Menu
corpo / Saúde

Caminhar ou correr: por qual começar?

Caminhar ou correr são exercícios que “vivem na moda”. Um erro comum é achar que basta calçar o tênis e sair por ai sem preocupação. Veja abaixo algumas dicas sobre o assunto.

Caminhada e corrida são exercícios físicos que podem trazer muitos benefícios para a saúde. Ambos são atividades aeróbicas, pois aumentam a frequência cardíaca e a respiração. Isso ajuda a melhorar a circulação sanguínea, fortalecer o coração e os pulmões, além de reduzir o risco de doenças cardíacas, derrame, diabetes e obesidade.

Sobre a caminhada:

A caminhada é uma atividade física de baixo impacto e costuma ser uma ótima opção para quem está começando a se exercitar ou quem quer melhorar sua saúde sem sobrecarregar o corpo, mantendo o mínimo de impacto para manutenção do bem estar ósseo e das articulações.

Os benefícios da caminhada incluem:

Melhora da saúde cardiovascular com a redução dos riscos de doenças cardíacas, derrame e outros problemas cardiovasculares.
Aumento da resistência dos músculos das pernas, quadris e glúteos.
Melhoria da mobilidade das articulações do tronco, pernas e quadril.
Melhora do humor e da sensação de bem-estar.

Sobre a corrida:

A corrida é uma atividade física de maior impacto do que a caminhada, inclusive esse impacto aumento conforme você aumenta a velocidade da sua corrida.

Isso significa que exige mais dos músculos e articulações, o que já nos mostra que nosso corpo necessita de uma maior e melhor preparo para evitar ou diminuir os riscos de lesões, sendo assim uma ótima opção para quem quer melhorar seu condicionamento físico.

Os benefícios da corrida incluem:

A corrida é uma ótima forma de queimar calorias
Melhora da condição física, ajudando a fortalecer os músculos das pernas, quadris, glúteos, braços e tronco.
Melhora da resistência cardiovascular, ou seja, melhora na capacidade do coração e dos pulmões em fornecer oxigênio para os músculos.
Redução do risco de doenças cardíacas, derrames, diabetes, obesidade e outros problemas de saúde.

Por qual atividade eu devo começar?

A escolha de qual atividade começar depende de vários fatores, incluindo o seu nível de condicionamento físico, os seus objetivos e as suas preferências pessoais.

Se você é iniciante a caminhada é uma ótima opção. Além de ser uma atividade segura e eficaz, ela pode ajudar você a melhorar sua saúde e condicionamento físico gradualmente.

Se você já está em forma e quer melhorar seu desempenho, a corrida pode ser uma boa opção. No entanto, é importante começar devagar e aumentar a intensidade e a duração gradualmente para evitar lesões.

 pessoas caminhando livremente no parque

Nos meus treinos e no de meus alunos e alunas eu costumo priorizar três coisas: segurança, restrições e objetivos do aluno, necessariamente nessa ordem, por isso costumo fazê-los começar pela caminhada, com pouquíssimas exceções.

Lembre-se que se você tem algum problema de saúde ou mesmo está começando nos exercícios físicos, é importante consultar um médico antes de começar para ter um acompanhamento constante de sua saúde.

Se você está pensando em começar uma rotina de exercícios físicos, a caminhada e corrida surgem como boas opções, porém é importante identificar a atividade que se alinha às suas necessidades e metas.

Se precisar de orientação é possível entrar  em contato com @personalcarlostapetti. Ele está disponível para auxiliar não apenas nesses exercícios, mas também em outros aspectos relacionados à sua saúde.

VEJA MAIS POSTS DO PROF. CARLOS TAPETTI:
  1. Como começar a se exercitar
  2. MAXIMIZANDO SEU TREINO NO CALOR
  3. PERDER PESO NÃO É IGUAL A EMAGRECER
  4. COMO TER UMA NOITE DE SONO MELHOR

Sem comentários

    Deixe seu comentário

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Como acabar com o mofo em casa 6 fatos sobre a bolsa Lady Dior Cuidados diários para cabelos saudáveis Protetor solar o ano inteiro. Os benefícios de cuidar da pele Acessórios de luxo para deixar seu look mais “caro” Como fazer fivela de laço em couro Maquiagens Perfeitas Você realmente conhece o vitiligo? Faça sua caixinha para cosméticos Dior e o novo perfume sem álcool Upcycling NA MODA DE LUXO Sua pele pode mudar com o tempo Seu skincare está fazendo efeito ? Blush cremoso sem erro Como usar óleo facial no skincare Chega de coceira e irritação na cabeça SKINCARE | Prazer ou Obrigação ? Como usar brumas no skincare Micose nos pés: como pega e como evitar?