS CÍTRICAS

Limão, laranja, abacaxi, maracujá, tangerina, acerola são alimentos que melhoram muito o aspecto da pele. São ricos em vitamina C, que atua também na produção de colágeno, e agentes oxidantes, garantindo a elasticidade da pele e combatendo os danos dos radicais livres. O limão, por exemplo, também age como um adstringente natural e reduz cicatrizes de acne – tanto no consumo da fruta quanto da própria casca, rica em flavonoides.

FRUTAS VERMELHAS

As frutas vermelhas, como morango, cereja, mirtilo, framboesa e amora, são ricas em polifenóis e antioxidantes. Ajudam na uniformização do tom de pele e no combate aos radicais livres.

SEMENTES E FIBRAS

Ricas em ômega 3, sementes como a chia e linhaça são capazes de atuar como antioxidantes e anti-inflamatórios, combatendo o envelhecimento precoce e a acne. A quinoa ajuda também na eliminação de toxinas, resultando em uma pele limpa e uniforme.

mamao para a pele

MAMÃO

O consumo de frutas em geral regular e diariamente é fundamental para a saúde da pele. O mamão, por exemplo, contém a papaína, enzima que ajuda a hidratar a cútis, promover renovação celular e amenizar a acne. É rico também em magnésio, potássio e vitaminas A e C, que ajudam na firmeza da pele.

ABÓBORA

A abóbora é fonte rica em enzimas e alfa-hidroxiácidos, ajudando a suavizar a pele e equilibrar o pH. É rica também em fibras e zinco, que podem regular a oleosidade.

LEGUMINOSAS

Aposte em alimentos de baixo índice glicêmico, como grão-de-bico, feijão, lentilha, amendoim e batata-doce para manter a saúde da pele. Eles evitam o aparecimento de acne e outras doenças. A batata-doce, rica em betacaroteno, é capaz também de proteger a pele da obstrução dos poros e da despigmentação – e atua contra os radicais livres.

OLEOGINOSAS

Oleoginosas como nozes e castanhas também são excelentes para a saúde da nossa pele. São excelentes fontes de fibras, ajudando o organismo a eliminar toxinas, e possuem zinco, que também contribui para a produção de colágeno.

peixe para pele
PEIXES

Peixes de água fria, sobretudo, são fonte de ômega-3, gordura que ajuda a proteger a pele dos danos solares. Anchova, sardinha, corvina, cavala e salmão selvagem são opções bastante ricas em ômega-3.

COUVE E COUVE-FLOR

A couve é rica em fibras e vitaminas A, B6, C e K, ganhando funções antioxidantes e desintoxicantes, além de contribuir para a produção de colágeno. A couve-flor é fonte importante de fibras, fósforo, magnésio, folato e vitamina B6, C e K, e também em um aminoácido chamado histidina, que ajuda a impedir que raios ultravioletas causem danos na pele.

Água é fundamental para pele bonita e saudável

Preste muita atenção nos alimentos que vão para o seu prato regularmente. Mas não se esqueça nunca, nunquinha do consumo regular e diário de ÁGUA! Beba MUITA ÁGUA todos os dias para garantir uma pele sempre bonita e saudável.

Todos esses alimentos aqui recomendados, além de fazerem muito bem para a saúde da nossa pele, são excelentes também para manter nossa saúde em geral.

Mas importante: converse sempre com o seu nutricionista para saber qual a melhor dieta para você.

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