Menu
Look da Cinthia / Looks de Viagem / Moda

Moda e Estilo| Como usar chapéu no inverno. Dicas e Looks.

com_usar_chapeu

Uma cabeça com atitude!
Quando a gente viaja para a Europa, além de se deliciar com os lugares, culinária, paisagem, se ficarmos bem atentas percebemos algo muito especial nas mulheres europeias: a atitude!
Isso se reflete em nos cortes de cabelo, nas cores de cabelo, algumas (boa parte das mulheres de 50 anos) sem cor, mas com um lindo e bem cuidado grisalho, nas peças e, na cabeça usando um item que amamos, mas as vezes a vergonha impede de usar.
Vamos falar hoje de um acessório que para nosso país, de costa a costa, deveria ser muito utilizado por causa do sol. E no inverno, protege do frio e dá um charme muito diferente.
Mas na cultura brasileira, o chapéu era um elemento que os homens usavam até a década de 50/60 e eram de palha ou de feltro. A modernidade, a democracia nas roupas, fez esse querido item sumir das lojas. Mas as mulheres de muito estilo, estão novamente trazendo os chapéus para as lojas, que acabam inserindo em looks nas vitrines. É puro charme e traz uma linguagem de atualidade, de elegância e presença.

Como usar chapéu no inverno. Conhecendo alguns modelos mais comuns…

Fedora: eternamente o predileto! Chiquérrimo e pode ser usado com mil possibilidades, desde camiseta branca e jeans rasgado até uma peça de alfaiataria.

.
Floppy : com abas largas e um topo mais arredondado, esse modelo traz inspiração de um visual mais hippie chic, e fica muito bem com peças mais largas, longas, com franjas, quimonos, batas e saias longas. Em tons mais escuros e sóbrios ele vai bem até com roupas mais moderninhas como uma calça de couro e casaco.

.

Matinê: também tem as abas grandes, mas é mais estruturado (estilo Audrey Hepburn). Perfeito para um casamento, batizado, situações que pedem uma versão mais mulherzinha. Podem fazer o look ladylike tranquilamente com vestidos bem marcados na cintura e a saia mais rodada. Uma escarpim nude com salto alto fica perfeito e muito feminino.

.

Bowler ou coco: esse modelo (tipo o do Charlie Chaplin) tem sido muito usado já na Europa, e começa a chegar no Brasil aos poucos. É uma opção para looks mais joviais e ousados. É perfeito para looks descolados e femininos.

Ps da Cinthia…

Há tempos estamos pensando em fazer este post, pois sempre que eu posto alguma foto de chapéu, várias leitoras perguntam onde eu comprei e comentam que amam chapéu mas só usam em viagens pois tem vergonha de usar chapéu no Brasil.

Claro que o nosso clima favorece mais o uso do chapéu de verão do que modelos de inverno. Além do mais, as pessoas ainda não estão acostumadas em ver looks com chapéu e ainda não é o tipo de acessório tão fácil de ser encontrado. Massss, nos últimos anos tenho visto várias lojas investindo no acessório e várias pessoas usando-o nas ruas, baladas e eventos.

Eu ando pouco nas ruas aqui em São Paulo, então confesso que uso muito mais chapéu nas viagens do que aqui. Mas nem é pela questão da vergonha não, mas falta de costume de sair com o acessório sabendo que só estarei em locais fechados. Então sempre que eu viajo aqui no Brasil ou fora, o chapéu sempre anda na minha mala.

cinthia_smashbox

Ultimamente tenho curtido bastante o modelo floppy. Tenho preto, vermelho e marrom. Este acima é de lã e comprei na H&M de Nova York. Adorei o detalhe do lacinho lateral e acho que ele tem uma cor super bonita.

com_usar_chapeu_anos20

Já outro que eu amo, nem foi citado acima pela Thaís, pois é um estilo antiguinho que nem deixa um look não tão moderno, mas eu amo. O modelo é o Clochê e este meu é da August feito de lã. Comprei na Macy’s de São Francisco e já usei demais. Acho que ele deixa um visual super feminino, a cara dos anos 20.

Acho que este modelo pode ser usado por todas, é claro. Mas acho que ele fica particularmente charmoso em quem tem cabelos curtos. Vocês não acham ?

com_usar_chapeu_inverno

Nesta minha última viagem internacional, escolhi levar estes dois modelos floppy acima. Ambos em tons mais escuros, mas um pretinho básico e um colorido. Usei demais durante a viagem e só abria mão deles quando estava de touca de lã. Odeio passar frio na cabeça rs.

Escolhi duas fotos com quase o mesmo look. Na verdade o mesmo casaco de pelo fake (não lembro onde eu comprei pois está sem etiqueta), a mesma botinha da Zara, e só mudei a calça que no primeiro look é de sarja e no segundo é de um tecido tipo camurça, e a camiseta que no primeiro look é da Zara e no segundo uma uma blusa preta da GAP.

O preto é de lã e foi comprado na Nordstron e o vermelho é de feltro e comprei na Forever XXI do Panamá.

com_usar_chapeu_viagem

E o outro look, vocês já viram neste post aqui. Usei em um dia menos frio de Montréal e ajudou a me proteger do ventinho gelado, do cabelo voando e do solzinho que adora manchar a minha pele. rs.

com_usar_chapeu_fedora

Mas o chapéu que mais usei na vida foi este Fedora acima. Comprei há uns 10 anos e já usei demais. Acontece que quando cortei os cabelos curtinhos achei que os outros modelos ficavam melhores, e dei um tempinho para este. Mas é uma opinião pessoal, já que ele é um chapéu super versátil tanto para homens quando para mulheres.

Mais de 50 ideias de looks de inverno com chapéu para nos inspirar…

com_usar_chapeu_pinterest

E como sabemos que inspiração nunca é demais, e que euzinha aqui, não gosto de usar fotos alheias sem autorização, fiz um board no pinterest com mais de 50 looks de inverno com mocinha usando chapéu. Um look mais lindo que o outro e dá vontade de sair agora mesmo para comprar novos modelos. É só clicar aqui para ver. Tem fotos lindíssimas e looks super criativos.

Dicas:

– Comece com chapéu de marca mais baratinha, para saber se você se acostumará com o look. Depois de aprovado pode valer a pena investir em um modelo mais caro.

– Chapéu da cor próxima ao tom do cabelo fica mais discreto no visual e não chama tanta atenção. É uma ótima opção para quem está “começando”.

– O tamanho do chapéu é importante, pois usar chapéu apertado ou largo demais, pode acabar com o visual.

– Modelos como o Fedora ficam lindos com jeans e camiseta mas também deixam um look super sexy quando usado com salto fino em uma balada noturna.

– Chapéus são ótimos para esconder cabelo que não acordou bem, mas também pode deixar o cabelo que estava ok, tudo arrepiado e amassado quando tirar. Lembre de ter um pente na bolsa caso tenha que retirar o chapéu.

– Vai levar chapéu na viagem e não tem espaço para uma caixa (quem tem né ) ? Tente leva-lo na cabeça (ou na mão), ou guarde-o na mala com peças de roupa moldando-0 por dentro. Se o chapéu amassar demais, as vezes pode não ter mais como recuperar seu formato.

– No Brasil há várias lojas virtuais que vendem chapéus bem interessantes e lojas como a Forever XXI e a Accessorize, também tem várias opções no inverno  e no verão.

Então mulherada chegou a hora de perder a vergonha e colocar os chapéus de inverno para passear.
Ainda ficou em dúvida sobre que modelo é mais adequado para você e seu estilo de vida? Podemos te ajudar com várias sugestões!
Beijos, Carol e Thaís – facebook.com/DePecaEmPeca
Para ler todos os posts de Moda e Estilo que já foram postados, clique aqui e para saber sobre nosso serviço de consultoria de imagem, clique aqui.

de_peca_em_peca_assinatura

Ps da Cinthia:  As fotos deste post são do Dollar Club que eu compro e edito. Todo mundo pode comprar fotos para usar em sites ou blog e eu pago 1 dólar em cada fotos ;


Sobre o autor

Editora e idealizadora do Makeup Atelier www.cinthiaferreira.com.br

Como acabar com o mofo em casa 6 fatos sobre a bolsa Lady Dior Cuidados diários para cabelos saudáveis Protetor solar o ano inteiro. Os benefícios de cuidar da pele Acessórios de luxo para deixar seu look mais “caro” Como fazer fivela de laço em couro Maquiagens Perfeitas Você realmente conhece o vitiligo? Faça sua caixinha para cosméticos Dior e o novo perfume sem álcool Upcycling NA MODA DE LUXO Sua pele pode mudar com o tempo Seu skincare está fazendo efeito ? Blush cremoso sem erro Como usar óleo facial no skincare Chega de coceira e irritação na cabeça SKINCARE | Prazer ou Obrigação ? Como usar brumas no skincare Micose nos pés: como pega e como evitar?