Menu
Beleza / corpo

Depilação em casa | Vantagens e desvantagens de cada método

Depilação em casa ? Vamos falar sobre as vantagens e desvantagens de cada método

A gente sabe que, quando se trata de depilar ou não os pelos do corpo, não existe certo ou errado. Somos todas 100% livres para fazer o que quisermos com nossos corpos.
Mas se você sente necessidade de remover os pelos de determinadas parte do seu corpo, este post é pra você.

Durante a pandemia, com a necessidade incontestável de manter o isolamento social, a maior parte das mulheres adeptas da depilação está cuidando do assunto em casa.

E, para quem estava acostumada a se depilar regularmente no salão, passar a se depilar em casa não é processo simples e inclui, muitas vezes, mudança de método para tal.
Mas nem por isso a depilação em casa precisa ser um bicho de sete cabeças.

 depilacao em casa copiar

Reunimos aqui as principais vantagens e desvantagens de cada método caseiro de de-pilação para você levar em consideração o seu histórico pessoal e descobrir qual deles pode funcionar melhor para você.

 

Depilação em casa: vantagens e desvantagens de cada método
LÂMINAS

As lâminas de barbear são, sem dúvidas, o método mais simples e barato de se depilar em casa.
Removem qualquer tipo de pelo muito rapidamente e sem dor. Mas é importante ressaltar que alguns tipos de pele podem apresentar reações ao uso da lâmina e as chances de aparecimento de pelos encravados são bem maio-res.
A depilação com lâmina apenas corta o pelo, sem elimina-lo pela raiz; portanto, o crescimento dos pelos é muito mais rápido e os pelos visíveis podem começar a aparecer já no dia seguinte para algumas pessoas. Faça sempre uma boa limpeza e esfoliação antes da depilação, nunca passe o aparelho diretamente sobre a pele seca, certifique-se de usar sempre aparelhos realmente higienizados e com lâmi-nas bem afiadas, e lembre-se de hidratar bem o local depilado após a remoção dos pelos.

CREME DEPILATÓRIO

Outra solução extremamente prática e indolor é o uso de cremes depilatórios. Costuma ser rápido e descomplicado, seja em produtos cremosos ou em gel.
asta aplicar o produto sobre a área a ser depilada, esperar o tempo recomendado na embalagem, e removê-lo com uma toalha.
Mas, assim como a lâmina, esse tipo de produto não retira o pelo pela raiz, fazendo com que o crescimento dos novos pelos seja muito rápido.
E importante: faça sempre a prova de toque do produto 24h antes; muitas mulheres apresentam reações aos componentes de alguns cremes e géis.

DEPILADOR ELÉTRICO

Apesar de extremamente rápido e prático, o uso do aparelho depilador elétrico não é indolor.
Para muitas mulheres, e especialmente em algumas áreas do cor-po, o uso do depilador elétrico pode ser um processo bastante dolorido.
As principais vantagens desse método são duas: a praticidade, pois pode ser utilizado em absolutamente qualquer lugar (alguns novos modelos permitem uso inclusive no banho); e a durabilidade, já que os pelos são retirados pela raiz e demoram a voltar a crescer.
Importante: não esqueça que esse aparelho também precisa ser higienizado adequadamente para garantir sua saúde.

depilacao cera

CERA QUENTE

Apesar de geralmente dolorida, a depilação com cera quente costuma ser das mais eficazes, garantindo o maior intervalo entre as depilações.
Alguns produtos para uso caseiro permitem até mesmo o aquecimento direto no microondas.
Outros necessitam dos aparelinhos de roll-on tanto para aquecer quanto para aplicar com mais facilidade sobre a pele.
Mas, via de regra, o processo de aplicação da cera quente em si não é dos mais simples para fazer em si mesma, em casa.
Se você optar por esse método, leia atentamente todas as orientações descritas na embalagem do produto, já que os passos podem ser bem diferentes entre as opções disponíveis no mercado.
E procure não usar produtos hidratantes logo após a remoção dos pelos para evitar o apa-recimento da foliculite.

CERA FRIA

Para muita gente, a cera fria é o método mais dolorido de depilação; mas isso depende sempre do patamar de dor individual e da sensibilidade da sua pele.
A técnica para remoção dos pelos é bastante parecida com a da cera quente, com a vantagem de não precisar aquecer o produto.
É também uma das maneiras mais eficientes e com maior durabilidade para depilação (intervalo médio de 20 a 30 dias para muita gente).
Apesar de mais prática que a cera quente, é importante lembrar que o uso da cera fria pode causar ressecamento na pele; então é preciso caprichar na hidratação do local após a depilação.

Mas lembre-se: depilar-se ou não é uma escolha pessoal e todinha sua.
Se decidir fazê-lo, avalie os prós e contras de cada método, compre produtos de boa qualidade, respeite seus limites e as características da SUA pele, e capriche nos cuida-dos de higiene pré e pós depilação para garantir uma pele sempre saudável.

Sobre o autor

Equipe redação MakeUp Atelier

Como acabar com o mofo em casa 6 fatos sobre a bolsa Lady Dior Cuidados diários para cabelos saudáveis Protetor solar o ano inteiro. Os benefícios de cuidar da pele Acessórios de luxo para deixar seu look mais “caro” Como fazer fivela de laço em couro Maquiagens Perfeitas Você realmente conhece o vitiligo? Faça sua caixinha para cosméticos Dior e o novo perfume sem álcool Upcycling NA MODA DE LUXO Sua pele pode mudar com o tempo Seu skincare está fazendo efeito ? Blush cremoso sem erro Como usar óleo facial no skincare Chega de coceira e irritação na cabeça SKINCARE | Prazer ou Obrigação ? Como usar brumas no skincare Micose nos pés: como pega e como evitar?