Makeup

Você tem medo de ficar mais bonita ?

Faz um bom tempo que tenho vontade de tocar neste assunto por aqui e sempre acabo esquecendo. Mas agora pouco um telefonema me fez deixar a resenha de hoje para o próximo post e escrever um pouquinho sobre o medo de usar maquiagem.

Ao contrário do que muitas devem pensar, eu tenho sim muitas amigas que não são doentes por maquiagem como eu e pior do que isso, tenho amigas que não usam maquiagem pois tem vergonha.

Já cansei de ouvir amigas e leitoras dizendo que não usam maquiagem no dia a dia com medo de que alguém perceba que ela se maquiou. Isso mesmo, não deixam de usar porque não sabem, mas  não usam por vergonha mesmo.
Mas espera aí ???? Você investiu em produtos, gastou tempo na frente do espelho, está linda e radiante e tem vergonha de que alguém perceba isso ?

Pois é, assim como muitas mulheres que já usam mil itens de maquiagem tem vergonha de sair de casa com batom vermelho, outras tem medo de usar base, máscara de cílios e qualquer outro produtos que  que saia do básico. Mas ao contrário do que podemos pensar, elas não tem medo de não saber passar ou não combinar as cores, o medo é de parecer que estão maquiadas.

Leitora: “O que o pessoal do escritório vai pensar se me ver chegando com base, blush e rímel ?”

O pessoal vai pensar que você está bonita e se preocupa com a própria aparência. Claro que pode rolar uma brincadeira (ou invejinha) do tipo: “Vai para festa direto ? ou “Vai encontrar alguém ?”, mas isso só acontece nos primeiros dias, depois garanto que as colegas darão mais atenção a própria nécessaire.

A tecnologia mudou e os produtos não são mais como antigamente. As bases líquidas não ficam iguais os antigos Pan-Cakes. Ninguém precisa colocar um centímetro de produto para ficar com a aparência mais bonita ou perder uma hora na frente do espelho diariamente.

Não estou aqui criando monstros nem mulheres que não saem de casa por nada se não estiverem maquiadas, mas tentando fazer você que está lendo, ou aquela sua prima que tem muita vontade mas morre de vergonha, tentar ousar um pouquinho e perceber como este cuidado diário vai te deixar mais “up”.

Já ouviu o pessoal falando que a fulana se da bem na vida porque é bonita ? O que acontece é que se a pessoa está bonita ela se sente mais confiante, se ela se sente mais confiante fica mais segura para tomar atitudes e decisões e com isso acaba conseguindo o que quer. E não estou falando em ficar bonita para os outro não, mas ficar bonita para si própria.

Não precisa ter 50 produtos, não precisa ter produtos importados, não precisa ter uma palette com um milhão de cores e não precisa fazer um mega curso de auto maquiagem. Basta usar o que tem vontade sem sem ter medo de “Estar maquiada”. Vamos usar 3, 5….10 produtos.  Olhar no espelho, se achar linda no dia a dia e não ter vergonha se os outros vão enxergar que você está maquiada.

E ninguém aqui está falando de sair de casa diariamente feito uma Drag heim ! Maquiagem bonita não quer dizer exclusivamente maquiagem colorida. Eu mesma ando super maquiada e raramente uso cores chamativas no dia a dia. Se o seu trabalho é mais sério você não vai usar uma mega sombra vermelha, mas você pode estar com uma bela pele, blush bem aplicado e sombras neutras e matificadas.

Então amanhã quando você acordar e for se arrumar para o trabalho, separe 10 minutinhos a mais, pegue aquela base que você só usa em festa, um blush cor de saúde, uma boa máscara de cílios, uma sombra discreta um pouco mais escura que o tom da sua pele para marcar o côncavo, um batom bonitão e vá confiante. Vamos ver se com uma semana desta rotina você terá vergonha de se sentir bonita todos os dias.

E se alguém lhe perguntar porque você está arrumada deste jeito, diga que você cansou de ficar bonita só em festas e quer ficar bonita todos os dias.

(E se sentir uma pontinha de inveja vindo de quem perguntou, passa o endereço aqui do blog que eu tento amansar a fera rs.)

.

 

You Might Also Like...

  • Amanda
    julho 17, 2012 at 11:20 am

    Que post lindo, Ci! Parabéns!

  • Maria Clara
    julho 17, 2012 at 11:33 am

    Adorei, Ci!!

    Engraçado vc falar em ficar bonita todos os dias e não apenas em festas.
    É exatamente isso! Há uns 6-7 anos fiz uma viagem com o pessoal da faculdade e me maquiava todos os dias pela manhã. Gostava tanto de me ver ao longo do dia com as olheiras melhoradas, uma corzinha nas bochechas, os cílios mais bem definidos; e pensei “Uai (mineira), vou fazer isso td dia!”.

    E como vc mesma disse, pouca coisa já muda muito o visual! Uso super pouco: hidratante com FPS ou protetor mesmo + corretivo + pó + blush + máscara incolor na sobrancelha e pretinha nos cílios + lápis marrom borradinho nos cílios inferiores. A-PE-NAS. E saio gata! kkk

    Claro que em alguns dias acabo saindo mesmo “sem dignidade” (como diz a Marina/2beauty), mas é inegável que nos sentirmos bonitas nos deixa mais confiantes e seguras!

    Ah, fiquei curiosa sobre o telefonema… a pessoa estava com vergonha de se maquiar para sair!? =)

    bjinhus

    • Cinthia Ferreira
      julho 17, 2012 at 9:50 pm

      Ta vendo ;) E tem um montão de casos iguais aos seus. Outras que so pq casam ou namoram sério param de ligar e não se arruma mais Isso é mais comum do que parece.
      E tem que sair gata mesmo e com dignidade..ahahah Adoro a Marina ;)
      E é uma amiga que ama se maquiar mas fica com vergonha e tira tudo na hora de sair com medo do que vão falar.
      Mas já dei um chacoalhão nela ahahah
      Bjs

      • Maria Clara
        julho 18, 2012 at 12:34 pm

        Isso msm, Ci, chacoalhão “nazamigas”! kkk

        Mudando um pouquinho o assunto…
        Que coisa MAIS LINDA esse batom da Kat Von D que está numa fotinha do seu Instagram!! Amei muito! Sabe me dizer qual é?

        Entrei mesmo na onda dos batons escuros de acabamento sequinho. Estou usando muito o Perpetual Flame (é muito interessante esse prolongwear, né, cremoso qnd passa e depois fica sequinho) e encomendei um Ruby Woo e um Dragon Girl.

        Acho que por ter a pele muito branquinha e os cabelos escuros, os batons assim realçam mais a “brancura” dos dentes. E pensando que namorado terminou cmg (triste, MUITO triste), preciso ainda mais, nesse momento, me sentir bonita e poderosa novamente!!! =)

        Adoro tanto o blog, Ci, vivo comentando… iamgino que sejam milhõõões de pessoas que o fazem sempre e receber o carinho de quem, dessa vez, nos lê, é muito gratificante!

        bjão

        • Cinthia Ferreira
          julho 18, 2012 at 2:18 pm

          Nossa…aquele batom é incrível. Farei um post com fotos que eu fiz pois estou louca para comprar um.

          Amo muito estes tons de vermelho e acho que dão um up total no visual.
          E sobre o fim do namoro, o que é para ser será viu ;) Se vc soubesse o que já passei por conta de ex e superei, nossa…se tivesse que escrever aqui sairia um livro…juro. Tem que ficar linda e confiante para vc, o resto é consequência.
          Aproveita este momento e cuide de vc. Corte o cabelo, teste makes diferente e faça o que der na telha sem pensar em agradar mais ninguém além do espelho.
          Bjs e vamos que vamos ;)

          • Maria Clara
            julho 18, 2012 at 4:08 pm

            OMG, como pode uma pessoa que não é minha amiga “de verdade” escrever tão bem a coisa certa!?

            Estou super triste com o término, afinal, foram 8 anos e meio juntos. Não sei sua opinião sobre crenças, mas o fato é que tenho encontrado muito conforto nas minhas orações.

            Com certeza ficarei focada em mim, Ci, meu bem-estar; mente, coração e visual (rs) prontos para o que for melhor para mim, o que Deus mandar eu tô topando!!

            Oh, vou aguardar an-si-o-sís-si-ma pelo post do batom da Kat Von D!!! Publica logo, hein!? kkkk

            Ah, e falando em volta por cima, sabe o que eu resolvi, já de cara? Viagem com as primas a NY, tudo, né!? Vamos em outubro (nunca fui).

            bjão, querida!!!

            • Cinthia Ferreira
              julho 18, 2012 at 5:16 pm

              Acho que por ter passado por algo parecido talvez ;) . No meu caso foram 12 anos no total, pois comecei a namorar com 13 :(
              Mas digo por experiência própria que Deus escreve certo por linhas tortas. Eu e meu atual marido estamos juntos há 7 anos e me considero a pessoa mais feliz do mundo. Se eu não tivesse passado por tudo que passei, talvez nunca teria casado com ele. Portanto hoje posso considerar que foi a melhor coisa que me aconteceu.
              Reze sim e não deixe a vida passar enquanto a dor não vai embora. Viajar é a melhor coisa que vc pode fazer mesmo. É tão incrível passear, ver gente nova, conhecer uma cultura diferente, que vc voltará outra pessoa. Quando tiver com a cabeça cheia, busque blogs de viagem e comece anotar todas as dicas da cidade, é um remédio e tanto vc vai ver. E se puder ajudar com alguma dúvida estamos aí.
              Sobre o batom, pode deixar que farei sim, aí vc já volta de NY com o seu ;)
              Bjs

  • Andressa
    julho 17, 2012 at 11:35 am

    Muito bom o post!
    Quando eu entrei na faculdade (2008) eu não usava nada de maquiagem! Então depois de um tempo comecei a ler vários blogs e devagar fui acrescentando alguns itens no meu dia a dia: primeiro eu usava só gloss e depois adicionei rímel também, blush e em alguns dias eu usava batom. A coleção foi aumentando e ás vezes eu corrigia as manchinhas com um corretivo. O último item que passei a usar foi o lápis de olho marrom e aí percebei que as pessoas me olhavam diferente e fiquei com vergonha mas continuei assim. Hoje estou muito relaxada e desanimada pois levanto 5h50 pra ir trabalhar e pareço um zumbi. Preciso tomar vergonha na cara novamente! rsrsrs

    Adorei o post!

    beijão

    • Cinthia Ferreira
      julho 17, 2012 at 9:52 pm

      Pois é Andressa, um simples lápis faz mesmo uma super diferença.
      E ninguém merece acordar este horário mesmo. Mas nada lhe impede de levar uns itens básico e aplicar no caminho ou no banheiro quando chegar ;) Vai passando um pouquinho por fez que até o almoço estará gata..rs
      Bjs

  • Raísa
    julho 17, 2012 at 11:43 am

    Otimo post !

  • Luciana
    julho 17, 2012 at 11:45 am

    Totalmente pertinente o assunto! Eu sou uma dessas que morre de vergonha. Coisas que já escutei: “Nossa! Ela está passando batom pra quê? Ela quer é chamar a atenção!” Ou: “Os homens mentem, as mulheres passam maquiagem!” Ou: “Maquiagem=Vaidade=Futilidade=Deus não gosta.” Ci,HELP!

    • Cinthia Ferreira
      julho 17, 2012 at 9:46 pm

      Pois é, o povo fala meeesmo. Mas depois que vira rotina ninguém da mais bola sabe. Sempre vai ter alguém para te chamar de fútil, como fazem comigo rs, mas não ligue q as pessoa só infernizam quem da bola.
      Pare de ligar que um dia o povo cansa ;) Eu não estou nem aí quando falam alguma coisa..rs

    • Maria Clara
      julho 18, 2012 at 12:38 pm

      Cruzes, meninas!!! Deus não gosta é de gente mal-humorada, que não se ama e fica tentando acabar com a auto-estima alheia!!! Credo!!!

      Ainda bem que nunca ouvi essas coisas…
      Mas não se deixe intimidar, hein!?

      • Patricia
        julho 18, 2012 at 2:24 pm

        Pois é, né? Que coisa horrível esse negócio de dizer que mulher não pode usar maquiagem pq Deus não gosta! Por amor de Jesus Cristo, Deus não se importa com essas coisas, Ele não vê o exterior, Ele vê o coração!! Eu sou crente e uso maquiagem colorida para sair, ir para faculdade e até para ir à igreja! Não há nada de errado nisso, Deus não gosta é de inveja, fofoca, divisões entre os irmãos…
        Beijos!

  • Luciana
    julho 17, 2012 at 12:19 pm

    Ci..Outra coisa que passa pela minha cabeça é querer disfarçar cansaço, pois por dentro você está cansada, chateada (você viu o video da LisaEldridge?) e quer parecer linda por fora. Se você falar pro chefe ou pro marido que está cansada (pra ele perceber que está ‘abusando’ de você ou que a vida está corrida) ele vai olhar na sua cara e dizer: “Mas você parece tão bem!”…Será que viajei demais nessa? haha

    • Cinthia Ferreira
      julho 17, 2012 at 9:47 pm

      ahhahah achei engraçado rs. Mas olha, até eu que não vivo sem make aparento quando estou cansada viu. Tem horas que nem corretivo dão jeito. E posso até parecer cansada, mas tento me manter bonitinha rs

  • Débora Lauton
    julho 17, 2012 at 12:25 pm

    Nossa, adorei o post… sabe que eu conheço várias pessoas assim também??
    Até pouco tempo atrás eu não me maquiava, não sabia, seguia uma religião que não permitia e até tinha pouco interesse… mas aí comecei aos poucos, fui assistindo vídeos, lendo sobre o assunto e hoje sou totalmente viciada…
    E sabe o que eu notei?? As minhas amigas e as mulheres que trabalham comigo passaram a investir mais na maquiagem… antes era normal todo mundo vir trabalhar de cara lavada… hoje é raro quando uma aparece sem nem um batonzinho… logo, estão todas mais bonitas… e beleza contagia, né??

    beijos,

    • Cinthia Ferreira
      julho 17, 2012 at 9:01 pm

      Tá vendo…é isso mesmo. É só uma vencer o preconceito e começar, que depois de um tempo contagia geral.
      Delícia ver todo mundo bem arrumado e se sentindo para cima ;)
      Cara lavada é para quem curte mesmo e não para quem tem medo de ousar.
      Bjs

  • Patricia
    julho 17, 2012 at 12:26 pm

    Adoreeeeeeeeeeeiii!! Ótimo texto!!! Vc acredita que já uso maquiagem há mais de um ano e ainda sinto um pouco dessa vergonha que vc falou? Mais sabe o que faço? Saio de casa mesmo se estiver sentindo vergonha!! Acho que é o único jeito, ir de encontro ao que vc tem medo, só assim vc consegue superar. Outra coisa que me ajuda é pensar que a maioria das pessoas não repara que vc está realmente maquiada (salvo as muito observadoras ou pessoas muito intimas), a maioria só vai ver que vc é bonita! Vc acredita que já ouvi gente dizendo que só usa maquiagem em festa, pq se usar no dia a dia, na festa não vai ter diferença e ninguem vai achar que ela está bonita??!! Gente que absurdo! Já começa que maquiagem de dia a dia é diferente de maquiagem de festa. E com certeza não só vão achar que vc está bonita como vão achar que vc É uma pessoa bonita, diferente da que só se maquia em festa, que as pessoas vão dizer que ela só está bonita naquele momento, mas que nas situações normais é feia e acabada. Qual imagem vc quer passar: que é uma pessoa bonita naturalmente ou que é feia e quando usa maquiagem em uma festa (sim se vc só usa maquiagem na festa, as pessoas vão perceber isso) fica bonita?
    Não estou querendo que ninguém fique escrava de maquiagem e nem dizendo que sem maquiagem a gente fica feia, acho que se a pessoa se sente bem e bonita sem, está ótimo! O ruim é quando a pessoa quer se maquiar mas não o faz por medo, aí não dá né!
    Parabéns Ci, adorei sua abordagem!
    Beijos!

    • Cinthia Ferreira
      julho 17, 2012 at 8:59 pm

      Obrigada Patricia, eu que agradeço o seu comentário.
      E isto de usar só em festa para ser um elemento surpresa eu nunca tinha ouvido não..rs Cada uma né ? É é isso mesmo, não curte se maquiar não tem problema, mas amar e não fazer por medo está totalmente errado.
      Mas estamos lutando pelo fim do auto preconceito ;)
      Bjs

  • Liana
    julho 17, 2012 at 12:44 pm

    Eu não comento nunca mas me super identifiquei hoje e precissava comentar!!
    Eu já varias vezes deixe de me maquiar pelo “que vão pensar”. Sou engenheira e trabalho numa fabrica com pouquisimas mulheres. Por muito tempo pensei qeu se me arrumava muito não me iriam respeitar por minha condição de engenheira e iriam achar que era uma “lindinha”. Que insulto ne?? rsrs
    Mas numa profissão com tantos homens onde uma mulher sempre tem qeu demonstrar mais para mim fazia sentido.
    Mas com o tempo començei a perceber como mudava meu astral durante todo o dia quando me sentia bonita… fazia toda a diferença. E vi que não precissava vir trabalhar “feia” para ser respeitada…
    Pena que aprendi isso com 33 anos mas ainda penso duas vezes antes de colocar sombra de manhã.
    Adorei o seu post!

    Beijos

    • Cinthia Ferreira
      julho 17, 2012 at 8:54 pm

      Ta vendo Liana. É mais comum do que imaginamos encontrar mulheres que pensam exatamente como vc.
      É muito complicado este preconceito no trabalho, mas acho que vencê-lo e provar que vc é tão inteligente como bonita e bem arrumada é uma vitória em nome de todas as mulheres que passam diariamente por isso.
      E independente da idade, ainda bem que vc aprendeu e agora tira proveito disso.
      Bjs e bem vinda nos comentários.

  • Camila Figueiro
    julho 17, 2012 at 1:16 pm

    Ótimo post! O que mais gostei foi sua precisão em citar os três itens mais temidos por algumas mulheres: Batom vermelho, base e máscara de cílios!
    Vencer esse tabu certamente é um grande passo para ficarmos cada vez mais bonitas!

    • Cinthia Ferreira
      julho 17, 2012 at 8:51 pm

      Obrigada Camilla. Mas eu juro que não entendo pq as mulheres tem tanto medo de base né rs
      E bora para frente. Enquanto o make ajudar a embelezar ainda mais estaremos tentando.
      BJs

  • Marcia
    julho 17, 2012 at 1:41 pm

    Ah eu só me maquiava para sair a noite. Hoje uso um pouco todo dia. Geralmente depois do protetor solar, um poco de pó ou base, sombra e baton. Posso até sair sem máscara, mas sem sombra jamais. As vezes jogo uma cor colorida sim, e as pessoas notam. Mas deixaram de se incomodar e eu amo usar coisas coloridas (mas com discrição, sombras coloridas viram delineador, um côncavo marcado e bem esfumado). Batom vermelho é o meu próximo desafio. Uso muito para noite, mas ainda não fui trabalhar com um.

    • Cinthia Ferreira
      julho 17, 2012 at 8:50 pm

      É isso aí Marcia, tenho certeza que você se sente muito melhor estando bonitona no dia a dia.
      Acho que quando acostumamos com este ritual, fica até estranho andar sem nada depois rs
      BJs

  • Viviane
    julho 17, 2012 at 2:40 pm

    Cinthia,
    Este post mostrou muito de vc como mulher, como ser humano e com certeza fez muitas de nós nos identificarmos… Amo maquiagem, adoro me maquiar, mas no dia-a-dia acabo deixando de lado, justamente pelo motivos que vc colocou e ainda ressalto também, que no meu caso é aguentar o marido falando que estou ficando bonita demais e que não é pra ele…. e NÃO É MESMO… é pra MIM…..
    Vou colocar como rotina este hábito de ficar mais bonita todo dia…
    Obrigada…. seu post já espalhei para todas as mulheres que são especiais como vc!!!!

    • Cinthia Ferreira
      julho 17, 2012 at 8:48 pm

      Obrigada Viviane ;)
      Infelizmente ainda rola esta coisa de ficar bonita para os outros mesmo. Mas isso é no começo, depois que vira parte da rotina já sabem que vc estará sempre bonita e pronto ;)
      Começa sim e daqui um tempo vamos conversar para saber o que mudou ;)
      Bjs

  • Kátia Rodrigues
    julho 17, 2012 at 3:19 pm

    Não tenho o hábito de comentar, mas pra esse assunto eu senti a necessidade de me manisfestar.
    Somente ano passado comecei a usar maquiagem para ir à faculdade, ainda que somente corretivo, batom e rímel (não consigo falar máscara haha)… Esse ano já incorporei um protetor solar com cor, que não se equipara a uma base de fato, mas já funciona muito bem pro meu propósito. Às vezes, quando me sinto mais confiante, até arrisco um blush.
    E não é que eu nunca tenha tido interesse em maquiagem ou nada do tipo. Pelo contrário, sempre gostei de saber das novidades desse mercado e sempre admirei as mulheres que se maquiavam e que deixavam isso notório, fosse com um blush ligeiramente mais acentuado ou com uma generosa camada de gloss. E era perceptível como essas mulheres emanavam uma auto-confiança incrível.
    Na cidade onde eu moro e onde eu estudo, percebo que poucas mulheres lançam mão da maquiagem se não por motivo de trabalho ou de alguma ocasião mais especial (às vezes, nem isso); vejo até que muitas, ao usarem algum produto que se destaque mais se sentem desconfortáveis e até um pouco constrangidas por isso, talvez com vergonha do julgamento alheio.
    Esse post deveria ser lido por muitas e muitas mulheres que sentem, como eu sentia, receio de esconder o que não é legal e de destacar o que há de melhor em si.
    Ter percebido que eu deixava de me sentir melhor comigo por medo de como as pessoas iriam me encarar me fez uma diferença danada. Ter passado por cima do receio de usar maquiagem e de me sentir mais bonita me fez perder o medo de arriscar e me deu segurança até pra outros aspectos da minha vida. Pode parecer bobagem, mas é a mais pura verdade.
    A maquiagem não é muleta pra que a gente só se sinta segura com ela, mas que é um bálsamo pra nossa auto-estima pra a nossa relação intra-pessoal, isso é.
    Beijo, Cinthia =*

    • Cinthia Ferreira
      julho 17, 2012 at 8:34 pm

      Obrigada Kátia, que bom que gostou.
      E é bem o que vc disse, muitas mulheres só usam produtinhos em ocasiões especiais mesmo.
      E a questão da segurança é bem isso mesmo, o que pode ser chamado de futilidade é uma bela injeção de ânimo ;)
      BJs

  • Karine Costa
    julho 17, 2012 at 3:31 pm

    Ci hj msm pensei nisso qdo me maquiava de manhã, passo 19273648 produtos pq GOSTO e me sinto mto bem no final desse processo todo.
    Acordei com uma mega espinha vermelha, 1ª reação ao lavar o rosto- Depressão total =) e dps qdo terminei o make olhei de novo e falei:
    -Deus abençoe o criador da maquiagem… hahahaha !!! Fiz uma mini festinha interna e sai de casa mto + feliz !!!
    Acho que as pessoas deveriam cuidar mais das próprias vidas e deixarem as outras em paz !!!

    Bjs

    • Cinthia Ferreira
      julho 17, 2012 at 8:32 pm

      Não é ??? Make é vida rsrs. E com certeza estes cuidados diários que temos com nosso visual melhoram muito nossa auto estima.
      E de maneira geral se cada um se preocupasse com a própria vida o mundo seria bem mais bonito.Bjs

  • Flavinha
    julho 17, 2012 at 7:16 pm

    Antes eu tinha medo de “estar maquiada” não pelo fato de estar mais bonita, mas sim pq iam ficar fazendo comentarios. Ai um dia desencanei e decidi usar make sempre. E fizeram comentários sim, só que depois pararam! Hoje eu tenho medo quando não estou maquiada hehehehe

    • Cinthia Ferreira
      julho 17, 2012 at 8:30 pm

      Viu…rsrs é isso que eu falo. Um dia todas as mulheres perderão a vergonha ;)

  • Nathália Farias
    julho 17, 2012 at 8:50 pm

    Ci parabéns pelo post. Sério não é à toa que sempre comento com minhas amigas e leitoras que você é uma das blogueiras que mais gosto. Poucas teriam coragem de ter feito um post sincero e bonito assim.
    É por isso que você consegue sempre se destacar entre essa avalanche de blogs de beleza que surgiram. Você é única e consegue passar isso para todas nós.
    Parabéns mais uma vez :)

  • Nine Copetti
    julho 17, 2012 at 8:59 pm

    Ci!!! Amei demais a maneira como tu colocaste esse assunto no post! Eu raramente me maquio, é antissinais, protetor solar, rímel e batom, e já acho muito, morro de vergonha de parecer uma palhacinha se fizer mais que isso!

    As poucas vezes que ousei numa base e blush, os comentários no trabalho até foram bem queridos, mais brincando se eu ia encontrar meu amor mais tarde, mesmo assim voltei ao basicão!

    Teu texto me fez refletir e pensar em voltar a caprichar na maquiagem. É um pouco difícil no trabalho, porque como trabalho em hospital, tudo tem que ser bem medido, mas um bom corretivo e uma iluminada na pele além da corzinha de saúde não farão mal nenhum, né!!!

    Beijinhos mil e obrigada por compartilhar esse teu sentimento com a gente! ;)

  • Melissa
    julho 17, 2012 at 9:14 pm

    Nossa, disse tudo!
    Isso serve tambem prazamiga recalcada que ficam falando mal da fulana que usa maquiagem todo o dia kkkkkkkkkk

  • Maria Manoela Porto
    julho 17, 2012 at 10:06 pm

    É uma questão cultural também, o Brasil ainda é um país machista, a mulher tem mil perfis. Lá fora a mulher que não se maqueia é que é vista estranhamente, desleixada. Ninguém anda de cara lavada. Ninguém ser ser vista como “coitadinha, ela está cansada”. É totalmente diferente daqui onde supostamente a maioria das mulheres quer mais é mostrar a olheira pro chefe. Eu não sou a favor nem de uma cultura nem outra. Eu sou a favor de mim. De estar bem, se sentir bem. Auto-estima, auto-confiança lhe dá mais cara pra enfrentar o mundo sim. É isso que eu quero. Eu quero olhar de frente, me sentir segura. Uma adolescente com acne que usa corretivo vai ser muito mais segura no futuro do que uma que se esconde atrás dos cabelos. Um rapaz que se cuide vai ser muito mais valorizado no trabalho do que o cara que deixa a barba por fazer… acho que se cuidar não é opção. Usar maquiagem é. Mas se te fazer melhor, use e abuse. O importante é ser feliz!

  • Dani
    julho 18, 2012 at 12:18 am

    Adoreeeei o post! Conheço gente assim, que parece que tem vergonha de se destacar! Vou indicar o seu blog assim como quem não quer nada (risos).

    • Cinthia Ferreira
      julho 18, 2012 at 11:28 am

      ahhahah boa Dani, vamos ver se ajuda a liberarmos mais uma Cinderela.

  • Viviane Paiva
    julho 18, 2012 at 9:16 am

    Cici, amei o post. Nossa, tenho uma colega de trabalho q é uma complicação. Ela não usa nada, nada. Vive pregando q por não usar makeup tem pele boa. Ai eu disse: mas eu uso maquiagem há anos e minha pele é maravilhosa. Ple é primeiramente genética e depois cuidados. Eu tenho pele bonita, boa e me cuido. Eu vejo q ela tem inveja das outras moças q sabem se maquiar, vira e mexe aparece com sombra comprada, mas nunca a vejo usar. Sinto q há um despeito por eu saber usar, conhecer as coisas. A maioria das minhas amigas não usam nem batom. Acho triste uma mulher não se cuidar, não ficar bonita pra sí, etc. Eu amo maquiagem e vou sempre maquiada para o trabalho. Desde nova me cuido com produtos pra pele e maquio. Cresci vendo minha mãe se cuidar, ela era promotora da Jafra e Natura, então tive bom exemplo em casa. Hoje não saio de casa sem pelo menos uma base, batom, blush e rímel. Adoro sombras Cici. Amei o post. Bjks vivi Chica Mimus

    • Cinthia Ferreira
      julho 18, 2012 at 11:33 am

      POis é Vivi, fico bem triste quando vejo pessoas assim. Eu já peguei várias que diziam não gostar e depois de mostrar alguns truques a pessoa não sair mais sem maquiagem. Os tempos e os produtos mudaram, limpando a pele direitinho anted de dormir, produti nenhum fará mal ;)
      Bjs

  • Adeline
    julho 18, 2012 at 9:21 am

    Cí, mto bom esse post. E eu sou que nem vc, não vivo sem maquiagem rsrsrs
    A única coisa que eu não faço pq não tenho tempo é passar sombra, mas base, corretivo, rímel, batom e blush eu não saio sem! Ultimamente tenho gostado mto de batom vermelho, vinho.. ainda tenho vergonha de sair com batom vermelho, masss tenho tentado devagarinho, passado mais leve nos lábios pra ir me acostumando. Pra mim, o problema do batom vermelho é q tem q ter mto cuidado ao passar pq ele tem q parecer sofisticado, então tem q estar com a pele bem feita, com roupa arrumadinha pq se acaba ficando brega. Mas é minha opinião. Mas, um dia vim trabalhar com batom vermelho, as meninas do trabalho me elogiaram hihihih É engraçado que a primeira característica que passam de mim quando vai começar alguém novo no trabalho é o seguinte: A, essa é a Adeline, ela gosta de maquiagem. A vezes fico meio chateada pelo seguinte: poxa vida, parece q eles se importam mais com a maquiagem do que achar q eu sou eficiente ou não. Mas não ligo e uso mesmo.
    Beijo Cí!

    • Cinthia Ferreira
      julho 18, 2012 at 11:39 am

      Obrigada Adeline,
      Batom vermelho é mesmo bem mais trabalhoso, principalmente em lábios iguais aos meus que não tem contorno definido. E é bem isso mesmo, batom vermelho sem a pele feita eu não gosto nenhum pouco..rs
      E não fique chateada não. Já desbanquei muito marmanjo que me achava futi por gostar destas coisas e na hora de reunião ficou bem caladinho enquanto eu falava sobre o trabalho rsrs. Adoro olhar na cara deste tipo de gente e mostrar que gosto de “futilidades”mas não sou burra…é muito bom ver a cara dos outros…ahhahha
      Continue usando e não de bola não rs
      Bjs

  • Paula
    julho 18, 2012 at 10:38 am

    BELISSIMO POST! Cinthia, acho que não tinha lido um post com esse tema, esse assunto ainda! ADOREI!
    Já passei muitas vezes por essa…”vai para onde hoje?” ahahhaha! nem ligo! adoroooo me maquiar e me sinto muito mais bonita e confiante :)

    Beijos!

    • Cinthia Ferreira
      julho 18, 2012 at 11:35 am

      Obrigada Paula ;)
      E é fogo como o povo fala né ? A maquiagem já faz parte de mim a tanto tempo que os amigos cansaram de me encher e não falam mais rsrs.
      E tem que adora mesmo tudo o que nos faz sentir melhor.
      Bjs

  • Camila
    julho 18, 2012 at 12:09 pm

    Nossa, amei o post! Me identifiquei super! Eu levanto super cedo, trabalho de uniforme largão e horrível o dia todo. Mas não são esses motivos que me fazem não usar maquiagem. É exatamente como vc falou, Ci! Morro de vergonha. Gastei um dinheirão comprando produtos (muitos já até passaram da validade) e só uso no fds. Saber que existem outras pessoas assim, me faz ter ânimo pra tentar tb.
    Um beijão

    • Cinthia Ferreira
      julho 18, 2012 at 12:40 pm

      Tá vendo Camila. Tem que usar mesmo caso contrário está jogando dinheiro fora.
      Independente do uniforme, o rosto pode estar sim bem bonito ;)
      Bora começar a semana de teste, tenho certeza que vc se sentirá melhor.
      Bjs

  • Kárin Cardoso
    julho 18, 2012 at 1:21 pm

    Ei, onde eu assino?
    Assim, quando entrei no 2º grau eu descobri uma coisa incrível chamada corretivo (tenho olheiras roxas desde criança, é congênito mesmo), aí passei a usar todo dia pra ir à escola. Já usava muito aqueles batons com sabor da Avon. Aos poucos, fui incorporando aquele pozinho amigo (adolescência, pele oleosa, já viu), depois rímel e lápis preto na linha d’água pois achava que deixava meus olhos bonitos.
    Num antigo emprego uma criatura vivia fazendo piadinhas dizendo que eu ia trabalhar super arrumada e maquiada porque ia encontrar homem depois. Não!! Foi como você bem disse: eu me arrumava pra MIM, porque me sentia bem colocando uma roupa mais bem cuidada, maquiagem, um perfuminho. Sempre achei que isso tem muito mais a ver com se sentir bem e confiante do que com se exibir. E enfim, acho que tem muita inveja no fundo desses comentários, sim.
    Adoro maquiagem, adoro tirar esses minutinhos do dia pra melhorar um pouco o que a natureza não fez de forma perfeita, e to me lixando pro que quiserem falar.

    • Cinthia Ferreira
      julho 18, 2012 at 2:09 pm

      É isso mesmo Kárin ;) Acho que temos que ignorar conversas deste tipo e fazer o que nos deixa feliz. Quando percebem que não damos bola eles param. Eu sempre digo que tenho a consciência limpa e não estou nem aí pelo comentário alheio rs
      Se o make nos ajuda, pq não usar né ?
      Bjs

  • Camis
    julho 18, 2012 at 2:39 pm

    nossa, eu não tenho vergonha nenhuma, nem de usar cor e parecer uma drag… antes tentar e falhar do que morrer tendo vontade de fazer as coisas!

    Beijosss

    • Cinthia Ferreira
      julho 18, 2012 at 2:48 pm

      hahaha é verdade. Cada um tem que seguir o seu estilo e nunca se arrepender de não ter feito algo.
      A vida é curta né rs
      Bjs

  • Lu Flor
    julho 18, 2012 at 2:57 pm

    ENTAO… meu problema nem é usar ou não algo todos os dias por “medo de ficar mais bonita”. O problema é: posso estar toda produzida para uma festa, ou caprichar mais no dia-a-dia, MAS não me acho bonita. Ponto final.
    no MAXIMO conseguirei ser uma “feia arrumadinha”.

    Por isso, procuro ser o mais discreta possivel e se sei que vou usar ou fazer algo que vai chamar a atenção de outras pessoas, me preparo “psicologicamente” p/ isso.

    AMO cosmeticos!!! Sou maluca por maquiagem, MASSSSS, no dia-a-dia a unica coisa que incorporei na minha rotina foi o corretivo pq a coisa esta realmente TENSA!!! Estou virada num panda!!!
    E como cosméticos de tratamento (meus amados protetores solares e anti aging) são incolores, não tem jeito: continuo cara-lavada.

    Beijosssssssssssss!!!

    • Cinthia Ferreira
      julho 18, 2012 at 3:02 pm

      Vc merece umas palmadas isso sim. Nem vou entrar no detalhe do “me acho feia” pq não sou a melhor pessoa para dizer isso rs.
      Mas pelo menos vc usa quando precisa e acho que não usa diariamente mais por falta de saco do que outra coisa né dona Lu ?
      E acho que pelo fato de não trabalhar com muitas pessoas diferentes vc acaba não ligando muito para a coisa. Mesma coisa eu quando trabalho de casa..rs
      Então este fds quero ve-la usando tudo o que vc acha bonito e sairemos duas drags por ai…ahaha
      Bjsss

    • Patricia
      julho 18, 2012 at 3:17 pm

      Meu Deeeeeeeeeeeeeus, Lu, vc é liiiiiiiiiiiiinda, como tem coragem de falar uma barbaridade dessas????????? Seu cabelo é lindo, seu rosto é lindo, seus dentes são lindos!!!!!! Não é possível que vc se ache feia!!! De make então, parece uma estrela de cinema!! Falo isso pelas fotos suas que já vi no blog. Sério, menina, não faz isso com vc não. Não fica desse jeito, se achando feia, é muito desperdício!!! Poxa, se vc se sente assim mesmo, procura um profissional, um psicólogo para te ajudar a se encontrar, pq vc é maravilhosa e não pode passar sua vida se achando feia!! Falo isso do fundo do coração. eu tb me acho meio feia, mas saio de maquiagem assim mesmo. E eu não tenho metade da sua beleza. Isso é só coisa da sua cabeça. Se liberta disso!!
      Beijos!

      • Cinthia Ferreira
        julho 18, 2012 at 4:05 pm

        Amei Patrícia. Isso pq esta cabeçuda diz que eu falo que ela é linda só pq sou amiga ;)
        Viu Lu ;)

        • Patricia
          julho 23, 2012 at 5:09 pm

          A Ci tá falando a verdade, Lu! Ela é sua amiga, só quer o seu bem, acredita nela! :)

  • Míriam Viégas
    julho 18, 2012 at 6:40 pm

    Obrigada Ci!!!! Você realmente sabe o que uma base, blush e rimel fazem diferença… Bjus!

  • Vesna
    julho 19, 2012 at 10:38 am

    Oi!! sempre leio o seu blog mas dificilmente comento…mas esse post, não tive como deixar passar. Adorei e concordo totalmente! Não tem nada melhor do que estar e se sentir bem. Maquiagem é uma arma muito facil e acessivel para que isso aconteça. Demais! Bj

    • Cinthia Ferreira
      julho 19, 2012 at 10:04 pm

      Obrigada Vesna ;)
      E felizmente temos tantos produtinhos para nos deixar mais felizes né ?
      Bjs e bem vinda nos comentários.

  • Juliana
    julho 20, 2012 at 6:34 pm

    A sua sensibilidade e fofura com as leitoras não tem limites né…rsrsrs!! Que post maravilhoso e verdadeiro. Eu sou fanática por maquiagem, fui adquirindo conhecimento com o tempo, não me acho nem um pouco bonita, e pior ainda quando não estou maquiada. Mesmo não me achando bonita, amo me maquiar, gosto quando as pessoas dizem “nossa que maquiagem linda” mesmo estando só de base, blush e rímel…
    É claro que não devemos ficar escravas da maquiagem e nem nos acharmos os seres mais horrorosos do mundo (estou tentando…rsrs) quando não estamos maquiadas, mas é muito bom se sentir um pouquinho mais bonita e confiante, principalmente quando fazemos tudo isso exclusivamente para nós mesmas!!

    Beijos, Ci!

    • Cinthia Ferreira
      julho 23, 2012 at 10:14 am

      Obrigada Juliana ;) Fico muito feliz que tenha gostado.
      E essa coisa de não se achar bonita é um erro nosso mesmo. Eu acho que a minha paixão por maquiagem ajudou muito a me desvalorizar mesmo. Mas por mais que seja complicado, é sempre bom lembrar que se nós mesmas não nos amarmos, não podemos querer que os outros nos amem né ?
      Mas vamos continuar tentando sempre.
      Bjs

  • Adriana de Souza
    julho 20, 2012 at 8:16 pm

    Adorei o post! Isso é muito comum mesmo! Eu não ligo de passar o básico, batonzinho, blush e rimel, mas as vezes tenho vontade de arriscar um delineado colorido ou um batom vermelho e me seguro por puro medo! bjos

    • Cinthia Ferreira
      julho 23, 2012 at 10:11 am

      POis é…o batom vermelho ainda é o maior vilão mesmo rs. Muuuuita gente morre de medo dele ou só usa em casa. Mas coragem, vc está no caminho certo.
      Bjs

  • Marília
    julho 21, 2012 at 4:25 pm

    Nunca esqueço da vez que fui pro estágio com o batom hydralip Rosa Neon (muito mais hidratante do que colorido) da linha Make B. do Boticário e um superior meu (que fala errado e tem cc) falou: ‘Você tá diferente… o que é? Passou batom? Passou batonzinho, hein…’. Hoje, olhando pra trás, tenho muita vontade de processar ele por assédio moral e constrangimento não só por isso por várias outras atitudes dele.

    • Cinthia Ferreira
      julho 23, 2012 at 10:06 am

      Nossa gente…cada uma né ? Fico louca com estas coisas.

  • Ana Dourado
    julho 23, 2012 at 4:41 pm

    Olá, é a primeira vez que faço um comentário no seu blog! Primeiro quero dizer que adoro seu blog, já faz um tempo que sempre o visito hehehe!!
    Bom adorei o post, realmente tenho algumas amigas que se recusam a usar o mínimo de maquiagem, algumas por preguiça, outra falam que vão ficar com cara de palhaça, mas de todas as coisas que ouvi que mais me incomodou foi em relação aos homens, de que quando nos arrumamos demais em relação a maquiagem (EEEUU!!!) quando o retirarmos o homem vai te ver diferente, que você não era td aquilo que ele imaginava, que eles dormem com uma princesa e acordam com um dragão sabe!? Bom eu achei um pouco nada a ver, uso coisas básicas no dia a dia, e durante a noite saio montada na piruagem sabe. Mas mesmo assim, me fez pensar um pouco se eu não deveria parecer um pouco mais natural.

    Bom é isso!!

    Beijinhoos ;*

    • Patricia
      julho 23, 2012 at 5:06 pm

      hahahhaha, esse comentário sobre os homens foi engraçado! Eu começei a me interessar por maquiagem logo depois do meu casamento, justamente pq foi a primeira vez que usei uma maquiagem completa mesmo (só costumava usar gloss) e eu me apaixonei por esse universo de make! Aí aconteceu que quando comecei a me maquiar meu marido achava estranho, mas com o tempo foi se acostumando a me ver maquiada (não uso maquiagem quando fico em casa, mas uso no dia a dia, basta eu ter algo para fazer fora de casa). Então o que vc falou penso que tb seja questão de costume. Durante o namoro até dar para encontrar o namorado sempre maquiada, mas quando casar não dá mais, mas novamente é só uma questão da pessoa acostumar a te ver sem maquiagem tb. Não acho que isso seja desculpa para não se produzir. Homem não repara muito em nada e convenhamos né, ninguém deve ficar se privando das coisas que gosta de fazer por causa de homem! Acho que isso é meio que uma desculpa que suas colegas dão. Mas é assim mesmo, maquiagem é uma coisa considerada diferente para a maioria das mulheres, como se fosse algo que apenas profissionais sabem fazer bem e só para ser usado em ocasiões especiais, então deve dar um certo medo de começar, como tudo que é novo dá. Mas depois que começa é só amor!! rsrs

  • Patrícia Alves
    julho 24, 2012 at 1:03 am

    Nossa Cínthia, vim aqui comentar sobre a minha paleta Naked que finalmente chegou depois de 6 meses e me deparei com esse post ótimo!
    Eu amo maquiagem, principalmente depois que comecei a ler blogs sobre o assunto, agora estou sempre tentando adicionar um novo item na minha necessaire. Minha encomenda chegou justo quando meu namorado estava aqui em casa e me viu tendo um chilique de emoção #alouca. Sempre uso cores mais básicas quando vou sair com ele porque ele prefere quando estou sem maquiagem, mas aos poucos ele está aceitando eu gostar tanto.
    Só não uso na faculdade, pq faço engenharia e lá o pessoal é meio “duro” se percebem que a mulher está maquiada. Passo sempre um batom ou um gloss, mas só. Vou começar a introduzir um corretivo e ir aos poucos fazendo uma make natural!
    O meu único medo é o tal do batom vermelho. To criando coragem pra usar ele, mas está difícil…
    Mas adorei seu post, faz a gente parar pra refletir e fazer aquilo que gostamos e não o que os outros gostam!

    • Cinthia Ferreira
      julho 24, 2012 at 12:00 pm

      Oi Patrícia, que bom que chegou e que bom que gostou do post.
      Mas saiba que se vc fizer um make leve e com cores mais básicas, nem o pessoal da facul vai notar o que é, só vão notar que vc está mais bonita ;)
      E sobre o vermelho, é chatinho mesmo de acostumar..rs Todas nós que já usamos passamos por isso.
      Tente usar com um delineador básico para ir em uma festa. O primeiro dia com o vermelho na rua é o mais cruel rsrs Depois acostuma ;)
      Bjs e boa sorte com sua paletinha linda ;)

  • Fernanda
    dezembro 16, 2012 at 5:07 pm

    Eu era assim na adolescência, kkkkkk tinha vergonha de passar até batom. E realmente depois de passar a prestar mais atenção em mim, valorizar o que e tenho, melhorar o que precisa, muita coisa mudou, até em questão de segurança. Hoje, eu vejo que eu preciso aprender a fazer belas maquiagens e sair do basicao, e cuidar da pele, pq a minha pele e pauleira pra decifrar. Abraços seu blog eh cute, vc tbem.

  • Lillian
    dezembro 16, 2012 at 5:11 pm

    Como me identifiquei com este post! Há um tempo atrás, eu ia de cara lavada para o trabalho. Um dia, uma amiga minha, que sempre ia linda e maquiada para o trabalho, fez exatamente como vc agora, conversou comigo sobre tabus e auto estima e sugeriu para que eu começasse a usar itens aos poucos. No começo era estranho, mas logo a gente se acostuma! Hoje é vício, pra mim sair de casa sem um bom corretivo, mascara de cílios e blush é como sair sem roupa rs.. agradeço a esta amiga até hoje, e com certeza este post é de utilidade pública. :D

  • Sandra de Lima
    dezembro 17, 2012 at 7:00 am

    Excelente post Cínthia, creio que o batom vermelho seja o mais polemico ainda na maquiagem, mas na minha adolescência era a cor que mais usava, kkkk e por não ter dinheiro pra comprar mais maquiagem o batom vermelho fazia a vez do blush tb, mas com o passar dos anos passei a ver o batom vermelho como proibido, tipo: ‘ ai sera que posso, o que será que vão pensar’ mas hj não penso mais isso não, temos tanta informação boa na internet e revistas de como usar o batom vermelho e a maquiagem em geral que deixei isso pra lá.

    • Cinthia Ferreira
      dezembro 17, 2012 at 9:18 am

      Pois é Sandra, eu usava vermelho quando pequena e depois tb parei por um bom tempo. E olha,…ele é sim um ótimo blush ;)
      Bjs e obrigada

  • Beatriz Guimaraes
    agosto 2, 2013 at 3:58 pm

    Já tinha lido esse post ano passado quando vc publicou, aí hj ele apareceu de novo e resolvi escrever. É engraçado, eu tenho 36 anos e sou louca, alucinada por make desde que me entendo por gente. Sou do interior de SP, e quando pequena era louca por um catálogo do Avon pra ver as maquiagens. Sim, naquela época era o que tinhamos.. Me lembro que com 4 anos literalmente “roubei” as maquiagens da minha mãe e levei pra escola para “maquiar as amigas”. E foi o que fiz..rsrs Sairam todas maquiadas e eu feliz, muito embora tenha levado uma super bronca da mamãe e da diretora da escolinha, pois as outras mães reclamaram horrores do que fiz!!! Mas pensa que desisti? Jamais..hahaha Depois disso mamãe começou a vender Natura, logo nos primordios. Não passava uma caixa que chegasse sem minha inspeção pra ver cada make novo. E de novo, naquela época eram final dos anos 80, make colorida, rimel cor de rosa, azul… uma loucura para mim, com 10 anos. E as reuniões que tinham em casa d auto-maquiagem?? Pensa onde eu ficava?? Junto, aprendendo tudo, ajudando mamãe, as amigas e todos que precisassem. Os anos passaram, mundo global, comecei a trabalhar e juntava os centavos pra comprar os importados.. Deixava tudo por um rimel da Lancome…hehehe O mais interessante de tudo é que se alguém alguma vez achou que eu era fútil, ou queria aparecer, ou era exagerada, ou qualquer outra coisa eu nunca ouvi. Na realidade nem sei e nem quero saber. Hoje em dia deixei minha carreira de lado e sou mãe em tempo integral. Mas minhas makes… minhas paixões!! Faço maquiagem pra fazer faxina em casa!! É isso mesmo, ameniza a chatice que é isso… e já ouviu dizer que indio se pinta quando vai a luta? Sim, maquiagem é antiga, tem sentido, tem valor e tem poder. Eu uso e sempre usarei. Com o passar do tempo vou adequando com minha idade e tendencias, mas meu Ruby Woo não sai da bolsa!! Meu marido aprendeu até pra que serve cada coisa, sim ele me respeita assim, me conheceu assim e ama assim. Ele elogia e conhece seu blog, e curte comigo quando vc “fala” comigo aqui!! Então eu concluo, se realmente é algo que gosta e agrada, ouvir besteira pra que?? Se seu desejo é genuino, é do coração e faz bem pra sua alma, todos irão respeitar. Pelo menos comigo foi, é e sempre será assim!! OOOpss, virou uma biblia isso aqui! Parabéns de novo Ci, por falar de tudo, e óbvio da nossa eterna paixão por makes! beijo grande! :)

    • Cinthia Ferreira
      agosto 2, 2013 at 6:41 pm

      POis é Beatriz, é um tema tão corriqueiro que resolvi postar o link no face para as novas leitoras ;)
      É muito bom ler um comentário feito o seu. Vc está certíssima em se valorizar desta forma, afinal, ficamos bonitas para nós mesmas e não para os outros né ?
      Parabéns tb ao teu marido que te apoia e tem uma esposa gatona em casa sempre.
      Bj grande ;)

  • Giselle
    agosto 2, 2013 at 4:03 pm

    Amei o texto!! Parabéns! =)

  • Luciana Sena
    agosto 2, 2013 at 5:40 pm

    Cinthia,conheci o seu blog há mais ou menos 1 mês e estou gostando tanto!Parabéns pelo trabalho,pelos posts e pela atenção que você dá às leitoras.Esse post ficou muito bom. Acho que mais mulheres deveriam ler.Eu sou do tipo que antes só saia de casa de cara lavada…Com orelhas terríveis!!rs…Quando comecei a usar corretivo,logo em seguida veio a base e todo o restante. Hoje não consigo sair sem passar pelo menos um corretivo,blush e rímel.Ainda tenho um pouco de receio de usar um batom mais escuro. Principalmente o vermelho pq sou bem branquinha e acho q chama muita atenção.Mas acho lindo quando vejo nos outros.

    • Cinthia Ferreira
      agosto 2, 2013 at 6:38 pm

      Ahhh que ótimo ler isso ;) Fico muito feliz.
      O medo de batom vermelho é muito comum e eu mesmo já passei por isso ;)
      Olha mulheres como a Dita Von Tease e a Gwen Stefani que são branquinhas e não vivem sem o batom vermelho ;) É só escolher um tom mais fechado para começar e tenho certeza que vai ficar linda. É só usar 2, 3 vezes que quero ver se vc não perde a vergonha. Faça o teste.
      Bjs

  • Marina Rocha
    julho 10, 2014 at 2:11 pm

    Você é ótima … Parabéns pelo post!!!

  • Marjorie Fernandes
    novembro 29, 2016 at 7:31 pm

    Oi, tudo bem? Eu achei o assunto muito interessante e por isso resolvi comentar. Observei muito que você responde as suas leitoras, e por causa disso eu resolvi deixar o meu comentário. Eu sou um tipo de pessoa que simplesmente AMA maquiagem. Por mais que eu ame maquiagem, eu tenho umas certas paranoias envolvendo maquiagem. Eu gosto muito de usar batons escuros e claros, rímeis e blush’s mas tem um problema. Nas festas, eu não tenho medo de ousar (até porque eu gosto de chamar atenção, seja onde for), mas na escola, eu tenho assim, MUITO MEDO de ir maquiada e alguém reparar nisso. Por causa disso, eu não costumo usar maquiagem na escola, nem um brilho labial e nem nada. Eu tenho muito medo de parecer bonita na escola, muito medo mesmo. Eu queria perder esse medo, será que tem como você me ajudar? Desde já agradeço e parabéns pelo blog :)

    • Cinthia Ferreira
      novembro 29, 2016 at 10:53 pm

      Marjorie, Pelo que percebo vc é novinha né ? Então, não acho que escola seja o lugar para usar maquiagem pesada, por exemplo. Mas uma maquiagem leve que tenha seu estilo não vejo problema algum mas entendo a sua neura. Acho que não só na escola, mas na vida, não devemos dar muito atenção as criticas do outros e usar o que nos faz feliz. No início as pessoas falam e estranham, mas depois acostumam e como eu disse, muitas começar a copiar pq acham que a outra está bonita. Use sempre o que te deixa feliz e bonita, independente do que os outros falem.
      BJs