Menu
Moda

Como escolher o melhor tecido para seu look: uma análise de opções naturais, artificiais e sintéticas

Vamos falar sobre tecidos ? Tipos, quais são naturais, artificias,  sintéticos e tecnológicos.

Sempre que eu falo sobre como escolher tecidos para as roupas, chovem dúvidas sobre o assunto e uma das partes que mais gostei quando estudei moda foi a parte sobre tecelagem.

Existem diversos tipos de tecidos, cada um com suas características específicas, que podem ser classificados como naturais, artificiais e sintéticos e tecnológicos.

Reuni neste post os tecidos e fibras mais conhecidas do mercado para tentar ajudar vocês na escolha correta na hora de comprar uma peça de roupa. Pois como eu sempre digo, olhe e etiqueta antes de tomar qualquer decisão baseada no impulso do design.

Tecidos Naturais

Os tecidos naturais são aqueles que são produzidos a partir de fibras de origem animal ou vegetal. Eles são considerados mais respiráveis e confortáveis do que os sintéticos, e muitos se adaptam tanto ao frio quanto ao calor. No entanto, tendem a amassar mais facilmente e requerem mais cuidados na lavagem. Alguns exemplos de tecidos naturais incluem:

  • Algodão: é o tecido natural mais comum, produzido a partir da fibra da planta de algodão. É confortável, respirável e fácil de cuidar. No entanto, quando usado puro, tende a encolher na lavagem e pode amassar facilmente.
  • Linho: é produzido a partir da fibra da planta de linho. É conhecido por sua resistência e durabilidade, além de ser respirável e confortável.
    No entanto, tende a amassar facilmente mas tem um visual tão chique e clássico que mesmo amassado de uso ele não perde a elegância.
    Cuidado com tecidos sintéticos que imitam a textura do linho. Olhe sempre a etiqueta.
  • Seda: é produzida a partir dos casulos do bicho-da-seda. É um tecido elegante e luxuoso, com um toque macio e sedoso e vai bem no inverno e no verão. O mais comum é o cetim de seda, liso e com certo brilho, mas há crepe de seda, shantung de seda e outros.
    No entanto, a seda é um tecido é delicado e requer cuidados especiais na lavagem, nunca deixe de molho nem lave na água quente ou torça a peça.
  • : é produzida a partir do pelo de animais como ovelhas, alpacas e cabras. É um tecido térmico e resistente, adequado para climas frios mas com várias versões mais leves para climas mais quentes.  A  lã da vicunha é considerada a mais fina e macia do mundo, e é usada em roupas de alta qualidade,  a lã de alpaca é mais macia e fina do que a lã de ovelha, com excelente capacidade de isolamento térmico e resistência à umidade.
    A lã fria, como chamamos, é muito usada em ternos masculinos por ser fresca e elegante. Infelizmente no Brasil é raro encontrar calças femininas em lã fria com preço justo, mas quem puder, vale a pena o investimento.
  • Mohair: O mohair é feito do pelo de cabras Angorá, que são criadas principalmente na Turquia e na África do Sul. É um tecido brilhante e durável, que também possui excelentes propriedades de isolamento térmico.
    As vezes a Zara traz blusas de frio em Mohair, mas na minha opinião é uma fibra que pinica um pouco.
  • Cashmere: O cashmere é um tipo de lã de cabra que é originária da região de Caxemira, no norte da Índia. É um tecido macio e quente, com uma textura suave e aveludada. As peças de cashmere são caras mas são muito duráveis quando bem cuidadas e são minhas favoritas.
    Um bom cashmere de fibras longas é delicioso para usar em contato com a pele e não pinica nada.
    Jamais lave sua peça com água quente pois ele encolherá na hora. Nunca torça a peça pois ela perde o formato.

Os tecidos naturais são valorizados por sua qualidade e textura, no entanto, eles são mais caros. Eu sou do time que prefere qualidade do que quantidade e amo peças que duram anos e anos.

Tecidos Artificiais

Os tecidos artificiais são aqueles que são produzidos a partir de materiais naturais, mas passam por processos químicos para se transformarem em fibras têxteis. Eles podem ser mais acessíveis do que os tecidos naturais.
Alguns exemplos de tecidos artificiais incluem:

  • Viscose: é um tecido artificial produzido a partir da celulose de plantas como o bambu e a madeira. É macio e sedoso ao toque, mas pode encolher ou desbotar na lavagem. Nunca seque na secadora quente demais.
  • Rayon: é um tecido artificial produzido a partir de polpa de madeira. É macio e respirável, mas pode ser menos durável do que outros tecidos naturais.
  • Modal: é um tecido artificial produzido a partir da celulose de madeira de faia. É macio e confortável, mas pode ser menos durável do que outros tecidos naturais já que é mais sensível a produtos de limpeza, luz e atrito.
  • Liocel é produzido a partir da celulose de madeira de eucalipto ou outras fontes vegetais. Liocel é uma alternativa ecológica aos tecidos sintéticos, pois é biodegradável e produzido de forma sustentável. Ele é macio, respirável e resistente.
Tecidos Sintéticos

Os tecidos sintéticos são aqueles que são produzidos a partir de materiais químicos, como o petróleo. Eles tendem a ser mais duráveis e resistentes do que os naturais, e são menos propensos a amassar.
No entanto, podem não ser tão respiráveis quanto os tecidos naturais, e podem ser muito menos confortáveis em climas quentes e deixar a peça com aspecto de baixa qualidade.

Alguns exemplos de tecidos sintéticos incluem:

  • Poliéster: é um tecido sintético comumente utilizado na confecção de roupas, produzido a partir de polímeros de petróleo. É resistente, durável e fácil de cuidar. No entanto, além de ser super poluente, é  menos respirável do que outros tecidos naturais e não deixa o corpo tranpirar, esquenta, fica com odor ruim e não é nada agradável no sol.
    Em compensação é ótimo para roupas térmicas em invernos rigoroso.
  • Nylon: é outro tecido sintético comum, produzido a partir de polímeros de petróleo. É leve, resistente e durável, sendo frequentemente utilizado em roupas esportivas.
    Eu particularmente só gosto de nylon em peças externas e de frio.
  • Acrílico: é um tecido sintético que se assemelha à lã, mas é produzido a partir de polímeros. É resistente e fácil de cuidar, mas não tem o toque elegante de uma lã.
    Usados em blusas de frio são boas opções para quem não pode gastar tanto e não tem tempo de ficar cuidando da peça.
  • Elastano: é um tecido sintético elástico, produzido a partir de polímeros de petróleo. É frequentemente utilizado em roupas de ginástica e roupas íntimas, pois proporciona um ajuste confortável e suporte.

Uma dica muito importante é tomar muito cuidado com calças de alfaiataria feitas com poliéster. Já cansei de ver gente arrumadinha com marca de ferro de passar no bumbum. Estamos falando de plástico e plástico derrete.

Tecidos Tecnológicos

Os tecidos tecnológicos são um tipo de tecido que são produzidos a partir de fibras sintéticas e que possuem propriedades avançadas e específicas, devido à incorporação de tecnologias avançadas em seu processo de fabricação. Eles são usados em muitas áreas, como esportes, moda, saúde e vestuário de trabalho.

Aqui estão algumas das propriedades mais comuns dos tecidos tecnológicos:

  1. Antibacterianos e antimicrobianos: muitos tecidos tecnológicos são tratados com produtos químicos que impedem o crescimento de bactérias e fungos, o que pode ser útil em roupas de ginástica, roupas de trabalho e equipamentos médicos.
  2. Resistência à água e à umidade: tecidos tecnológicos como o Gore-Tex e o NeoShell são projetados para repelir a água e manter o usuário seco e confortável, mesmo em condições climáticas extremas.
  3. Proteção UV: muitos tecidos tecnológicos são projetados para bloquear os raios ultravioleta prejudiciais do sol, protegendo a pele dos danos causados pelo sol.
  4. Isolamento térmico: alguns tecidos tecnológicos são projetados para fornecer isolamento térmico em condições de frio extremo, mantendo o usuário aquecido e confortável.
  5. Respirabilidade: alguns tecidos tecnológicos são projetados para serem altamente respiráveis, permitindo que o ar flua livremente, o que pode ser útil em roupas de ginástica e esportes.
  6. Durabilidade: tecidos tecnológicos são frequentemente mais resistentes do que tecidos naturais, o que significa que eles duram mais tempo e resistem melhor ao desgaste.

Alguns exemplos de tecidos tecnológicos incluem o Gore-Tex, o Lycra, o Dri-Fit, o Coolmax e o Polartec. Eles são usados em uma ampla variedade de produtos, desde roupas esportivas até equipamentos médicos, e são cada vez mais populares devido às suas propriedades avançadas e benefícios funcionais e fashion, já que há tecidos que mudam de cor com a tecnologia.

Espero que tenham gostado do tema e SEMPRE olhem na etiqueta da peça, mesmo que no site esteja escrito “calca de linho”, “blusa de lã”. As vezes compramos gato por lebre, fiquem atentos.

Veja mais posts sobre moda 

Sobre o autor

Editora e idealizadora do Makeup Atelier www.cinthiaferreira.com.br

Como acabar com o mofo em casa 6 fatos sobre a bolsa Lady Dior Cuidados diários para cabelos saudáveis Protetor solar o ano inteiro. Os benefícios de cuidar da pele Acessórios de luxo para deixar seu look mais “caro” Como fazer fivela de laço em couro Maquiagens Perfeitas Você realmente conhece o vitiligo? Faça sua caixinha para cosméticos Dior e o novo perfume sem álcool Upcycling NA MODA DE LUXO Sua pele pode mudar com o tempo Seu skincare está fazendo efeito ? Blush cremoso sem erro Como usar óleo facial no skincare Chega de coceira e irritação na cabeça SKINCARE | Prazer ou Obrigação ? Como usar brumas no skincare Micose nos pés: como pega e como evitar?