Menu
All around me / review

Como funcionam as resenhas de beleza aqui do blog.

 armario_resenhas

Há alguns dias eu postei no meu instagram (já está seguindo ? @makeupatelier) uma foto do armário que fica no meu escritório e é dedicado aos produtos que eu testo aqui para o blog.

E como muita gente ainda tem dúvida de como funciona esta baguncinha aqui, resolvi escrever este post gigante para contar como funciona o processo de resenha e escolha de produtos que aparecem aqui e aproveito para dar algumas dicas para quem está começando um blog com resenhas.

armario_resenhas_2

Os produtos…

No início do blog eu resenhava somente produtos que eu comprava e tal, mas com o passar dos anos e o blog crescendo, mais eu mais empresas começaram me procurar para enviar produtos para teste.

Atualmente eu ganho 90% de tudo que tenho para testar e só compro mesmo quando eu viajo e quero testar coisas novas que ainda não existem no Brasil.

Quando uma empresa pede para enviar algo, ela sabe que o produto poderá aparece no blog ou não e pode demorar meses para aparecer. Aqui só aparece resenha espontânea de produtos que eu vejo mais pontos positivos do que negativos e que realmente valem dividir com vocês leitoras.

Se quiser saber de algumas coisas que eu ganho, fique de olho no meu insta que eu sempre marco com a hashtag #presskit, que são kits que as empresas enviam para divulgar seus lançamentos à mídia.

Na primeira foto eu mostro o armário onde guardo os produtos que recebo, compro e as embalagens de alguns que já estão em uso.

Como nem tudo cabe no armário, a segunda foto mostro o baú (minha mãe que fez e tem post ensinando aqui) as latas e cesto que uso para guardar maquiagens e alguns produtos para os cabelos.

A fila…

Quase todos os dias chegam caixinhas por aqui. Eu abro, vejo se funcionará ou não para mim e coloco na fila de uso. Se é um produto que eu estou sem (creme esfoliante, por exemplo), já começo usar na hora. Se é um produto que tenho vários e uso pouco (hidratante corporal), vai para o armário até eu conseguir usá-lo, ficando de olho na data de validade.

Agora se é algo que eu estava doida para testar e de uma marca que eu amo. Eu ignoro a fila, abro e já começo usar na hora ahaha. Afinal o blog é meu e quem dita as regras aqui sou eu né ?

Como são os testes…

Infelizmente eu não tenho um laboratório, pele sintética, dezenas de cobaias humanas entendidas no assunto e muito menos sou formada em cosmética. Então a cobaia sou eu (a Lu e minha mãe, as vezes).

Em 99% dos caso eu só uso produtos indicados para meu tipo de pele e cabelo. A não ser que seja algo super revolucionário que eu queira testar para ver do que se trata. E como eu prezo muito por resenhas completas e sinceras, eu realmente uso e uso tudo antes de abrir a boca.

Alguns produtos eu uso apenas uma ou duas vezes, sei que não vai rolar e já passo para frente. Se gostei destes primeiros dias, continuo usando até conseguir falar sobre ele.

Então “teste” por aqui é o nome que dou ao processo de usar cada produto e contar o que eu acho como simples consumidora apaixonada.

Produtos para pele…

Produtos de tratamento facial demoram mesmo para serem testados. Uso cada um deles de 1 a 3 meses antes de escrever alguma coisa. Então quando alguém testa um anti idade e em menos de uma semana conta os resultados, desconfie.

A não ser que seja para dar as primeiras impressões, contar a textura e tal, são produtos que demoram até apresentarem algum resultado visível.

E já que o blog vive de testes, de tempos em tempos eu mudo todos os meus tratamentos faciais e vou usando as coisas que eu recebo ou compro. Muitas vezes o que eu estava usando antes é muito melhor, mas se o atual também tiver muitos pontos positivos, com certeza falarei dos benefícios dele também.

  • Leia as resenhas de produtos para pele, aqui.

.

Produtos para cabelos…

Agora com os cabelos curtos, uso mais produtos finalizadores para testar do que máscaras e condicionadores. Então de nada adianta eu querer testar e dar uma super opinião sobre uma máscara capilar se meu cabelo está saudável e não precisa de quase nada.

Minha busca atual é por produtos que limpam muito bem, que mantém os fios saudáveis ou que posso usar para mudar o penteado.

  • Leia as resenhas de produtos para os cabelos, aqui.

.

Maquiagem…

Nesta categoria estão os itens que eu mais “roubo” na fila. Se chegar uma máscara de uma marca que eu amo, ou a última palette que eu desejo, tiro da embalagem e vai direto para minha prateleira para começar usar.

Testar maquiagem é mais fácil do que testar produtos de pele, mas há itens que dão muito trabalho. Há bases que eu uso há mais de 6 meses e ainda não consigo ter uma opinião formada sobre ela. E até que eu não tenha esta opinião, não aparece por aqui.

Tento testar os produtos dia, noite, no calor, no frio (ou ar), combinando com outros produtos e assim por diante. Também tenho costume de usar um produto em cada metade do rosto para comparar o efeito.

Agora se eu gosto do produto e odeio a cor, testo em casa para ver como ele se comporta, e se ele for bacana mesmo eu aviso que é um post de cores e não uma resenha completa.

  • Leia as resenhas de maquiagens, aqui.

.

Perfumes…

Perfumes deliciosos invadiram meus armários nos últimos anos. E isso é tão engraçado que eu que antes só gostava de um tipo de perfume, abri meus horizontes e hoje em dias gosto de aromas que nunca imaginei.

Perfumes são coisas muito pessoais e complicados de serem resenhados. O aroma e a fixação mudam muito de pele para pele, então é algo quase impossível de falar.

Por isso eu sempre comento meu gosto pessoal, como ficou na minha pele e cheiros que eu lembro quando sinto determinada fragrância. Nada técnico e super pessoal. Mas tento expressar realmente o que eu sinto na hora de cara borrifada.

  • Leia as resenhas de produtos para os cabelos, aqui.

.

Algumas questões que sempre surgem por aí…

Mas Cinthia, porque você não fala de produtos para outros tipos de pele e cabelos ?

Este espaço é um blog pessoal e não uma revista escrita por dezenas de jornalistas. Eu acho legal justamente o fato das leitoras se identificarem comigo e ler a minha real opinião sobre algo. Adianta eu tentar falar sobre cabelos cacheados ? Posso até dar a notícia de um lançamento, comentar sobre como funciona e tal, mas você terá opinião real sobre o tal produto nos blogs das meninas que ter este tipo de cabelo, e por isso que blogs pessoais, sinceros e confiáveis, são tãaaao legais ;)

Como eu sei que a sua opinião é verdadeira ?

Bom, uma vez que o blog leva meu nome e tem quase 6 anos de vida, já dá para ter ideia de que eu não teria sobrevivido contando mentiras né ? Sou muuuuito chata com isso, levo este cantinho muito a sério e não há dinheiro que compre a minha opinião.

Agora pode acontecer por exemplo de uma base que foi incrível para mim, ser péssima para você. Peles são diferentes e opiniões são diferentes. Mas se eu falei que deu certo para mim, é que deu mesmo e você pode acreditar.

Outra coisa que eu sempre aviso quando comprei um produto ou quando ganhei um produto (e na boa, isso não muda nada). E não pense que é porque eu ganhei um produto que falarei bem dele, afinal como eu disse acima, ganho 90% dos meus produtos e não falo nem da metade. Seja por não ter curtido o suficiente ou não ter tempo mesmo de testar e falar.

Agora se o seu medo é ler algo que foi pago para aparecer aqui, não se preocupe. Se for publicidade estará escrito “publicidade” logo no início e só aparecerá por aqui se eu achar o produto interessante e válido, caso contrário eu não aceito.

Mas Cinthia, você gosta de tudo o que posta. Não é estranho ?

Como já disse acima, eu só posto o que tem mais pontos positivos do que negativos então se apareceu aqui, óbvio que eu gostei.

Ou vocês acham que faz sentido produzir fotos lindas, passar horas e horas trabalhando em um post de algo que eu não gostei ? Não rola né ?

Mas se virem eu postando algo nas minhas redes sociais, não viram por aqui e querem a minha opinião, só perguntar que eu repondo sobre o que for ;)

Como saber em quais blogs eu posso confiar ?

Conheça quem escreve. Acompanhe a pessoa e veja se o que ela escreve tem coerência. Infelizmente algumas pessoas dão opiniões falsas em troca de alguma coisa, mas ao mesmo tempo tem muita gente comprometida, séria e verdadeira no mundo dos blogs. E como em qualquer outra profissão, só temos que conhecer mais para poder separar o joio do trigo.

Se você quer saber apenas a cor do produto, basta buscar um blog com boas fotos, se quer saber se o cheirinho é bom, não precisa de uma resenha muito longa para isso, se quiser saber sobre uma máscara de cílios, procure uma resenha de quem usou o produto pelo menos uns 15 dias antes de falar. Este tipo de produto demora um tempinho para chegar em seu melhor resultado e assim por diante. Agora se você quiser saber sobre um creme para os olhos em detalhes, como funciona, que ativos possui, quando tempo dura e etc…procure alguma resenha de quem realmente usa este tipo de produto e que tenha realmente testado direitinho. Tem blog para tudo, resenhas simples ou mais detalhadas e todo tipo de linguagem e informação que você quiser encontrar.

E antes de mais nada, se for comprar algo que viu por aí, compre porque você gosta, ou precisa e não porquê alguém disse que  “Você tem que ter”. Não aceito algo do tipo “Comprei pois a blogueira X disse que eu precisava ter e agora eu odiei o produto e acho que a menina é uma falsa”  Ninguém aqui é criança para ter este tipo de atitude né ? Consumo consciente sempre e personalidade acima de tudo.

Estou começando um blog de beleza e quero dicas de como fazer boas resenhas.

Em primeiro lugar faça com o coração. Pode ser brega, mas qualquer trabalho fica mais bem feito quando executado com amor. O dia que você está sem saco e com pressa não é um boa dia para testar nenhum produto.

Nunca, jamais fale bem de um produto que não gostou só porque ganhou (produto ou dinheiro). Prefira não falar nada do que mentir. Ao longo do tempo suas leitoras perceberão se é verdade ou não. E se alguma empresa disser que só lhe manda algum produto se você garantir uma resenha….amiga, esta empresa não merece a sua opinião nem positiva, nem negativa.

Agora se você faz resenhas negativas em seu blog, faça “bem feito”. Já li resenhas de um produto fantástico que a menina metia o pau e estava na cara que ela estava usando-o de forma incorreta. Dê a sua opinião sim, mas pesquise bem antes. As vezes o produto é muito bom e você não está sabendo usar ou o mesmo não é indicado para seu tipo de pele.

Teste de verdade. Use o produto até entender como ele se comporta e poder falar dele com propriedade. Não precisa testar correndo para postar antes que todo mundo pois suas leitoras não levarão isso em conta se notarem que a resenha está superficial. Nunca vi uma máscara de cílios que atingisse o seu melhor em uma ou duas aplicações.

Não adianta querer mostrar as cores de suas maquiagens se as fotos não ficarem o mais próximos possível da realidade. Tente uma boa iluminação ou faça boas fotos em luz natural com boa resolução. Não consegue um bom resultado ? Escreva a sua opinião e coloque link para uma boa foto do determinado produto.

Ainda se tratando de fotos, jamais use fotos de outros blogs em suas resenhas sem o consentimento dos mesmos. Quer usar foto de algum blog, mande email para a blogueira e peça permissão. E quando usar a foto, coloque o link do blog.

Guarde as embalagens de papel ou fotografe antes de jogo-las fora. As vezes as fotos com embalagens ficam bem mais interessantes. Faça os mesmos com os produtos que são mais bonitos antes do uso. Sabem aqueles pós maravilhosos com desenhos que depois da primeira camada perdem esta beleza ? Fotografe-o antes de começar usar e guarde a foto até a resenha.

 .
Bom gente acho que é isso ;) Se tiverem alguma outra dúvida estarei aqui para responder.


Sobre o autor

Editora e idealizadora do Makeup Atelier www.cinthiaferreira.com.br

Como acabar com o mofo em casa 6 fatos sobre a bolsa Lady Dior Cuidados diários para cabelos saudáveis Protetor solar o ano inteiro. Os benefícios de cuidar da pele Acessórios de luxo para deixar seu look mais “caro” Como fazer fivela de laço em couro Maquiagens Perfeitas Você realmente conhece o vitiligo? Faça sua caixinha para cosméticos Dior e o novo perfume sem álcool Upcycling NA MODA DE LUXO Sua pele pode mudar com o tempo Seu skincare está fazendo efeito ? Blush cremoso sem erro Como usar óleo facial no skincare Chega de coceira e irritação na cabeça SKINCARE | Prazer ou Obrigação ? Como usar brumas no skincare Micose nos pés: como pega e como evitar?