Menu
Moda

Moda e Estilo | O jeans e suas infinitas possibilidades

como_usar_jeansFlare, skinny, jegging, bootcut, boyfriend, cintura alta, super baixa, escuro, claro, rasgado. Cada mulher já elegeu seu jeans preferido para sair por aí. Ocasiões não faltam para por em uso essa peça tão eclética e querida!

Muito se fala sobre sua origem. Ao contrário do que se imagina, o tecido foi fabricado inicialmente na França, sendo usado por trabalhadores do campo e marinheiros italianos que desempenhavam suas atividades no porto de Gênova. Apenas mais tarde, por volta de 1853, é que foi introduzido nos Estados Unidos. Na corrida do ouro na Califórnia, um judeu alemão chamado Levi Strauss, que havia começado a vender lona para as carroças dos mineiros, notou que as roupas vestidas por eles não eram adequadas para o desgaste que sofriam. Foi aí que teve a ideia de levar essa “lona” das carroças para que um alfaiate costurasse calças para esses homens. Para ler a história completa do jeans, clique aqui.

Mas… será que o jeans é mesmo básico? A pedido de algumas leitoras do blog montamos diferentes propostas visuais, baseadas no estilo de cada uma de nós três.
O intuito é apenas inspirá-las, pois como já comentamos acima, versatilidade é o emblema oficial da nossa venerada calça jeans.

Truquezinhos de ilusão de ótica pra acertar na escolha do seu jeans:

– Lavagens escuras afinam, enquanto as claras alargam :-/
– Jeans manchados nas coxas tendem a aumentar a região, assim como aquele famoso “bigode de gato” na altura dos quadris também fazem esse efeito…
– Barras dobradas são charmosas sim, mas encurtam as pernocas
– Jeans flare ou bootcut deve ter a barra feita para usar com apenas um tipo de salto. Peça para a costureira fazer quase rente ao chão (1 cm dele no máximo!) – barras fora da medida correta (curtas demais ou emboladas), detonam o visual!
– Skinny alarga os quadris, enquanto a flare equilibra a silhueta!!!
– Jeans rasgados são SEMPRE super informais!
– Cintura baixa demais também encurta as pernas!

Os looks da Thaís…

como_usar_jeans_colorMomento passeio – Aqui minha inspiração foi o estilão hippie dos anos 70 (hoje “chiquemente” apelidado de boho). Calça flare com lavagem mais clara, camiseta cinza mescla bem clarinha e colete ultra colorido (adoro!) – o carro chefe da produção!

Para costurar tudo isso, elegi acessórios que conversassem entre si: uma corrente longa de franjas (também referência da moda hippie), colar de bolinhas, argolas mais discretas, sandalhas vermelhas de juta com salto anabella + carteira texturizada e óculos escuros. Pronta para um café com as amigas ou um cineminha!
Créditos: calça jeans 7 for all mankind, camiseta Zara, colete (doação de uma amiga querida), colar Madame Bijoux, clutch artesanato de Fortaleza, sandália Shoestock, óculos Polly Maggoo
como_usar_jeans_thais_trabalho

Momento trabalho – Como a Carol já faria um look um pouco mais formal para trabalho, resolvi sugerir uma produção para empresas com dress code informal, onde os colaboradores são livres para exercer seu lado mais criativo! A começar pela escolha do jeans, que é metalizado e portando se destaca.

Para um dia frio (como o que fotografei!), a pedida foi uma blusa de gola alta preta, sobreposta por uma jaqueta que pode virar colete destacando as mangas! A escolha do sapato foi baseada no conforto, mas é claro que com um toque de estilo ;-) Finalizei a proposta com um lenço estampado, bolsa marrom, brincos + anel ovalado e chapéu inspirado nos anos 20, caso o vento sopre mais forte!

Créditos: calça Renner, malha de gola alta Fillity, jaqueta/colete Adriana Praça, lenço Madame Bijoux, sapato delícia da Ciao Mao, Bolsa Chloé, brinco e anel Blao, chapéu comprado em Paris.

como_usar_jeans_thais_noite

Momento jantar – O ponto de partida foi um black jeans, já que a proposta seria um jantar. Gola alta preta para proteger do frio, e por cima um casaco metalizado dando uma levantada no look.

O scarpin vermelho ajuda a sofisticar e de quebra alonga as pernas! Peguei leve nos acessórios, escolhendo o brinco prata e anel oval + essa linda clutch vintage, pois a jaqueta já é o ponto focal da produção. Será que o Fasano vai fazer cara feia pro meu jeans?? kkk

Créditos: calça jeans Zara, malha Fillity, casaqueto Maria Bonita, brinco e anel Blao, bolsa brechó de Paris

Os looks da Carol…

jeans_carol_lazer

Momento relax – Minha 1a escolha foi uma skinny com lavagem média. Barras dobradinhas para um visual mais descontraído. Cashmere rosa com bordado aplicado (dispensando assim o colar, meu acessório favorito!). Braceletes grafite.

Jeans e sapatilhas já se tornaram companheiros inseparáveis, e eu uso e abuso dessa dupla. Mas para dar um ar diferente, optei pelo loafer, que além de ser mais fechadinho para os dias frios, é tremendamente estiloso.
Bolsa marinho para arrematar o visual :-)
Créditos: jeans: 7 for all mankind, cashmere: Rapsodia, braceletes: Stoux, loafer: Repetto, bolsa: Balenciaga, óculos: Chanel

jeans-carol_trabalho

Momento trabalho – Sempre surgem dúvidas sobre esse ponto. Empresas informais liberam o uso do jeans. As mais formais, como bancos, por exemplo, costumam permitir às sextas-feiras no famoso “casual day”, porém com restrições: lavagens escuras e sem rasgos.

E eles estão certos! O jeans escuro transmite mais seriedade, além de ser mais elegante.
Então optei por essa calça super flare, que tem um caimento incrível e vai muito bem com salto alto. A blusa de seda off white traz feminilidade, enquanto o blazer marinho torna a produção mais sofisticada. O colar em ouro velho acrescenta um certo glamour e o sapato + bolsa fendi fecham a proposta!
Créditos: jeans: 7 for all mankind, blusa de seda: Bobstore, blazer: Cris Barros, colar: Stoux, sapato: Sarah Chofakian, bolsa: Chloé

como_usar_jeans_carol_noite

Momento jantar – Resolvi manter a mesma calça, que também é perfeita para um evento noturno mais tranquilinho, como um jantar com o namorado/marido ou amigas.
A blusa bege com amarelo delineia a cintura e valoriza o colo, e amo essa manga japonesa, que adiciona um charme extra!
Sapato tricolor marrom, dourado e azul, o queridinho do meu guarda-roupa! Brinco móbile dourado, ajudando a emoldurar meu rostinho ;-)
Clutch de camurça ocre, que ajuda a dar uma sofisticada no look.
Créditos: jeans: 7 for all mankind, blusa bege: Adriana Praça, sapato: Who’s, brinco: Vivara, clutch: Flavia Carvalho Pinto

Ps da Cinthia…

Eu amo jeans desde que me conheço por gente. Acho que é uma peça super versátil que vai a quase todos os lugares. Mas como eu disse no último post de moda, eu estou viciada em jeans skinny há vários anos e tenho váaaarios no armário. Para montar os looks desta vez, quis fazer igual a história do post da jaqueta de couro (aqui) e escolher apenas um jeans (este é um skinny da 7 for all mankind com ziper na lateral) com , para vários momentos do dia. Um modelo mais escuro, com pouca lavagem cintura mediana.

jeans_cinthia_dia

Momento relax – O jeans é companhia perfeita para as férias com clima fresquinho. Não sou a pessoa do “tênis”, mas amo demais este meu Converse de couro manchado e cano médio. Combinei com um cardigã de lãnzinha, camiseta de manga longa, echarpe coloridinha para tirar a seriedade do branco e preto e uma bolsa de tecido rústico.

Créditos: Calça 7 for all mankind,  Cardigã Juicy Couture, camiseta Forever XXI, lenço Zara, tênis de couro All Star e bolsa Diesel.

jeans_cinthia_trabalho

Momento Trabalho – Felizmente eu posso me vestir da forma que quiser para trabalhar (agora e antes como designer, também). Mas mesmo tendo uma profissão mais casual, amo usar blazer com camiseta arrumadinha e jeans. Escolhi uma camiseta cheia de correntes decorando a gola, um blazer com ombros mais altinhos, uma bolsa básica e grande para caber tudo e um scarpin roxo para um toque leve de cor.

Créditos: Calça 7 for all mankind, blusa ForeverXXI, blazer Zara, óculos Miu Miu, braceletes Saks Fifth Avenue, bolsa LV e sapatos Prada.

jeans_cinthia_balada

Momento Noite – Aqui o jeans sai do trabalho e vai para a noite. Escolhi uma blusa de linha, recortada e com detalhes de paetê, pois brilhar a noite nunca é demais né ? Se esfriar, uma jaqueta de renda e forro tom de pele. A bolsa é pequena e transpassada e um peep toe bicolor altão, mas confortável.

Créditos: Calça 7 for all mankind, blusa Carmim, jaqueta Farm, braceletes Saks Fifth Avenue, bolsa Mulberry e sapatos Arezzo.

E você, qual é seu jeans favorito? Escreva pra gente contando e aproveite para tirar suas dúvidas!

Para saber mais sobre os nossos serviços,clique aqui, e saiba sobre cada pacote e os valores especiais para leitoras. Estamos à disposição para tirar qualquer dúvida!!

Beijos, Carol e Thaís – facebook.com/DePecaEmPeca

Para ler todos os posts de Moda e Estilo que já foram postados, clique aqui.

de_peca_em_peca_assinatura

 

Sobre o autor

Editora e idealizadora do Makeup Atelier www.cinthiaferreira.com.br

Como acabar com o mofo em casa 6 fatos sobre a bolsa Lady Dior Cuidados diários para cabelos saudáveis Protetor solar o ano inteiro. Os benefícios de cuidar da pele Acessórios de luxo para deixar seu look mais “caro” Como fazer fivela de laço em couro Maquiagens Perfeitas Você realmente conhece o vitiligo? Faça sua caixinha para cosméticos Dior e o novo perfume sem álcool Upcycling NA MODA DE LUXO Sua pele pode mudar com o tempo Seu skincare está fazendo efeito ? Blush cremoso sem erro Como usar óleo facial no skincare Chega de coceira e irritação na cabeça SKINCARE | Prazer ou Obrigação ? Como usar brumas no skincare Micose nos pés: como pega e como evitar?