Menu
bolsas de luxo / Moda

Como escolher o melhor couro para sua bolsa de luxo

O tipo de couro pode influenciar muito na escolha de uma bolsa de luxo e hoje eu vou te explicar mais sobre o tema.

A minha paixão por bolsas de luxo é infinita e o mundo da produção, escolha de materiais e acabamentos me encanta demais.  Por isso resolvi  falar um pouco de alguns tipos de couro e suas diferenças.

Vale lembrar que estamos falando de couro verdadeiro que é de origem animal. Hoje, praticamente todo o couro utilizado na industria da moda é um subproduto da industria alimentícia, tanto que há marcas como Mulberry que atuam no processo completo para certificar não só a origem do animal como o processo de tingimento do couro sem corantes poluentes.

Caso você seja vegano/vegetariano e não utilize couro animal, veja este vídeo que eu fiz sobre o “couro vegetal”que usa milho na composição e é muito menos poluente do que o PU, aquele “couro ecológico”que não tem nada de ecológico.

Mas vamos ao que interessa, quero explorar os principais tipos de couro utilizados por grandes marcas como Chanel, Hermés, Prada, Dolce & Gabbana e tantas outras.

Vou comentar as vantagens e desvantagens de cada um e tentar ajudar na sua escolha.

Fiz fotos de algumas bolsas que eu tenho em casa para dar noção de cada textura, mas não se engane achando que todos serão iguais que não é real. Já aviso que esta é apenas uma pequenas amostra do que as grandes marcas tem em suas coleções.

Cada marca pode usar acabamentos por cima do couro que descaracterizam todo desenho natural dele. Eu explico isso no final deste post.

couro calfiskin

– Calfskin ou veau ( Couro de bezerro ) – É o tipo de couro mais comum utilizado por várias marcas de luxo. Ele é suave e macio, com uma textura lisa e uniforme. Além disso, é resistente e durável.
Pode ser encontrado na versão mais lisa ou mais granulada (Grained Calf leather) com uma textura mais natural.

O calfskin liso é produzido a partir da parte mais fina e macia da pele do animal, o que resulta em uma textura suave e sedosa, além de uma aparência elegante e sofisticada.
Ele também é conhecido por ser altamente resistente e durável, tornando-o uma escolha atraente para consumidores que procuram itens de qualidade e estilo.

Lambskin ou Agneau

– Lambskin ou Agneau (Cordeiro) é uma variedade de couro de alta qualidade feita a partir da pele de cordeiro. Ele é conhecido por sua maciez, suavidade e aparência suave.

O couro Lambskin também é conhecido por ser leve, fácil de limpar e altamente resistente a arranhões, tornando-o uma opção atraente para aqueles que procuram durabilidade e estilo.

No entanto, é importante notar que o couro de cordeiro sem acabamento pode manchar facilmente se exposto a água ou outros líquidos caso a marca não use coberturas e ceras por cima. O álcool gel e um verdadeiro inimigo e mancha muito fácil.

As famosas bolsas Motorcycle da Balenciaga usam uma versão “amassada”deste couro tão macio e perfeito. Não aparecem riscos nem esfola facilmente mas o acabamento utilizado é mínimo e por isso é comum ver bolsas com os cantinhos sem tinta quando a bolsa é muito utilizada.

Cowhide ( Couro de vaca )

– Cowhide ( Couro de vaca ): Este tipo de couro é mais rígido e tem uma textura mais áspera do que o couro de bezerro. Ele é conhecido por ser muito resistente e durável, além de ser mais fácil de limpar do que outros tipos de couro.
É uma boa opção para bolsas mais estruturadas, pois mantém a forma bem, mas pode ser mais pesado do que outros tipos de couro e não é tão suave e macio ao toque.

A Mulberry usa este couro em versão mais rústica como na Bayswatter da foto ou mais lisa no caso da Lilly, além de usar um tingimento vegano no processo.

Napa leather ( couro de vaca mais macio

Napa leather ( couro de vaca mais macio) é uma variedade de couro de vaca macio e suave feita. É conhecido por sua aparência lisa e macia, e semelhante a uma pele, o que é perfeito para bolsas mais elegantes.

O Napa leather é também conhecido por ser durável mas pode manchar facilmente se exposto a água ou outros líquidos, então é necessário tomar cuidado ao limpar e armazenar itens feitos com este tipo de couro.

É um couro que pode arranhar fácil com as unhas  caso a marca não use nenhum tipo de acabamento para proteção. Quanto menos acabamento, mais bonito é o couro, mas também mais delicado.

Um tipo de couro que mancha com álcool e só pode ser removido com a repintar da peça.

Também amo dar polimentos em couro liso com camurça natural. Eu comprei os meus nos Estados Unidos mas a Amazon envia para cá e eles duram por muitos anos. Tem aqui. Basta aplicar em cima do arranhão e dar um polimento delicado. A maioria dos riscos praticamente somem.

couro de bufalo

Bufalo  – Um couro considerado mais durável e resistente do que outros tipos de couro, e é especialmente valorizado por sua textura única e aspecto natural.

A granulação é bem bonita e por ser um material mais resistente, sua peça durará muito mais. Várias versão da Bolsa Sicily da Dolce & Gabbana usa o couro de Bufalo e ele dura muito. Tenho bolsas com 10 anos de uso que estão intactas e quase não demandam nenhum cuidado.

goatskin
Goatskin ( Couro de cabra ): Este tipo de couro é conhecido por ser mais suave e macio do que o couro de vaca, com uma textura mais natural e única. Embora seja menos resistente do que outros tipos de couro, tem um acabamento mais refinado.

É uma boa opção para bolsas mais delicadas e elegantes, pois tem uma aparência sofisticada. É mais propenso a arranhões e manchas, e pode ser mais difícil de limpar.

Couro de Python

Couro de Python

Couro de Python  : Este tipo de couro exótico é feito a partir da pele de cobras Pítons. Apesar do consumo do animal não ser comum no Brasil, é muito apreciado na Ásia e a pele também é um subproduto do alimento mas em quantidade muito inferior do que os demais animais acima e por isso só deve ser utilizado quando a marca tem esta certificação.

É conhecido por sua aparência única e sua textura escamosa e coloração natural irregular, formando desenhos únicos. É um couro caro, demanda cuidados especiais com a escama que nunca devem ser limpas ao contrario do crescimento pois perdem o formato.

Como limpar e cudar do couro natural ?

Tudo vai depender da sujeira. No geral podemos limpar com lenços demaquilante, produtos próprios que já hidratam (amo este aqui),  pano umedecido com água e sabão neutro e sempre secar bem depois.

Veja este vídeo que eu fiz mostrando como limpar, tirar manchas e hidratar bolsas de couro

 

Acabamentos e tratamentos especiais nas Bolsas de Luxo.

Como eu disse no início do texto, não são apenas o tipo de couro animal que devem ser avaliados na hora da compra da sua bolsa de luxo. Vamos falar sobre alguns tipos de acabamentos que são feitos por cima do couro ou um tratamento especial como a camurça.

– Camurça – Uma é uma espécie de couro macio e suave, produzido a partir de peles  como bezerro e cordeiro. Ao contrário do que a maioria pensa não é o verso do couro.

A Camurça tem textura aveludada e suave, que é conseguida através do processo de fabricação da camurça que inclui o tingimento da pele com uma solução especial de corantes e produtos químicos, que são posteriormente processados ​​para produzir uma textura macia e aveludada. Esse processo é repetido várias vezes, até que a camurça tenha a textura desejada.

A camurça é conhecida por sua aparência elegante e sofisticada, além de ser extremamente macia e confortável ao toque. No entanto, devido à sua natureza porosa, a camurça requer cuidados especiais para manter sua aparência e qualidade.

Como cuidar da bolsa de camurça ?

É importante evitar o contato com líquidos, exposição ao sol e calor excessivo. Se a sua bolsa de camurça sujou, tente limpar esfregando uma borracha de lápis branca na sujeira até sair. Escove a peça para mantê-la limpa.

Patent leather

– Patent leather (couro de verniz) – O couro patent leather é feito a partir de couro liso que é tratado com uma camada de verniz para torná-lo brilhante e resistente à água. Este acabamento brilhante é elegante e muito durável, resistente a arranhões mas demanda cuidados especiais.

A bolsa de verniz não pode ser exposta ao sol direto pois poderá manchar e não pode ficar na humidade, pois irá adquirir um aspecto colante e não há como resolver.

Cuidado com bolsas de verniz em tons claros pois elas ‘sugam a tinta’ de outra bolsa escura e não há como tirar a mancha. Verniz claro também fica com aspecto amarelado com o tempo e a exposição a luz. Caso queira que sua peça dure para sempre, escolha tons mais escuros.

Como cuidar da bolsa de verniz ?

Limpe sua bolsa de verniz como qualquer bolsa de couro e deixe secar completamente antes de guarda-la em local escuro dentro de uma dust bag.

Hermès Clemence Leather

– Hermès Clemence Leather – Couro de vitelo conhecido por sua textura suave, flexibilidade e durabilidade. É um dos couros mais utilizados na produção de bolsas e acessórios da Hermès, incluindo a famosa bolsa Kelly e a bolsa Birkin.

O Veau Taurillon Clemence é um couro de alta qualidade, que é reconhecido por sua textura macia, cor uniforme e acabamento sofisticado.

Muito fácil de manter, não risca fácil, tem granulação mais rústica e bonita mas é um couro mais pesado que outros couros como o Togo que tem grânulos mais delicados e é um pouco mais leve.
Eu amo o Clemence para bolsas do dia a dia com alto uso pois a bolsa permanece como nova para sempre se houver cuidados.

Saiba mais sobre outros couros da Hermés aqui.

Saffiano Leather Prada

– Saffiano Leather Prada – O “couro Saffiano” da Prada é na verdade um acabamento sintético aplicado em cima do couro.

Envolve uma técnica cara e trabalhosa que usa ceras e prensa que deixa a cor e a textura em cima da peça de couro. O especialista em couro Volkan Yilmaz ou Tanner Leatherstein, como é conhecido nas redes sociais, mostra mais sobre o acabamento neste vídeo aqui.

Este processo deixa a bolsa resistente e durável e mais firme. Até líquidos esta cera repele. É um material perfeito para quem quer uma bolsa durável que não mancha fácil, que não arranha, que seja super fácil de limpar e manter e ao mesmo tempo não liga para textura natural do couro.

Eu amo carteira feita com Saffiano pois por ser um acessório que manipulamos muito ela duraria bem menos se fosse de um couro sem cobertura. O acabamento não altera a cor com a presença da gordura das mãos e basta um lencinho de limpeza que a peça está sempre perfeita.

Atenção:  o “efeito Saffiano”pode ser aplicado em materiais sintéticos e ficar com a aparência igual. Algumas marcas fazem isso então fiquem atentos. A Prada só utiliza couro de boa qualidade abaixo do acabamento.

Chanel Caviar Leather

– Chanel Caviar Leather – O couro mais conhecido da Chanel na verdade é um acabamento padronizador aplicado por cima da peça de couro de bezerro. Ele tem  “bolinhas” bem aparentes, o caviar, que deixam todas as bolsas de cada modelo com uma textura mais homogênea, ao mesmo tempo que deixa o couro mais resistente.

É aplicado algum tipo de resina prensada que marca o couro e adiciona mais textura. Para os apaixonados por couro, isso seria um desperdício de material, mas eu mesma sou apaixonada pelo couro caviar.

Ele não risca, é altamente durável e só demanda mais atenção com os cantinhos. Uma vez que o “caviar” fica saliente e durante o outono pode soltar ou lascar.

Mas o caviar não é um único acabamento. Pode ter caviar verniz e caviar glazed também.

Bolsas em couro caviar fosca em tons claros e matificados são fáceis de manchar. Cuidado com jeans escuro e se manchar, veja a dica que dei neste post aqui

Chanel Aged Calfskin Leather

– Chanel Aged Calfskin Leather – Um couro mais comum de ser visto no modelo Chanel’s Reissue, tem um aspecto amassado e rachadinho. Menos formal que o lambskin, é de fácil manutenção, não risca tão facilmente e deixa um visual vintage bem interessante.

A minha eu sempre mantenho hidratada para preservar este aspecto antiguinho sem parecer que o couro está danificado.

Louis Vuitton Mahina
– Louis Vuitton Mahina – Couro Lambskin com o logotipo microperfurado. Conseguimos ver bem a textura do couro a perfuração é tão delicada que deixa a peça elegante.
Não risca fácil mas as cores claras podem manchar em contado com roupas que soltam tinta.
Louis Vuitton Monogram Empreinte
– Louis Vuitton Monogram Empreinte –  Feito com clafskin prensado com logotipos por toda peça. É um couro bonito, denso e bem resistente, fácil de limpar. Não demanda nenhum cuidado especial além da limpeza e hidratação normal.
Em resumo, cada marca de luxo oferece uma ampla variedade de tipos de couro e acabamentos exclusivos. Cada um tem suas vantagens e desvantagens, e é importante escolher o que melhor atenda às suas necessidades e preferencias, seja ela uma bolsa de luxo ou não.
Alguns item de cuidados que eu uso nas minhas bolsas 

Limpador hidratante, camurça para polimento, lenço bactericida e esponja mágica para tirar marcas escuras de couro claro

Espero que tenham gostado e que compartilhe este post nos botões abaixo

Sobre o autor

Editora e idealizadora do Makeup Atelier www.cinthiaferreira.com.br

Como acabar com o mofo em casa 6 fatos sobre a bolsa Lady Dior Cuidados diários para cabelos saudáveis Protetor solar o ano inteiro. Os benefícios de cuidar da pele Acessórios de luxo para deixar seu look mais “caro” Como fazer fivela de laço em couro Maquiagens Perfeitas Você realmente conhece o vitiligo? Faça sua caixinha para cosméticos Dior e o novo perfume sem álcool Upcycling NA MODA DE LUXO Sua pele pode mudar com o tempo Seu skincare está fazendo efeito ? Blush cremoso sem erro Como usar óleo facial no skincare Chega de coceira e irritação na cabeça SKINCARE | Prazer ou Obrigação ? Como usar brumas no skincare Micose nos pés: como pega e como evitar?