All around me

Humildade, um item indispensável no seu kit de beleza

Hoje não falarei sobre um produto físico do nosso kit de beleza, mas mesmo assim um item indispensável para qualquer pessoa ficar bonita, a humildade. Faz tempo que este assunto quer sair da minha cabeça, e hoje resolvi falar um pouco do que penso.

Acho engraçado como algumas pessoas só linkam a palavra humildade com questões financeiras, se independente de quanto dinheiro você tem no banco, pode haver humildade em seu coração.

Em um tempo que o marketing pessoal é absurdamente importante, tem gente que acaba usando deste artifício de forma errônea e metendo os pés pelas mãos. É muito importante para qualquer mulher e qualquer pessoa deixar transparecer todas as suas reais qualificações, seus atributos intelectuais e sim, sua beleza física. Mas para fazer isso ninguém precisa rebaixar os demais para deixar o podium livre esperando sua vitória.

Já cansei de ver pessoalmente mulheres que eu achava maravilhosa a distância. Aquela figura perfeita que você chega a ver estrelinhas ao seu redor. Seja pela beleza estonteante, seja pela criatividade, seja pela bagagem cultural. E quando chega a vez do encontro real, a princesa se transforma em sapo, tamanha falta de humildade, arrogância e desprezo com os demais. Neste momento eu paro de ver aquelas qualidades inatingíveis e vejo um ser humano comum e muitas vezes oposto do que a imagem passada.

No entanto há casos contrários, onde o meu “pré conceito” me fazia achar a pessoa chata, arrogante e quando vem o cara a cara é o oposto, uma doçura e educação total. Esse tipo de “tapa na cara” da vida, confesso que adoro levar. É muito bom se surpreender positivamente com este tipo de situação.

Tenho certeza de que já aconteceu com vocês algum caso parecido… Sabe aquela menina que você nunca reparou muito por não ter os padrões internacionais de beleza, mas quando virou amiga e conheceu sua personalidade, começou achá-la linda, reparar nos detalhes e ser inspirada por ela ? Pois é…isto para mim é a verdadeira beleza.

Não adianta ser linda na foto do Face, na foto da escola ou na foto do blog se ao vivo a pessoa é arrogante, se julga perfeita e muitas vezes quer se achar a “última bolacha do pacote”. Precisar rebaixar alguém para se sentir mais poderosa é o pior recurso que alguém pode usar.

Agora não vamos confundir falta de humildade com timidez. Existem muitas mulheres que são tão tímidas que por não olharem muito na cara dos outros por vergonha, acabam levando fama de metidas e orgulhosas no mau sentido. Vale a pena saber um pouquinho mais antes de julgar. Ou ainda confundir arrogância com falta de ambientação. Eu não sou tímida e falo mais do que a boca, mas sempre que entrava em uma escola nova, me achavam fresca e ninguém vinha falar comigo. Depois de um tempo que as pessoas se aproximavam, viam que eu era uma doida qualquer e só tinha mesmo cara de enjoada (odeio ter cara de chata. Incrível como as minhas grandes amigas de hoje não iam com a minha cara na início rs)

Humildade para mim, não é ter que usar uma roupa mais simples se você tem condições de ter uma roupa melhor, basta não querer se tornar uma outra pessoa por conta do que está vestindo.

Humildade é saber aceitar o erro, pois você é um ser humano. Se errou, não fique arrasada quando alguém tiver boa intenção e te corrigir com educação. Use isso a seu favor, agradeça a ajuda e aprenda com o erro. Em contraponto devemos lembrar que criticar uma pessoa pelo seu erro, não te torna melhor do que ela.

Humildade é ter plena consciência de que por mais que sejamos incríveis em algum aspecto, devemos lembrar que sempre haverá outra pessoa tão boa ou muito melhor do que nós e isto não é motivo para desespero e sim um estimulo eterno para melhorarmos e evoluirmos a cada dia. Nenhuma pessoa no mundo sabe o suficiente que não possa aprender mais. Sabe aquela coisa de que “quanto mais eu aprendo, percebo que nada sei”…. é o lema da minha vida.

Humildade para mim é ter consciência que ter um dom, não te transforma em uma deusa, ter a pele, o cabelo e o corpo perfeito, não te transformam em uma heroína e ter um blog não te transforma em nenhum ser supremo.

Claro que todas nós já passamos por algum momento na vida que trocamos de bolsa e deixamos a humildade dentro daquela que ficou em casa né ? Mas basta lembrar de recuperá-la na volta e usá-la independente da cor da sua roupa, do seu make, ou do estilo de vida que você tem. Podemos ter autoconfiança e humildade andando juntas.

Então na hora de fazer sua listinha de itens indispensáveis para uma pele perfeita, um delineador bem aplicado e o batom dos sonhos, saiba que se acrescentar a humildade diária nesta listinha básica você ficará muito mais linda perante aos outros, sem gastar nenhum centavo a mais.

.

You Might Also Like...

  • Ana Paula
    outubro 23, 2012 at 1:40 pm

    Muito bom!!! Tem muitaaaaaaa gente que precisa ler isso!!! Item indispensavel!!! Beijoooos para vc!!!

  • Anninha Sacani
    outubro 23, 2012 at 1:46 pm

    Que texto fantástico, Cinthia! Disse tudo o que penso também. Acho que muita gente confunde atenção com superioridade. Não é porque está famosa/bonita/na moda/o que seja que é melhor ou pior que ninguém. Ótima reflexão!

    Beijão!!!

    • Cinthia Ferreira
      outubro 23, 2012 at 6:32 pm

      POis é. Não consigo entender isso :( É muito triste na verdade.
      Bjs

  • Jacqueline McAllan
    outubro 23, 2012 at 4:11 pm

    Adorei o texto, Ci, e acho que é justamente por conta deste seu pensamento que você é tão competente naquilo que se propõe a fazer. Quando conhecemos a humildade e não nos deslumbramos por conta de nada, temos sempre motivação para o aprendizado e o aprimoramento contínuos. Acho muito triste ver pessoas que por terem um dom, uma habilidade ou mesmo uma beleza especiais, se acham superiores aos outros e, por isso, acabam tornando-se limitadas e até mesmo arrogantes.

    Beijos! E que seu texto possa levar muitos à reflexão.

    • Cinthia Ferreira
      outubro 23, 2012 at 6:33 pm

      Limitadas….vc disse tudo. Acho que o fato de termos o que aprender sempre é o que faz a vida ter sentido.
      bjs e fico feliz que tenha gostado.

  • Maria Manoela Porto
    outubro 23, 2012 at 4:48 pm

    Pra variar você arrasou, falou tudo! Beleza é um conjunto… base nenhuma vai corrigir cara-de-pau, nem falta de educação. Beleza nenhuma dá a ninguém o direito de tratar mau o próximo. Dinheiro nenhum compra um por favor ou paga um obrigado. Foi bacana você abordar essa questão porque tem tanta blogueira por aí se achando e cuspindo no prato que come. Tanta gente sem humildade nenhuma…. inclusive na hora de escrever posts… é fácil receber produtinhos e falar três linhas do produto. Cadê o respeito com quem lê? O espelho de tanta gente anda distorcido que humildade, educação, um belo sorriso sincero, estão em falta na blogosfera e em muitas partes do universo. O seu blog é um dos poucos que ainda sigo porque encontro coisas assim, inusitadas. Textos para serem lidos e não só fotos para ser consumidas e produtos pra serem comprados. Um sorriso pra você!

    • Cinthia Ferreira
      outubro 23, 2012 at 6:38 pm

      Obrigada ;)
      Eu acho que ninguém jamais deve se desmerecer, mas daí achar que sabe tudo e desmerecer os outros não é legal :( Eu sou a primeira a desencorajar quem se refere a mmim como algo além. Acho que nós donas de blog só estamos em destaque pq nossa carinha está estampada na tela e fazemos nosso trabalho para merecer. Não consigo me imaginar diferente de quando era somente designer e poucos me conheciam. O trabalho era o mesmo, o comprometimento era o mesmo e não me tornei uma pessoa melhor por me autofotografar ;)
      Enfim, todas nós temos e sempre teremos muito o que aprender.
      Bjs e muito obrigada pelo comentário.

  • Marília
    outubro 23, 2012 at 5:14 pm

    É sempre muito bom se surpreender positivamente com as pessoas!

  • Cláudia
    outubro 23, 2012 at 5:37 pm

    Olá Cinthia!

    Infelizmente a humildade está cada dia mais esquecida, sobretudo pelo avanço do mundo virtual.
    Com as redes sociais criou-se um novo tipo de classe social – a virtual – onde todos são alegres, “felizes”, bonitos e onde tudo é permitido. A imagem que se tenta passar é a que se gostaria de ser e não a real, daí quando a humildade deixa de prevalecer e outro sentimentos, infelizmente, peculiares da natureza humana prevalecem.
    Lido com adolescentes e, lamentavelmente, os sentimentos de soberba, ostentação já estão ,na maioria das vezes, arraigados neles.
    Evidentemente, uma boa educação, na qual o amor seja o seu embasamento se faz cada vez mais necessária.
    beijos,
    Cláudia

    • Cinthia Ferreira
      outubro 23, 2012 at 6:45 pm

      É bem verdade isso. Não que eu seja a favor de ficar falando sobre vida pessoal e jogando os problemas pessoais na internet, mas daí tratar os outros de forma rude por se sentir superior é o fim.
      A internet realmente mascara algumas pessoas, mas na vida real nada é da mesma forma.
      Agora sobre educação é exatamente isso. Meu pai sempre falou muito sobre humildade e sempre nos ensinou a jamais ostentar qualquer coisa ou ficar se sentindo superior aos demais. tenho certeza que este meu pensamento vem sim da forma que fui educada.
      Bjs

  • Camila
    outubro 24, 2012 at 6:47 am

    Nossa, amei o texto! Uma curiosidade, Ci: nessa sua experiência de blogs de moda e afins vc já encontrou pessoalmente alguma blogueira arrogante ou metida? Pergunto isso pq nessa nossa blogsfera parece que todas são perfeitas, simpáticas, felizes, super bacanas e até humildes. rsrs

    • Cinthia Ferreira
      outubro 24, 2012 at 8:45 am

      Obrigada Camilla ;)
      hahaha ri muito. Mas a internet é meio igual tv (mundo dos sonhos). Tem muita gente bacana e tb tem gente que não é bacana, simples assim rsrs
      Bjs

      • Camila
        outubro 24, 2012 at 12:44 pm

        Ah, conta uns casos aí, Ci! Não precisa citar nomes. Só fico curiosa com os bastidores desse mundo.

        • Cinthia Ferreira
          outubro 24, 2012 at 3:41 pm

          hahahah ihh Camila, falou com a pessoa mais errada possível hahaha Eu sou muuuito chata com isso e jamais ouvirá de mim histórias do tipo ;)

  • Camilla
    outubro 24, 2012 at 12:16 pm

    Gostei muito do texto, como sempre Cinthia!

    Vc é extremamente competente (como já tinha dito no outro post), e agora percebo que é porque vc não se deixa limitar pelo sucesso que faz… Está sempre buscando coisas novas e isso te faz dividir muitas experiências com suas leitoras assíduas…

    Também tenho cara de chata, e o pior, de meio maluca… isso faz com que as pessoas passem a gostar de mim com o tempo também! Acho uma coisa positiva, afinal, seria pior se elas gostassem de mim de cara e desgostassem depois, não é??

    Tenho isso comigo, não me ponho pra baixo, de forma alguma, mas procuro enxergar o melhor das pessoas que me rodeiam, e trato todos como iguais… Nunca perdi nada por isso!

    No meu atual emprego, no dia em que comecei, todo mundo ficou com o pé atrás – trabalho como advogada em um escritório em que o forte é a contabilidade -, afinal, acharam que eu seria mais uma “lawyer” metidinha né?? Não vejo porque me sentir mais do que as outras pessoas por isso, o mundo está cheio de advogados e contadores, e ambos são profissionais valorizados e necessários!

    Essa atitude me fez ganhar o respeito de todos, e fico muito feliz por isso! Dividindo minha experiência para demonstrar que a arrogância no ambiente de trabalho pode até te custar o emprego!

    Já deu pra perceber que eu também falo demais né?? rsrs… parando por aqui!

    • Cinthia Ferreira
      outubro 24, 2012 at 3:49 pm

      Mais uma vez obrigada Camilla ;)
      E é bem isso que vc falou…melhor gostar depois do que desgostar rsrs
      Poutz e trabalho é sempre assim. Eu ja fui mandada embora de uma agência pq a mulher do dono entrou, não foi com a minha cara e me despediu. Depois fiquei sabendo que a louca estava com ciúmes. Aff…e eu o ser mais inofensivo da terra em relação a isso hahaah.
      E adorei seu ponto de vista…está certíssima e agindo da melhor forma possível.
      E sobre falar demais….ahhhh vc não imagina minha vida quando fiquei 2 semanas sem voz…ahahah quase morri rs
      Bjsss

      • Camilla
        outubro 24, 2012 at 4:32 pm

        Fiquei dois dias sem voz e quase tive um treco!

        Já tive problemas com ciúmes também, e eu tbem sou a criatura mais inofensiva do muuuuuundo e do universo pra isso! rsrs

        É cada pessoa maluca no mundo né??

  • Dani Bomfim
    outubro 24, 2012 at 12:38 pm

    Oi Ci!!

    Você disse tudo!!

    Humildade é a base do sucesso ;)

    P.S.: Todas as minhas grandes amigas não gostavam de mim no começo tbm! rsrsrsrs

    Beijosss

    • Cinthia Ferreira
      outubro 24, 2012 at 3:46 pm

      Puxa que coisa né…é engraçado depois ouvindo-as falar o que pensavam a nosso respeito rsrss
      BJs

  • Dariane
    outubro 24, 2012 at 12:52 pm

    Arrasou no post!!
    Humildade é a maior beleza de qualquer pessoa!
    Beijos

  • Cintia
    outubro 24, 2012 at 9:13 pm

    Nossa, como esse post veio a calhar…li umas coisas que estava super precisando, acho que deixei a humildade na bolsa velha e não peguei de volta!!! Foi incrível ler isso, Ci, especialmente num blog sobre beleza! Acho que vc me surpreendeu, mostrando que além de linda, tem muito conteúdo! Parabéns e obrigada por me ajudar a colocar os pés no chão novamente!

  • Iuna
    outubro 24, 2012 at 10:26 pm

    Concordo plenamente. Sou dessas que não se ofende com uma correção porque admito que não sei tudo e não sou infalível. O problema é que a maioria das pessoas confundem isso com inferioridade (as pessoas pensam que só porque eu admito que errei sou pior e acabam me esnobando…).
    Por causa disso passo por maus bocados, tanto por ser tratada com indelicadeza (sabe arrogância dissimulada, daquela que não te permite que rpode a baiana porque a pessoa vai falar quie foi vc que entendeu mal?) como por ser mal interpretada quando discordo de alguém (ora, aceito com tanta naturalidade as correções e discordâncias que nem me lembro que a maioria das pessoas se ofende com isso; também não aceito que alguém venha me corrigir com argumentos do tipo “é assim/não é assim porque eu tô falando” porque isso é ofender minha inteligência!).

    De qualquer modo, aproveito pra te dar um toque: quando colocar algum texto em inglês, coloque a tradução também, porque humildade (pra não dizer educação) inclui não pressupor que todos falem outro idioma, principalmente num país onde as pessoas mal falam a língua mãe…

    • Cinthia Ferreira
      outubro 25, 2012 at 10:14 am

      Aff…absurdo achar que é inferioridade admitir os próprios erros :( E tb gosto muito de explicações antes de aceitar correções ;)
      Agora sobre a frase em inglês, foi apenas para ilustrar o post com imagem mesmo. Quando uso no texto sempre procuro traduzir ;)
      E sobre inglês, saiba que eu mesma aprendi o que sei de inglês com seriados de tv pq nunca tive saco de fazer curso. Há 2 meses entrei no curso justamente por não me julgar boa suficiente para falar com ninguém em inglês. Sempre que tem alguém que sabe falar ingles do meu lado não sai uma palavra da minha boca. Travo total rsrs.

  • simone
    abril 4, 2013 at 12:32 am

    hoje ,esse post me fez sentir tão melhor ,tenho depressão e estou tentando me levantar ,estou muito enteressada em maquiagem ,gostaria de fazer um curso; e fico procurando dicas e alguma coisa que possa me ajudar e tenho achado que é um mundo tão distante do meu ,por que para mim os cursos são caros os produtos , sou muito perfecsionista, esempre me cobro muito.
    mas vc me fez ver as coisas com mais humildade mesmo, obrigado não vou desestir ,vou continuar tentando .