Menu
Moda

Moda e Estilo |Óculos de sol, como escolher os seus.

oculos-modelos_capa

Óculos de sol, um luxo necessário e incontestável
Render-se aos óculos… às vezes uma necessidade, em outros momentos um prazer, o fato é que sempre serão uma perfeita moldura para o rosto.
Mulheres devem usar e abusar dos óculos de sol. Além de maravilhosos e com muito estilo, escondem as olheiras e ruguinhas indesejáveis. Dão um super “up” na aparência naquele dia em que você não está afim de caprichar na maquiagem (Cinthia que me perdoe por esse comentário! rsrsrs). Podem ser clássicos, irreverentes, esportivos, e se a escolha for correta, deliciosamente joviais!
Para quem quer algo tradicional, a Cutler and Gross em Londres cria design de óculos para a monarquia e súditos há várias décadas.

Marcas mais famosas como Chanel, Versace, Dolce & Gabanna, Marc Jacobs, Dior e Miu Miu fazem suas coleções de acessórios de maneira diversificada para agradar qualquer tipo de mulher.

As novas linhas de óculos escuros trazem modelos clássicos, modernos e até um pouco bizarros. A tendência é cada vez mais colorida e chamativa, influenciada pela década de 80 e seus icônicos modelos espelhados, que permanecem fortes mesmo no inverno. Novas marcas tem surgido com óculos incríveis como Illesteva e Spektre, preferidos das it girls.

Quanto ao formato, os redondos ganharam força, mas os queridinhos seguem sendo os grandes e desproporcionais, que escondem boa parte das bochechas, e o eterno “aviador”, que adequa-se perfeitamente a todos os tipos de rosto. Especialistas dizem que lentes grandes proporcionam maior proteção contra os raios solares!!!

Mas como escolher o óculos perfeito para o meu rosto?
– Rosto Oval: o comprimento corresponde a uma vez e meia a largura. É um pouco mais fino na mandíbula do que nas têmporas. Normalmente a linha do cabelo é arredondada.
Sortuda! Praticamente todos os formatos de óculos ficam bons!

.
– Hexagonal: parecido com o oval, mas com linhas angulares nas têmporas, mandíbulas e maçãs do rosto. Aparenta ter seis lados retos. Assim como o oval, não possui limitações. No entanto, se quiser suavizar os ângulos, busque armações e lente mais arredondadas.

.
– Longo (retangular ou oblongo): é mais longo do que largo (diferente do oval, o comprimento corresponde a mais de uma vez e meia a largura). Aqui há 2 subtipos.

O retangular possui testa e mandíbula com a mesma largura, ambas mais quadradas. Já o oblongo possui mandíbula mais estreita e linhas mais arredondadas. A idéia aqui é encurtar o rosto. Aposte em modelos que acentuem mais a largura que a altura. Tente hastes decoradas ou em cor contrastante.

.
– Redondo: a largura é igual ao comprimento (se houver diferença, é muito pequena). O queixo e a linha do cabelo são arredondadas.
A armação não deve ultrapassar a largura do rosto. Modelos com linhas angulares vão dar mais harmonia ao rosto. Evite óculos redondos, muito pequenos, muito grandes, hastes chamativas e lentes claras ou espelhadas.

.
– Quadrado: a mandíbula, maças do rosto e testa tem a mesma largura. As linhas do cabelo e queixo são retas e a mandíbula angulosa.
A armação não deve ultrapassar nem ser mais estreita que a parte mais larga do rosto. Opte por modelos que suavizem os ângulos do seu rosto, como os levemente arredondados.

.
– Triângulo e Gota: a testa é mais estreita que a mandíbula.

O ideal é escolher armações um pouco mais largas que o maxilar ou igualmente largas. Modelos “gatinho” trazem equilíbrio para esse tipo de rosto. Hastes chamativas também funcionam bem.

.
– Triângulo invertido e coração: a testa é larga com mandíbula estreita. No triângulo invertido as linhas são mais angulares, enquanto no formato coração, o queixo é delicado.
Modelos que sejam da mesma largura da testa ou levemente mais estreitos são boas opções.

.
– Diamante: as maçãs do rosto são mais salientes, enquanto a testa e a mandíbula são estreitas.
O objetivo é disfarçar as maças do rosto salientes. Para isso, as armações devem ser mais largas acima da bochecha e mais estreitas na parte inferior, onde os óculos tocam as maçãs do rosto. “Gatinho” é uma escolha certeira.

  oculos-modelos_sport

Foto grande Oakley – modelo: 24-389, Marc Jacobs – modelo:MMJ 193/S  e  Rayban– modelo: RB 3025

Eu, Carol,  amo óculos de sol e não abro mão desse incrível acessório! Devo ter uns 8 modelos diferentes (confesso que esse é meu maior pecado de consumo!). Se eu fosse uma celebridade estaria feita! Porém, como sou uma pessoa comum, sou obrigada a tirá-los em ambientes fechados… se não fosse considerada uma atitude socialmente estranha, ficaria com eles até dentro do cinema! kkkk

Todos os modelos acima são mais esportivos. Mesmo tendo essa pegada mais despojada, misturo com produções mais arrumadinhas, pois curto a jovialidade que trazem!

carol_oculos_classicos

Foto grande: Gucci – modelo:GG 3165/S, Marc Jacobs – modelo:MMJ 296/S  e Prada – modelo:SPR 07O

Já os modelos acima são maiores e mais clássicos. O mais quadrado acentua meus ângulos, o que não me incomoda, mas certamente o modelo da imagem menor (à direita do quadrado) suaviza mais meu rosto. Já o da foto maior quase tapa minha cara inteira! rsrs

oculos-modelos_thais

1- Chloé , 2- Michael Kors,  3- Raybão (rs) da Forever XXI

A Thaís curte uns modelos mais tradicionais e neutros, para que não interfiram na escolha das roupas (ela AMA usar e abusar de cores mais intensas).

Ps da Cinthia…

Pois é meninas, assim como a Carol, eu sou viciada em óculos de sol. Tenho uma gaveta do closet cheia e sofro muito quando acabo me desfazendo de algum por conta de espaço.  Talvez por ter o rosto mais ovalado mesmo, acabo me dando bem com vários tipos de óculos e com isso a coleção só aumenta.

E concordo totalmente com o que a Carol disse acima, para mim também os óculos são os melhores corretivo. É o acessório mais do que perfeito em todas as minhas viagens já que depois de cansada e com pouco tempo para fazer um make legal, um bom par de óculos resolve tudo e deixa as fotos lindas ahahah.

Separei alguns modelos meus, que acabo usando mais, para mostrar para vocês e contar como eu faço as minhas escolhas. E para quem quiser ver, aqui eu fiz um post com meus óculos de grau.

oculos-modelos_DG

D&G – Modelo: 3047 – preto

Este é um dos que mais tenho usado nos últimos tempos. Além de achar que o modelo vai com tudo, eu troque a lente original por uma de grau e posso usá-lo quando estou sem lentes de contato. É um dos meus óculos oficiais de viagem e comprei em Orlando.  oculos-modelos_prada_gatinho

Prada – Modelo: spr 19M – preto

Amo modelo de gatinho e amo os gatinhos da Prada. Depois de viciar nos meus óculos de grau de gatinho, não resisti quando vi este e uso demais. Comprei em NY.oculos-modelos_prada_roxo

Prada – Modelo: SPR08L – roxo

Este foi um achado da última viagem. Quando a Prada lançou este modelo eu fiquei doida por este tom de roxo mas não encontrei em lugar nenhum. Acabei desencanando e algum tempo depois achei o bonito na loja Century XXI da NY pela bagatela de 90 dólares. Fiquei tão feliz que dei um gritinho de alegria. Certeza que a vendedora achou que eu era maluca ahaha. Ele tem a frente roxa e um degradê para o preto até chegar na haste preta.

oculos-modelos_tiffany

Tiffany’s – Modelo: TF4050 – preto com lateral azul

Este foi amor a primeira vista. Estava procurando um modelo grande com haste bem fininha e amei a lateral azul. O coraçãozinho prata na lateral deixa o modelo ainda mais charmoso. Amo demais.

oculos-modelos_gucci

Gucci – Modelo: GG2562/s – preto com lente bem clara

Um dos mais velhos que tenho em uso. Este foi outro que virou óculos de grau e um dos que mais usei em viagens. oculos-modelos_versace

Versace – Modelo: 4155-B – preto

Este é outro antiguinho que eu me apaixonei quando vi o anúncio e acabei comprando. Acho que é um modelo super clássico e fácil de usar. Os detalhes laterais também são bem delicados e bonitinhos.

oculos-modelos_cavalli

Roberto Cavalli – Modelo: Tesseo 379S

Quando comprei este estava procurando um par de óculos marrom (pois vocês viram que é raro sair do preto), aí dei de cara com este modelo do Cavalli com uma cobra totalmente perua na lateral. Eu adoro cobra e mesmo achando ele meio aparecido demais para os meus padrões, acabei comprando. O preto desta coleção é maravilhoso.

oculos-modelos_prada_dourado

Roberto Cavalli – Modelo: Tesseo 379S

Este retangular é mais para mostra uma fase de óculos escuros que passei. Eu gostava tanto deste modelo que tenho este que é marrom e dourado, um preto (óbvio) e um branco com prata (sim…branco que pelo visto está voltando a moda rs). Hoje em dia ele está guardado junto com outros esperando meu gosto mudar novamente.

Update: O batom que estou usando e algumas meninas pediram, é o #batommakeupatelier que mostrei AQUI.

Mas além da questão moda e estilo, não podemos deixar de lado a questão “saúde”. Um bom par de óculos deve ter boas lentes e uma proteção UV confiável. Felizmente hoje em dia até marcas mais baratas já tem lentes com uma boa proteção, então mesmo se quiser comprar um modelinho diferente e não quiser gastar muito, verifique as lentes. Existem óticas que possem aparelhinhos que medem a proteção UV.

Além de serem lindos, os óculos de sol são importantíssimos para saúde ocular e devem ser usados sempre que ficamos expostos ao sol. Seja na praia, nas ruas da cidade, na hora do exercício ou para dirigir.

Dúvidas? Sugestões? Mandem um email pra gente!
Beijos,

Carol e Thaís – facebook.com/DePecaEmPeca

Para ler todos os posts de Moda e Estilo que já foram postados, clique aqui.

de_peca_em_peca_assinatura

Sobre o autor

Editora e idealizadora do Makeup Atelier www.cinthiaferreira.com.br

Como acabar com o mofo em casa 6 fatos sobre a bolsa Lady Dior Cuidados diários para cabelos saudáveis Protetor solar o ano inteiro. Os benefícios de cuidar da pele Acessórios de luxo para deixar seu look mais “caro” Como fazer fivela de laço em couro Maquiagens Perfeitas Você realmente conhece o vitiligo? Faça sua caixinha para cosméticos Dior e o novo perfume sem álcool Upcycling NA MODA DE LUXO Sua pele pode mudar com o tempo Seu skincare está fazendo efeito ? Blush cremoso sem erro Como usar óleo facial no skincare Chega de coceira e irritação na cabeça SKINCARE | Prazer ou Obrigação ? Como usar brumas no skincare Micose nos pés: como pega e como evitar?