Menu
Moda

Moda & Estilo | Criando a primeira impressão -Como se vestir para uma entrevista de emprego.

roupa para entrevista de emprego

Muitas leitoras tem enviado mensagens para a Ci pedindo um post sobre  “Como se vestir para uma entrevista de emprego”. A verdade é que todo mundo quer deixar uma boa primeira impressão no momento da entrevista de emprego. Esse contato pode ser crucial e portanto todos os detalhes devem ser milimetricamente calculados. Além de estudar o que a empresa faz, em quais segmentos atua, sua cultura, entre outros itens, é fundamental entender o dress code que a organização propõe a seus funcionários. A partir daí devem partir suas escolhas.

Obviamente existem diferentes tipos de empresas, mais e menos formais, ou absolutamente descontraídas, e nesse post vamos dar dicas para cada tipo de ambiente.

roupa_entrevista_emprego_cores

Começando pelas cores nos negócios. Acredito que não haja momento mais oportuno para usá-las a seu favor. Elas transmitem mensagens subliminares ao seu interlocutor.

Marinho:
– Honestidade, integridade, confiabilidade
– Trabalho, organização

Preto:
– Sofisticação, elegância
– Autoridade, poder, mistério

Branco:
– frescor, limpeza, esperança, confiabilidade
– Artística, expressividade

Creme/off white:
– Elegância, acessibilidade, confiança

Marrom:
– Perseverança
– Resistência a mudanças

Cinza Chumbo:
– Força de caráter, autoridade
– Refinamento

Vinho:
– Formalidade
– Clássico, refinamento

Agora alguns exemplos e vagas e nossas recomendações para acertar em cheio:

roupa_entrevista_emprego_gerencial

Vaga para gerente de banco ou multinacional – formalidade alta!
Invista num visual clean, com cores sóbrias: calças de alfaiataria, saias no máximo 3 dedos acima dos joelhos, meia calça, camisa social ou blusa feminina em cor neutra, blazer, sapato de salto. O cabelo pode estar solto, desde que bem arrumado. Os acessórios devem ser pequenos, delicados e elegantes.

…………………………………………………………………………………………………………

Vaga para vendedora de loja classe A
A escolha dos tecidos e modelagens pode ser muito importante nesse tipo de entrevista, pois, se contratada, você será “vitrine” para as clientes. Busque entender o estilo da marca e aproxime-se ao máximo dele!

roupa_entrevista_emprego_criativa

Vaga para área criativa:
Os coloridos sempre vão expressar entusiasmo e criatividade. Se o ambiente for informal, você poderá optar por roupas mais despojadas e vivas (alô jeans e sarja!). Pode também ousar um pouco mais nos acessórios, como um colar ou lenço mais marcantes. Lembre-se apenas que é nesse momento que você entenderá melhor a linguagem do local e o melhor é não pecar pelo excesso!

…………………………………………………………………………………………………………

Vaga para setor de saúde (clínica, hospital, consultórios)
Unhas curtas e em cores claras. O profissional que circula nesses ambientes deve passar a sensação de higiene e limpeza. Roupas discretas e não chamativas, porém estruturadas. Um tubinho bem cortado com um blazer por cima, ou uma camisa com calça de alfaiataria e sapatilha fazem uma boa coordenação. Cabelos presos são uma excelente pedida!

Cuidado com os sabotadores de imagem – isso vale para todos os tipos de trabalho!

– unhas descascadas ou em cores berrantes (amarelo, azul royal, verde, rosa choque, etc);
– cabelos mal cuidados (raíz oleosa ou precisando de uma tintura);
– maquiagem em excesso ou ausência dela;
– sobrancelhas sem fazer;
– odores fortes (mau hálito, desodorante vencido ou perfume forte demais);
– Pés excessivamente expostos, sandálias de plástico, tamancos, tênis;
– roupas justas ou largas demais;
– saias ou vestidos curtos;
– Tatuagens à mostra (você não sabe se o entrevistador é preconceituoso!);
– Decotes, brilhos, rendas e transparências;
– Lingerie à mostra (cuidado com a alça do sutiã ou com o cós da calça para não pagar calcinha rsrs);
– Estampas ou cores muito chamativas;
– Jeans rasgados;
– Excesso de acessórios ou bijouterias barulhentas.

Cuidado com vulgaridade, independente da informalidade do ambiente!!!

roupa_entrevista_emprego_maquiagem

Ps da Cinthia…

Não temos como falar sobre um bom visual de apresentação sem citarmos a importância da maquiagem, independente da vaga que pretende preencher. Não é o momento para você treinar aquele esfumado de 5 cores e nem aquele delineador gatinho com ponta dupla, mas o momento de conseguir a pele mais impecável possível e um visual clean.

Maquiagem para entrevista de emprego deve ser discreta mas eficaz. Deve esconder manchas, sinais de cansaço, disfarçar oleosidade e deve te deixar com cara e saúde.

Confira antes de mais nada se a pele está hidratada, depois escolha um bom primer que ajude na oleosidade, uma boa base e um corretivo capaz de minimizar olheiras sem ficar pesado demais. Neste caso, menos é mais, então use pó com parcimônia. A pele deve parecer naturalmente bonita e não “maquiada”.

Escolha um blush de um tom mais próximo do que fica a sua bochecha após tomar um solzinho ou correr na esteira. Suave, mas que dê um tom bonito.  O iluminador pode ficar de lado, a não ser que seja muito discreto e praticamente sem brilho.

Se emprego for mais sério, use uma sombra um tom mais escuro que sua pele e máscaras de cílios discretas. Um batom nude neste caso, vai bem. Já para um emprego mais informal ou fashion, rola até um delineador e um batom mais escuro. Mas mesmo assim um visual elegante e não uma make de balada.

As dicas estão aí, mas caso alguma de vocês precisem de algum trabalho personalizado, vale dizer que nós também trabalhamos com pacotes que incluem montagens de looks para entrevistas de emprego e até mesmo mudança de guarda-roupa para quem mudou de cargo e precisa de um upgrade.

Beijos, Carol e Thaís – facebook.com/DePecaEmPeca
Para ler todos os posts de Moda e Estilo que já foram postados, clique aqui e para saber sobre nosso serviço de consultoria de imagem, clique aqui.

de_peca_em_peca_assinatura

Ps da Cinthia:  As fotos deste post são do Dollar Club que eu compro e edito. Todo mundo pode comprar fotos para usar em sites ou blog e eu pago 1 dólar em cada fotos ;)

Sobre o autor

Editora e idealizadora do Makeup Atelier www.cinthiaferreira.com.br

Como acabar com o mofo em casa 6 fatos sobre a bolsa Lady Dior Cuidados diários para cabelos saudáveis Protetor solar o ano inteiro. Os benefícios de cuidar da pele Acessórios de luxo para deixar seu look mais “caro” Como fazer fivela de laço em couro Maquiagens Perfeitas Você realmente conhece o vitiligo? Faça sua caixinha para cosméticos Dior e o novo perfume sem álcool Upcycling NA MODA DE LUXO Sua pele pode mudar com o tempo Seu skincare está fazendo efeito ? Blush cremoso sem erro Como usar óleo facial no skincare Chega de coceira e irritação na cabeça SKINCARE | Prazer ou Obrigação ? Como usar brumas no skincare Micose nos pés: como pega e como evitar?