Menu
All around me / DIY / Geral / Makeup

DIY | Faça sua própria caixa para cosméticos


O post de hoje é um tutorial mas não o que vocês estão acostumadas ver por aqui. O passo a passo de hoje vai te ensinar a criar sua própria caixa para cosméticos, pincéis e o que sua imaginação permitir.
Fiquei metade do domingo fotografando para fazer este post, muuuitas horas do dia de hoje para montar e escrever, mas espero que vocês gostem.

Desde que aprendi fazer minha primeira caixinha fiquei apaixonada pela técnica fácil e de efeito. Confesso que se eu tivesse mais tempo, faria tancas caixinhas que nunca mais teria uma bagunça dentro dos meus armários. A técnica é forrar caixas com papel de scrapbook, como os papéis existentes no mercado são lindos, o grande trabalho é escolher com que desenho você vai decorar suas coisinhas.

Você pode usar o tutorial para forrar qualquer peça de MDF, mas como o foco aqui é beleza, decidi fazer uma caixinha para guardar creminhos, maquiagens, pincéis, escovas de cabelo e outras coisinhas de beleza.

Quando vi esta caixinha na loja já fiquei doida. Adoro coisas rústicas e românticas ao mesmo tempo, certeza que teria que levar uma para mim. Além das caixas eu comprei um porta controle remoto e bandejas fofas com corações vazados.

Aqui você vai escolher o que você quiser, lembrando que quando mais recorte tem na peça, maior o tempo para forrar. A caixa de mdf que usei no tutorial custou 6 reais.

Depois da caixa, o item principal é o papel. Usados para scrapbook, são encontrados em casas de artesanatos por aí. Existem modelos nacionais, importados, básico um dupla face (desenhos diferentes na frente e no verso que podem ser usados em composições).  Estes papeis são mais grossos e lembram uma cartolina com textura.

Você pode forrar tudo com um único papel, ou usar a criatividade e misturar estampas, que fica mais lindo e exclusivo.

Os importados são mais bonitos e mais resistentes e eu paguei em média 5 reais cada folha, os nacionais são menos detalhados e custaram a partir de 2 reais cada. Para esta caixinha usei uma folha e 1/3.

Para fazer esta caixa para cosméticos (ou o que você quiser guardar) você também vai precisar de: Cola branca Cascorez, tinta acrílica fosca da cor que combine com o papel escolhido, verniz fixador fosco em spray, pincel, rolinho de espuma, régua de aço (não apareceu na foto), lixa 320 ou alguma fininha, estilete e enfeites de resina se quiser deixar a peça mais decorada.

Todos estes itens são facilmente encontrados em lojas de artesanato. Para esta caixinha usei aproximadamente 10 ml de tinta.

Para começar, pintei toda a peça a madeira por dentro. Uso um rolinho de espuma (2) e um pincel para os cantinhos e detalhe (3-4). A tinta já vem pronta para ser usada e é a base de água (mais fácil de limpar o pincel depois).

Depois pinto o fundo da peça. Só vamos pintar as áreas que não serão forradas com papel.

Depois disso uso um secador (5) de cabelo para secar toda a tinta. Tinta seca, lixo (6) a peça todinha que ficou um pouco áspera depois de absorver a tinta.

Tiro a poeira que ficou com ajuda de um paninho e aplico uma segunda demão de tinta (7). Uso mais uma vez o secador.

Com o mesmo rolinho já limpo ou um segundo rolinho de espuma (8), aplico cola na lateral da caixinha (9). Aplique em todos os cantinhos para o papel não descolar depois.

As tiras de papel da lateral já tinham sido cortadas no tamanho e agora colo faixa por faixa (10). Pressione o papel para ficar bem coladinho. Repita na outra lateral.

Para a lateral com a alça faço diferente. Passo cola da mesma forma (12), mas colo a caixinha direto no papel. Depois seco a cola com o secador e uso o estilete para recortar o excesso (13 – 14), inclusive nos cantinhos (15).

Muito cuidado ao usar estiletes, somente adultos devem utilizar esta ferramenta.

Corte o papel sobre uma base de vidro ou esta base de corte verde que estou usando e é própria para isso.

Depois que todo papel foi colado nas laterais é hora de dar o acabamento. Depois da cola estar bem seca, pegue uma lixa fininha e vá lixando todas as laterais do papel (16). A lixa também vai ajudar a “rasgar” cantos arredondados como o caso deste que mostrei acima (17).

Use a lixa de fora para dentro, de forma que o papel se una a caixa de madeira. O efeito rasgadinho é o que quero para esta peça.

Agora vamos deixar a caixinha sujinha com carinha de velha. Com um pedacinho de pano (destes de limpar a casa com textura) vou pintar a lateral do papel que é branquinha. Aplico um pouquinho de tinta (18), tiro o excesso (19) e “arrasto” o paninho pela lateral (20).

Para deixá-la manchadinha, aplico novamente a tinta, tiro bem o excesso e vou carimbando (21) o tecido onde quero e vou “sujando” a peça com a mesma cor que a pintei. Quem não quer este aspecto pode usar a tinta e o tecidinho para dar um acabamento mais limpinho e cuidadoso, mas acho que acaba perdendo a graça da coisa.

A peça está quase pronta, mas vou deixá-la mais bonitinha. Escolhi uma Flor de Liz de resina e pintei a pecinha com tinta branca. Passo a mesma cola no verso da florzinha (22) e colo na caixinha, por cima do papel (23).

Espero a cola secar e é hora do verniz. Aplico o verniz spray em formato de “Z” de forma constante e uniforme a 30 cm de distância da peça, por dentro e por fora. Escolha um local adequado pois o verniz se espalha e pode fazer uma bela sujeira.

Peça prontinha para guardar todas as suas coisinhas. Pode ser utilizada em vários lugares e aguenta até respingos d’água (nada de molhar a peça pois aí nem o verniz aguenta). Gostaram ?

A minha preferida é a primeira que fiz utilizando dois papeis com bolinhas rosa e marrom, fundo de tinta marrom e um lacinho de resina. Esta foi feita com papel nacional e saiu menos de 15 reais. Fofa e toda manchadinha.

Também fiz um porta controle remoto forrado de preto com detalhes de verniz e coroa de resina. É só usar a imaginação para criar coisas bem diferentes.

E aí, gostaram ? Alguém já está com vontade de fazer alguma caixinha ? (se alguém fizer pode mandar fotinho para colocar na fã page do blog, será ótimo para inspirar outras meninas.)

Termino o post agradecendo o marido por me ajudar a fotografar tudinho e minha mãe por me ajudar na bagunça da casa hoje (coitada veio passar o dia e deu de cara com a casa do avesso. Afinal fiquei até as 23h montando e lixando isso na sala rs).

Aprenda outras técnicas…

D.I.Y | Caixas forradas com tecido perfeitas para cosméticos e maquiagens

D.I.Y | Como fazer um porta pincel de maquiagem



Sobre o autor

Editora e idealizadora do Makeup Atelier www.cinthiaferreira.com.br

O melhor produto de Drunk Elephant | Lala Retro 3 Perfumes docinhos com toque Gourmand Como ter cílios curvados sem curvex Tudo sobre o BT Gloss de Bruna Tavares SPA em casa | Os Óleos corporais de Clarins