Menu
DIY / Makeup

D.I.Y | Como fazer um porta pincel de maquiagem

Como o post que ensinei fazer as caixinhas para cosméticos fez bastante sucesso, mas muita gente achou que era um pouquinho trabalhoso, resolvi fazer um DIY bem fácil, com coisas que temos em casa e inspirados no meu “porta pincel” de copinho, que muitas perguntaram onde eu tinha comprado.

A dica é bem fácil e além de porta pincel, você pode criar vasinhos, objetos decorativos e o que mais tiver em mente. Eu já conhecia esta técnica usando tinta comum e potes de vidro (vários decoradores usam), então resolvi reciclar a ideia e os produtos.

A ideia saiu destes copinhos de alumínio que uso como porta lápis e porta pincel de olho. Eles são lindos e dão um toque lúdico a minha penteadeira. Estes eu comprei na Etna na seção de artigos para a cozinha mesmo.

Para fazer nosso porta pincel de maquiagem, precisaremos de copinhos ou vasinhos de vidro. Sabem aqueles copinho de Nuttela, requeijão, e outros vidros que temos em casa, pois é, arrumamos uma função diferente para eles.

Além disso, vamos dar serventia para aqueles esmaltes que compramos por impulso e depois de duas aplicações não queremos mais. Reciclar é sempre bom.

Além disso precisaremos de algodão, cotonete a acetona para dar o acabamento depois que a tinta estiver seca.

Antes de mais nada o vidro escolhido deve estas seco e sem poeira. Lave e deixe secar completamente antes de utilizar. O ideal é não usar nenhum tipo de pana para não deixar pelinhos. Deixe secar naturalmente.

Primeiro eu viro o tubinho de esmalte bem pertinho da beiradinha do vidro. Prefiro colocar esmalte a mais do que a menos, senão corro o risco de deixar o vidro manchado se faltar tinta. Para terem uma noção, um copo americano usa em média 2/3 de esmaltes, mas vai depender da textura do esmalte, quanto mais líquido, mais rende e quanto mais velho e mais grosso, maior fica a camada e usamos mais esmaltes.

Depois começo rodar o vidro de forma que o esmalte escorra pelas paredes, colorindo tudo. Virando, virando, até não ficar nenhum espaço sem cor. Deixe a base para o final, a tinta que escorrer vai colorir esta parte.

Agora o exemplo do copo alto com esmalte pink. Jogo o esmalte concentrado em uma área e vou, mais uma vez virando o vidro até a tinta cobrir tudo.

Vale lembrar que os copinhos são apenas decorativos. Jamais poderemos utilizá-los de volta na cozinha depois de pintados.

Agora temos que remover o excesso de esmalte que ficou no vidro. Da forma mais correta, é só deixar o vidro de cabeça para baixo umas 2 horas para escorrer tudo. Assim a camada fica mais fina, mas a beirada do vidro pode ficar parecendo escorrida se o esmalte estiver muito grosso.

A outra forma que pode ajudar em casos de esmalte velho, é deixar o vidro de boca para cima para que a tinta escorra para o fundo do vidro, deixando uma camada grossa de esmalte no fundo. Eu prefiro este efeito, mas neste caso o ideal é deixar o vidro secando uns 3 dias antes de utilizá-lo.

Agora daremos o acabamento final. Com um algodão, cotonete e acetona, é só esperar o esmalte estar mais sequinho e começar a limpar as beiradinhas. Você pode deixar uma área livre, como mostrei acima, ou limpar apenas o essencial.

Quem quiser deixar um acabamento bem definido, pode colar fita adesiva em toda a borda e depois do esmalte secar, é só retirar com cuidado.

Alguns detalhes na hora de escolher o vidro e o esmalte…

Na minha opinião os vidros que ficam mais bonitos, principalmente se forem usados como vasos decorativos, são os vidros com base mais grossa. Olhem como fica bacana a cor chamativa, contrastando com a parte transparente do vidro grosso.

O segundo detalhe é a escolha do esmalte. Os esmaltes cremosos ficam lindos para uma cor mais viva, os translúcidos, deixam um visual mais leve. Só basta escolher o seu acabamento preferido e mãos a obra.

O resultado final ficou assim. As cores não ficam lindas misturadas ?

Simulei o uso no lugar dos meus potinhos para verem como ficou. No post da minha penteadeira eu mostrei detalhado a forma que que guardo minhas coisinhas.

 

Agora como eu já tinha os meus potinhos (a taça mais alta é de plástico etambém é da Etna), fiz estes para decorar o escritório (foto instagram) e dar um colorido a mais na sala.

Super fácil de fazer e ajuda na reciclagem da casa de maneira mais útil e bonitinha. Gostaram da ideia ?

.

Sobre o autor

Editora e idealizadora do Makeup Atelier www.cinthiaferreira.com.br

Como acabar com o mofo em casa 6 fatos sobre a bolsa Lady Dior Cuidados diários para cabelos saudáveis Protetor solar o ano inteiro. Os benefícios de cuidar da pele Acessórios de luxo para deixar seu look mais “caro” Como fazer fivela de laço em couro Maquiagens Perfeitas Você realmente conhece o vitiligo? Faça sua caixinha para cosméticos Dior e o novo perfume sem álcool Upcycling NA MODA DE LUXO Sua pele pode mudar com o tempo Seu skincare está fazendo efeito ? Blush cremoso sem erro Como usar óleo facial no skincare Chega de coceira e irritação na cabeça SKINCARE | Prazer ou Obrigação ? Como usar brumas no skincare Micose nos pés: como pega e como evitar?