Menu
Beleza / Saúde

Autocuidado | 7 passos para um Spa em casa de sucesso

Dicas para fazer spa em casa como se fosse em um hotel 5 estrelas

Lá se vão mais de 15 meses de pandemia, e 15 meses da gente se cuidando em casa – inclusive como ferramenta importante para manter nossa autoestima elevada, certo?
Depois de tanto tempo adaptando atividades de bem-estar e autocuidado sem sair de casa, é possível que para muita gente alguns desses rituais fiquem para sempre.
Mesmo que studios e spas reabram definitivamente e nós voltemos a frequenta-los – somente após a segunda dose da vacina e a maioria da população vacina, é claro! -, muita gente deve continuar fazendo sessões de spa em casa também.
Então que tal tentar repetir em casa, principalmente naquele sábado preguiçoso, alguns rituais e cuidados oferecidos por grandes spas mundo afora?

spa em casa
7 passos para um Spa em casa de sucesso

Confira aqui uma lista de atitudes e tratamentos para dar um up no nosso spa em casa e deixar corpo, rosto e alma mais radiantes no próximo final de semana:

1- Capriche no aroma ambiente

Assim como nos spas, nada como começar a sessão de cuidados em casa também com um aroma especial, que nos ajude a conseguir o que efeito “pós-spa” que pretendemos (relaxamento, revitalização, energia etc).

Utilize seu incenso ou vela favoritos para perfumar o ambiente utilizado para o spa em casa.

As velas da Jo Malone (tem aqui) são uma opção certeira para transformar sua casa em um spa de luxo. Os aromas são elegantes e elas duram muito.

2 – Som ambiente

Spa sempre se utiliza também de uma música ambiente baixinha para ajudar no processo de imersão da cliente ao momento de autocuidado.

Aqui vale a mesma regra do aroma: os chamados “white noises” costumam funcionar muito; mas escolha o tipo de música que te ajude a conseguir o efeito que você pretende nessa sessão de spa em casa.

3- Atenção aos pés

Independentemente de você decidir focar no corpo ou no rosto, uma coisa que a gente já aprendeu com os melhores spas do mundo (muitos deles instalados discretamente em luxuosos hotéis) é que o relaxamento na hora do spa começa sempre pelos pés.

Antes de mais nada, prepare um belo escalda pés, coloque nele seu óleo preferido, mergulhe os pés por uns minutinhos, massageie delicadamente para que o óleo seja bem absorvido e enxugue.

4 – Máscara para os cabelos

Otimização de resultados tem sido o princípio comum a muitos spas de luxo nos últimos anos. Os spas associados aos produtos ESPA Spa costumam aplicar a excelente máscara Pink Hair and Scalp Mud, porque ela trata a delicada pelo do couro cabeludo, frequentemente negligenciada por nós. Com vitamina C e argila vermelha, em 20 minutos ela trata o couro cabeludo e os cabelos ao mesmo tempo.

Se essa não for uma opção viável para você, vale aplicar sua máscara de cabelos favorita desde sempre e deixa-la fazendo efeito enquanto você cuida da beleza e do relaxamento do restante do seu corpo também.

As máscaras preferidas da Cinthia
  • Senscience Inner Restore Deep Moist – Máscara Hidratante (tem aqui)
  • Sebastian Dark Oil Máscara de Tratamento (tem aqui)

spa

5 – Máscaras para o rosto

As máscaras para o rosto são as grandes queridinhas do spa em casa! São fáceis de comprar, práticas para aplicar e, em poucos minutos, têm efeitos que podemos testemunhar visualmente de maneira rápida, mesmo nesses tempos em que não andamos frequentando esteticistas.

Nos spas mais premiados, muitas vezes esse tipo de máscara rápida é aplicado no rosto e fica fazendo efeito sozinha, enquanto a massoterapeuta começa a se dedicar ao corpo.

Algumas sugestões frequentemente utilizadas por spas luxuosos:

– La Maison Valmont DetO2x Facial: uma máscara super potente para hidratar, despoluir e oxigenar a pele em apenas dez minutos.
– Tata Harper Resurfacing Mask: Tata Harper é atualmente a queridinha de muitos spas internacionais. E sua máscara com BHA penetra rapidamente nos poros, liberando aquele “glow” natural que gostamos.
– One Ocean Detox Mask: marca sustentável queridinha de alguns spas, essa máscara é formulada com ingredientes marinhos para promover um detox completo da pele em apenas 15 minutos.
– La Prairie-s Cellullar 3-Minute Peel: uma máscara estilo “the flash”, fácil de aplicar, para pele mais radiante e “fresca” logo em seguida.

Algumas máscaras faciais preferidas da Cinthia para usar em casa
  • Aparelho Foreo UFO (veja resenha completa aqui) – perfeito para potencializar o efeito das máscara com aquecimento, resfriamento e luz de led
  • Máscara de coco (tem aqui) – altamente hidratante, esta máscara tem aroma de coco fresco
  • Máscara Abeille Royale da Guerlain (tem aqui) Melhor máscara para recuperar uma pele sensiblizada.
  • Máscara Hidratante Gel Express Aux Fleurs Sisley (tem aqui) Melhor máscara de luxo para hidratação rápida
  • Máscara Facial Biossance com Glicólico e Esqualano. (tem aqui) Perfeita para uma renovação celular em 5 minutos e tem um custo beneficio ótimo

como ter spa em casa

6 – Massagem corpórea

Hora de cuidar do corpo. O ideal é começar a sessão de spa em casa com um rápido esfoliante, para remover impurezas e começar o processo de renovar a pele. Depois, vale escolher seu produto preferido, seja ele em forma de óleo, creme de massagem, creme de tratamento ou mesmo gel crioterápico.

Use os movimentos das mãos (ascendentes, descendentes, circulares) não apenas para garantir que o produto seja bem absorvido pela pele como também para “despertar” ou relaxar o corpo (dependendo da intensidade de movimentos utilizada).

E importante: respeite o tempo mínimo ou máximo de permanência do produto no seu corpo, conforme especificado na embalagem.

Os óleos corporais preferidos da Cinthia
  • Óleo Tonic Clarins – tem aqui – Perfeito para tonificar o corpo e prevenir estrias. O cheiro mais perfeito de todos
  • Óleo Relax Clarins – tem aqui – Ótimo para uma massagem relaxante após um banho quente
7 – Banho relaxante

O “grand finale” do day spa costuma ser sempre um bom banho, seja ducha ou banho de banheira. Afinal, a água quentinha no corpo ajuda a relaxar e também a remover impurezas.

Aproveite para “incrementar” o banho ou ducha com produtinhos finalizadores, próprios para usar debaixo d’agua, tanto para corpo quanto para rosto e cabelo.

Que tal aproveitar as dicas e fazer uma sessão em casa neste final de semana ?

Sobre o autor

Equipe redação MakeUp Atelier

Como acabar com o mofo em casa 6 fatos sobre a bolsa Lady Dior Cuidados diários para cabelos saudáveis Protetor solar o ano inteiro. Os benefícios de cuidar da pele Acessórios de luxo para deixar seu look mais “caro” Como fazer fivela de laço em couro Maquiagens Perfeitas Você realmente conhece o vitiligo? Faça sua caixinha para cosméticos Dior e o novo perfume sem álcool Upcycling NA MODA DE LUXO Sua pele pode mudar com o tempo Seu skincare está fazendo efeito ? Blush cremoso sem erro Como usar óleo facial no skincare Chega de coceira e irritação na cabeça SKINCARE | Prazer ou Obrigação ? Como usar brumas no skincare Micose nos pés: como pega e como evitar?