Menu
A Casa Da Ci / Decoração / Moda

Moda e Estilo |Dicas para arrumar o guarda roupa e maximizar suas produções

arrumando_closet
Socorro! Não tenho o que vestir! Essa frase é um clássico do universo feminino.

Quantas de nós já não nos pegamos em frente ao guarda roupa totalmente atônitas, sem saber o que vestir? Não tenho nada pra sair à noite/trabalhar/viajar!!! O pânico se estabelece e nos tira a vontade de ficar bonita para aquela ocasião. A solução acaba sendo colocar “o de sempre”. Num armário abarrotado de peças temos a coragem de dizer que não temos o suficiente. É ou não é?

Pois saibam que a grande culpada chama-se organização. Um guarda roupa arrumado revela mais possibilidades do que se pode imaginar. Abre-se um leque muito mais amplo, fazendo com que suas produções diárias sejam mais criativas e versáteis. O simples fato de visualizar as peças de forma lógica já é meio caminho andado para uma infinidade de coordenações de looks diferentes do usual.

E como promover esse milagre? Existem receitas simples, capazes de promover uma revolução visual no seu querido “buraco negro” ;-P

arrumando_closet_cabides

Comece pelos cabides. Sim, pelos cabides!
Devem ser todos iguais, permitindo que as peças penduradas fiquem todas na mesma altura. Assim fica super fácil de ver todas as roupas, sem que uma se sobreponha à outra, o que é muito comum quando se tem uma salada de cabides. Os mais fininhos (como estes da Cinthia na foto abaixo) permitem que você coloque mais peças lado a lado, enquanto os mais grossinhos aumentam essa distância (a vantagem desses é que dá pra ver melhor o que tem ali).

cabides_emborrachados
Para saias, adquira aqueles pregadores com silicone, que não marcam o tecido. Adesivos de silicone (foto acima) podem ser aplicados na altura dos ombros para que as blusas ou casacos não escorreguem.

Separe por tipos de roupa, depois por modelos e na sequência por cores. Por exemplo: camisas, depois camisas de manga longa, curta e sem mangas, mais folgadinhas e mais acinturadas, tons de azul.
Isso vale para qualquer peça, desde calças (flare, skinny, capri, jeans, sarja, viscose) até camisetas (de malha, seda, regatas, etc).

closet_malhas

Importante: nem toda peça pode ser pendurada em cabides. Atenção especial às roupas de malha e tricôs, que deformam no cabide. Devem ser dobradas e empilhadas.

.

E os sapatos ???

Mulheres são centopéias. Para visualizar todos os modelitos disponíveis ganhando espaço, guarde cada pé do par um de frente para o outro, com a sola para trás, de modo que o solado fique coladinho com o solado do modelo seguinte, como na foto abaixo.

sapatos

E as botas de cano alto ? 

Quem tem espaço pode deixá-las em pé, dentro da sapateira com jornal dentro. O jornal mantém o formato correto e ainda ajuda controlar a umidade que pode deixar o couro embolorado.

Se a bota for guardada com o cano dobrado ele vai ficando marcado com o tempo e o couro pode até rasgar.

Agora quem não tem espaço deve guardar num maleiro e descer somente na época fria do ano, pois essas ocupam espaço mesmo. Só nunca guarde nada de couro em sacos plásticos. Se o couro não “respira” ele embolora mesmo.
 arrumando_closet-botas

Nossa, mas meu armário é muito pequeno!

A primeira regra básica para quem tem pouco espaço é fazer rodízio de acordo com as estações. No verão guarde as peças de inverno num maleiro ou naqueles sacos à vácuo (que reduzem o volume das peças através da extração do ar), na casa da mãe, da sogra, enfim, tire aquilo que não vai usar do seu campo de visão.
Se uma peça está parada sem usar por mais de 1 ano, é porque não pertence mais ao seu momento de vida ou estilo. Passe adiante doando para algum

a amiga ou instituição de caridade. Aliás essa “limpeza” é um dos momentos da Consultoria de Imagem mais enriquecedores, pois ajudamos a cliente a identificar o significado de cada peça e a mensagem transmitida por determinada estampa, modelagem, tecido, etc.

Existem lojas especializadas em caixas organizadoras para bijouterias, cintos, lingeries e até sapatos (colocamos algumas abaixo). Quando eu, Carol, morei um tempo fora, não havia espaço para meus queridinhos e me virei super bem com essas sapateiras de pendurar.

E meus infinitos colares e brincos, como guardar?

A verdade é que se não deixamos nossas bijouterias expostas, não as usamos tanto.
Além das caixas organizadoras que mencionamos acima, outra opcão bacana para guardar colares é na porta do armário, por dentro. Podem ser aqueles ganchinhos prontos com fita auto adesiva. Além de visíveis quando for escolher a roupa, não embaraçam nem embaralham uns nos outros.
Muito cuidado ao deixar as peças no banheiro ou fora de caixas/armário, pois o contato com a umidade ou o ar faz com que oxidem mais depressa. Caixas com forro de veludo também não são aconselhadas, pois retém umidade.

Seguem alguns sites de lojas especializadas em produtos para organização de espaços:

www.lojaoz.com.br
www.casaeloja.com.br
www.utilplast.com.br

Ps da Cinthia…

Hoje vou utilizar meu espaço no post para mostrar como eu guardo alguns acessório. Começando pelas echarpes e cachecóis que são acessórios que eu amo muito e como podem ver, tenho vários

closet_cinthia_lencos

Como eu amo este tipo de acessório, gosto de te-los em diversas cores e tecido. Uso no verão e no inverno e sempre levo um na bolsa para não passar frio em com algum ar condicionado meio sem limite.

Coloquei ganchos bonitinhos e diferentes (Zara Home) na parte da parede que fica atras da porta e ao lado da lateral do guarda-roupa e aí eu deixo os lenços de seda no verão e os de lãzinha no inverno.

Os demais ficam em um dos nichos do guarda-roupa enroladinho para que eu possa ver a cor de todos e para que não amasse tanto quando se estivessem dobrados. Antigamente eu os guardava naqueles cabides próprios junto com as roupas mas achei esta forma melhor pois tenho alguns bem grossos.

Atras da porta fica a bolsa que estou usando no dia. O ganho é um de metal daquela linha da 3M que colocamos com adesivos.

closet_bolsas

Meus cintos eu guardo enroladinhos e dentro de uma gaveta do closet.

Já as bolsas não cabem no meu closet do quarto e ficam em um armário no corredor. Guardo todas as bolsas dentro dos próprios saquinhos de tecido para evitar que peguem pó, grudem umas nas outras, percam a cor ou a ferragem de uma machuque o couro da que estiver do lado. Na parte de cima eu guardo as menores e na de baixo as maiores.

arrumando_closet_bijoux

As bijoux estão espalhadas em 3 locais diferentes. Ao lado da minha penteadeira (clique aqui para ver o post dela) eu coloquei 3 ganchinhos da 3M, igual da bolsa aí em cima, em um tom de chumbo que fica quase da cor da penteadeira. Coloco os colares que mais uso pendurados ai e sempre passo um paninho neles pois a poeira estraga o metal. As pulseiras rígidas ficam em uma gaveta.

Em cima da penteadeira eu deixo este gaveteiro espelhado (Zara Home) e nele eu guardo anéis, pulseiras molinhas e mais colares.

Em cima do gaveteiro eu tenho um porta anel de elefantinho e uma mini banheira de metal com meus brincos. Ambos são da Umbra.

Viram como muito da versatilidade para coordenar looks vem da forma como dispomos as peças no guarda roupa?
Faça essa tentativa e depois venha nos contar como foi sua experiência!

Beijos, Carol e Thaís – facebook.com/DePecaEmPeca
Para ler todos os posts de Moda e Estilo que já foram postados, clique aqui e para saber sobre nosso serviço de consultoria de imagem, clique aqui.

de_peca_em_peca_assinatura


Sobre o autor

Editora e idealizadora do Makeup Atelier www.cinthiaferreira.com.br

Como acabar com o mofo em casa 6 fatos sobre a bolsa Lady Dior Cuidados diários para cabelos saudáveis Protetor solar o ano inteiro. Os benefícios de cuidar da pele Acessórios de luxo para deixar seu look mais “caro” Como fazer fivela de laço em couro Maquiagens Perfeitas Você realmente conhece o vitiligo? Faça sua caixinha para cosméticos Dior e o novo perfume sem álcool Upcycling NA MODA DE LUXO Sua pele pode mudar com o tempo Seu skincare está fazendo efeito ? Blush cremoso sem erro Como usar óleo facial no skincare Chega de coceira e irritação na cabeça SKINCARE | Prazer ou Obrigação ? Como usar brumas no skincare Micose nos pés: como pega e como evitar?