Menu
Moda

Quem foi Elsa Peretti e seu legado na moda

A história de Elsa Peretti ao lado de Halston e Tiffany&Co

Muita gente conheceu o nome Elsa Peretti recentemente, justamente ao se apaixonar por sua personagem na série Halston, protagonizada por Ewan McGregor, na Netflix. Mas a verdade é que esse é um dos mais importantes nomes no mundo do design de jóias e acessórios.

Quem, afinal, foi Elsa Peretti e qual seu legado no mundo da moda?

a historia de elsa peretti

Elsa Peretti é sem dúvidas a mais bem sucedida mulher na joalheria e no design em toda a história. Seus contratos milionários com a Tiffany&Co. até hoje são lendários e suas peças chegaram a representar mais de 10% das vendas da empresa. Suas peças singulares não apenas mudaram a relação das mulheres com as jóias como também mudaram a própria definição do que é uma jóia – e permanecem extremamente atuais até hoje.

A minissérie sobre Halston, não à toa, deixou espectadores com a certeza de que Elsa também merece sua própria minissérie.

Quem foi Elsa Peretti

Elsa Peretti, que faleceu no começo de 2021, foi uma artesã extremamente habilidosa que não apenas revolucionou o design das jóias como, sobretudo, mudou a forma como as mulheres usam jóias e acessórios até hoje.

Nascida em Florença, na Itália, formou-se em design, mas mudou-se para a Espanha para começar a carreira de modelo. Acabou estabelecendo-se como modelo nos EUA e foi ali que começou devagarinho a criar suas próprias jóias.

Sempre independente, apesar de nascer em uma família muito rica, Peretti abandonou tudo quando decidiu sair de casa e mudar de país, e literalmente fez seu próprio caminho a vida toda.

Profissional liberal (e liberada), sua figura sempre foi também sinônimo de beleza, estilo e elegância. Quando conheceu Andy Warhol and Halston, rapidamente se integrou aos círculos sociais mais importantes da época – e foi também um das musas do fotógrafo Helmut Newton.

perfumera elsa peretti

Elsa Peretti e o mundo da moda

Sua primeira jóia apareceu em um desfile de Giorgio di Sant’Angelo. Como a série da Netflix mostra, Elsa comprou um vasinho em uma feirinha de antiguidades, colocou uma florzinha dentro, acrescentou uma corrente e o transformou em um colar que foi a sensação do desfile.

A partir daí, Peretti começou a criar diversas peças para Halston, vestia suas próprias criações nos desfiles e criou também a icônica garrafa em formato de lágrima para o primeiro perfume de Halston, cobiçada até hoje por colecionadores.

O nome Elsa Peretti se estabeleceu em definitivo no mundo da moda e do design quando chegou à Tiffany&Co. nos anos 70, por intermédio do próprio Halston, e revolucionou completamente a estética da joalheria. O ex-presidente da empresa, Michael J. Kowalski, declarou certa vez: “O dia em que Elsa Peretti se tornou parte da Tiffany & Co. foi quando iniciamos uma nova era em nossa história”. Até hoje sua coleção Diamonds by the Yard™ é objeto de estudo e inspiração neste mercado.

A maioria de seus peças, incluindo seus icônicos e inconfundíveis braceletes Bone, seguem atemporais até hoje. Graças a ela, mulheres passaram a comprar suas próprias jóias ao invés de achar que deveriam apenas ser presenteadas por homens com elas.

Quando Peretti resolveu usar prata em alguns dos modelos, ampliou imensamente a definição do que uma jóia poderia ser – criando, inclusive, uma nova classe de consumidoras para ela. “Não quero que minhas jóias sejam símbolo de status, mas sim objetos de beleza. Crio também para a mulher trabalhadora”, disse certa vez à revista Vanity Fair.

O legado de Elsa Peretti

Seu design biomórfico foi sempre inspirado pelo dia-a-dia e objetos como ossos, pedrinhas, lágrimas, grãos. Não à toa, suas jóias sempre se assemelharam a esculturas, curvilíneas, sensuais e extremamente tácteis – e inspiram designers do mundo inteiro até hoje.

Premiada internacionalmente inúmeras vezes por suas sempre emblemáticas peças e coleções (em jóias, acessórios e até linha casa), em 2001 Elsa foi declarada doutora honorária do FIT (Fashion Institute of Technology). E muitos de seus designs estão em coleções permanentes de museus como o British Museum em Londres e o MET em Nova York.

Por: Redação Makeup Atelier

Assista ao vídeo da Cinthia com algumas da peças da Elsa Peretti

 

Sobre o autor

Equipe redação MakeUp Atelier

Como acabar com o mofo em casa 6 fatos sobre a bolsa Lady Dior Cuidados diários para cabelos saudáveis Protetor solar o ano inteiro. Os benefícios de cuidar da pele Acessórios de luxo para deixar seu look mais “caro” Como fazer fivela de laço em couro Maquiagens Perfeitas Você realmente conhece o vitiligo? Faça sua caixinha para cosméticos Dior e o novo perfume sem álcool Upcycling NA MODA DE LUXO Sua pele pode mudar com o tempo Seu skincare está fazendo efeito ? Blush cremoso sem erro Como usar óleo facial no skincare Chega de coceira e irritação na cabeça SKINCARE | Prazer ou Obrigação ? Como usar brumas no skincare Micose nos pés: como pega e como evitar?