Menu
Geral / Makeup

Qual o custo X benefício das suas maquiagens ?

Este post foi publicado em junho de 2011. Mas como muitas novas leitoras sempre me perguntam sobre este tema, achei que valia a pena ser republicado. Então segue o post…

quanto_custa_destaque

Sempre vejo a mulherada comentando sobre os preços das maquiagens. E você, já parou para pensar o real custo dos seus produtos ?

Assim como a moda, uma roupa só é cara se você não usa. Se investir 500 reais em uma blusa de seda e usar várias vezes por vários anos, ele poderá sair mais em conta do que aquela camisetinha podrinha que você pagou 50 reis pois estava na moda. E com maquiagens é a mesma coisa.

Vamos pensar em qualidade, satisfação e não quantidade.

Por exemplo…

Amei um blush da Dior que no Brasil que custa 200 reais e achei caríssimo. Paro para pensar na validade do blush (ex: 2 anos), depois vejo se é uma cor básica que vou acabar usando muitas vezes (ex: 2 vezes por semana), por último tento imaginar quanta aplicações ele irá render (ex: 150 vezes).  Com isso, o blush custará 1,33 reais por uso.

Ao mesmo tempo vamos pensar em um delineador pink nacional que estaria na moda. Pago 20 reais pois acho baratinho, uso 10 vezes e não aguento mais ver aquela cor na minha frente, (sem contar que é um delineador e em 6 meses deverá ser jogado no lixo, portanto nem adianta esperar desenjoar e voltar a usar no ano seguinte). O custo dele por uso é de 2 reais, ou seja quase  o dobro do tal blush incrível e teoricamente caro. Vale a pena ?

Produtos para os olhos…

Um delineador líquido assim como uma máscara, dura apenas 6 meses depois de aberto. Se você usa delineador somente em festas (10 em 6 meses por exemplo), provavelmente um produto que 80 reais, ficará caro. Neste caso é melhor optar por uma boa marca só que mais em conta.

As máscaras também duram 6 meses, portanto não adianta comprar uma super máscara da Lancôme e ficar economizando que não vai adiantar, 6 meses passam voando e você pode acabar jogando metade do produto fora, esperando pela tal ocasião especial. Está com dó de usar máscara cara, tente uma da Maybelline tem um efeito ótimo e um preço bem justo.

No caso das sombras faço a mesma conta, são cores básicas que vou usar muito, invisto em uma palette como a Naked por exemplo. O  investimento inicial é mais alto, mas no final compensa muito. Quem gosta de variar muito nas cores, minha sugestão é investir em um bom primer de olhos e comprar sombras mais baratinha já que o primer vai garantir uma cor mais forte e uma durabilidade digna.

Produtos para os lábios…

Para os lábios também o esquema é o mesmo. Invista em um bom batom, da sua marca desejada, escolhendo uma cor que você irá usar bastante. Já a cor que você sabe que é modinha,  logo virará uniforme e ninguém mais vai querer. pense se realmente vale a pena comprar, se você perceber que realmente quer a cor mas sabe que vai usar pouco tempo, opte por uma marca mais em conta pois o o custo x benefício dele será bem mais interessante.

Eu mesma amo batons nudes rosadinhos, com isso sempre tento comprar marcas mais caras nestes tons que usarei várias vezes até o fim da data de validade. Mesma coisa para o vermelho cereja que amo de paixão, como sei que irei usar muito pelos próximos 2 anos, posso muito bem gastar um pouco mais e comprar algum que realmente desejo.

Maquiagens para a pele…

Produtos para pele, na minha opinião são os que realmente fazem a diferença. A pele é a nossa tela de pintura, nada adianta usar uma sombra milionária e muito bem feita se a pele está ruim.

Um bom primer e uma boa base, podem deixar tudo mais bonito. São estes produtos que merecem um investimento maior. Vamos pensar em uma base que custa 200 reais e será utilizada diariamente por 6 meses seguidos (sim, pois tem bases ótimas que com uma gotinha bem espalhada, dá para maquiar o rosto todo e ter uma pele bem natural e uniforme), o valor diário dela será bem pequeno e muito menor do que aquela base baratinha que você comprou porque estava em oferta e deixa sua pele super oleosa.

Também não adianta investir em uma base de 300 reais e não cuidar da pele antes. Limpar, hidratar diariamente, vão ajudar a sua base dar conta do recado.

No caso de blush e iluminador, existem opções mais baratas que dão efeito parecido e um bom resultado. Mas imaginando que você comprará um Orgasm da Nars que é o seu sonho e usará o dito cujo diariamente por vários meses, o custo dele será muito compensador.

Resultado final…

Se o batom que você realmente quer custa 50, hoje você só tem 25 mas sabe que no mês que vem terá mais 25….espere. No próximo mês  junte os outros 25 e compre o que realmente queria. Caso contrário, ficará comprando um de 25 por mês, nunca ficará satisfeita com nenhum e acumulará batons que não utilizará.

O mais importante é que cada um deve fazer seu orçamento de acordo com o que pode gastar, de nada adianta andar com um batom lindíssimo se a conta está zerada. Consumo consciente sempre.

Tenho certeza que se todas começarem a dividir o custo do produto pelo número de vezes que irá usar, as nécessaires ficarão bem menos recheada só que muito mais amadas. Faça o teste !

.

Sobre o autor

Editora e idealizadora do Makeup Atelier www.cinthiaferreira.com.br

Como acabar com o mofo em casa 6 fatos sobre a bolsa Lady Dior Cuidados diários para cabelos saudáveis Protetor solar o ano inteiro. Os benefícios de cuidar da pele Acessórios de luxo para deixar seu look mais “caro” Como fazer fivela de laço em couro Maquiagens Perfeitas Você realmente conhece o vitiligo? Faça sua caixinha para cosméticos Dior e o novo perfume sem álcool Upcycling NA MODA DE LUXO Sua pele pode mudar com o tempo Seu skincare está fazendo efeito ? Blush cremoso sem erro Como usar óleo facial no skincare Chega de coceira e irritação na cabeça SKINCARE | Prazer ou Obrigação ? Como usar brumas no skincare Micose nos pés: como pega e como evitar?