Menu
A Casa Da Ci / Decoração

Decoração | Como manter plantas em apartamento

Não tem jardim em casa ? Aprenda dicas para mantes suas plantas em apartamento

Depois de mais de 15 meses direto em casa, muita gente virou “mãe de planta” e “pai de planta” na pandemia, certo? Mas manter com sucesso plantas em apartamento, muitas vezes em metragens pequenas, sem nenhuma área externa ou mesmo sem incidência de sol, não é tarefa fácil. Afinal, como manter plantas em apartamento?

Além de trazer mais “vida” à decoração e embelezar a casa em geral, ter plantas em casa nesses tempos de confinamento necessário é uma forma simples de ampliar o contato com a natureza e nosso bem-estar. Mas é fundamental ter em mente que plantas não são objetos; são serem vivos e requerem cuidados constantes.

PLANTA em casa

Como manter plantas em apartamento

Quanto mais iluminação natural, melhor; afinal, a luz natural, ainda que em curtos períodos do dia, é essencial para que plantas realizem a fotossíntese, independente do tipo. Ventilação também é fundamental; abra portas e janelas do cômodo pelo menos por algumas horas diariamente.

Mas é possível manter plantas bonitas em apartamento mesmo em cômodos pequenos e com baixa incidência de luz natural. O ideal é mantê-las a até 3 metros da janela. Inclusive folhagens cultivadas diretamente em água, que costumam ter ótima durabilidade e exigir mínimo esforço de manutenção. Nesse caso, é fundamental trocar a água no máximo a cada sete dias.

Para plantas cultivadas em vasos é necessário ficar sempre atento ao tamanho do vaso. Se a planta parou de crescer, pode ser porque o vaso tenha ficado pequeno e seja hora passa-la para um vaso maior. E é importante também repor o adubo em intervalos de 3 a 4 meses para folhagens e de 2 a 3 meses para as plantas com flores.

como cuidar de plantas

Plantas boas para manter em apartamento

Alguns modelos e espécies boas para apartamento, com ou sem grande incidência de luz natural, e que não costumam dar muito trabalho para manter:
* Ficus lyrata/figueira-lira
* Ráfia/palmeira-ráfis
* Costela-de-adão
* Espada-de-São-Jorge
* Lírio-da-paz
* Jibóia
* Samambaia
* Bromélia
* Cactos
* Suculentas

plantas para a sala

Que tal uma horta na cozinha ?

Fazer uma hortinha pessoal na cozinha também funciona bem – sobretudo se os vasinhos ficarem no peitoril da janela e receberem sol direto pelo menos em parte do dia. Crescem bem, e com pouca manutenção, alecrim, manjericão, tomilho, hortelã, cebolinha e salsinha.

Embelezam e perfumam o ambiente naturalmente, e dão muito mais sabor aos seus pratos.

Veja algumas opção de vasos para ter em casa:

 

Sobre o autor

Editora e idealizadora do Makeup Atelier www.cinthiaferreira.com.br

Como acabar com o mofo em casa 6 fatos sobre a bolsa Lady Dior Cuidados diários para cabelos saudáveis Protetor solar o ano inteiro. Os benefícios de cuidar da pele Acessórios de luxo para deixar seu look mais “caro” Como fazer fivela de laço em couro Maquiagens Perfeitas Você realmente conhece o vitiligo? Faça sua caixinha para cosméticos Dior e o novo perfume sem álcool Upcycling NA MODA DE LUXO Sua pele pode mudar com o tempo Seu skincare está fazendo efeito ? Blush cremoso sem erro Como usar óleo facial no skincare Chega de coceira e irritação na cabeça SKINCARE | Prazer ou Obrigação ? Como usar brumas no skincare Micose nos pés: como pega e como evitar?