All around me Cinthia Responde Saúde

Minha experiência depois de 7 anos com DIU Mirena

Mais um vídeo pedir no ar. Hoje eu conto sobre a minha experiência depois de 7 anos com DIU Mirena.

Comecei usar pílula anticoncepcional aos 13 anos, parei com 28 e há 7 anos uso o Mirena. Acabei trocando de método para tentar reduzir uma dor que eu tinha por conta de cistos no ovário e me adaptei bem ao novo método. Já estou no meu segundo Mirena e conto todos os pontos positivos e negativos do método.

Aperte o Play ou clique aqui se não estiver visualizando o vídeo.

Assim como qualquer método contraceptivo o Mirena tem vantagens, desvantagens, indicações e contra indicações. Independente da minha opinião, vale lembrar que é um medicamento e que cada pessoa pode ter uma reação diferente.

Não falei no vídeo mas vale lembrar que todos os anos eu faço acompanhamento com médico e ultrassom para ver de o DIU está no lugar. E este passo é muito importante para garantir o real funcionamento do contraceptivo.

No google é possível ler a bula do Mirena e saber detalhadamente das contra indicações, efeitos colaterais e outras informações. Aqui estou apenas para contar a minha experiência.

Então se você já usou ou usa o DIU Mirena e quiser deixar os comentário aqui no post para ajudar outras leitoras, eu agradeço desde já.

Se inscreva no canal e sugira novos temas para os vídeos. Adoro gravar as sugestões de vocês.




You Might Also Like...

  • Aline
    novembro 22, 2016 at 1:37 pm

    Olá!
    Coloquei o Mirena há 6 meses (convênio cobriu!). Mas olhe, estou com TANTA espinha no rosto, TANTO, que nem sei explicar. Já testei mil produtos e nada adianta. Suas espinhas nas costas passaram depois de quanto tempo?

    E minha libido caiu muito :(
    Não tenho muitas cólicas, ainda tenho menstruação (pouca, mas a médica disse que nos primeiros meses é normal).

    Ainda não sei avaliar ainda se foi a melhor coisa, minha TPM continua monstra…

    Mas veremos!
    Obrigada pelo vídeo, é bom ver opinião de outras pessoas! :)

    • Cinthia Ferreira
      novembro 22, 2016 at 2:39 pm

      Olha, acho que demorou um ano p sumir tudo viu. Aliás dizem que o primeiro ano é o tempo que o corpo vai se adaptando. Depois as coisas melhoram.
      Do segundo ano em diante que eu decidi que usaria para sempre rs.
      Mas adorei ver a sua opinião. Se não for tão incomodo eu de vc deixaria até um ano e meio p ver o que acontece.
      bjs

    • July
      novembro 22, 2017 at 6:17 pm

      Olá, tudo bem?
      Tbm coloquei o Diu Mirena em janeiro de 2017 e comecei a ter muita acne, começou em junho mais ou menos, e nenhum tratamento de pele responde, agora vou iniciar o tratamento com o Roacuttan, última alternativa. Por outro lado o Diu Mirena melhorou muito minhas cólicas e fluxo que quase não tenho mais, mas a acne está demais e estou pensando em tirar. Gostaria de saber se mais alguém teve problemas com acne. Muito obrigada. Bjs.

      • Flavia
        dezembro 31, 2017 at 1:37 am

        Coloquei o Mirena há um ano e estou desesperada com a acne!!! Tentei de tudo é só piora.. Roacutan funcionou??

  • Manoela
    novembro 22, 2016 at 5:40 pm

    Eu uso há quase 5 anos (em fevereiro vou trocar) é simplesmente a melhor decisão que tomei.
    Com a pílula eu tinha muuuuuita enxaqueca, mensalmente eu parava no hospital, com dor, enjôo e desmaios. Bom, nunca mais tive isso.
    No primeiro ano tive uns escapes, depois nunca mais, nunca tive cólicas, também não tive espinhas… A única coisa que eu percebi que tive muito mais retenção de líquido do que antes. Mas, faz parte.

  • Marion
    novembro 22, 2016 at 8:47 pm

    Eu uso há 3 anos e meio e estou AMANDO! Sim, a pele e cabelo não estão mais sequinhos como quando eu usava a pílula. Minha pele e cabelo estão oleosos como sempre foram, na verdade a pílula que controlava isso. Ou seja, o DIU não aumentou esse problema, ele só deixou de solucionar. Mesmo assim, o fato de não reter tanto líquido, diminui as celulites e eu amei! A mestruação não vem mais e nao me preocupo em esquecer a pílula. Ganhei qualidade de vida! Bjs!

  • Deborah
    novembro 22, 2016 at 10:09 pm

    Já faz 13 anos que uso o Mirena e posso dizer que mudou minha vida!
    Nunca mais fiquei menstruada ou tive TPM, que era o que mais me incomodava. Aliás , era um martírio de tanta cólica que eu tinha.
    Já troquei o Mirena 2 vezes e sempre com anestesia. Só na primeira vez coloquei no consultório e quase morri kkkkk aconselho a sedação.

    • July
      novembro 22, 2017 at 6:21 pm

      Oi Deborah, tudo bem? Vc teve algum problema com acne? Estou desesperada, não sei se tiro ou deixo mais um pouco, será que vão sumir com o tempo? Coloquei em janeiro de 2017. Muito obrigada.
      Bjs.

      • LARYSSA
        abril 23, 2018 at 1:03 pm

        JULY OS EFEITOS DESAPARECERAM ??

  • Deborah
    novembro 22, 2016 at 10:10 pm

    Sou do seu time que não quer filhos! E o Mirena é uma benção nesse quesito

  • Guida
    novembro 23, 2016 at 9:25 pm

    Também coloquei há cerca de mês e meio e estou a gostar. É certo que ainda estou a amamentar, mas como estava a tomar pílula de amamentação e não tive efeitos secundários adversos (a hormona é semelhante à do Mirena) e só queremos dar um mano à Teresa daqui a alguns anos, decidi colocar. Em Portugal, é gratuito nos hospitais e centros de saúde. Não doeu (e não fui sedada), quase não houve hemorragia, nada de menstruação, nem espinhas, nem retenção de líquidos nem nada. Espero que assim continue. Obrigada pelo feedback! Beijinhos

    • Cinthia Ferreira
      novembro 23, 2016 at 10:02 pm

      Puxa que bom que é gratúito por aí, aqui é bem caro quando o convênio não paga. E acho que quem teve filho eles dizem que pode ser feito mesmo sem a sedação. E que maravilha que tem se adaptado bem. Acho que é melhor dar um irmãozinho só daqui alguma tempo mesmo para aproveitar bastante esta belezinha <3. Bjsss nas duas

  • Isabel
    novembro 23, 2016 at 10:10 pm

    Oi Cinthia, tdo bem?
    Logo q vc colocou o mirena, vc ficou menstruando muitos dias, tipo uns 20 dias seguidos. Li alguns depoimentos q mulheres q aconteceu isso.
    Adoro seu blog! Beijos!!!

    • Cinthia Ferreira
      novembro 23, 2016 at 10:23 pm

      Não foi tudo isso não mas foram alguns dias e é normal. Muda de mulher para mulher ;)
      Bjs

  • Sandra Santos
    novembro 24, 2016 at 12:46 pm

    Oi Cinthia, só queria te lembrar que como você é casada e se não pretendem ter filhos mesmo, uma boa opção é o seu marido fazer vasectomia. O meu marido fez agora, depois que tivemos nosso segundo filho. É um dos métodos anticoncepcionais mais seguros,não tem falhas e não interfere na sua saúde e nem na dele, só que é um método irreversível. É uma cirurgia super simples, somente com anestesia local. É uma decisão que vocês devem tomar em conjunto, claro. Mas estou te dando esse toque porque a gente tende a pensar na contracepção sempre pelo lado da mulher, quando muitas vezes pode ser facilmente resolvida pelo lado masculino.
    Beijos!

  • Cristina
    novembro 24, 2016 at 6:21 pm

    Minha experiência com o DIU Mirena é maravilhosa estou a 7 anos com o mesmo DIU, claro que seguindo as orientações do meu ginecologista, ele disse que o momento de trocar só será quando eu voltar a menstruar novamente. Eu não tive escape só nos 6 primeiros meses de uso do Mirena .

    • Dalila
      janeiro 14, 2018 at 11:22 pm

      olá Cristina tbm uso o diu mirena a 5 anos nunca tive escape era pra ter tirado e fazer a troca no mês de outro mais como tive problema com meu convênio não tirei ainda mais tá tudo normal só que ando tendo muitas dores de cabeça praticamente todo dia e enjoos muito sono parece até sintomas de gravides será normal isso ???

  • Nathália
    novembro 27, 2016 at 9:44 pm

    Adorei o vídeo, me tirou muitas dúvidas!
    Coloquei o DIU de mirena faz três dias, foi com anestesia e não senti nada.

  • Alcione
    dezembro 7, 2016 at 1:51 pm

    Oi Cintia, simplesmente adorei as suas explicações sobre seu Diu! Tenho duas filhas e não pretendo ter mais filhos. Vou conversar com a minha médica sobre o mirena novamente. Agora a única dúvida se posso ou não, Pq tenho mioma muito grata pelas suas orientações!❤️

  • Marla
    janeiro 29, 2017 at 5:07 pm

    Olá
    Faz 2 dias que troquei meu Mirena.
    Decidi continuar com ele pq me adaptei super bem, unica coisa que ainda não consegui solucionar foi minhas espinhas.
    Mas enquanto não me decidir ter filhos vou continuar com ele.
    Amooooooo d+!!!!

    • FERNANDA CARMINATO
      abril 16, 2018 at 12:52 am

      Oi July, me chamo Fernanda, coloquei o Diu em agosto de 2017,
      Antes usei por 7 anos o Diu de cobre, onde o fluxo nos primeiros meses eram de 10 dias de enxurrada, me levando à anemia e em seguida tive cisto
      À GO q passei, me receitou um anticoncepcional regulador de 28 dias seguidos durante 3 meses aí foram 7 anos com fluxo de 5 dias onde tinha q usar Ob e absorvente externo
      Foi qdo no termino deste Diu resolvi optar pelo de Mirena pois tinha plano q cobria
      Tive nestes meses até aqui quase tudo q todas tem, mas o q mais me incomodou foi o excesso de oleosidade, tenho pele mista, e à volta das terríveis acnes
      Sem pesquisar, já imaginava ser o Diu
      Mas logo pesquisei e comprivei minhas suspeitas, passei na dermato, expliquei e ela me receitou uma ótima pomada, q só vende sob prescrição médica, chama se adacneclin
      Gel aquoso
      Só q se deve usar de dois em dois dias à noite
      Diminuiu 90% as acnes
      À oleosidade pode se diminuir com sabonete apropriado e adstringente
      Espero ter ajudado

    • Micheli
      maio 20, 2018 at 12:24 pm

      Você trocou com 5 anos ? Estou com o meu tenho 4
      Anos e voltei a menstruar será o efeito está acabando pq ainda falta um 1 ano para trocar ?

      • Cinthia Ferreira
        maio 21, 2018 at 5:14 pm

        Não sei dizer Micheli, tem que falar com seu médico mesmo.

  • Luciana
    julho 13, 2017 at 7:58 pm

    Coloquei o morena faz um dia e foi super tranquilo e sem anestesia.

  • Irani
    outubro 22, 2017 at 10:28 pm

    Estou com o morena há 5 anos e pretendo tirar assim que possível. Já tentei tirar , porém a ginecologista não conseguiu.. Não entendi nada ela só ficou com meu dinheiro e o dou continua comigo…quando você tirou foi no consultório ou no centro cirúrgico? Ah não pretendo colocar mais nunca o dou. Muita espinha, retenção de líquido, sem menstruação (as vezes só suja a calcinha)É cólica.

  • Júlia
    outubro 23, 2017 at 8:51 pm

    Uso o mirena a 4 meses…não tive nenhum sangramento nem cólicas desde então. Não tive aumento de peso e me sinto bem,entretanto as espinhas estão me deixando muito chateada…apareceram depois de uns dois meses e gostaria de saber se elas podem desaparecer daqui um tempo.Alguém aí sabe dizer se consigo me livrar delas sem ter q retirar o mirena? Bjs

  • Luciana
    outubro 25, 2017 at 10:22 am

    Ola meninas faz 10 anos que uso o DIu a primeira vez que coloquei quase morri no consultório de tanta dor quase desfaleci e quando fiz a ultrassom para ver se estava no lugar para o meu azar não estava e vou eu lá novamente sofrer outra vez , no primeiro ano tive espinhas nas costas e escapes nos anos seguintes foi uma maravilha minha vida não alterei de peso e meus escapes eram tipo 3 a 4 vezes por ano. Depois de completar 5 anos troquei o Diu e nessa segunda vez usei anestesia local e quase não senti dor , nesse exato momento completo 10 anos e vou retirar o DIu pois me casei e quero ter filhos mas estou com tanto medo de tirar o DIu que vocês nem imaginam 10 anos sem cólicas sem rios de sangue e sem TPM eu nem sei se vou conseguir me adotar a usar absorventes novamente. Alguém aí pode me dizer o que aconteceu com quem tirou o Mirena ? Estou bastante apavorada não me lembro mais da minha vida antes do Mirena

  • Thais
    novembro 17, 2017 at 11:55 am

    Olá coloquei o mirena faz 2 semanas, até agora não tive cólicas mas estou tendo um leve sangramento. Gostaria de saber como sei identificar que estou tendo escapes ?

    • Cinthia Ferreira
      novembro 17, 2017 at 12:17 pm

      Thais, teoricamente é normal até seu corpo regular, mas seria legal que vc tirasse todas as dúvidas com seu médico pois os sintomas e escapes mudarão de pessoa para pessoa ;)

  • Samilla
    novembro 21, 2017 at 9:47 am

    Oi. Eu uso o diu mirena a quatro anos, estou adorando. Vc indica a trocar com quanto tempo???

    • Cinthia Ferreira
      novembro 21, 2017 at 10:10 am

      Ele dura 5 anos. Teu médico que tem que indicar o tempo certo da troca ;)

  • Jacqueline Andres
    novembro 22, 2017 at 5:59 am

    Vocês não sentiram queda de cabelo? Vi muitos relatos sobre isso.. estou muito preocupada, pois coloquei o Mirena ontem e só vejo depoimentos ruins.. sobre espinha, retenção de líquido, queda de cabelo… Ansiedade e depressão ( acho q já estou tendo sintomas kkk).. confesso que estou com muito medo e arrependida por causa dos depoimentos que ando lendo..

  • Danielle
    novembro 23, 2017 at 5:18 am

    Ola! Eu já tenho o DIU mirena a quase 3 anos e para mim foi a melhor coisa que fiz, quando coloquei a minha filha estava com 4 meses e estava amamentando. Desde o dia que coloquei nunca mais havia menstruado, sendo que de 3 meses para cá a minha menstruação voltou normalmente, estou achando muito estranho uma vez que nem um escape eu tive nesses 3 anos, vou fazer uma ultra para checar se está tudo bem. Isso já aconteceu com alguém? Será que pode ter saído do lugar?

    • Cinthia Ferreira
      novembro 23, 2017 at 9:38 am

      Nossa que estranho. Apesar de que meu médico disse que cada organismo reage diferente. Mas quando fizer vc volta aqui para contar o que seu médico falou ?

  • Paula
    novembro 29, 2017 at 4:50 pm

    Olá, meninas! Desde ontem tenho lido relatos de usuárias do Mirena para tentar me decicir. Tenho enxaqueca com aura, a cada dia que passa os sintomas pioram e após ler o livro do Dr. Alexandre Feldman (Enxaqueca: só tem quem quer) já não estou 100% convicta de que devo tentar o Mirena…. Minha gineco falou super bem, mencionou pacientes com melhora na enxaqueca após uso, mas sabemos que cada organismo reage de um jeito, isso é fato… Ô dúvida cruel… Que Jeová me dê a direção correta. Xero!

  • Cecilia
    dezembro 22, 2017 at 10:29 am

    Olá
    Tenho o diu mirena faz 3 anos no começo estava tudo bem mas agora neste mes eu sangrei fiquei bem assustada e o meu alibido esta bem baixo estou bem preocupada

    • Cinthia Ferreira
      dezembro 22, 2017 at 10:41 am

      sangrar é normal, mas acho legal marcar uma consulta e pedir exames hormonais para seu médico ;) Não fica preocupada não.

  • Gabriella
    dezembro 23, 2017 at 1:12 pm

    Olá! Maravilhoso ver seu vídeo, minha segunda filha tem 1 ano e 1 mês e eu usava um injetável, decidi colocar o Mirena. MAs, confesso que: aumentei 5kg, meu cabelo ressecou, minhas unhas estão quebradiças, e agora no 4 mes dele, (estou a 4 meses com ele) estou sentindo muito enjoo, tanto que fui até o hospital, fizemos os exames (beta e ultra) que deu negativo e tudo certinho no lugar bem colocado.. porém passo o dia enjoada esse mês tive um escape que durou 10 dias… as vezes penso tanto em tirar mas morro de medo de ter outro bebê! Não liguei com medo mesmo de me arrepender! É normal ter enjoos assim?

    Obrigada!

  • sheila
    fevereiro 6, 2018 at 6:28 am

    Olá meninas, faz 5 anos que uso o Mirena, de fato existe o pós e contra do método, no meu caso foi ótimo em relação ao meu humor, sem TPM. Porém no início tive muitos problemas com acne, e após alguns anos meu cabelo mudou muito, engrossou muito e tive problemas com melasma, infelizmente daqui 2 meses vou retirar e mudar o método.

  • DALVA
    março 18, 2018 at 4:42 pm

    Tomei o Yasmin(anticoncepcional)por 20 anos e nunca voltou minhas acnes q sempre tice. Ha 9 meses troquei pelo Diu Mirena e encheu meu pescoço e peito de acne bem grandes. O ginecolista disse q posso tomar o Yasmin junto c o Mirena ou fazer outros tratamentos de acne. Estou tratando a acne e tomando Yasmin junto mas nao está resolvendo as acnes. Vou esperar mais uns meses p ver se tiro ou não o Diu que é ótimo não menstruar e sem cólica.

  • Franciane Marques
    março 27, 2018 at 5:25 pm

    Olá! Uso o morena há 6 anos,.quase 7 o mesmo. Não menstruei ainda. Pode ter relação sem contraceptivo? Essa a minha dúvida. Me dei muiitooo vemmm! Mas, ainda não pude trocar. Meu plano não cobre. Aqui quase 1.000 reais. Se não menstruei Ainda, tá tudo certo?!?!

    • Cinthia Ferreira
      março 28, 2018 at 5:18 pm

      Franciane, vc tem que ver com seu médico. A validade dele é de 5 anos.

  • Ana
    abril 3, 2018 at 3:12 pm

    Olá ! Coloquei o mirena a 7 meses mais ou menos e estou sofrendo muito com acne e queda de cabelo, isso tá me deixando muito preocupada, estou pensando em tirar e colocar o Diu de cobre que é livre de hormônios e consequentemente livre de doenças futuras que o mirena pode causar . Se alguém tiver passado pela mesma coisa que eu comenta aqui, quero saber se vai passar ou não

    • Ana
      maio 12, 2018 at 12:05 am

      Estava com o diu há 8 meses! Desde o segundo mês meu rosto encheu de acne! Fiz diversos tratamentos, estou tomando roacutan há 4 meses e nada de melhorar. Optei por tirar o diu e voltar a tomar pílula há uma semana!
      O diu foi ótimo p mim, mas não aguentei as acnes.

  • Myrian
    abril 19, 2018 at 1:32 am

    Simplesmente eu amo o Mirena, uso há 8 anos e nunca troquei, estou com 50 anos e o médico recomendou tira-lo qd começar sintomas da menopausa .

  • Ana
    maio 2, 2018 at 6:55 pm

    Oi linda! Vc não aumentou o peso? Eu tomei o anticoncepcional Stezza por 07 meses e aumentou meu peso em 5-6 kg. Fiquei apavorada porque tenho uma alimentação saudável e pratico exercícios físicos regularmente e sempre tive o mesmo peso, Fazia uns 15 anos que tinha 64-65kg e agora 71kg. Estou preocupada pq mesmo restringindo a alimentação (que nunca precisei) não diminui o meu peso. Não sei se leva tempo para que o organismo libere os hormônios do anticoncepcional e volte ao normal, visto que faz 03 meses que parei de tomar o anticoncepcional (ouvi falar que demora de 03 a 06 meses para voltar ao normal) ou não consigo emagrecer pelo Mirena que coloquei 03 dias após deixar de tomar o anticoncepcional e hoje, dia 02/05 faz 03 meses que estou com o Diu Mirena. Algumas espinhas apareceram, mas bem pouco. Percebi que o ciclo menstrual está mais curto e as vezes tenho uns escapes (bem pouco).
    Senti que as celulites que ganhei durante o uso do anticoncepcional, diminuíram após parar com o mesmo e desinchei um pouco, mas ainda não consegui diminuir o peso e não é por ganho de massa magra. Alguém ajuda nessa situação? Bjs!

    • Cinthia Ferreira
      maio 2, 2018 at 8:41 pm

      Não…não mudou nada. Tenho mesmo peso de antes.

  • Ana
    junho 8, 2018 at 8:33 am

    Amei esse vídeo. MUITO obrigada.
    Eu tô com o mirena há 3 anos e esse mês além da “menstruação” eu tive um escape, estava super preocupada. Obrigada

  • Lucivane
    junho 22, 2018 at 12:15 am

    Eu ja vai fazer dois anos,que coloquei o mirena, ótimo porque não tenho aquela compromisso de tomar anticoncepcional, todos os dias,mas as minhas enxaqueca continua,mestruo pouco mas ainda mestruo,mas meu rosto e costas,e colo,ta cheio de espinha to desesperada.