Dicas de Viagem Makeup

Testando o IQ Color da Sephora para descobrir o meu tom de base

iq-color_capaUma das coisas que eu mais queria fazer na Sephora americana nesta viagem era testar o famoso aparelhinho da Pantone no projeto Color IQ.

Para quem nunca ouviu falar, o Color IQ é um projeto da Sephora em conjunto com a empresa Pantone que utilizaram a tabela de “tons de pele” lançada pela Pantone. Quando descobri sobre esta tabela (contei aqui) achei o máximo mas não tinha ideia de que uma empresa de make já estava preparando alguma coisa. No post em questão até fiz uma montagem com uma base falando o quanto seria fantástico escolher tons de base por um sistema de medição único no mundo. Pois vários meses depois a Sephora divulgou o projeto e começou as medições de tons em suas lojas.

iq-color_pantoneAlgumas leitoras já tinham me contato como tinha sido a medição. Umas gostaram e outras odiaram. Então para comprovar pessoalmente fui a duas lojas da Sephora, fiz duas medições e conto tudo para vocês…

Estava em um Sephora de Los Angeles e pedi para o marido gravar o processo todo para vocês verem. Tudo é bem rapidinho (2 minutos) e tive que tirar o som pois o youtube não liberava o vídeo com música conhecida.

Aperta o play…

Na minha primeira medição o meu tom foi o 3Y04. Vendo as bases escolhidas para mim achei o tom um pouco escuro, mas lembrei que já tinha passado vários dias em San Diego e mesmo usando protetor (nunca lembrava de reaplicá-lo na rua), acabei ficando “morena”. Então imagino que meu tom correto seja no mínimo um abaixo…o 3y03 (já que é o tom mais claro do mesmo sub tom, indicado pelo próprio site).

iq-color_resultado Abaixo a imagem que sugere a escolha de um tom mais claro ou mais escuro do que o apresentado pelo aparelho. iq-color_3y04

Escolhi o tom mais claro e uma das bases que eu tenho estava no topo. A base HD da MUFE que eles indicam é a 117, a mesma que eu tenho. Já a Naked eles indicam a 2 que é um tiquinho mais escura da que eu uso que é a 1.

iq-color_mufe Alias, se alguém quiser usar o meu código por achar que a pele é parecida com a minha é só entrar no hotsite do IQ Color e colocar o meu código 3y04. No site você pode determinar seu tipo de pele, tipo de cobertura, tipo de acabamento, ingredientes preferidos e o valor que quer gastar. Com estes filtros você chega mais próximo do que deseja. iq-color_cores

Minha segunda experiência…

Como o negócio aqui é a investigação, acabei entrando em outra Sephora 3 dias depois e sem filmar (desta vez em Chicago). A vendedora não tirou amostra do pescoço e sei lá o que ela fez que a minha cor saiu 2Y07. Isso é equivalente a Naked 5, tom bem mais escuro que o meu. Então agora eu entendo que se não fizer direito e você confiar no número sem testar, poderá jogar bastante dinheiro fora.

Já a Lu Flor fez a medição dela um mês antes que eu e amou.O tom dela é o:5Y02

“Na minha ultima viagem, entrei em uma Sephora determinada a comprar uma base que  honestamente nem lembro mais qual era. Ao chegar lá já me deparei com incontáveis lançamentos de bases! Bom, fiquei perdida!  Abordei uma vendedora e ela foi de uma paciência absurda! Quando comecei a falar que me perdi nos lançamentos e já não sabia mais se queria a base que era o objetivo de ter entrado naquela loja, ela me pediu para analisar o tom da minha pele (os demais aspectos já foram comentados enquanto ela me explicava os lançamentos). Ela perguntou se estava com algum produto no rosto (corretivo, base, iluminador, etc), falei que tinha aplicado corretivo e iluminador. Após limpar as áreas que ela precisava pra analisar o meu tom, nós continuamos batendo papo até a pele “acalmar” – minha pele é sensível e reativa demais. Qualquer produto de limpeza instantânea como os utilizados nas lojas já deixam minha pele mais avermelhada, por mais gentil que seja o produto e/ou a aplicação.

Com a pele normal, voltamos para o aparelho. Ela mediu em 3 pontos, ela colocou as características da minha pele e o aparelho já sugeriu os produtos pelo tom (5Y02) e pelo tipo de pele! Achei o máximo, até descobrir que minhas características permitiam apenas DUAS bases e os tons de ambas estavam em falta naquela loja. Ciente de que é mais fácil escurecer do que clarear uma base, ela me mostrou quais seriam as minhas opções de um tom mais claro (este tom infelizmente eu não anotei). UAU!!! Mais de 10 opções!!! Fiquei MUITO feliz e fomos ver o que tinha disponível. Nessa hora já estávamos em 3: eu e duas vendedoras! Nós conversamos, trocamos informações sobre como costumo aplicar, frequência, expectativas do produto e sem testar a cor, já sai da loja com uma da Dior  (Diorskin Nude Skin-Glowing Makeup SPF 15 na cor: Crème 011). Assim como a Ci, gosto de testar MUITO um produto antes de dar minha opinião, e por isso a única coisa que posso falar até agora é sobre o tom escolhido. Ela é realmente mais clara que meu rosto, mas é tão sutil que não preciso “aquecer” a cor para ela ficar no meu tom. Um bronzer para fazer o contorno (uso apenas no “fundinho das bochechas” para afinar o rosto), um blush e um iluminador já a deixam no tom exato da minha pele. Eu tinha tempo de sobra para ir a outras lojas em busca das duas sugeridas pela analise do meu tom, mas o atendimento incrível dessa vendedora me fez querer comprar com ela a minha base e outras coisinhas também. Beijosssss, Lu Flor”

iq-color_sephora

Dicas:

Tente ir em uma Sephora no dia que chegar aos Estados Unidos para evitar a mudança no tom de pele como foi o meu caso.

Ache uma loja mais calma e procure uma vendedora atenciosa com tempo disponível para você.

Se a vendedora não tirar amostra do seu pescoço, peça. É importante achar uma base que minimize a diferença entre o rosto e o pescoço que muita gente tem.

Vá com tempo para testar algumas das bases indicadas na presença da vendedora e conferir se deu realmente certo. Caso contrário, peça para refazer a medição ou siga para outra loja.

Se a base que você deseja não sair na sua listinha, peça ajuda para escolher o mais próximo possível. Claro que a base fica mais legal da cor exata, mas nem com a gama de cores que eles tem por lá isso é possível.

Meu tom por exemplo não sugere a Clarins que eu amo, a Armani Maestro que fica perfeit e nem várias outras que eu amo e com cores que se adaptaram muito bem ao meu tom.

A parte mais bacana de achar o seu tom certo é poder futuramente comprar bases pela internet sem jogar dinheiro fora. Mesmo não sendo 100% como no meu caso, acho que já ajuda bem dar uma noção da coisa.

E vocês já fizeram a medição em alguma Sephora ? Deu certo ?

You Might Also Like...

  • Marta Bosse
    novembro 12, 2013 at 8:51 pm

    Eu fiz o teste na Sephora em Orlando uns 5 dias dps da chegada.
    Estava maquiada e retirei a make dps a vendedora fez o teste.
    Não sei dizer se a base mais pesada que estava usando não sai bem com os lencinhos demaquilantes que me deram, ou pq minha pele já tinha tomada mto sol lá já.
    Mas….me mediu super mais escuro 3Y05.
    Vi vária meninas reclamando nos blogs gringos qdo pesquisei. Dps de medir a vendedora pegou umas 3 bases da cor “certa” e todas ficaram mto escuras e amareladas. Ai testando do jeito velho, desceu uns 2 tons e trocou pra rosado e funcionou pra achar minha cor da Naked 0.5…hehehehe
    Tenho sardas e umas manchinhas de sol embaixo dos olhos, quem tem essas características que vi reclamando, acredito que isso “enganou” o aparelho.
    Ela me disse que ele pega as cores de cada parte do rosto e faz uma “média” pra calcular sua cor.
    Acho que esse sistema pode ajudar quem tem pele mais uniforme, mas pra mim não ajudou mesmo :(

    • Cinthia Ferreira
      novembro 13, 2013 at 12:14 pm

      Ótimo ler isso pq tb ouvi a mesma reclamação. Ainda bem que vc testou e percebeu o erro… E sim, se o aparelho pegou em cima da mancha ele vai fotografar errado mesmo, mas isso caberia a vendedora observar e medir em outro lugar. O aparelho é ótimo mas a mão de obra no caso é que vai determinar o sucesso né ?
      Obrigada pelo comentário e vou colocar esta dica no post ‘)

  • Flávia Paes
    novembro 13, 2013 at 4:56 am

    Moro na Itália e uns dias atrás estava em uma Sephora de Milão testando um produto para sombrancelha quando um vendedor chegou com o tal aparelhinho para fazer o teste. Ele mediu em 3 pontos: pescoço, bochecha e testa, e o resultado foi 2R07. Ele perguntou meu tipo de pele e, colocando essas informações no computador, me deu uma opção de 3 produtos. Achei o resultado um pouco mais escuro que o tom verdadeiro da minha pele. Porém, eu estava de bb cream e blush, e acho que pode ter influenciado o resultado. Quero voltar lá com a pele limpa e refazer.
    Ele me mandou tudo por email e eu, com o número, entrei no site americano e pude ver as sugestões de produto, diminuir um tom para ver outros resultados etc. Como conclusão, achei que o aparelho pode ser de ótima ajuda para quem é super perdida com a cor da pele (eu por exemplo não sei ainda se tenho subtom quente ou frio!). Acho que não dá pra confiar 100%, mas ajuda muito a “chegar” ao seu resultado.