Menu
Moda

Óculos de grau | Como escolher a melhor armação para cada tipo de rosto

Usa óculos de grau ? Então saiba como escolher a melhor armação para cada tipo de rosto

Hoje em dia os óculos de grau ganharam espaço cativo no look cotidiano de muita gente. Cada vez mais pessoas abandonam as lentes de contato e assumem com orgulho seus óculos no dia-a-dia, do trabalho aos eventos sociais, independentemente da idade. Para muitos, trata-se inclusive de uma complementação visual fundamental.

Mas escolher as armações que mais combinam com seu rosto, sem abrir mão do seu estilo pessoal, não é mesmo tarefa das mais simples – e demanda tempo. É um erro crasso querer seguir tendências de moda sem considerar as características principais do seu próprio rosto e suas preferências estéticas.

Seja discreta ou exuberante, neutra ou colorida, grande ou pequena, o ideal é que a gente sempre procure optar pelo modelo de armação que nos deixe realmente à vontade e confortável, tanto física quanto esteticamente.

Escolha pela armação ideal depende de distintos fatores

Existem três regrinhas básicas que consultores de moda costumam utilizar na hora de orientar a escolha da armação “perfeita” para os seus óculos: a armação deve acompanhar a linha da sobrancelha; a ponte da armação deve ficar bem ajustada aos seu nariz; e o tamanho da armação deve ser compatível com a estrutura do rosto.

É claro que o aspecto primordial na escolha da armação ideal devem ser a qualidade e durabilidade da mesma. Óculos não são simples acessórios e a saúde tem que estar sempre em primeiro lugar.

Mas é importante também conhecer um pouquinho do que favorece – ou não – o visual geral para o seu tipo de rosto na hora de comprar uma nova armação.

Como escolher a melhor armação de óculos para seu tipo de rosto

 

ROSTO QUADRADO

Geralmente é valorizado por armações com cantos retangulares ou arredondados.
As armações com formato muito “reto” devem ser evitadas.

ROSTO RETANGULAR

É importante escolher uma armação que consiga equilibrar melhor as partes superior e inferior do rosto, como as redondas, ovais.
Armações mais estreitas também costumam funcionar.

ROSTO REDONDO

Favorecido por armações quadradas ou retangulares, que costumam “afinar” e equilibrar melhor as proporções do rosto.
Vale evitar os óculos arredondados.

ROSTO OVAL

Rostos ovais costumam ser considerados mais “democráticos” porque geralmente se ajustam com facilidade a diferentes formatos de armação.
Óculos retangulares e ovais costumam funcionar muito bem; mas é aconselhável evitar hastes muito baixas.

ROSTO DE CORAÇÃO

O chamado “rosto de coração” costuma funcionar bem com armações que tratam destaque para a parte de baixo dos óculos.
Experimente os modelos que são maiores na parte inferior, ou que contem com detalhes especificamente colocados nesta área.
Modelos mais estreitos também costumam funcionar.

Sobre o autor

Equipe redação MakeUp Atelier

3 Comentários

  • Helvia
    outubro 9, 2021 at 00:21

    Meu rosto é quadrado e realmente as armações puxadas tipo gatinho ficam ótimas ! Excelente!

    Reply
  • Fernanda Scheffer
    outubro 1, 2021 at 16:44

    Amo óculos e sempre tenho dúvidas do que mais combina com meu rosto, adorei as dicas, me ajudou atendei melhor e não errar mais. Muito obrigada

    Reply

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tudo sobre Estée Lauder Advanced Night Repair O melhor produto de Drunk Elephant | Lala Retro 3 Perfumes docinhos com toque Gourmand Como ter cílios curvados sem curvex Tudo sobre o BT Gloss de Bruna Tavares