Menu
All around me

“Meus dois centavos” sobre o desafio da foto sem maquiagem.

Estou meio atrasada com o tal assunto, mas somente depois de receber emails de leitoras, convites e saber mais do que se tratava é que digeri um pouco, a ponto de dar uma opinião sobre o rebuliço que deturpou o #StopTheBeautyMadness.

Como vocês sabem, eu passei quase um mês viajando e distante da maioria das assuntos da web, até que quando voltei, comecei reparar mais na hashtag e dar de cara com amigas aderindo ao movimento, tentando passar uma imagem positiva sobre o tal projeto que visa melhorar a autoestima das mulheres, dar um chega para lá nesta louca perseguição pela beleza inatingível que a tv e a publicidade nos cercam.

A principio eu pensei que fosse mais alguma campanha de alguma marca gringa, como muitos memes que aparecem por aí e não passam de publicidade escondida fazendo muita gente de besta. Mas não, o negócio é sério e infelizmente, como muita coisa séria que chega na rede, foi deturpado, alterado que acabou virando motivo de insultos e deboches de quem teve alguma boa intenção de ajudar outras mulheres.

Assim como o tal balde de água fria, que foi aderido por gente que queria mais aparecer na mídia do que fazer algum bem, a campanha das “sem maquiagem” acabou virando um joguinho besta com castigo para quem não fizesse. Ao mesmo tempo que ajudou algumas pessoas, deixou mulheres e meninas tristes por serem humilhadas com brincadeiras na rede.

Você tem uma revista ou um blog e quer ibope ? Coloque o título “Atriz/Modelo fulana de tal sem maquiagem”. Sim, infelizmente várias mulheres ficam enlouquecidas e se sentem bem vendo uma celebridade que considera linda, sem maquiagem, descabelada, acima do peso e cheia de celulite. Estou errada ? É inacreditável e triste de ver como o ser humano se sente melhor quando vê defeito nos outros.

Nestas duas últimas semanas eu recebi emails de leitoras que entraram na campanha por vergonha do desafio e excluíram a conta do Insta por receberem piadinhas terríveis, meninos tirando o sarro de meninas e pedindo para não usarem máscaras do dia das bruxas, gente PAGANDO para não entrar no tal desafio, meninas com menos de 13 anos orgulhosas por postarem foto “sem maquiagem” (oi ???) e por aí vai. Alguém acha bacana isso ?

Não sou ninguém para questionar o comportamento dos outros, mas eu só acho que o #StopTheBeautyMadness é muito além disso. Se a loucura das mulheres fosse só relativa a maquiagem, não teríamos adolescentes com depressão, se jogando em drogas e cometendo suicídio. O problema é mais embaixo meu povo!

Garotas fazendo plásticas arriscadas para se encaixarem em um padrão, grupos de meninas que arrumam táticas para não ter fome nunca, mulheres que, por não atingirem o padrão de corpo perfeito, exageram na comida como fuga, chegando em um sobrepeso que pode ser prejudicial a saúde. Enquanto isso, uma aponta a outra apresentando “defeitos”que não são defeitos, são só diferenças.

Ninguém aqui foi fabricado em uma forma de silicone em uma linha de produção para sair igual ao outro. Aliás, até batons feitos em forminhas apresentam diferenças. E se no caso dos batons, eles são descartados, no nosso caso são estas diferenças que nos tornam únicos.

Você pode ser loira tingida, ruiva natural, branquela, mulata, magrela, gordinha, baixinha, altona, peituda, sem bumbum, ter celulite, ter manchas na pele e ser linda do mesmo jeito. O que seria do azul se todos gostássemos do vermelho ???

Não está tão contente com o que vê, e acha que pode ser bacana mudar ? Melhore de forma saudável e para agradar o seu gosto pessoal e não do carinha que você dá bola e que não merece nem um fio dos seus cílios postiços.

As pessoas têm que começar olhar para a própria imagem refletida no espelho e tentar chegar no seu melhor e não querer o corpo da amiga, o cabelo da apresentadora, o bumbum da blogueira. Tenho certeza que esta mesma princesinha perfeita tem seu bad hair day e já desejou alguma coisa diferente na vida. Mas ao mesmo tempo, não adianta a menina ter o rosto cheio de espinhas (que a incomodam demais) e ser obrigada a não fazer nada, sendo que este é um problema tão simples de camuflar ? Adianta eu, que tenho vitiligo, abrir mão da maquiagem (que é uma coisa que eu amo) e tentar viver de cara lavada sendo que uma simples base ou corretivo me deixam mais feliz e confiante ?

A maquiagem foi apenas o assunto que usaram para trazer a tona um problema que está cada dia mais comum e parece que muita gente não entendeu. Não se trata de um desafio de quem é mais gatinha sem maquiagem não!! Temos que nos sentir bem! E não fazer o outro ficar bem. Se você ama maquiagem completa, use, independente de alguém falar algo. Se você não liga para nada disso no dia a dia, não use e assim por diante. Não se obrigue a fazer ou não fazer algo para agradar outra pessoa que não seja você.

Quem ainda não leu, dê uma olhadinha neste post, pois a minha opinião a respeito continua a mesma.

Não adianta postar fotinho sem maquiagem e deixar de dividir a sobremesa com o namorado pois está com medo de engordar 5 kg comendo um pedacinho de bolo, não adianta postar foto sem maquiagem, se deixa de ter vida social para se matar 5 horas por dia na academia, não adianta postar foto sem maquiagem se você nem precisa de maquiagem para se sentir melhor e fica rindo da vizinha que tem a pele bem pior que a sua.

Senão, daqui a pouco, terão que inventar um #sembotox #semmegahair #semmodeladordecintura #semacademia #semwayprotein #semdentadura e por aí vai…

Eu sempre digo que o ato de se maquiar, de cuidar da pele, do cabelo, é um momento só seu. Sou totalmente contra quem usa qualquer artifício cosmético para se tornar outra pessoa, mas acho que a maquiagem saudável traz benefícios muito maiores do que uma simples colorida no visual. Uma mulher que perde um tempinho para se cuidar, fica mais confiante. Mesmo aquelas que nem ligam para make, podem se sentir mais poderosas com as unhas bem pintadas. Os minutos que você se dedica ao seu corpo, refletem na sua mente.

sem_make

A minha foto está aqui para mostrar que todos podemos ter defeitos e nem por isso precisamos ficar felizes com eles e sair mostrando por aí algo que nos incomoda. Um mês de sol diário e mesmo usando protetor 60 todos os dias, duas vezes por dia, fiquei assim. A maioria das minhas manchas de vitiligo, que quase não aparecem normalmente, acenderam, e no lugar das minhas antigas olheiras roxinhas, tenho manchas brancas abaixo dos olhos, seguidas logo abaixo de uma pigmentação bem mais escura que a pele normal, coisa que o vitiligo proporciona. E para deixar tudo mais claro, parei de passar o autobronzeador que uso para esconder a mancha da testa e das sobrancelhas (contei como eu faço aqui) e aí está. Sem maquiagem, sem filtro, com a luz da minha penteadeira e com as minhas sardas e manchas de vitiligo. Me sinto melhor maquiada ? Óbvio!!! Poderia sair de casa sem maquiagem se estivesse afim ? Claro que sim. Vou deixar de usar maquiagem algum dia na semana para agradar alguém ? NÃO! Estou deixando de me amar mais por conta disso. Não. Vou mudar minha personalidade saindo de casa sempre com maquiagem ? Não. Então assim será, doa a quem doer. Concordem comigo ou não.

Amo maquiagem muito antes de ter vitiligo e continuarei amando mesmo se algum dia eu não tiver mais as manchas. Ao mesmo tempo que tenho estas manchas chatas, tenho uma pele boa e passei uma adolescência sem espinhas. Tudo na vida tem um lado bom e não precisa ser perfeito para funcionar do jeitinho que deve ser.

make_sem_vitiligo

Além do rosto eu tenho manchas nas mãos e agora com o sol, estão maiores do que nunca pois eu lavo as mãos o tempo todo na viagem e não lembrava de reaplicar o protetor sempre.

Dou bola para isso ? Eu não. Não passo nada além de protetor solar, não me incomodo e não dou a mínima quando alguém olha. Se eu amo sair de base, blush e olhos maquiados, as manchas das mãos estão ali para me lembrar que não posso tomar sol, tenho que me proteger e que eu sou a Cinthia Ferreira e tenho muitos defeitos, mas também tenho muitas qualidade.

Então, parem por favor com a auto punição de não ser a Barbie, mas não entrem na neura de se adequar a um desafio inventado só para fazer a turminha feliz. Seja você, cuide-se, ame-se.

Agora no lugar do #SemMake, #SemFiltro, #ComVergonha #QueroMatarABruxaQueMeDesafiou, #SoFezIssoPqTemInvejaDeMim, que tal um #EuMeAmoAssim #MaquiadaEFeliz ?

E quem tiver um tempinho (e a ajuda do google tradutor) entre no site www.stopthebeautymadness.com e vejam que é muito mais do que uma simples e boba maquiagem e jamais deixem se levar por padrões de beleza que alguém criou.


Sobre o autor

Editora e idealizadora do Makeup Atelier www.cinthiaferreira.com.br

Esfoliante corporal Revê de Miel Nuxe Dica para aplicar blush sem pincel Dor nas costas na hora do trabalho ? Alongue-se Os estilos de “Emily In Paris” O que causa a queda de cabelo ?