Menu
Dicas / Makeup / Videos

O drama dos delineadores | Perguntas e Respostas

O delineador é ao mesmo tempo a estrela do make e o monstro que muitas mulheres tem medo de usar.

Lembro que há uns 7 anos eu simplesmente não tinha coordenação nenhuma para delinear um olho, enquanto minha amiga Valquiria fazia com a maior facilidade do mundo e me dizia que era treino. Hoje claro que sei que ela tinha toda razão do mundo. Só perdendo algumas horinhas da vida na frente do espelho para pegar o jeitão da coisa.

Agora algumas perguntinhas que me fizeram e vou tentar responder (lembrando que nãaaao sou maquiadora profissionais e estas dicas eu aprendi com vários maquiadores diferentes e treinando sozinha em casa.)

  • Qual delineador você indica para quem está começando ?

Isso vai depender do gosto de cada um. Eu acho que caneta delineadora  são bem fáceis de trabalhar e fazer um traço mais preciso.

Os delineadores em gel são muito fáceis para algumas (eu amo) e outras simplesmente se perdem na hora de aplicar. Enquanto o delineador líquido exige um pouco mais de “mão firme” para fazer o traço mais rapidinho e sem borrar.

Infelizmente a única forma de escolher o produto que melhor vai se adaptar ao seu estilo é testando cada tipo mesmo.

  • Todo mundo pode usar delineador independente do formato do olho ?

Teoricamente sim, o que vai mudar é o formato do traço. Olhos que já são puxadinhos são bem mais fáceis de delinear.

Olhos mais arredondados e grandes como os meus dão mais trabalho, pois tenho que fazer uma pontinha mais curvada para cima, se eu seguir a linha que tenho o olho ficará caído (as vezes é necessário fazer um “degrau” para conseguir o efeito legal em olho muito arredondado assim).

Para quem já tem olhos caídos precisa tomas ainda mais cuidado. A pontinha tem que ficar mais reta do que curva, achei este tutorial que pode ser útil.

Para olhos pequenos pode usar o delineador só na parte de cima, deixar a pontinha puxada e usar um lápis bege na linha d´água. Ou delinear também a parte inferior do meio do olho para o canto externo.

  • Como fazer minha mão ficar firme na hora da aplicação ?

Eu indico duas formas. A primeira é ficar em pé e apoiar o cotovelo no espelho mantendo o rosto inclinado para cima de forma que o olho fique semi aberto. A segunda é sentar e apoiar o cotovelo em uma mesa, colocar o espelho deitado na mesa e olhar para baixo na hora de aplicar.

  • Um olho sempre sai diferente do outro, o que eu faço ?

Bom, isso é um probleminha que sempre pode acontecer com qualquer mulher, principalmente no meu caso que tenho um cantinho do olho diferente do outro.

A Vanessa Rozan sempre indica fazer o traço antes com uma sombra e depois aplicar o delineador, neste caso se você errar a mão é mais fácil de corrigir.

Outra dica é fazer pontinhos e depois ligá-los com um traço, todas as amigas que aprenderam desta forma conseguiram fazer.

  • Não tenho nenhum delineador e queria fazer um olho de gatinho, existe outra forma de fazer ?

Uma dica que uso muito é molhar um pouquinho o pincel e fazer uma pastinha com uma sombra bem preta. Não fica tão marcado como um delineador preto, mas dá um efeito muito legal. O mesmo vale para delinear com sombras coloridas.

  • Usei um delineador líquido o meu olho ardeu muito, o que fazer ?

Isso aconteceu comigo várias vezes, principalmente com produtos nacionais mais em conta. Resultado….infelizmente não testo mais nenhum delineador que não tenha sido testado por oftalmologistas.

Só tive problema com os líquidos mesmo. Em gel e caneta já usei várias marcas e nunca aconteceu nada.

  • Delineador comum ou a prova d´água ?

Eu uso lente de contato, portanto sempre acabo preferindo os mais resistentes. Meu olho coça e eu sempre acabo passando a mão ou colocando colírio e se o delineador não aguentar, viro um panda.

Mas se você é uma mulherzinha comportada, não usa lente e não corre o risco de passar por algum momento emocionante e derramar algumas lágrimas, pode sim usar um normal que é bem mais fácil de retirar depois.

  • Meu delineador ficou um pouco duro, o que faço para deixá-lo como antes ?

Infelizmente nada. Endureceu, mudou a textura, alterou o cheiro…..LIXO.

Tem gente que mistura colírio…coloca no micro ondas, mas sei lá…não concordo, não faço e não indico. Com saúde dos olhos não se brinca, ou o barato pode sair caro.

A validade de produtos líquidos ou cremosos (preferido pelas bactérias) para área dos olhos custuma ser 6 meses após a abertura dos mesmos.

Meu delineadores e pincéis do momento…

Fluidline da MAC – 71,00 reais (tem aqui) Eyeko Graffiti Eyeliner Pen – 49,90 reais (tem aqui) ou (tem aqui), Pincel tortinho (legal para quem está começando) Sephora e a Smashbox tem um igual – 9,25 dólares (tem aqui), Pincel chanfrado Sigma – 9 dólares (tem aqui)

…………………………………………………………………………………………………………………………...

Se tiverem mais alguma dúvida, escrevam aqui que farei o possível para tentar responder.

E quem tiver dicas de bons produtos e outras técnicas, escreve aqui nos comentários.

Bjinhos

Ci ;*

Sobre o autor

Editora e idealizadora do Makeup Atelier www.cinthiaferreira.com.br

Como acabar com o mofo em casa 6 fatos sobre a bolsa Lady Dior Cuidados diários para cabelos saudáveis Protetor solar o ano inteiro. Os benefícios de cuidar da pele Acessórios de luxo para deixar seu look mais “caro” Como fazer fivela de laço em couro Maquiagens Perfeitas Você realmente conhece o vitiligo? Faça sua caixinha para cosméticos Dior e o novo perfume sem álcool Upcycling NA MODA DE LUXO Sua pele pode mudar com o tempo Seu skincare está fazendo efeito ? Blush cremoso sem erro Como usar óleo facial no skincare Chega de coceira e irritação na cabeça SKINCARE | Prazer ou Obrigação ? Como usar brumas no skincare Micose nos pés: como pega e como evitar?