Geral

Publicidade ou opinião pessoal ?

Já faz um tempo que queria escrever este post, mas para variar me faltava tempo.

Desde que fiz a última pesquisa de opinião com os leitores, fiquei muito feliz com os resultados e a disposição de vocês em ajudar o blog a melhorar. Mas lendo alguns comentários, sou obrigada a entrar em um assunto polêmico….a publicidade em blogs.

Todos sabemos que de uns anos para cá, as agências e empresas começaram a dar mais valor aos blogs e enxergá-los como uma ótima fonte de divulgação (gratuita ou paga). E infelizmente sabemos que tem gente que vende a própria opinião por pouco (ou por muuuuito).

Só que nesta bagunça, milhares de leitoras não sabem mais o que é uma resenha com opinião pessoal, o que é uma mera publicidade escondida.

Não estou aqui para julgar ninguém, acho que cada um segue a vida profissional da forma que achar melhor. Só quero deixar alguns pontos claros para vocês que são meus leitores, afinal podem pensar que não, mas eu realmente me importo com todos que passam por aqui.

Na pesquisa fiz a seguinte pergunta: “Você confia nas opiniões da Cinthia (eu)?”

Em dois dias, mais de 1000 leitores responderam o questionário espontaneamente e o resultado para esta questão foi o seguinte…

Fiquei muito feliz por estes 99%. Afinal é muito importante saber que estou conseguindo passar esta confiança nestes 2 anos e meio de blog. Mas ao mesmo tempo tivemos 1% que disseram não confiar. Mesmo sendo um número pequeno, ele exite.

No campo de comentários uma leitora diz o seguinte: “Não confio na sua opinião pois você elogia tudo o que posta. Impossível alguém gostar de tudo que ganha”

A minha resposta é o seguinte. Vocês não imaginam a quantidade de coisas que eu recebo para testar e várias delas eu não gosto e não posto. Decidi que seria assim. Posto somente o que achar quem tem mais pontos positivos do que negativos (independente da marca, do preço ou se eu compraria ou não). Afinal não me considero nenhuma expert em cosmética para chegar aqui e dizer…“Não comprem, este produto é uma droga”. Afinal se fosse tão ruim e ninguém mais no mundo gostasse, não estaria sendo comercializado. Outra coisa é que opinião pessoal como já diz o nome, é PESSOAL. Por isso que eu sempre aviso, se foi bom para mim, pode não ser bom para você.

Quando tem um lançamento que não testei ainda, não tenho interesse em testar, não conheço, não trocaria pelo que já uso, não é para meu tipo de cabelo/pele, não conheço muito bem a marca, mas ao mesmo tempo acho interessante dividir com as leitoras, ele vai parar no “Espalhando Novidades…”. Uma área dedicada a todo tipo de release que recebi, achei o conteúdo interessante e publiquei gratuitamente.

Outro ponto foi que várias ( no mínimo 20%, o que meu deixou surpresa com a preocupação) leitoras escreveram nas observações que confiam muito na minha opinião mas pediram por favor para eu avisá-las sempre que postar um publieditorial. 

Acho que publieditorial, promoções, afiliados, banners e outras formas de publicidade são importantíssimos para manter um bom blog com atualizações diárias de pé (afinal 8 horas de trabalho por dia sem remuneração nenhuma é só para quem já tem $$ suficiente e trabalha por hobby e não é meu caso). Portanto não condeno isso de forma alguma, pelo contrário, acho péssimo quem aceita fazer tudo de graça e acaba gastando o que não tem para manter um blog no ar. Imaginem qualquer boa revista sem propaganda?  Com certeza custariam 10 vezes mais do que pagamos hoje em dia. Aliás eu seria contra, pois sou a apaixonada por anúncios de revistas e vocês sabem disso. Acho que bons anúncios em revistas ou em blogs são grandes fontes de informações e se forem bem feitos são muito agradáveis e bem vindos.

Mas ao mesmo tempo existe uma grande diferença entre publicidade e opinião pessoal verdadeira. As duas podem andar juntas de mãos dadas sim, mas quando estão identificadas, fica bem mais fácil de acreditar nos demais textos que foram escritos. Posso amar de paixão um produto que estou fazendo um “publi”, dar opinião pessoal sobre o mesmo, mas este estará “tagado” como tal.

Recebo muitas propostas de anúncios em forma de post e nego a grande maioria. Se o produto não for do meu agrado, se não tiver a cara dos leitores do blog, se eu não me sentir confortável com isso, nego na hora. Já deixei de ganhar muito com isso, mas ainda pretendo crescer devagar e sempre. Afinal quanto maior a escada, maior o tombo, prefiro subir um degrau por vez.

Aliás para quem não sabe, antes de me formar em Design eu fiz Publicidade (por último ainda fiz marketing) e pode ser que por ter trabalhado mais de 10 anos na área, meus textos acabem parecendo com meros anúncios, mas não são. Sem contar a minha forma empolgada de ser. Quem me conhece pessoalmente sabe muito bem minha euforia com as coisas e minha paixão por determinados assuntos e produto (sim, quem não sabe disso pode se assustar no princípio rsrs mas eu sou só um pouquinho maluca).

Portanto se algum post aqui do Make for um publieditorial ou publicidade, estará marcado como tal. O mesmo acontece com alguma promoção ou sorteio. Pode não ter uma faixa gigante escrita “Publieditorial ou Post Patrocinado” mas se você clicar no título do post, verá logo abaixo uma das palavras mencionadas no meio das categorias e tags. Ficou na dúvida, clica no título e olhe a tag,  pois por mais que pareça um “anúncio”, pode ser somente minha forma (doida) de escrever o texto.

Para completar (e não deixar ninguém doida procurando tag em resenha antiga), até hoje eu nunca fiz nenhuma resenha paga ( resenha é quando eu testo um determinado produto e dou a minha opinião pessoal sobre ele )aqui no blog, aliás não sei nem se faria ( …mas se um dia por algum motivo eu fizer estará tagado também como publicidade e não como resenha). Ainda acredito que uma resenha é mais saudável quando é feita de forma espontânea e sincera.

Para fazer minhas resenhas eu ganho muuuitos produtos, se for falar bem dele é problema meu e farei isso quando eu testar bem e quando eu quiser. Sempre deixo isso claro para qualquer empresa que pretende mandar algo. E mais uma vez reafirmo, só posto aqui se realmente tiver mais pontos positivos do que negativos. Se quiserem ler resenhas negativas de algo é só perguntar para o google que encontrarão vários ( e muitas vezes bons) resultados.

Outra questão é o tempo que demoro para fazer um review. Como alguém pode fazer review com dois dias de teste sobre um creme de dá os primeiros resultados de uso em 7 ? Fazer review de um blush que você usou o dia inteiro e amou até que vai, mas a maioria dos produtos não funciona desta forma. Eu demoro para postar mesmo, só desta forma consigo falar o que realmente achei de um produto. Portanto não achem ruim se eu falar de um produto dois meses depois de ter sido lançado, aqui é assim que a coisa funciona.

Agora para saber se um blog é sincero com seus leitores é só seguir por um tempo e você mesmo tirará suas próprias conclusões.

Desculpe o post gigante e espero que seja útil para antigos e novos leitores conhecerem um pouco mais deste meu cantinho.

Ps: sei que tem gente que vai querer comentar sobre casos que já tenham visto, mas este é um post explicativo, não vamos acusar ninguém nos comentários ok ? Não quero um post polêmico e sim deixar meus leitores cientes da forma que eu trabalho.

You Might Also Like...

  • Maria Oliveira
    outubro 13, 2011 at 9:59 pm

    Oie,vim conhecer seu cantinho e já estou super seguindo!
    Parabêns pelo Blog e sucesso!
    Se quiser me fazer uma visitinha,fique a vontade e se quiser me seguir,sinta-se em casa!
    Beijinhos!

  • Renata Lopes
    outubro 13, 2011 at 10:04 pm

    Eu já sabia de tudo que está escrito por ser sua seguidora desde o comecinho do blog, sua postura sempre foi muito clara e elegante sobre produtos bons e ruins, mas é sempre bom reafirmar seu modo de trabalho e manter tudo às claras.
    Parabéns e obrigada pelo blog lindo que você nos dá.

    • Cinthia Ferreira
      outubro 14, 2011 at 11:21 am

      Obrigada linda :0) Acho importante que novos leitores saibam o chão que estão pisando…hehehe
      Bjs e continue por aqui ;0

  • Maria Clara
    outubro 13, 2011 at 11:47 pm

    Ci, desculpa o meu comentário parecer “preguiçoso” (rs), mas é que concordo TANTO com oq a Renata escreveu, e ela o fez tão bem, de forma simples, clara e direta que eu acabei mesmo sucumbindo à facilidade!!

    O blog é super legal, sempre cheio de novidades. Percebemos o carinho e a dedicação em cada detalhe (não só aqui como no Vanilla tb).
    E como disse a Renata, eu tb sou sua leitora há muuuito tempo!!! Desde a época dos tutoriais semanais, cheios de fotos… rs Inclusive com as diferentes perucas, sempre esclarecendo que “não, gente, eu não cortei nem pintei os cabelos de preto/vermelho…” hahahahahaha

    Mas, Ci, como sei que vc leva mesmo a nossa opinião em consideração, só acho que vc poderia avaliar a possibilidade de colocar (às vezes, que fosse) algum produto que não fez seus olhinhos brilharem tanto, mas que, por exemplo, alguma amiga ou sua mãe (rs), tenha gostado. Assim vc mostra que mesmo não tendo dado certo para vc, pode dar certo para peles/cabelos/objetivos diferentes.

    Mas, claro, isso é minha opinião, também, PESSOAL! =)

    mts bjinhus

    • Cinthia Ferreira
      outubro 14, 2011 at 11:06 am

      Obrigada Maria Clara, mas isso que vc sugere eu já fiz várias vezes. Sempre que um produto tem tudo para ser bom e não da certo para mim, a mamis ou as amigas testam e eu conto aqui sim. Da uma busca em Kaedo que foi o exemplo mais bizarro já que pra mim o kit foi péssimo e para a Lu foi ótimo….ehehehe
      E sobre os tutoriais eles voltarão sim. E que o tempo está curto e com milhares de blogs fazendo tutoriais hoje em dia fica mais fácil para as leitoras encontrarem outras fontes tb ;)
      Bjs

  • clau jambo
    outubro 14, 2011 at 9:37 am

    Cinthia,

    Estou hiper, mega feliz agora depois de ler e reler esse post.
    Já gostava de vc antes mesmo de tudo isso agora então te admiro mais ainda.
    Sou da mesma opinião que você, também recebo muitos produtos (não tanto quanto vc.r.s..), mas recebo, e os que não gosto não coloco no blog de jeito nenhum, pq destesto ler a seguinte informação: “O produto não presta..e blá…blá…blá”, não gosto de jeito nenhum de ler post assim.
    Sou do tipo de mulher que adoro novidades e gosto mais ainda de opiniões positivas e o seu blog faz isso muito bem, pra que opinião negativa sobre certo produto? Se não deu certo em mim, pode dar certo em outra pessoa. Opinião e gosto muda de pessoa para pessoa, senão o mundo seria um saco.
    Sou leitora do seu blog desde o início dele, mas só depois que iniciei meu blog é que passei a comentar, pq percebo a importancia da participação da leitora/seguidora. Por isso, deixo aqui registrado meu carinho por esse blog e a sinceridade que ele transmite nas postagens – já comprei muitaaaaa coisinhas depois de ver resenhas aqui, e tenho orgulho de falar que é um dos blogs que admiro, respeito e me inspira a seguir com o meu.

    Excelente post.

    Bjs
    Clau Jambo

    • Cinthia Ferreira
      outubro 14, 2011 at 11:04 am

      Obrigada linda ;) Com certeza o feedback das leitoras é importantíssimo para o crescimento de qualquer blog. Fico feliz que trabalhe da mesma forma. Acho que dividir nossa opinião verdadeira com as leitoras é o principal caminho para o sucesso…mesmo que ele demore um pouquinho.
      Bjs e sucesso para vc tb.

  • Camila
    outubro 14, 2011 at 9:47 am

    Oi Cinthia. Sou leitora do blog e adoro as resenhas. Fiquei na dúivida agora: lembro de ter lido em outro post seu que vc tinha outro trabalho, que o blog era mais um hobby do que trabalho propriamente dito. E neste vc diz que trabalha 8 horas por dia nele. Como funciona?
    Bjs e sucesso!!

    • Cinthia Ferreira
      outubro 14, 2011 at 11:02 am

      Pois é gata, Esta é minha vida, este é meu mundo…kkkk Eu sou designer agora na menor parte do tempo. trabalho diariamente no mínimo 12 horas por dia. Mas isso vai mudar em breve pq juro que não estou aguentando o ritmo…rsrs
      Agora so faço trabalhos para clientes antigo e com o tempo o blog será a maior parte do meu trabalho…assim espero ;)
      Bjs

  • Kelly Carvalho
    outubro 14, 2011 at 9:59 am

    Oi Cinthia não podia deixar de comentar aqui, sou sua leitora e amo seu blog e a forma clara que você expõe sua opinião. Vc é classuda menina e eu confio mesmo neste espaço.
    beijos e te Adoro!

    • Cinthia Ferreira
      outubro 14, 2011 at 11:00 am

      :) Obrigada linda. É muito bom ter a confiança das leitoras…nem tem nada melhor do que isso.
      Bjs

  • larissa
    outubro 14, 2011 at 10:19 am

    sou leitora nova, mas já li a maioria dos seus posts, pq quando eu comecei a ler realmente me interessou e deu pra ver a seriedade disso aqui, seu compromisso com transmitir a verdade pras leitoras, tanto que sempre procuro resenhas de produtos que eu quero comprar no seu blog, pq sei que a sua opinião é sincera independente de marca ou preço, sem falar na variedade de coisas que você testa, então da até pra gente comparar, que é o que eu faço no seu blog :)
    é realmente muito bom, continue assim, você só tem a crescer
    bjos

    • Cinthia Ferreira
      outubro 14, 2011 at 10:55 am

      Muito obrigada, fico muito feliz de ganhar novas leitoras a cada dia :0)
      Bjsssss

  • FERNANDA
    outubro 14, 2011 at 10:42 am

    Oi Cinthia, apoio tudo o que você disse, as pessoas precisam aprender a ler, seja na internet, em revistas, jornais, livros etc e filtrar de forma correta o que elram, mas infelizmente o Brasil não alfabetiza, apenas ensina a ler as letras. bj

    • Cinthia Ferreira
      outubro 14, 2011 at 10:54 am

      principalmente livros não é ? Mas infelizmente nosso cultura não fiunciona assim…..espero mesmo que isso mude algum dia.
      bjs ;0)

  • Patricia
    outubro 14, 2011 at 10:43 am

    Eu gosto muito do seu blog e você me apresentou vários produtos legais que uso e aprovo também.
    E continuarei acompanhando!
    ps: no texto você digitou “só posto aqui se realmente tiver mais pontos negativos do que positivos” Mas não é o contrário? (mais positivos do que negativos)

    Bjs!

    • Cinthia Ferreira
      outubro 14, 2011 at 10:53 am

      ops…é isso mesmo…rsrs obrigada por avisar…vou la arrumar.
      Bjs

  • Cindy
    outubro 14, 2011 at 11:55 am

    Ci, como acompanho seu blog ha um tempo, ja li em algum post ou comentario dizendo q soh resenha produtos q tenham mais pontos positivos, entao qto a isso eu nunca duvidei da seriedade das suas resenhas! Mas tem gnt q nao sabe entao foi bom vc explicar no post =)
    Eu super confio na sua opiniao!
    Amo seu blog e eh um dos poucos q eu realmente faco questao de comentar! Nao soh pra duvidas (pq vc sempre responde) como pra elogiar pq imagino q eh um incentivo e eh a forma de eu retribuir toda a sua dedicacao no blog e a td q eu ja aprendi e continuo aprendendo com suas dicas etc!
    Bjs

    • Cinthia Ferreira
      outubro 14, 2011 at 4:20 pm

      Oi linda, fico bem feliz que vc comenta bastante por aquí. Com certeza é sempre bom ler um elogio e ver que o post serviu para alguma coisa.
      Bjs e obrigada

  • Isabella Rabello
    outubro 14, 2011 at 12:05 pm

    Eu tb sou da turma que te acompanha há tempos e confio demais na sua opinião. Acho legal você colocar apenas produtos com mais pontos positivos, mas acho que os negativos também devem ser colocados. Quando a pessoa vê só os positivos, pode achar que o produto é uma maravilha, e quando comprar, vê que é bom, mas não é “perfeito” como ela pensava.

    Mas os produtos ruins… é, esses nem devem ser expostos mesmo não.

    Bjs

    • Cinthia Ferreira
      outubro 14, 2011 at 4:19 pm

      ah sim Isabella, sempre falo que so vem para ca os que tem mais pontos positivos, mas sempre que falo da parte ruim dos mesmos ;) Afinal é raro achar alguma coisa so com pontos negativos né..rsrs e geralmente os que tem muuuuitos pontos positivos, acabam tendo o preço como negativo rsrs
      Bjssss

  • Su Ramos
    outubro 14, 2011 at 1:06 pm

    Oi Cinthia!
    Vc está certissima com este post, sou sua leitora assídua tem pelo menos dois anos!!
    Acredito na sua opinião sobre os produtos também. Nunca vi, jamais, você indicar um produto mais ou menos no blog, são produtos bons, de qualidade!!!
    Parabéns pelo blog e principalmente pela sua sinceridade para conosco, suas leitoras.
    Su

    • Cinthia Ferreira
      outubro 14, 2011 at 4:15 pm

      Obrigada Su, muito obrigada pelo comentário e fico feliz por passar esta imagem.
      Bjs e continue sempre por aqui.

  • Renatinha
    outubro 14, 2011 at 1:35 pm

    Ci, muito obrigada pelo trabalho realizado, sua “consultoria” me ajuda MTO e nem tenho que pagar por isto!!! Acredito na veracidade de suas opinies e nunca me arrependi de ter seguido alguma! Vc uma FOFA, super atenciosa e detalhista… um sucesso! AMO seus blogs!!! Bjooos!!!

    • Cinthia Ferreira
      outubro 14, 2011 at 4:13 pm

      Ai que fofa :) Super obrigada pelo comentário. Fico muito feliz em ajudar.
      Bjs

  • Dani Sales
    outubro 14, 2011 at 1:37 pm

    Há uns dois anos entrei na onda de gostar de maquiagem e comecei a dar mais importância a cremes antiidade por ter chegado aos 30. Comecei a ‘jogar no google’ nomes de produtos e também notei que sempre gostava mais de posts do mesmo blog. Ao observar bem vi q esse blog era o Makeupatelier. Lembro até que nessa busca, equeci o nome do blog e fiquei meio neurótica rsrs
    O que quero dizer é que, o que Cínthia afirma ser a proposta do blog, eu percebi naturalmente, procurando entre tantos blogs. Hoje, mais pacificada a neura de cosméticos, o MakeupA. está na minha barra de favoritos.
    O blog me agrada de todas as maneiras: a linguagem limpa e absolutamente sem excessos de PHs e Ys, onde deveria haver Fs e Is (coisa de professora de portugês rs); a falsa empolgação com produtos que estão sendo elogiados só por estarem na moda. Outra coisa que me afastou de inúmeros blogs era a intenção de blogueiras apenas em dizer: ‘olha,eu tenho isso e você, não’…
    Já comprei inúmeros cosméticos por conta desse blog. Minha primeira compra internacional foi depois de ver um post aqui, pois sei que Cinthia tanto elogia um Vichy, quanto um Avon. Aliás, comprei uma linha da Avon que achava cara por vir nesse folheto, devido a um post daqui também.
    É claro, que você deve sim observar o que esse 1% ressaltou como falha, mas como parte dos 99% me senti obrigada a opinar e dizer que o post inspira antes de tudo: confiança.

    • Cinthia Ferreira
      outubro 14, 2011 at 4:12 pm

      Ai que fofa ;) Adorei saber da sua história com o make ;0)
      Fico muito feliz com seu comentário. É muito gratificante receber este tipo de resposta e ver que o trabalho está dando certo. Eu deixo de postar muita coisa com essa ideia de passar informação e não parecer que estou “me mostrando”. Aliás te entendo perfeitamente e odeio isso….masss..
      Enfim professora, quando ver algum errinho por aqui pode me puxar a orelha tá. Tento escrever da melhor forma, mas minha falta de atenção as vezes deixa o texto confuso e cheio e errinhos…kkk Pode me alertar que eu agradeço.
      Bjs

  • leticia
    outubro 14, 2011 at 2:03 pm

    ficou com um errinho “E mais uma vez reafirmo, só posto aqui se realmente tiver mais pontos negativos do que positivos.” vc trocou o negativos pelo positivos :P

    e acho legal isso de avisar se eh publi ou não… já deixei de seguir mts blogs q só faziam sorteios :P era bem chato! sem novidades…

    gosto daqui!
    bju

    • Cinthia Ferreira
      outubro 14, 2011 at 4:07 pm

      Eu tinha alterado mas a encrenca do WP deu pau na hora de salvar e nao mudou nada…rsrs Agora foi… tks!
      E sobre sorteio tb acho o mesmo, tanto que fazia dois por mês e parei pois tinha gente que so vinha para participar de sorteio :(
      Agora antes de fazer algum eu penso bem..rsrs
      Bjs

  • Adriana Araujo
    outubro 14, 2011 at 2:09 pm

    Cinthia!

    É isso aí! Parabéns pelo post explicativo, sempre é bom lembrar.
    Já tinha visto toda essa sua explicação e por isso confio nas suas resenhas.

    Concorda com a Fernanda: vamos ler gente! Já vi outros blogs falando sobre isso, tá tudo explicado, mas o povo não lê!

    Beijos

    • Cinthia Ferreira
      outubro 14, 2011 at 4:06 pm

      hehehe pois é….fiz o comentário no final de um post uma vez, mas alem de passar batido por muita gente, entraram vários leitores novos e que vira e mexe comentam que estou fazendo propaganda de tal coisa…complicado mas acontece..rsrs
      Bjs e obrigada

  • Dhyana
    outubro 14, 2011 at 3:23 pm

    Acho que passei batido nessa pesquisa que você fez … confio nas resenhas aqui do blog, sempre me pareceram bem sinceras e percebo que quando a pessoa está “comprada” acaba dando uma forçada nos benefícios do produto, parece mesmo que está vendendo ele… e não é o caso do Make up Atelier :-)
    Bjs!

  • Patricia
    outubro 14, 2011 at 5:59 pm

    Ci, eu queria pedir uma ajuda sua (não tem nada a ver com o post). Sei que vc já comprou babyliss no exterior e queria saber se a voltagem / plug da tomada são compatíveis com os padrões brasileiros. Estou querendo comprar um de um site americano, mandei e-mail mas eles não responderam. Se vc puder me ajudar eu agradeço :)
    Beijinhos!

    • Cinthia Ferreira
      outubro 14, 2011 at 6:02 pm

      a tomada de la é aquela quadradinha da nossa antiga tomada. Quem nao mudou as da casa ainda nao tera problema. E a voltagem é 110.
      bjs

  • Jéssica
    outubro 14, 2011 at 7:12 pm

    Ci, acompanho seu blog a muiiito tempo e ele é um dos primeiros que comecei a ler… Esse deve ser meu primeiro comentário porque sou pura preguiça, mas venho aqui todos os dias bater carteirinha, pelo fato de que acredito nas suas resenhas, na sua opinião e que tudo que eu leio aqui é verdadeiro e não mero marketing. Com o tempo parei de ler muitos blogs que gostava antes por exatamente isso: o blog perdia o foco, as vezes virava mais um portal do que blog de maquiagem, perdia aquela ‘intimidade’ com as leitoras e as blogueiras passavam a ser simples publicitarias, movidas pelo cachê. Anyway, parabéns pelo trabalho, imagino que não seja nem um pouco fácil mas com certeza é muito compensador (para você e para nós leitoras!)
    Beijos

  • Bárbara
    outubro 14, 2011 at 11:28 pm

    Olá Cinthia. O post realmente é bom para aquelas pessoas que são leitoras novas do blog e acabam falando coisas sobre as quais não tem conhecimento. Você sempre avisa que só comenta sobre produtos que tenham mais vantagens do que desvantagens e ainda assim tem quem duvide da veracidade dos seus textos. Fica claro pelo modo que você escreve e se empenha na análise de cada produto, que aquilo realmente foi testado e que você realmente gostou. Viajei semana passada pra NY e levei uma lista de compras que continham única e exclusivamente produtos que vi aqui no MakeUpAtelier. Para cabelos, unhas, maquiagem, tudo. Fiquei horas na Sephora procurando cada produtinho que você comentou e verificando na própria pele (literalmente) que tudo aquilo que você falou é a mais pura verdade. Frequento o blog todos os dias religiosamente e até mais de uma vez por dia pra ver se, quem sabe, você não tem um dia de 28hr e conseguiu fazer mais de um post. hehe Quero acima de tudo parabenizá-la pelo seu trabalho tanto no layout do blog, quanto pela sua forma de escrever, pela sua atenção com os leitores, pela sua sinceridade nos comentários e principalmente, pelas dicas preciosas. Continue sempre assim e que você não se desmotive por esse 1%, porque pode ter certeza que os outros 99% tem carinho de sobra para oferecer a você e ao blog. Beijinhos!

    Obs: Para você ver o quanto o blog faz parte da minha vida e quão viciada eu sou, sonhei que fui em uma loja maravilhosa, que vendia perfumes, maquiagens, produtos para cabelo, para a pele, para as unhas e adivinha quem era a dona? Você! Pedi dicas e você foi me mostrando cada novidade legal que tinha chegado. Quem sabe um dia? haha

  • aline gomes
    outubro 14, 2011 at 11:58 pm

    OI…Voltei!Senti tanta falta do blog que vc nem imagina CI!Adorei a sua explicacao!Vc tem talento para escrever e sua opiniao e sempre importante,mas como vc disse e PESSOAL…Sou sua fa!!
    Estou um pouquinho doente mas vou sempre visitar o blog.
    Bjs flor…

    • Cinthia Ferreira
      outubro 15, 2011 at 12:01 pm

      Oláaaaa linda :)
      Puxa, fico triste que esteja dodói :(
      Mas aqui vai minha vibração positiva torcendo muito que vc fiquei boa logo tá
      Bj grande.

  • Ana Paula
    outubro 15, 2011 at 12:33 am

    Obrigada pela sincerida…parabéns pelo blog…
    Eu, como leitora, acho uma chatice esse negócio de resenha paga, não encaro isso como “um trabalho como outro qualquer”, acho que a pessoa perde a identidade.
    O que me motiva a vir todos os dias aqui, é saber que posso contar com uma opinião sincera, real… além de divertida e carismática.
    Obrigada por alegrar meu final de expediente, por trazer informação útil, e por me fazer conhecer o blog da Cynthia Rachel – outra fofa.
    Beijos e sucesso

    • Cinthia Ferreira
      outubro 15, 2011 at 11:59 am

      Obrigada pelas palavras. E a Ci Rachel é uma amiga que conheci pelo blog e nunca mais sairá do meu coração :0)
      Bjssss

  • Lisandra
    outubro 15, 2011 at 1:56 pm

    Oi Cinthia eu nem participei da pesquisa porque nem sempre consigo entrar pois a correria do trabalho não permite, mas eu diria que confio. Trabalho com textos e é muito fácil perceber quando ele é pago, além do mais já comprei muitas coisas indicadas e amei. Por isso continue pois nos faz bem.
    Beijos

    • Cinthia Ferreira
      outubro 16, 2011 at 10:37 pm

      Puxa, muito obrigada ;) Sempre fico com receio pois vira e mexe aparece um comentário maldoso sobre isso…..sabe como é.
      Bjs

  • Lívia
    outubro 16, 2011 at 5:58 am

    Oi Cinthia!

    Gostei muito desse post que resolveu publicar!
    Já visito seu blog faz meses mas acho que nunca poste nada.

    Concordo com tudo que falou e acho que isso te faz uma bloggueira de confiança e mais ainda, de sucesso!

    Parabéns!
    Um beijo,

  • Renato
    outubro 16, 2011 at 6:54 am

    Confio sim!
    Tanto que já comprei várias coisas só com a indicação da Ci e todos deram certo! hehehe.

    • Cinthia Ferreira
      outubro 16, 2011 at 10:36 pm

      :) Obrigada Renato. Estou sentindo falta dos seus comentários por aqui…..logo teremos mais reviews de produtinhos de pele e vc vai gostar…hiih
      Bjsss

  • Lauren
    outubro 16, 2011 at 1:11 pm

    Oi Cinthia! Queria dizer que confio no que você diz aqui, nas resenhas e tal. Eu já comprei vários produtos que você recomendou e adorei. =] Sempre acompanho o blog!
    AH, e desculpa por essa pergunta meio “nadavê”, mas assim, comprei o Skinsonic pelo site da Sirius Beauty domingo passado. Até agora não recebi nenhum email do site falando sobre minha compra, tô com medo de não ter efetuado a compra. Mas e se eu comprar denovo, e me enganar e depois perceber que já tinha comprado ou alguma coisa assim??? Você poderia me ajudar??
    Beijos, Lauren.

    • Cinthia Ferreira
      outubro 16, 2011 at 10:33 pm

      Oi Lauren, obrigada ;)
      Sobre o skinsonic, eles implementaram sistema de pagamente para o Brasil nestes meses e já vi varias leitoras contando a mesma coisa e no final receberam o produto tudo certinho. Aconselho que da proxima vez vc cadastre seu cartao no paypal e faça as compras com ele. Alem de mais seguro, vc ve na hora que o pagamento para a loja foi feito.
      Bjs

      • Lauren
        outubro 17, 2011 at 7:57 pm

        Cinthia, quebrei a cara kkkkkkk não é que o danado chegou hoje? Muito obrigada pela atenção. ;) Seu blog é maravilhoso. Realmente ouvi muitas coisas sobre o Playpal, vou ler definitivamente um pouco mais sobre ele! :)
        Beijos, Lauren.

        • Tati Tagliari
          janeiro 14, 2016 at 3:08 pm

          Apesar de já ter 5 anos, seu comentário me acalmou! kkkk
          Também comprei e também não recebi nada, alem do SMS do Itaú avisando do pagamento efetuado.
          Vou esperar, afinal eu comprei faz 2 dias.

          Obrigada por compartilhar sua dúvida! :D

  • Isabella
    outubro 16, 2011 at 4:32 pm

    Olá Cintia! Adoro o seu blog, é com grande prazer que visito aqui várias vezes durante a semana, mas só não concordo em você não mostrar os produtos que não gosta. Nós sabemos que você não é expert em cosmética, mas quando eu procuro um blog quero saber justamente isto, a opinião pessoal da blogueira. Você poderia mencionar algo de vez em quando que não gostou, deixando claro que é a sua opinião pessoal. Senão pode passar uma mensagem errônea de que na verdade o que você não quer é ficar mal com alguma empresa. É apenas a minha opinião, sei que você não concorda e o blog é seu, mas eu acho a troca de experiências – seja positiva ou negativa – sempre válida para o consumidor! bjos

    • Cinthia Ferreira
      outubro 16, 2011 at 10:29 pm

      Olha Isabela, respeito muito sua opinião. Mas primeiro que eu não devo nenhuma explicação a nenhuma empresa, infelizmente sinto muito se alguém pensa que não falo por isso. Se o produto tiver mais pontos positivos do que negativos ele vem parar aqui e sempre falo o que ele tem de bom e o que ele tem de ruim. Só acho que meu tempo é tao corrido que prefiro falar somente sobre produtos que realmente valham a pena e não me conformo em perder tempo fotografando, tratando imagens e montando um post de um produto que eu nao gostei e não usaria. Prefiro usar todo tempo de me dedico ao blog para falar de coisas que eu gostei.
      Mas como eu disse, vários blogs vazem esse tipo de review, então sempre vai ter opção para quem procura este tipo de post. ;)
      Bjs

  • Thais Albanez Bellas
    outubro 16, 2011 at 11:18 pm

    Confio em sua opinião sobre os produtos testados. ;D

    Sucesso!

  • Vânia
    outubro 17, 2011 at 10:20 am

    Cinthia,

    Adorei o post e acho que atitudes como essa é que mostram a verdadeira personalidade uma blogueira.

    Parabéns!!!

  • Mirela
    outubro 22, 2011 at 10:17 pm

    O blog é ótimo, a partir de opiniões de blogueiras eu faço minha lista de comprinhas de marcas brasileiras e internacionais e não me arrependo!

    acho td mto confiável e até a cor a minha são as mesmas que a sua, então consigo me basear nisso tbm… já com a Julia não pois ela é mais morena!

    parabéns sempre!
    bjs

    • Cinthia Ferreira
      outubro 23, 2011 at 12:42 am

      Obrigada Mirela, fico feliz em ajudar ;)

  • Nanda Bergmann
    novembro 17, 2011 at 3:20 pm

    Oi Cinthia!
    Muito legal esse post! Eu já gostava muito do blog e agora passo a gostar ainda mais por causa da sua sinceridade! Parabéns!
    Beijos,
    Nanda

  • Karina Mendes
    janeiro 19, 2012 at 1:58 am

    Olá Cinthia!
    Curti muito seu blog e principalmente da sua sinceridade.
    Quero fazer um blog sobre o universo feminino e gostaria de fazer resenhas pagas e Review… mas não sei como funciona isso!!rsrsrs
    Será que poderia me ajudar?
    Se possível mandar por email o que devo fazer e como isso tudo funciona?
    bjinhos
    Sucesso!!

    • Cinthia Ferreira
      janeiro 19, 2012 at 9:09 am

      OI Karina,
      Já começo dizendo o seguinte….se quer começar um blog pensando em ganhar dinheiro com ele, repense. Quando criei o Makeup Atelier foi para compartilhar uma coisa que eu amava e não ganhar dinheiro com ele.
      Como eu disse no post, nunca fiz nenhuma resenha paga nestes 3 anos e não se se faria. Acho que resenha tem que ser uma coisa natural e verdadeira e se for paga, tem que deixar muito claro ao seu leitora que é paga. Resenha de produto é legal quando vc acredita no escritor e sabe que ele está falando exatamente o que pensa e achou do determinado produto.
      Então sei lá….acho que não sou a pessoa mais indicada para te dar esta dica já que comigo aconteceu tudo de forma muito natural e só depois de muuuuita dedicação é que comecei a ganhar dinheiro com o blog, afinal hoje em dia ele toma quase todo o meu dia.
      Agora saiba que para uma agência te contratar para algum publipost, banner ou qualquer coisa do tipo, primeiro vc terá que ter um bom conteúdo, depois o povo chegará em vc. Mas demora toma tempo e muita dedicação.
      Faça um blog para falar do que ama, dividir assuntos interessantes e consequentemente fazer sucesso e só depois ganhar dinheiro com ele em forma de pagamento ao seu trabalho.
      Se o seu negócio for começar lucrando, faça um site comercial, uma revista virtual ou algo do tipo…mas não um blog pessoal.
      Sorry mas é a minha opinião.
      bjs

      • Karina Mendes
        janeiro 19, 2012 at 2:27 pm

        Cinthia, obrigada pela ajuda!
        Na realidade quero fazer um blog porque gosto, e só quis saber como ganhar dinheiro com ele porque sei que muitas pessoas fazem isso. Não é só por dinheiro não, acho que é muito mais por troca de informação e conhecer pessoas novas.

        Bjinhos

        • Cinthia Ferreira
          janeiro 19, 2012 at 8:50 pm

          Entendi ;) O esquema é bem esse, quanto mais diferente e interessante forem seus posts, mais sucesso vc fará e mais rápido as empresas ficarão de olho em vc.,
          Quanto mais exclusivo for o blog, mais sucesso fará :)
          bjs e boa sorte