• 50 fatos sobre mim | comidas, casamento e loucurinhas

    Já que voltei de vez para o Youtube, nada melhor do que atender a todos os pedidos de vocês e das amigas né ? Então aí vai um vídeo com mais ou menos “50 Fatos Sobre Mim”, com algumas curiosidades que só quem me conhece pessoalmente sabe, ou nem eles...

    Leia mais...
  • Lista de compras | 12 produtos de beleza que eu amo e indico

    Sempre me pedem para fazer listas de produtos, dicas de compras de viagem e itens necessários para uma boa maquiagem, mas no lugar disso, resolvi falar sobre 12 produtos que eu amo, uso a maioria há bastante tempo e indico demais. Se perguntarem qual máscara de cílios eu mais gosto,...

    Leia mais...
  • Perfumando | 212 Vip Rose, La Tentation de Nina e La Petite Robe Noir

    Hoje é dia de mais um “Perfumando” e mais 3 delícias super especiais. Vou contar um pouquinho do 212 Vip Rosé, a nova fragrância de Carolina Herrera, La Tentation de Nina, a nova maça de Nina Ricci que desta fez fez uma deliciosa parceria com a Ladurée e o Le...

    Leia mais...
Postado por Cinthia Ferreira em 08-set-2014

“Meus dois centavos” sobre o desafio da foto sem maquiagem.

All around me

Estou meio atrasada com o tal assunto, mas somente depois de receber emails de leitoras, convites e saber mais do que se tratava é que digeri um pouco, a ponto de dar uma opinião sobre o rebuliço que deturpou o #StopTheBeautyMadness.

Como vocês sabem, eu passei quase um mês viajando e distante da maioria das assuntos da web, até que quando voltei, comecei reparar mais na hashtag e dar de cara com amigas aderindo ao movimento, tentando passar uma imagem positiva sobre o tal projeto que visa melhorar a autoestima das mulheres, dar um chega para lá nesta louca perseguição pela beleza inatingível que a tv e a publicidade nos cercam.

A principio eu pensei que fosse mais alguma campanha de alguma marca gringa, como muitos memes que aparecem por aí e não passam de publicidade escondida fazendo muita gente de besta. Mas não, o negócio é sério e infelizmente, como muita coisa séria que chega na rede, foi deturpado, alterado que acabou virando motivo de insultos e deboches de quem teve alguma boa intenção de ajudar outras mulheres.

Assim como o tal balde de água fria, que foi aderido por gente que queria mais aparecer na mídia do que fazer algum bem, a campanha das “sem maquiagem” acabou virando um joguinho besta com castigo para quem não fizesse. Ao mesmo tempo que ajudou algumas pessoas, deixou mulheres e meninas tristes por serem humilhadas com brincadeiras na rede.

Você tem uma revista ou um blog e quer ibope ? Coloque o título “Atriz/Modelo fulana de tal sem maquiagem”. Sim, infelizmente várias mulheres ficam enlouquecidas e se sentem bem vendo uma celebridade que considera linda, sem maquiagem, descabelada, acima do peso e cheia de celulite. Estou errada ? É inacreditável e triste de ver como o ser humano se sente melhor quando vê defeito nos outros.

Nestas duas últimas semanas eu recebi emails de leitoras que entraram na campanha por vergonha do desafio e excluíram a conta do Insta por receberem piadinhas terríveis, meninos tirando o sarro de meninas e pedindo para não usarem máscaras do dia das bruxas, gente PAGANDO para não entrar no tal desafio, meninas com menos de 13 anos orgulhosas por postarem foto “sem maquiagem” (oi ???) e por aí vai. Alguém acha bacana isso ?

Não sou ninguém para questionar o comportamento dos outros, mas eu só acho que o #StopTheBeautyMadness é muito além disso. Se a loucura das mulheres fosse só relativa a maquiagem, não teríamos adolescentes com depressão, se jogando em drogas e cometendo suicídio. O problema é mais embaixo meu povo!

Garotas fazendo plásticas arriscadas para se encaixarem em um padrão, grupos de meninas que arrumam táticas para não ter fome nunca, mulheres que, por não atingirem o padrão de corpo perfeito, exageram na comida como fuga, chegando em um sobrepeso que pode ser prejudicial a saúde. Enquanto isso, uma aponta a outra apresentando “defeitos”que não são defeitos, são só diferenças.

Ninguém aqui foi fabricado em uma forma de silicone em uma linha de produção para sair igual ao outro. Aliás, até batons feitos em forminhas apresentam diferenças. E se no caso dos batons, eles são descartados, no nosso caso são estas diferenças que nos tornam únicos.

Você pode ser loira tingida, ruiva natural, branquela, mulata, magrela, gordinha, baixinha, altona, peituda, sem bumbum, ter celulite, ter manchas na pele e ser linda do mesmo jeito. O que seria do azul se todos gostássemos do vermelho ???

Não está tão contente com o que vê, e acha que pode ser bacana mudar ? Melhore de forma saudável e para agradar o seu gosto pessoal e não do carinha que você dá bola e que não merece nem um fio dos seus cílios postiços.

As pessoas têm que começar olhar para a própria imagem refletida no espelho e tentar chegar no seu melhor e não querer o corpo da amiga, o cabelo da apresentadora, o bumbum da blogueira. Tenho certeza que esta mesma princesinha perfeita tem seu bad hair day e já desejou alguma coisa diferente na vida. Mas ao mesmo tempo, não adianta a menina ter o rosto cheio de espinhas (que a incomodam demais) e ser obrigada a não fazer nada, sendo que este é um problema tão simples de camuflar ? Adianta eu, que tenho vitiligo, abrir mão da maquiagem (que é uma coisa que eu amo) e tentar viver de cara lavada sendo que uma simples base ou corretivo me deixam mais feliz e confiante ?

A maquiagem foi apenas o assunto que usaram para trazer a tona um problema que está cada dia mais comum e parece que muita gente não entendeu. Não se trata de um desafio de quem é mais gatinha sem maquiagem não!! Temos que nos sentir bem! E não fazer o outro ficar bem. Se você ama maquiagem completa, use, independente de alguém falar algo. Se você não liga para nada disso no dia a dia, não use e assim por diante. Não se obrigue a fazer ou não fazer algo para agradar outra pessoa que não seja você.

Quem ainda não leu, dê uma olhadinha neste post, pois a minha opinião a respeito continua a mesma.

Não adianta postar fotinho sem maquiagem e deixar de dividir a sobremesa com o namorado pois está com medo de engordar 5 kg comendo um pedacinho de bolo, não adianta postar foto sem maquiagem, se deixa de ter vida social para se matar 5 horas por dia na academia, não adianta postar foto sem maquiagem se você nem precisa de maquiagem para se sentir melhor e fica rindo da vizinha que tem a pele bem pior que a sua.

Senão, daqui a pouco, terão que inventar um #sembotox #semmegahair #semmodeladordecintura #semacademia #semwayprotein #semdentadura e por aí vai…

Eu sempre digo que o ato de se maquiar, de cuidar da pele, do cabelo, é um momento só seu. Sou totalmente contra quem usa qualquer artifício cosmético para se tornar outra pessoa, mas acho que a maquiagem saudável traz benefícios muito maiores do que uma simples colorida no visual. Uma mulher que perde um tempinho para se cuidar, fica mais confiante. Mesmo aquelas que nem ligam para make, podem se sentir mais poderosas com as unhas bem pintadas. Os minutos que você se dedica ao seu corpo, refletem na sua mente.

sem_make

A minha foto está aqui para mostrar que todos podemos ter defeitos e nem por isso precisamos ficar felizes com eles e sair mostrando por aí algo que nos incomoda. Um mês de sol diário e mesmo usando protetor 60 todos os dias, duas vezes por dia, fiquei assim. A maioria das minhas manchas de vitiligo, que quase não aparecem normalmente, acenderam, e no lugar das minhas antigas olheiras roxinhas, tenho manchas brancas abaixo dos olhos, seguidas logo abaixo de uma pigmentação bem mais escura que a pele normal, coisa que o vitiligo proporciona. E para deixar tudo mais claro, parei de passar o autobronzeador que uso para esconder a mancha da testa e das sobrancelhas (contei como eu faço aqui) e aí está. Sem maquiagem, sem filtro, com a luz da minha penteadeira e com as minhas sardas e manchas de vitiligo. Me sinto melhor maquiada ? Óbvio!!! Poderia sair de casa sem maquiagem se estivesse afim ? Claro que sim. Vou deixar de usar maquiagem algum dia na semana para agradar alguém ? NÃO! Estou deixando de me amar mais por conta disso. Não. Vou mudar minha personalidade saindo de casa sempre com maquiagem ? Não. Então assim será, doa a quem doer. Concordem comigo ou não.

Amo maquiagem muito antes de ter vitiligo e continuarei amando mesmo se algum dia eu não tiver mais as manchas. Ao mesmo tempo que tenho estas manchas chatas, tenho uma pele boa e passei uma adolescência sem espinhas. Tudo na vida tem um lado bom e não precisa ser perfeito para funcionar do jeitinho que deve ser.

make_sem_vitiligo

Além do rosto eu tenho manchas nas mãos e agora com o sol, estão maiores do que nunca pois eu lavo as mãos o tempo todo na viagem e não lembrava de reaplicar o protetor sempre.

Dou bola para isso ? Eu não. Não passo nada além de protetor solar, não me incomodo e não dou a mínima quando alguém olha. Se eu amo sair de base, blush e olhos maquiados, as manchas das mãos estão ali para me lembrar que não posso tomar sol, tenho que me proteger e que eu sou a Cinthia Ferreira e tenho muitos defeitos, mas também tenho muitas qualidade.

Então, parem por favor com a auto punição de não ser a Barbie, mas não entrem na neura de se adequar a um desafio inventado só para fazer a turminha feliz. Seja você, cuide-se, ame-se.

Agora no lugar do #SemMake, #SemFiltro, #ComVergonha #QueroMatarABruxaQueMeDesafiou, #SoFezIssoPqTemInvejaDeMim, que tal um #EuMeAmoAssim #MaquiadaEFeliz ?

E quem tiver um tempinho (e a ajuda do google tradutor) entre no site www.stopthebeautymadness.com e vejam que é muito mais do que uma simples e boba maquiagem e jamais deixem se levar por padrões de beleza que alguém criou.


Deixe um comentário em "“Meus dois centavos” sobre o desafio da foto sem maquiagem."
  1. Letícia Tápias Scardua
    08/09/2014

    Concordo com você Cíntia, hoje aos 37 anos a maturidade me trouxe paz em relação a minha aparência e meus defeitos…me acho bonita com ou sem maquiagem, o dia que estou afim de me maquiar faço com o maior prazer, mas também o dia que não estou passo protetor com base, batom e só…tranquila, livre…sem as neuras de uns anos atrás. parabéns pelo post…beijinhos!

  2. Bianca Duarte
    08/09/2014

    Não tenho nem muito o que adicionar, a única coisa que posso comentar aqui é: clap clap clap.

    Parabéns Cih, nem tenho como expressar o quanto esse post representa o que eu também penso :)
    Bjs!

  3. Fernanda Marçal
    08/09/2014

    Sempre visito seu site, mas nunca comento. Mas, hoje tive a necessidade, eu ñ tirei a foto sem maquiagem por pensar como vc, na minha lista vi mts que tiraram com resolução de câmara ruim, o que demonstra vergonha, medo de mostrar.
    Eu ñ tenho problema em me maquiar ou sair sem maquiagem, sempre vou a academia só com filtro solar e de lá sempre passo em algum lugar, caminho no calçadão tb só de filtro, ñ me incomodo.
    Agora o que me fez comentar foi ficar surpresa que vc tem vitiligo e realmente ele ñ tira nada sua beleza, vc é linda e elegante, uma beleza diferente dos padrões atuais, mas linda do mesmo jeito, acho linda pessoas magras, altas e bem vestidas, como tb acho lindas várias outras mulheres diferentes…
    Graças a Deus nunca fui invejosa, cresci com uma mãe que acha todos lindos e sempre falava fulano é lindo, ciclano é lindo, então cresci assim, fico indignada com mães que ensinam seus filhos a verem defeitos nos outros.
    O mais importante é ñ termos padrões, ontem o padrão era assim, hj é assado, amanhã serpa outro e as pessoas vão seguindo sem analisar se gostam mesmo daquilo. Estar bem resolvida consigo é a chave para isso.
    Parabéns pelo texto!!!

  4. Bea
    08/09/2014

    Texto maravilhoso, realmente muito do que eu estava pensando sobre tudo isso. Não gosto sair sem maquiagem, me sinto melhor com ela e também sinto muito prazer nos meus 20 minutinhos matinais só eu e os meus produtinhos. Tenho muitas manchas nas costas, manchas que nenhum dermatologista conseguiu resolver ainda, evito usar decote nas costas por causa delas, mas nunca perdi um dia de praia ou piscina por isso. Eu sei que elas estão ali, eu sei que as pessoas estão vendo, mas nada nem ninguém pode me tirar o prazer de um dia de sol e mar. E eu acho que é isso que está faltando hoje em dia, sentir prazer nas coisas, eu sinto prazer em me maquiar, eu sinto prazer em dividir a sobremesa com o boy, eu sinto prazer em colocar meu biquíni e dar um mergulho, e não posso perder esses momentos por conta do julgamento de outras pessoas. A vida é uma só, e essa é a minha, vou vive-lá como bem entender, maquiada ou não.

  5. Pedro
    08/09/2014

    Gostei do post! :) Aliás, não é em qualquer blog brasileiro que a gente vê adulto escrevendo como adulto. :)

  6. Luciana Ribeiro
    09/09/2014

    Adorei seu post. Mas tenho que observar que ninguém é obrigado a nada nessa vida. Cumprir um desafio de internet é pela honra? Faço somente o que eu quero. Assim como não repasso correntes. Pagou o desafio quem quis. Minhas amigas não falaram em momento nenhum em dinheiro. Apenas servia para observar como são lindas mesmo sem maquiagem.

    Agora, gente excluindo conta por isso?? Ahhh faça-me o favor! As pessoas precisam realmente de mais amor próprio e de enxergar sua real beleza. É ver o que você tem de bonito e se aceitar. Ou então não entra em “brincadeira” nenhuma. Não sabe brincar não desce pro play!!

  7. Laryssa
    09/09/2014

    Não pude deixar de vir aqui pra te dizer que concordo conigo. Fiz esse desafio pois uma amiga jogou para mim e levei na brincadeira, já que não tenho problemas em sair sem maquiagem, mesmo tendo manchas causadas por queimadura e espinhas, me sinto bem assim, pois conheci base e corretivo faz “pouco tempo”, mas fiquei pensando em tudo o que você escreveu, e realizei que postei uma foto do meu rosto no Instagram em uma brincadeira, mas jamais teria coragem de postar foto do meu braço que tem cicatrizes horríveis de uma queimadura não muito recente, mas não pelos outros e sim por mim, porque é uma coisa que me faz lembrar do sofrimento que passei e eu acho feio, sou super a cima do peso isso não me incomoda. O problema é que as pessoas esquecem de ver o que incomoda elas mesmas e não aos outros, elas tem que parar e pensei que tem que viver para si e não para os padrões. Achei maravilhoso tudo o que você disse, um beijo.

  8. Flavia
    09/09/2014

    Realmente, as pessoas não entenderam o sentido da foto sem maquiagem!! Acabou virando uma brincadeira. O seu texto é perfeito, diz tudo, quer usar maquiagem? Usa! Quer sair sem maquiagem? Saia! O importante é você se sentir bem.
    Mas você fica linda sem maquiagem, de verdade, eu demorei pra perceber as suas manchinhas!
    Bjs!

  9. Renata
    09/09/2014

    Cinthia, por isso acompanho vc!
    Seu post disse tudo!
    Gosto de vc como um todo!
    Linda em todos os sentidos!
    Obrigada por fazer diferença em minha vida!
    Bjssss

  10. Mary
    09/09/2014

    Cinthia, admiro muito seu trabalho👏👏
    Parabéns pelo post e beleza natural
    Bjs

  11. Gi
    09/09/2014

    Tb adorei o post! Concordei do início ao fim. Aceitar-se e estar de bem consigo mesma não significa não se cuidar. É bom ver um pouco de sanidade na blogosfera, pq hj tem tanta gente doida por aí que dá medo!
    Bjs

  12. Juliana
    09/09/2014

    Oi Cinthia, adoro essas suas reflexões acerca do “mundo da beleza”, é uma pena ver mulheres expondo outras mulheres de uma maneira pejorativa e depreciativa. Sinceramente, nem sabia desse desafio rsrs, mas acho sempre bom e muito válido quando alguma blogueira nos proporciona um momento para pensar de forma crítica acerca do que nos é imposto e do quanto cedemos, ou não, as loucuras e neuroses dos outros.

  13. Muito bacana sua postagem, eu não participei do desafio mas vi quase todas as amigas participando e de fato muitas piadas saíram na net a respeito! Falando do Vitiligo, minha irmã tem a mais de 10 anos, não conheço sua história nem o tratamento que vc faz, mas minha irmã conseguiu fazer o vitiligo entrar em remissão com uso da superdosagem da Vitamina D, protocolo desenvolvido pelo DR Cicero Coimbra em SP para doenças autoimunes, não sei se vc conhece a respeito, mas achei que deveria compartilhar! Abraços!

  14. Bruna Almeida
    09/09/2014

    Que post maravilhoso! Fiquei emocioanada com tudo que escreveu… Não vou mentir, sou uma ‘escrava dos padrões de beleza’. Antigamente, era bem magra e queria ter um corpão, hoje, engordei um pouco e quero ficar com a ‘barriga chapada’, isso não muito por mim, porque não me acho gorda, mas porque os outros falam “Nossa, você engordou”, “Nossa, você não era assim…” Isso me deixa triste, acaba com a minha auto estima e me sinto extremamente inferiorizada. Foi muito bom ler sua posição sobre tudo e saber que embora raras, existam pessoas como você, que acha linda sem make e com make!

    Adoro seu blog! Sucesso sempre Ci ♥

  15. Mary Riguetti
    09/09/2014

    Apenas: Te amo Cinthia! rs. Você disse tudo o que eu penso a respeito dessa “brincadeira”

  16. Lucia
    09/09/2014

    Eu costumo ignorar esses desafios, acho de uma bobagem sem limites. A causa justa que os gerou acaba se perdendo na ânsia de aparecer, de humilhar o outro e de transformar tudo em uma grande piada boba. Infelizmente, pouca gente compreende a real questão levantada nessas ações. Muito bom o seu texto, Ci!

  17. Patricia Bandeira
    09/09/2014

    Cíntia, que bom que existem mulheres como você para trazer as pessoas para a realidade, para o mundo sem uma imagem de perfeição obrigatória. Cada pessoa tem uma beleza única, se cada um tiver o amor próprio em primeiro lugar achará sua beleza singular sem importar-se com imagens formadas pela mídia.

  18. Catherine
    12/09/2014

    Adorei seu post!
    E se vc não tivesse falado não perceberia que vc tem vitiligo! Além da pele perfeita vc é realmente linda!
    Eu não aderi à campanha pq não tiro fotos minhas quase nunca; mas das minhas filhas e do meu marido, tenho milhares de fotos!
    Mas tem outro motivo pra eu não fazer selfies: acne desde sempre (mesmo cuidando, tomei roacutan, nada funciona!) e depois da segunda gestação surgiu melasma!
    Então por favor, me ajude: qual filtro solar com tonalizante vc indica pra pele oleosa e com acne, manchas e cicatrizes, que tenha uma cobertura boa?
    Eu usei o bel col mas não fica legal, não espalha bem. Dependendo da temperatura uso adcos em pó, mas se estiver calor já não posso usar :(
    Queria um produto pra usar com cobertura de base (não precisa cobrir 100% as imperfeições mas que desse uma uniformizada na aparência) e fator de proteção solar acima de 30.
    Sem cor eu gostei do episol sec e do ada tina efeito matte.
    Beijos e obrigada!!!!

  19. Virgínia
    14/09/2014

    Seu texto está perfeito, parabéns! Eu também penso assim: o importante é se sentir bem, agradar a si próprio, independente do que o outro possa falar. Infelizmente a milênios a mulher é criada para agradar ao outro e nunca a si mesma, há um longo caminho a se percorrer ainda para se obter a liberdade! Um beijo e continue assim, adoro o blog!

  20. Isabela
    16/09/2014

    Não há nada mais a se dizer sobre esse post além de parabéns!
    Excelente post!

  21. Lully
    28/09/2014

    Oi Cinthia ! Lhe conheci na verdade através do seu outro blog , o de culinária ! Fui atrás de um cookie de chocolate e quando vi estava viciada no seu blog de maquiagem . Já era sua fã e agora depois de ler esse post fiquei mais ainda ! O ditado que diz que a beleza vem de dentro é a mais pura verdade, quem está feliz irradia beleza e alegria. Um grande beijo !

Atenção: todos os comentários aguardam moderação - não envie links no campo de texto pois seu comentário cairá diretamente na pasta de spam! Também fiquem atentos à data da postagem lá no cabeçalho do post. Você pode ter caído em um post antigo e as informações estarão desatualizadas.