All around me DIY Geral Makeup

DIY | Faça sua própria caixa para cosméticos


O post de hoje é um tutorial mas não o que vocês estão acostumadas ver por aqui. O passo a passo de hoje vai te ensinar a criar sua própria caixa para cosméticos, pincéis e o que sua imaginação permitir.
Fiquei metade do domingo fotografando para fazer este post, muuuitas horas do dia de hoje para montar e escrever, mas espero que vocês gostem.

Desde que aprendi fazer minha primeira caixinha fiquei apaixonada pela técnica fácil e de efeito. Confesso que se eu tivesse mais tempo, faria tancas caixinhas que nunca mais teria uma bagunça dentro dos meus armários. A técnica é forrar caixas com papel de scrapbook, como os papéis existentes no mercado são lindos, o grande trabalho é escolher com que desenho você vai decorar suas coisinhas.

Você pode usar o tutorial para forrar qualquer peça de MDF, mas como o foco aqui é beleza, decidi fazer uma caixinha para guardar creminhos, maquiagens, pincéis, escovas de cabelo e outras coisinhas de beleza.

Quando vi esta caixinha na loja já fiquei doida. Adoro coisas rústicas e românticas ao mesmo tempo, certeza que teria que levar uma para mim. Além das caixas eu comprei um porta controle remoto e bandejas fofas com corações vazados.

Aqui você vai escolher o que você quiser, lembrando que quando mais recorte tem na peça, maior o tempo para forrar. A caixa de mdf que usei no tutorial custou 6 reais.

Depois da caixa, o item principal é o papel. Usados para scrapbook, são encontrados em casas de artesanatos por aí. Existem modelos nacionais, importados, básico um dupla face (desenhos diferentes na frente e no verso que podem ser usados em composições).  Estes papeis são mais grossos e lembram uma cartolina com textura.

Você pode forrar tudo com um único papel, ou usar a criatividade e misturar estampas, que fica mais lindo e exclusivo.

Os importados são mais bonitos e mais resistentes e eu paguei em média 5 reais cada folha, os nacionais são menos detalhados e custaram a partir de 2 reais cada. Para esta caixinha usei uma folha e 1/3.

Para fazer esta caixa para cosméticos (ou o que você quiser guardar) você também vai precisar de: Cola branca Cascorez, tinta acrílica fosca da cor que combine com o papel escolhido, verniz fixador fosco em spray, pincel, rolinho de espuma, régua de aço (não apareceu na foto), lixa 320 ou alguma fininha, estilete e enfeites de resina se quiser deixar a peça mais decorada.

Todos estes itens são facilmente encontrados em lojas de artesanato. Para esta caixinha usei aproximadamente 10 ml de tinta.

Para começar, pintei toda a peça a madeira por dentro. Uso um rolinho de espuma (2) e um pincel para os cantinhos e detalhe (3-4). A tinta já vem pronta para ser usada e é a base de água (mais fácil de limpar o pincel depois).

Depois pinto o fundo da peça. Só vamos pintar as áreas que não serão forradas com papel.

Depois disso uso um secador (5) de cabelo para secar toda a tinta. Tinta seca, lixo (6) a peça todinha que ficou um pouco áspera depois de absorver a tinta.

Tiro a poeira que ficou com ajuda de um paninho e aplico uma segunda demão de tinta (7). Uso mais uma vez o secador.

Com o mesmo rolinho já limpo ou um segundo rolinho de espuma (8), aplico cola na lateral da caixinha (9). Aplique em todos os cantinhos para o papel não descolar depois.

As tiras de papel da lateral já tinham sido cortadas no tamanho e agora colo faixa por faixa (10). Pressione o papel para ficar bem coladinho. Repita na outra lateral.

Para a lateral com a alça faço diferente. Passo cola da mesma forma (12), mas colo a caixinha direto no papel. Depois seco a cola com o secador e uso o estilete para recortar o excesso (13 – 14), inclusive nos cantinhos (15).

Muito cuidado ao usar estiletes, somente adultos devem utilizar esta ferramenta.

Corte o papel sobre uma base de vidro ou esta base de corte verde que estou usando e é própria para isso.

Depois que todo papel foi colado nas laterais é hora de dar o acabamento. Depois da cola estar bem seca, pegue uma lixa fininha e vá lixando todas as laterais do papel (16). A lixa também vai ajudar a “rasgar” cantos arredondados como o caso deste que mostrei acima (17).

Use a lixa de fora para dentro, de forma que o papel se una a caixa de madeira. O efeito rasgadinho é o que quero para esta peça.

Agora vamos deixar a caixinha sujinha com carinha de velha. Com um pedacinho de pano (destes de limpar a casa com textura) vou pintar a lateral do papel que é branquinha. Aplico um pouquinho de tinta (18), tiro o excesso (19) e “arrasto” o paninho pela lateral (20).

Para deixá-la manchadinha, aplico novamente a tinta, tiro bem o excesso e vou carimbando (21) o tecido onde quero e vou “sujando” a peça com a mesma cor que a pintei. Quem não quer este aspecto pode usar a tinta e o tecidinho para dar um acabamento mais limpinho e cuidadoso, mas acho que acaba perdendo a graça da coisa.

A peça está quase pronta, mas vou deixá-la mais bonitinha. Escolhi uma Flor de Liz de resina e pintei a pecinha com tinta branca. Passo a mesma cola no verso da florzinha (22) e colo na caixinha, por cima do papel (23).

Espero a cola secar e é hora do verniz. Aplico o verniz spray em formato de “Z” de forma constante e uniforme a 30 cm de distância da peça, por dentro e por fora. Escolha um local adequado pois o verniz se espalha e pode fazer uma bela sujeira.

Peça prontinha para guardar todas as suas coisinhas. Pode ser utilizada em vários lugares e aguenta até respingos d’água (nada de molhar a peça pois aí nem o verniz aguenta). Gostaram ?

A minha preferida é a primeira que fiz utilizando dois papeis com bolinhas rosa e marrom, fundo de tinta marrom e um lacinho de resina. Esta foi feita com papel nacional e saiu menos de 15 reais. Fofa e toda manchadinha.

Também fiz um porta controle remoto forrado de preto com detalhes de verniz e coroa de resina. É só usar a imaginação para criar coisas bem diferentes.

E aí, gostaram ? Alguém já está com vontade de fazer alguma caixinha ? (se alguém fizer pode mandar fotinho para colocar na fã page do blog, será ótimo para inspirar outras meninas.)

Termino o post agradecendo o marido por me ajudar a fotografar tudinho e minha mãe por me ajudar na bagunça da casa hoje (coitada veio passar o dia e deu de cara com a casa do avesso. Afinal fiquei até as 23h montando e lixando isso na sala rs).

Aprenda outras técnicas…

D.I.Y | Caixas forradas com tecido perfeitas para cosméticos e maquiagens

D.I.Y | Como fazer um porta pincel de maquiagem



Você também pode gostar...

  • Maria Clara
    setembro 17, 2012 at 8:06 pm

    Simplesmente AMEI, Ci!!!
    De verdade, achei que seu tutorial ficou in-crí-vel!!!

    Vou aproveitar as férias em outubro, na casa dos meus pais, com mais tempo e espaço, e vou fazer diveeeersas caixinhas lindonas assim!!!

    mil bjos

    • Cinthia Ferreira
      setembro 17, 2012 at 9:40 pm

      Ah quwe bvom ;) Féria são ótimas para isso. Depois fotografa que eu quero ver tá.
      bjs

  • Luciana Rocha
    setembro 17, 2012 at 8:10 pm

    Oi Ci,
    Só você mesmo para me surpreender e conseguir mostrar coisas mais lindinhas. Amei todas as caixinhas e fiquei morrendo de vontade de fazer. Só preciso achar um lugar para aplicar o verniz sem fazer zona aqui em casa e achar uns papéis chuchus aqui no Rio e, de preferência perto de casa.
    Quando tiver feito alguma (ou algumas), mando as fotos. Só uma coisa: Se eu demorar muito vc vai gostar mesmo assim? Rs

    Ah, estava lendo o post e pensando que essas caixinhas são a cara da Cinthya Rachel e da Lu Flor. Acho que deve ser por que, pelas fotos que vejo delas e pelo jeitinho da Cinthya ( quando vejo seus vídeos), parecem ser muito meigas.

    Beijinhos para todas vocês e fiquem com Deus.

    P.S.: Ia ser legal se de vez em quando rolasse uns posts desses. Muito legal ter idéias simples e lindas de fazer.

    • Cinthia Ferreira
      setembro 17, 2012 at 9:42 pm

      Ah sua fofa ;)
      E o verniz é uma praga mesmo…eu deixei meu banco da cozinha fosco ahahhahaha E manda quando quiser…mesmo de demorar.
      E as caixinhas parecem com elas mesmo eheheh. Tenho que pensar em fazer uma linda para cada.
      E tentarei pensar em mais posts assim.
      BJs

  • Maiara
    setembro 17, 2012 at 8:11 pm

    oi Cinthia!! adorei as caixinhas, mto fofas e fáceis de fazer!
    queria saber se encontro esses papeis scrapbook em algum site na internet, principalmente os importados.
    bjos
    Maiara

    • Cinthia Ferreira
      setembro 17, 2012 at 9:57 pm

      Maiara obrigada ;)
      Então…eu comprei os meus no casadaarte.com.br mas vi que tem um monte de site no google. Acho que da próxima vou comprar no ebay.
      Bjs

  • Renato
    setembro 18, 2012 at 12:01 am

    Eu achei meio trabalhoso ein? Eu me sujaria todoo!

    • Cinthia Ferreira
      setembro 18, 2012 at 10:30 am

      ahahahh se fizer uma por vez e sem tentar fotografar não é não rsrs
      Bjs

  • Daniella Cotta
    setembro 18, 2012 at 8:08 am

    Adorei! Ficaram lindas!!

  • Carol
    setembro 18, 2012 at 11:24 am

    Nossa não acredito!! Eu estava agora comentando com uma amiga que comprei uns papéis lindos de scrap e não sabia o que fazer com eles já que não quero fazer álbum de fotos….Daí entrei aqui em pimba DIY com papel de scrap hahahaha!!!

    Adorei ficou super lindo!! Sabe o que eu gosto de fazer tb? Eu encapo cadernos de capa dura com a folha de scrap, fica super lindo e enfeita a mesa do escritório, todo mundo elogia!! Tenho fotos!!!
    beijo!

    • Cinthia Ferreira
      setembro 18, 2012 at 2:20 pm

      Puxa que demais…rsrs Já tem mais ideia então. E pode mandar as fotos que vou montar um album lá no face ;)
      Bjs

  • Alina de Oliveira
    setembro 18, 2012 at 11:44 am

    Que lindooo!! Artesanato, além de ser uma coisa linda, ainda é uma terapia. Adoro essas coisas… Parabéns! As caixas estão fofas demais *-*

    • Cinthia Ferreira
      setembro 18, 2012 at 2:21 pm

      Super terapia, aprendi para acompanhar minha mãe. Ela que nunca se interessou pela coisa está amando ;)
      Bjs e obrigada

  • Adriana Araujo
    setembro 18, 2012 at 2:21 pm

    Oi Ci!

    Muito legal, gostei e ficaram ótimas!
    Quem sabe me animo a fazer… rsrs

    Beijos

  • Cristina
    setembro 18, 2012 at 2:35 pm

    Oi Cinthia, ficou linda a caixa!!! Esse ano eu comecei a fazer caixinhas tb e adorei. Nunca fiz com papéis para scrapbook, mas vou arriscar na próxima caixinha.
    Nem preciso de dizer que amei este post, não é?!
    Bjos

  • Juliana
    setembro 19, 2012 at 12:48 pm

    Ci, todos os dias vejo seu blog, esta nos favoritos! Acho que ainda nao comentei antes, é por falta de tempo mesmo, mas sempre vejo viu!tenho vc no face!!!
    Que lindas as suas caixinhas! ficou uma fofura!

    Seu blog é um maximo!

    Beijos, se cuide

    @JFontolan
    Juliana

  • Loris Valim
    setembro 19, 2012 at 3:38 pm

    Ci, lindona! Sempre nos surpreendendo! Certo que vou sair do escritório e correr para o centro comprar as caixinhas. Parabéns pela iniciativa… amei a dica! Bjinhus.

  • Carol Maia
    setembro 19, 2012 at 10:56 pm

    Ci, adorei! Como sempre, você muito caprichosa em tudo o que faz! Por coincidência, esse final de semana resolvi encapar com contact de todas as cores possíveis, várias caixas daquelas duras (ganhei várias do Espaço Santa Helena junto com meus presentes de casamento) para guardar de tudo e mais um pouco dentro… Estou encantada com elas! Essas artes manuais cansam o corpo mas descansam demais a mente, não é mesmo?? Adorei a técnica com os papéis de scrap e com certeza colocarei em prática aqui em casa! E olha, sempre que fizer essas coisas bonitas, por favor as divida conosco!! Beijo grande, Carol.

    • Cinthia Ferreira
      setembro 20, 2012 at 10:27 am

      Obrigada Carol ;)
      Caixas são sempre ótimas né ? Eu amava encapar as minhas com contact quando era mais nova. Tinha zilhões de caixas para guardar minhas coisinhas..rs
      E realmente, dão um chega para lá no stress diário. Queria ter mais tempo para me dedicar a estas coisinhas.
      Bjs

  • LuFlor
    setembro 19, 2012 at 11:16 pm

    Ciiii… Lindas as caixinhas!!! Que menina mais prendada!!! He he he he…
    Minha preferida é a sua de chás, tanto pela simplicidade com que ela foi feita, quanto pelo conteúdo que há nela!!!
    Mas dentre essas do post, não consigo eleger uma preferida!!! O.o

    Beijosssssssss!!!

    • Cinthia Ferreira
      setembro 20, 2012 at 10:29 am

      ehehehe pois é…vc já me conheceu louca, mas antigamente eu fazia um montão de artesanato sabia ? rsrs
      E a de chá foi bem espontânea mesmo…eheheh Pode deixar que comprei uma infusão especial para nosso chá da tarde viu ;)
      BJsss

  • Camila
    setembro 20, 2012 at 1:25 am

    Cinthia querida,
    Você é muito simpática e atenciosa!! Fica evidente o seu interesse em tornar seu site agradável e útil para a suas leitoras. Mesmo não me interessando por artesanatos, fiquei tocada com a sua simpatia e boa vontade. Suas caixas ficaram ótimas, mas o melhor são os bons sentimentos que você tem dentro de si para compartilhar.
    Beijos, Camila.

    • Cinthia Ferreira
      setembro 20, 2012 at 10:31 am

      Obrigada Camila ;)
      Decido que daqui para frente não fcarei mais louca para atualizar o blog todos os dias, no lugar disso procurarei assuntos e coisinhas mais interessantes para fazer um espaço mais diferente possível. Espero que todas as leitoras apreciem esta nova fase.
      BJs

      • Eveline Simon
        setembro 24, 2012 at 2:56 pm

        Super aprecio e apóio essa decisão! Postar apenas por postar é péssimo e acho que leitoras como eu, antiguinhas, já te conhecem e sabem que vc faz e mto bem feito tudo aqui! Adoro!

  • Nique
    setembro 20, 2012 at 6:51 pm

    Adorei!

  • Eveline Simon
    setembro 24, 2012 at 2:51 pm

    Oi Cinthia! Adorei a caixinha e vc super habilidosa com tudo!
    Mudando de assunto, não dá pra criar uma “lista” de favoritos aqui no blog? Tipo a gente faz um login e vai “curtindo” os post q a gente mais gosta.. assim fica facil voltar e acessar coisinhas que a gente gostou mto…
    (tipo esse post q gostaria de dar uma estrelinha e voltar depois qdo tivertempo de fazer essa caixinha rss)
    Não sei se deu pra entender e se dá pra fazer isso rss
    Beijos
    (ah outra coisa, qdo vc responde o meu comentario, eu recebo via email tb? ou não?)

    • Cinthia Ferreira
      setembro 24, 2012 at 3:47 pm

      Puxa, seria uma ótima ideia mas é uma programação específica e aqui como está não tem como fazer não :( Quem sabe no futuro quando mudar o layout.
      E se vc assinar os comentários vc recebe. Na hora de comentar tem alguma opção para isso.
      Bjs

      • Eveline Simon
        setembro 28, 2012 at 11:28 am

        No site da Júlia Petit dá pra fazer iso, por isso a ideia…
        (e sobre os comentários vou testar aqui)
        beijos!

        • Cinthia Ferreira
          setembro 28, 2012 at 11:49 am

          Puxa que legal ;) Mas o site deles é super programadinho mesmo, primeiro nível ehhehe
          Bjs

  • Blogueira ensina a fazer sua própria caixa para cosméticos « Notícias da redação
    setembro 25, 2012 at 1:26 pm

    […] Cinthia Ferreira, blogueira do Make Up Atelier, mostra que qualquer um pode fazer sua própria caixa de maquiagem. Ela usou uma caixa de MDF e papéis estampados e tinta acrílica. Confira todos os passos no post. […]

  • Beleza Interior? » Por aí…
    outubro 21, 2012 at 12:18 pm

    […] A Ci do Makeup Atelier ensinou lindamente como fazer a sua própria caixinha de maquiagem! Achei lindo o resultado e quero […]

  • ciliane
    dezembro 10, 2012 at 3:59 pm

    ADOREI AS CAIXINHAS QUERO TENTAR FAZER MAS QUERO TIRA UMA DUVIDA, A COLA PODE SER QUALQUER UMA PARA PAPEL OU NAO?

  • cinthia
    Janeiro 7, 2013 at 6:28 pm

    Olá!! Lindo o blog.
    Pinto e faço decoupagem há bastante tempo. O verniz aguenta água sim! Pode lavar normalmente com sabão, ou passar um paninho com veja. Só não pode deixar de molho.

  • Tati
    Abril 22, 2013 at 9:18 pm

    Adorei suas caixinhas…..!!!!

    Agora me fala aonde encontro essas lindas?
    Pq vou em varias lojas de mdf, mas nunca vi iguais a essas caixinhas fofas

    • Cinthia Ferreira
      Maio 2, 2013 at 6:32 pm

      Obrigada ;)
      Estas são da Casa da Arte. Tem loja virtual até.
      Bjs

  • Emanuelle
    junho 27, 2013 at 3:03 am

    Ameeiiiiii!

  • Gabelita
    julho 5, 2013 at 9:02 pm

    Nossa, que coisa mais fofa. Com certeza vou fazer qualquer hora dessas. :)

  • Carol Araújo
    julho 19, 2013 at 8:27 pm

    Cinthia, sou sua fã!
    Muito bom gosto numa pessoa só!!

  • Melina
    setembro 5, 2013 at 3:39 pm

    Oi Cinthia, eu me inspirei nas suas caixas para fazer algumas pra mim e pra dar de presente também, se quiser posso te passar as fotos por email, pois não tenho site nem facebook.

  • Karina Paiva
    Maio 26, 2014 at 7:58 pm

    Cinthia meus parabens!!
    é a primeira vez que te visito e amei!!
    que perfeição!! muito linda suas caixinhas!!
    obrigada por dividir conosco e explicar tão
    detalhadamente, que deus te abençoe!
    vc arrasou! abraço

    • Cinthia Ferreira
      Maio 26, 2014 at 9:31 pm

      Muito obrigada Karina, espero que volte sempre :) bjs

  • Renata
    outubro 24, 2015 at 9:21 am

    Simplesmente linda a caixa, parabéns pela criatividade e por dividir com todas…. amei!!!