Menu
Look da Cinthia / Moda

Moda e Estilo | Trench Coat, um coringa no armário

trench_coat_como_usar

No post de hoje falaremos de uma peça clássica que é um super coringa em qualquer estilo de armário, o Trench Coat.

O Trench Coat foi desenvolvido pela Burberry para atender as necessidades de tropas militares, mas caiu graciosamente nas mãos das mulheres que fizeram um elemento atemporal e bastante chique no vestuário feminino. Desde então, muitas marcas criaram modelos diferentes para atender ao público feminino.

História do Trench Coat Heritage Burberry…

“No coração do trench coat da Burberry está o gabardine. Inventado por Thomas Burberry em 1879, o tecido impermeável revolucionou os casacos. O tecido recebeu tripla proteção contra a água, enquanto os espaços abertos na costura permitiam ventilação. Oferecendo proteção contra os climas mais extremos, o gabardine foi usado pelos primeiros exploradores dos polos e pelos pioneiros da aviação ao redor do globo.

Desenvolvido para os militares, cada detalhe do trench coat evoluiu para servir a um propósito, elevando-o em relação aos trajes da época. As dragonas foram adicionadas para exibir as patentes dos oficiais, a aba sobreposta no peito oferecia maior proteção, enquanto o protetor contra chuva na parte superior das costas garantia que a água não entrasse em contato com o corpo.

Mais de 100 processos individuais devem ser completados para se confeccionar um trench coat. O mais elaborado deles é a costura à mão do colarinho, exclusiva da Burberry. Levando até um ano para aprender a técnica, o artesão deve fazer mais de 180 pequenas costuras no colarinho para criar uma curva fluida que se posiciona perfeitamente no contorno da gola.
Protegendo o trench coat dos elementos, o cinto é uma das marcas icônicas da peça e completa a sua silhueta exclusiva. O cinto possui quatro linhas de costura para mantê-lo firme e estruturado, enquanto as argolas em D de metal, originalmente utilizadas para carregar equipamento militar, fazem referência ao seu uso tradicional.”

Modelos Tradicionais…
The Sandringham – Um design em corte slim, com alfaiataria e cintura justas ao corpo.
The Kensington – Um design em corte moderno, com alfaiataria justa ao corpo e cintura afunilada
The Westminster -Um design em corte clássico, confeccionado com uma cintura ligeiramente afunilada

Como usar:

• Para um estilo mais elegante:  Apesar de ser uma peça com pequenos elementos do mundo militar, como grandes botões, cintos, fivelas, costuras nos ombros e nas costas, entre outras características; o Trench Coat conquistou um lugar de elegância máxima. Se usado com peças de alfaiataria, seja saia ou calça e salto alto, fica perfeitamente apropriado para ambiente corporativo, um evento profissional, um jantar. Bolsas pequenas e mais rígidas, completam um visual, despojado mas clássico.

• Para um look mais casual : A casualidade é pedida sempre em que há o elemento do despretensioso, do tranquilo, do relax. Isso se traduz em usar uma peça clássica como o Trench Coat com uma sapatilha e um jeans meio rasgadinho. Para deixar mais “cool” use uma camisa branca linda e com corte feminino (mais acinturada) e um maxi colar espetáculo. Está linda para seu momento casual.

• Para um look moderno: O estilo moderno ou contemporâneo marcante significa uma pessoa que é impecável na aparência, acompanha as tendências porém não segue modismos. Tem uma imagem refinada e prefere investir em peças bonitas, duráveis e, sobretudo, de boa qualidade. Assim, um vestido mais reto com caimento alinhado, um sapato de salto confortável (aqueles mais grossos) e um bracelete de pedras brasileiras. Esse é apenas um exemplo, assim podem imaginar um visual bem moderno.

Modelo ideal ou forma de uso para cada tipo de corpo:

Apesar de ser uma peça básica, há tipos de corte que podem favorecer biotipos diferentes. O que vale muito, é a sensação que a cliente tem sobre como a peça caiu em seu corpo.

O Trench Coat é feito com um tecido plano ( que significa isso????) que é um tecido mais durinho, portanto sempre traz mais volume ao corpo.

Para quem tem os ombros mais largos que o quadril e se incomoda com isso, deve ficar atenta que aberto ou meio fechado, as abas nos ombros fazem um desenho na horizontal, e isso de certa forma aumenta/alarga essa parte.

Se decidir por uma peça marinho, por exemplo essa ilusão reduz um pouco.

Se tem mais volume no abdômen ,quando abotoar a peça toda e passar o cinto, também de certa forma chamará a atenção para essa parte. Usando mais abertinho, ficará mais cômodo.

Mudando a cara do seu Trench Coat:

O casaco é uma peça que combina muito com lenços e echarpes estampadas. Como é uma peça cara e não é tão fácil ter vários no armário, nada melhor do que mudar a carinha dele usando alguns acessórios.

Vale utilizar um modelo longo, jogado sobre o pescoço com o casaco aberto, acompanhando as linhas laterais (este truque alonga o corpo). Vale usar lenços mais leves enrolados no pescoço ou lenços curtinhos fazendo as vezes de gargantilha. Uma forma que a Burberry está usando em vários desfiles e vitrines é jogar o lenço por cima do pescoço com as pontas longas e soltas e amarrar o cinto por cima (este formato pode não funcionar em tem tem seios muito grandes pois dará mais volume às formas).

Outra forma de mudar a cara do seu trench coat é trocar o cinto original por outro de couro, por exemplo.

Abaixo a Cinthia fez um board no Pinterest com ideias de Trench Coat em vários estilos. Aproveite e siga o perfil do MakeUp Atelier para ver outras inspirações. 


Follow Cinthia Ferreira’s board Trench Coat on Pinterest.

Ps da Cinthia…

Já contei para vocês que na minha adolescência eu era apaixonada por moda ? Sempre soube que estudaria publicidade e design, mas eu era apaixonada pelo tema e colecionava livros e revistas. Lembro que em 1993, enquanto eu babava pela primeira semana de moda nacional, chamada de Phytoervas Fashion (gente, que velhice a minha ahaha), vi uma matéria sobre Trench Coats e aquilo virou uma obsessão na minha mente. Óbvio que eu nunca ganharia uma versão inglesa original dos meus pais, então o jeito foi tentar algum trench nacional e isso era quase impossível na época.

Eu era super magrela e as únicas peças que eu encontrava eram de tamanhos “adultos” e ficavam gigantes em mim. Até que por volta dos meus 16 anos, encontrei um em Campos do Jordão, em uma loja de roupas para senhorinhas e convenci minha mãe a reforma-lo inteiro, para chegar ao meu tamanho. Lembro que mesmo sendo de uma marca desconhecida o casaco era caro e na época eu gastei todo meu dinheiro de trabalhos de fim de ano (sim, eu sempre trabalhei desde cedo para comprar minhas coisas). E assim foi meu primeiro trench coat.

De lá para cá eu já tive dezenas de modelos e marcas diferentes (a Zara sempre tem uns lindos e a H&M tem modelos bem rodadinhos e baratinhos, que eu amo), mas só depois dos 30 (quando o dólar ainda não era este abuso), fui comprar o meu desejado trench coat Burberry. Eu não sou de gastar muito com roupas, e sempre invisto mais em acessórios, mas amo ter peças com história e qualidade no meu armário. Então se considero que o valor da peça será revertido em muitos anos de uso, acho que vale o investimento.

trench coat burberry - dicas de como usar

O meu é um The Sandringham, comprimento médio, cor areia, que fica melhor para o meu tom de pele (meu tamanho é o 6 inglês). Depois de testar todos os modelos da loja, foi este que caiu melhor.

Acabei optando por um look inteiro preto (novidade né?) com botas até o joelho (Schutz), saia de couro (Zara) e blusa de linha larguinha (Renner). Optei pela meia de poá (Top Shop) para tirar a sobriedade do preto com areia e deixar o look menos básico e mais divertido, já que o casaco em si, já é uma peça bem séria.

O lenço também é da Burberry ,e apesar de fininho, ele esquenta bem por ser de seda com lã. A bolsa é da Dolce & Gabanna e os óculos também.

Trench Coat como amarrar

Minha forma preferida de usá-lo não é muito comum, pois sempre me perguntam como eu fiz isso. Eu dobro as duas lapelas, abotoo-as ao contrário e crio uma linha mais vertical na frente, que fica fixa por estar abotoada, deixando o look mais alongado. Para acinturar eu amarro o cinto nas costas, dou uma ajustada dele e faço um nó meio “gravata” (na loja eles ensinam outro).

trench coat look

Aqui, em um look do ano passado, que eu postei no instagram (é @makeupatelier), usei camisa estampada, scarpin de salto grosso, mas estava com a mesma saia e a mesma bolsa. Se a saia fosse mais compridinha, seria um look que eu usaria para trabalhar.

Agora com jeans, uma camiseta e uma sapatilha, teríamos um look super casual para o dia dia e perfeito para uma viagem de outono.

trench coat lady like

Outro trench coat que eu amo, é este modelo da Zara, que já tenho há uns 4 anos. Ele tem a parte de baixo super rodada e parece um vestido. O caimento dele é muito bom e ele é super quentinho, ainda mais combinado com meia de lã. Mas como tem a “saia” bem rodada, só curto usá-lo fechadinho e mesmo assim acho que dá um volume extra.

O tom marrom escuro agora eu sei que não é uma cor que me favorece tanto, mas amo mesmo assim.

Onde comprar…

Como dissemos acima, há várias marcas que vendem ótimas opções de trench coat, mas no Brasil eles que sempre só estão disponíveis no inverno.

O tradicional Burberry, é vendido online pela Farfetch ou nas lojas da marca no Brasil, o ano todo. Nas coleções de verão e inverno eles adicionam modelos diferentes e sazonais. A Coach também tem modelos bem bonitos, mas em fast fashion como Zara, que trabalham com coleções variadas, é possível achar em várias épocas do ano.

Quem vai viajar para os Estados Unidos, pode ficar de olho na H&M, Gap, Uniqlo e na Banana Republic. Na Europa, onde a peça é super utilizada, é mais fácil de encontrá-los. Aqui no Conexão Paris tem indicação de boas lojas na cidade. No Brasil as vezes a Renner e a C&A também dispõe de alguns modelos nas estações mais frias e se você der sorte pode encontrar algum modelo em liquidação (ontem, eu Cinthia, vi um masculino na Zara com 50% de desconto).

Vale prestar atenção no corte, no tecido e na qualidade do acabamento e dos aviamentos. Quanto mais cara for a peça, mais qualidade você deverá exigir dela.

Beijos, Carol e Thaís – facebook.com/DePecaEmPeca
Para ler todos os posts de Moda e Estilo que já foram postados, clique aqui e para saber sobre nosso serviço de consultoria de imagem, clique aqui.
de peca em peca consultoria de imagem




Sobre o autor

Editora e idealizadora do Makeup Atelier www.cinthiaferreira.com.br

Como acabar com o mofo em casa 6 fatos sobre a bolsa Lady Dior Cuidados diários para cabelos saudáveis Protetor solar o ano inteiro. Os benefícios de cuidar da pele Acessórios de luxo para deixar seu look mais “caro” Como fazer fivela de laço em couro Maquiagens Perfeitas Você realmente conhece o vitiligo? Faça sua caixinha para cosméticos Dior e o novo perfume sem álcool Upcycling NA MODA DE LUXO Sua pele pode mudar com o tempo Seu skincare está fazendo efeito ? Blush cremoso sem erro Como usar óleo facial no skincare Chega de coceira e irritação na cabeça SKINCARE | Prazer ou Obrigação ? Como usar brumas no skincare Micose nos pés: como pega e como evitar?