Menu
Look da Cinthia / Moda

Moda e Estilo |Como usar botas e coturnos de cano curto ou médio.

como_usar_botas
E aí? Comprei uma bota de cano curto, mas não sei como usar!
A Cinthia comentou conosco que há algum tempo tem recebido pedidos para escrevermos um post sobre botas de cano curto, pois muitas leitoras sentem dificuldade em combiná-las com outras peças.
De fato, seria muito simplista dizer que leggings escuras são a melhor opção para combinar com botas escuras. Claro que essa é uma escolha bacana e que funciona bem, mas não para qualquer tipo de mulher. No post da semana passada falamos das diferentes formas, e o quanto cada uma carrega sua própria beleza. Para deixar aflorar suas melhores características, você deve conhecer seu corpo e quais ferramentas a moda disponibiliza.
 
Veja alguns modelos que separamos…
.
Dicas básicas para qualquer silhueta:
– com leggings: cano da bota por cima da barra!
– com skinny: se a barra não for muito justa, é permitido que o cano da bota fique por baixo da calça (essa regrinha não vale para as cuffed boots – aquela que faz a dobra)
– com bootcut ou flare: não há alternativas, cano sempre por baixo da calça
– botas de salto médio a alto: mais elegantes com calças bootcut ou flare
– botas sem salto e/ou coturnos: dá pra usar com bootcut ou flare, dependendo do seu estilo, mas fica mais interessante e atual com legging e/ou skinny. Bacana também com saias curtas ou longas, vestidos e shorts. Se a idéia é proteger-se do frio, é coerente vestir uma meia calça.
– cuffed boots: válidas as mesmas dicas citadas acima, exceto pelas calças bootcut e flare!
.
Dicas por tipo de silhueta:
– Pernas longas e finas
São as maiores aliadas. Por quê?
Esse tipo de bota “quebra” a silhueta, o que acaba achatando e alargando o visual. Logo, as privilegiadas com esse tipo de pernocas podem brincar mais, usar e abusar das combinações! Aqui vale misturar uma meia calça colorida ou estampada, saias de diferentes comprimentos, shorts jeans, vestidos de diversas padronagens.
– Pernas curtas e grossas
Essa moda do cano curto não é exatamente a melhor para quem tem essas características, especialmente as cuffed boots (por ficarem mais distantes do tornozelo, adicionam volume à região). Mas se você não resistiu e comprou um parzinho desses, e se incomoda com o formato das suas pernas, opte por botas escuras (preta ou marrom), sempre aliadas a calças ou meias calças igualmente escuras, pois assim cria-se um efeito alongador de silhueta. Escolha saias e vestidos com comprimento na altura dos joelhos ou longos. Evite os shorts!
Diquinha extra: para minimizar pernas grossas e gerar mais harmonia, experimente uma blusa solta que termine na metade da coxa. Casaquetos curtinhos (na altura da cintura), também dão a impressão de pernas mais longas!
.
Agora um PS da Cinthia com alguns looks. A mesma roupa com botas diferentes ou a mesma bota com looks bem diferentes…
.
“Pois é meninas, fotografei algumas opções de looks que eu uso. Antes eu era avessa a este tipo de bota pois achava minha perna grossa, tinha receio demais e só usava botas curtinhas com calças ou botas longas (quando elas fechavam na minha panturrilha rs). Mas há 4 anos longe da academia, minha perna ficou bem mais fina (e mole rsrs), acabei aderindo às botinhas, viciei e tenho várias. Amo usar as baixinha durante o dia, principalmente para viajar. Já as altas ficam ótimas em looks mais noturnos e arrumadinhos. Eu amo o frio mas morro de frio nos pés, então inverno para mim é sinônimo de botas quase todos os dias. “

bota_saia-cano_baixo

Blusa Calvin Klein e saia Antix |Look 1 – Bota Zara e bolsa Balenciaga | Look 2- Bota Schultz e bolsa Juicy Couture.

Aqui uma opção para o dia e para a noite com blusa de tricô pesada e saia mais levinha. Para a troca do dia para a noite uma bota cano médio, meia preta e uma carteira (que no caso é um porta ipad+carteira). Percebam como a meia preta com bota preta deixa a silhueta mais fina a alongada e é uma boa opção para quem tem perna mais grossa (para referência, eu tenho 1,69 de altura).

bota_vestido

Vestido Renner |Look 1 – bota Zara e bolsa Marc Jacobs | Look 2- bota Carmin e bolsa 3.1 Phillip Lim.

Um mesmo vestido de lãzinha e duas opções. Na primeira opção uma bota pesada, sem salto, casaco e bolsa grande. É um look que eu amo usar nas minhas viagens. Na segunda opção uma botinha de salto alto e fininho deixa o look mais interessante para a noite.

Eu acho que o primeiro look deve ser usado com cuidado por quem é mais baixinha. Quanto mais perna tiver a mostra, mais alta a mulher parecerá. Então usando uma meia mais grossa, pode caprichar na mini saia.

open_boot_shorts

Todas as peças de roupa são da Zara |Look 1 – bota Santa Lolla e bolsa Mulberry | Look 2- Bota Schultz e bolsa Balenciaga.

Acima dois looks que eu uso muito. O mesmo shorts + blazer podem ser usados durante o dia com bota baixa e camiseta ou a noite com uma open boot de salto e uma camisa de seda (ou tecido levinho). Usei duas opções de bolsas crossbody. Uma média para caber as coisas do dia a dia e uma mini que é ótima para quando você não precisa carregar a vida dentro, mas tem um bom espaço.

Este é um look que também deve ser proporcional ao corpo. Se a perna for muito grossa e o shorts muito curto, a chance de ficar meio “over” é grande.

coturno_vestido_calca

Coturno Arezzo |Look 1 – Camiseta Diesel, casaco e calça Zara e bolsa Mulberry | Look 2- Vestido Antix e bolsa Longchamp.

E agora uma mesma bota (coturno) e dois looks bem diferentes (até o cabelo rs). O primeiro look o coturno fica bem urbano com o jeans desfiado e casaco militar. No segundo look o coturno quebra um pouco a feminilidade do vestidinho e os tons dos acessórios fazem parte das mesma cartela de cores da estampa do vestido. Dois looks para o dia a dia, um mais quentinho e outro mais calorento.

.

Sempre falamos para nossas clientes que a apropriação da Moda deve ser um ato consciente que nos traga bem estar e que agrade nossa auto estima! Não é porque “tá na moda” que devemos sair correndo e comprar a novidade. Respeite seu corpo, assim as escolhas serão naturais e certeiras. Invista em peças que tenham a ver com seu estilo e que revelem seus melhores atributos!

E leitoras queridas, se ainda assim tiver dúvidas, mande a foto do seu look pra gente aqui ou poste no instagram marcando @makekeupatelier ou @depecaempeca.

Biejos Carol e Thaís – facebook.com/DePecaEmPeca

Para ler todos os posts de Moda e Estilo que já foram postados, clique aqui.

de_peca_em_peca_assinatura


.

Sobre o autor

Editora e idealizadora do Makeup Atelier www.cinthiaferreira.com.br

Exercícios abdominais: verdades e mitos TESTEI | Desodorante com Refil Por que toda pele precisa de hidratação ? Resenha | Nova base leve da Shiseido Perde peso não é emagrecer