Menu
Dicas / Makeup

Para não esquecer a validade dos cosméticos

etiquetadora

Semana passada postei uma foto no meu instagram (Já segue ?@makeupatelier) e várias meninas se interessaram pela minha nova etiquetadora. Como sou super ligada na validade de alguns dos meus cosméticos, resolvi dividir a dica com vocês aqui.

Na última vez que a Lu Flor veio na minha casa ela viu o meu drama com validade cosméticos e me deu a ideia de comprar uma etiquetadora (ela já tinha e adora). Como eu acabava anotando a abertura de alguns cosméticos em uma planilha não achei muito necessário. Masss, estou com bastante coisa acumulada e como já perdi máscara de cílios fechada (sim, mesmo os fechados tem data de validade) resolvi iniciar o ano organizando tudo.

etiquetas cosméticos

Saí para comprar materiais de escritório, vi a tal etiquetadora e não resisti. Comprei uma das mais baratas que tinham na loja para ver qual era a dela e adorei. Sai etiquetando um monte de coisas do escritório, da penteadeira e da cozinha (sim…ela é super funcional).  A Lu disse que está com medo de quando voltar na minha casa encontrar até o marido com uma etiqueta na testa rs. (bem que ele já pegou a etiquetadora para organizar as pastas de documentos também).

validade cosméticos

Comprei no Kalunga e paguei 65 reais. Tinha um modelo por 49 e também vários modelos por mais de 150 reais. Acredito que possa ser encontrada em lojas de artigos de escritório em geral. Ela já vem com duas fitas de papel e o restante você compra a parte. Vi que tem etiquetas transparentes, coloridas e até uma específica para colar em roupas com ajuda do ferro ( ótima para quem tem filhos que vive perdendo o uniforme ou a blusa na escola rs*).

validade cremes e maquiagens

Mas o foco aqui não é falar da etiquetadora em sim, mas da validade dos cosméticos mesmo. Muita gente não dá bola, mas usar cosméticos vencidos podem trazer vários problemas a nossa saúde, principalmente produtos para área dos olhos que não sejam em pó.

Não sou 100% certinha pois uso várias sombras e blushes em pó mesmo depois de vencidos. Como eles são secos, jogo fora quando aparece qualquer alteração no cheiro, cor ou textura. Mas se for líquido ou cremoso eu sumo com ele na data certinha indicada na embalagem.

Vocês já devem ter reparado que os cosméticos importados vem com um potinho desenhado e o numero de meses que ele vale após a abertura. Isso acontece pois quando começamos usar um creme os cosmético ele entra em contato com o ar, a pele, o pincel e com isso começa a se deteriorar. Os cosméticos cremosos sempre duram menos pois recebem água em sua formula e as bactérias adoram.

Reparem que a validade de máscara de cílios, creme para área dos olhos, primer…na maioria das vezes não duram mais do que 6 meses. Além da textura, estes produtos contém conservantes diferente para não irritar a região e acabam tendo a validade reduzida.

Então seja com etiquetadora, com etiquetas adesivas que vendem em papelarias, ou com simples planilhas, o importante é saber quando você começou usar o produto e quando terá que descartá-lo.

Importados: Estes costumam vir apenas com a data de validade após a abertura e não da fabricação, então se pretende fazer estoque de alguma coisa, vale a pena anotar quando você comprou (Já perdi máscara lacrada após 2 anos da compra. Abri e estava completamente dura).

Nacionais: Estes costumam vir apenas com data de validade do produto fechado. Estão lembrem-se de consultar a marca para tirar dúvidas da validade depois de aberto ou siga a regra dos 6 meses para produtos para área dos olhos principalmente.

Lembrando que qualquer alteração de cor, cheiro, textura ou durabilidade, verifiquem a data e joguem fora antes de ter algum problema. Nada de usar aquele batom lindo que a sua mão usava quando você nasceu heim ;)

Cosméticos vencidos podem irritar a pele, dar alergia, causar infecções oftálmicas e muitos outros problemas. Sei que da dó jogar uma máscara de cílios caríssima que você comprou, mas digo por experiência própria que remédios podem custar bem mais que isso para tratar um problema que poderia ter sido evitado.

Sobre o autor

Editora e idealizadora do Makeup Atelier www.cinthiaferreira.com.br

Como deixar os lábios mais volumosos. Como fazer o lápis durar na linha d’água Tudo sobre Estée Lauder Advanced Night Repair O melhor produto de Drunk Elephant | Lala Retro 3 Perfumes docinhos com toque Gourmand