Menu
Tutoriais

Tutorial – Make Escura e Dicas para quem usa óculos

Olá,

O tutorial de hoje é dedicado a muitas mulheres que assim como eu, usam óculos :)

Eu sou usuária de lentes de contato, mas durante a semana uso óculos quase todos os dias pois fico a maior parte do meu dia de frente para u monitor e meus olhos ficam muito secos, por isso acabei optando por usar óculos para trabalhar.

Tenho miopia e astigmatismo e uso óculos desde os 17 anos :) e não operei ainda pois como tenho olhos secos ainda tenho meda da cirurgia :(

A maquiagem para quem usa óculos é um pouco diferente, cada tipo de lentes e cada tipo de armação merece uma atenção.

Eu não tenho muita experiência em makes para quem usa outros tipos de lentes difetentes das minhas, mas dei uma pesquisada e acredito que possa ajudar quem tem dúvidas.

Este tutorial é mais indicado para quem usa os mesmos tipos de óculos que eu (miopia) e que queira uma make mais arrumadinha para a noite.

Vamos Lá……

……………………………………

Com a pele limpa e hidratada vamos começar a maquiagem.

Uso o Eyeko cream como primer aplicado em uma camada fina no rosto todo.

Muitas meninas tem dúvidas sobre o efeito deste creminho – Ele não deixa a pele oleosa, tem vitaminas que ajudam no tratamento e deixa o rosto todo com um leve brilho e como vou aplicar a base por cima o brilho ficará extremamente discreto.

Depois aplico a base HD da Graftobian (tem aqui) na cor Bela Donna e pincel Duo Fiber da MAC.

Agora cubro todas as manchinas e as olheiras e o cantinho interno dos olhos para deixá-los iluminados, com o corretivo Porcelene da NYX. Usei pincel Double Ended Heal & Conceal Brush da BARE MINERALS  – tem aqui que tem um dos lados uma ponta fininha e ótimo para aplicar o corretivo nos containhos dos olhos.

Tanto a base como o corretivo devem ser aplicadas na quantidade correta para não evidenciar linhas de expressão que podem ser ampliadas (hipermetropia)
Em seguida aplico o pó solto da MAC na cor NC15 (tem aqui) no rosto todo com um pincel grande e macio.

Começo aplicando o Prime Potion da UD para segurar mais a sombra e intensificar as cores. Pequena quantidade e aplicado com o mesmo pincel que apliquei o corretivo (tem aqui).

Para fazer esta make utilizei a paleta de sombras da NYX – Smokey Eyes (tem aqui).

Agora começo com a cor chumbo clara aplicada em toda pálpebra móvel com o pincel 239 da MAC

Depois aplico a mesma sombra rente aos cílios inferiores com a ajuda de um cotonete.

Como vamos trabalhar com  sombra escura uma dica é aplicar um pouco de pó abaixo dos olhos para a poeirinha da sombra escura não estrague a pele já pronta. Outra opção é começar pelo olho e fazer a pele depois.

Agora vamos a segunda cor, mais escura e com menos brilho.

Aplico com o pincel 239 da MAC do canto externo até o centro da pálpebra.

Com um pincel bem fininho (este é da NYX) marco o côncavo com a sombra preta cintilante. (odeio quando a foto sai sem foco, sorry)

Com o mesmo pincel e ainda a sombra preta faço uma linha abaixo do olho do canto externo até o meio.

Com a ajuda de uma esponjinha de silicone seca, limpo o que ficou de excesso de sombra passando da palpebra móvel.

Com um pincel lápis (usei: 219 da MAC)  vou esfumar o traço no côncavo que já haviamos feito anteriormente até ficar bem suave.

Aplico mais um pouquinho de sombra preta rente aos cilios e vou esfumando em direção ao canto interno.

Com um cotonete aplico a sombra bege cintilante no cantinho interno dos olhos.

Com um pincel fofo e arredondado aplico a mesma sombra próxima a sobrancelha e desco endireção ao côncavo mesclando com a cor escura.

Lápis preto da Urban Decay na parte interna dos olhos contornando-o todo, em cima e ambaixo.

Agora aplico 3 tufinhos de cílios (NYX) no canto externo de cada olho. (retiro cada tufinho com uma pinça, passo a base dele na cola, espero secar 15 segundo e aplico sob meus cílios naturais com ajuda da própria pinça. Faço isso com cada tufinho dando um espaço de 3 mm entre cada um)

Depois uso o curvex do Shu Uemura para curvá-los e juntar os postiços aos naturais.

Uma máscara que dê volume é o mais indicado para deixar os olhos mais dramáticos e não tão longos a ponto de rasparem nas lentes.

Se você tem cílios muito longos capriche na mascara apenas na base dos cílios. (usei Eyeko máscara em 2 camadas)

Uso um iluminador líquido para valorizar pontos do rosto. pintei a foto nos pontos onde apliquei o iluminador. (iluminador líquido da smashbox).

O Blush oasis da NARS dá uma leve cor e um leve brilho, mas  é suave para não brigar com a armação.

Nos lábios aplico um hidratante antes (usei um da nívea) e logo após apago a cor natural com um corretivo em bastão em uma camada bem leve (usei: corretivo light da Smashbox).

Agora uso um batom bem claro e discreto para não brigar com a make dos olhos e a armação  (usei a cor Hug Me da MAC)

Pronto ! Ficou Assim !!!


10 Dicas úteis para quem usa óculos:

1 – Os óculos escondem grande parte da maquiagem, portanto é importante realçar o formato dos olhos. Lentes anti reflexo são altamente recomendadas.

2 –  Como os olhos tem que ser bem destacados, lápis, delineador e sombras um pouco mais escura (mas não totalmente preta) são bem vindas.

3 – Use sempre cores que combinem com seu rosto, cores neutras ficam melhores e são mais fáceis de utilizar.

4 – Faça testes. Teste as sombras que tem em casa o veja o que lhe cai bem.

5 – A sobrancelha merece muita atenção, tem que estar muito bem desenhada (um lápis pode ajudar) e sempre deve ficar fora da armação.

6 – Use máscara  , mas não máscaras que alongam e sim as que dão volume. Uma máscara que dá bastante volume fará seus olhos aparecerem mais.Espere a máscara secar antes de colocar os óculos para não sujar as lentes.

7 – No restante do rosto uma maquiagem mais suáve fica melhor, afinal os olhos já são o foco.Tentar carregar outras partes para disfarçar os óculos pode ser desastroso e chamar atenção para muitas coisas juntas o que confunde o ponto de foco.

8 – Preste muita atenção na hora de comprar a armação adequada…..prove vários e só compre o que ficar mais harmonioso com seu tipo de rosto.

9 – Quem já tem algumas ruguinhas no canto externo dos olhos, pode optar por uma armação mais larga e ajudar a esconder o problema.

10 – Armações mais grossa ajudam a esconder as olheiras.


Alguns efeitos de cada tipo de lente:

Hipermetropia – as lentes aumentam os olhos:
Esse tipo de lente aumenta e deixa o olho mais arredondado, por isso é legal usar delineador alongando os olhos e lápis escuro por dentro dos olhos para marcar e diminuir os olhos.

As sombras opacas ficam melhores em quem usa este tipo de lente.

Aplicar a máscara de forma que leve os cílios do canto externo para fora deixa os olhos mais expressivos.

Miopia – as lentes diminuem os olhos: (ainda bem que sou miope, imagina usar uma lente que meus olhos ficassem ainda maiores…eheheh)
Uma maquiagem que aumenta os olhos é bem vinda, um lápis bege na parte interna pode ajudar, mas acompanhado lápis escuro contornando os olhos pelo lado externo para marca-los

Máscaras de volume são muito importantes neste caso.

Bom gente é isso :)

Espero que tenham gostado.

Bjinhos

Ci ;)

Sobre o autor

Editora e idealizadora do Makeup Atelier www.cinthiaferreira.com.br

Como acabar com o mofo em casa 6 fatos sobre a bolsa Lady Dior Cuidados diários para cabelos saudáveis Protetor solar o ano inteiro. Os benefícios de cuidar da pele Acessórios de luxo para deixar seu look mais “caro” Como fazer fivela de laço em couro Maquiagens Perfeitas Você realmente conhece o vitiligo? Faça sua caixinha para cosméticos Dior e o novo perfume sem álcool Upcycling NA MODA DE LUXO Sua pele pode mudar com o tempo Seu skincare está fazendo efeito ? Blush cremoso sem erro Como usar óleo facial no skincare Chega de coceira e irritação na cabeça SKINCARE | Prazer ou Obrigação ? Como usar brumas no skincare Micose nos pés: como pega e como evitar?