Menu
Moda

Moda e Estilo | Como montar uma mala de viagem compacta e super versátil

Mais um post que eu tenho certeza que será útil para um montão de gente. Este é um tema que as mulheres sempre me pedem aqui no meu outro blog, e fiquei muito feliz com a sugestão da Carol em falar sobre uma mala ótima para viajar.

Afinal, mulheres reais, que não fazem look do dia, também podem pensar em looks bacanas sem precisar sair de casa com 5 malas, 10 bolsas e 30 pares de sapatos né ? rs

mala_viagem_capaVocê sabe como montar uma mala de viagem compacta e super versátil?

Por muito tempo, quando pintava uma viagem, eu tinha dois costumes gerados por múltiplos fatores, mas especialmente pela pressa e pelo receio de não levar roupa suficiente na mala:
1- separar tudo nos 45 do segundo tempo
2- enfiar 800 coisas, independente da duração da viagem, clima, e muito menos das combinações possíveis entre as peças!
.
Pois é… hoje, depois de muito carregar peso desnecessário, não usar metade do que levava, e ainda olhar um visual monótono diante do espelho do hotel, mudei a forma de “construir” minhas malas de viagem. Só não larguei a mania de deixar tudo pra última hora – isso é patológico e infelizmente preciso trabalhar na terapia :-P rsrs
Existem alguns segredinhos para que tudo combine entre si, e tantos outros para que, mesmo viajando, você consiga manter seu estilo de forma descomplicada!
E para celebrar o início do outono (foi ontem!!!), seguem algumas imagens de uma mala que montamos para mim no ano passado seguidas de dicas, para uma viagem de 10 dias a Paris (très chic :-)
mala_viagem_looks_teste
1- A cartela de cores da viagem: selecione peças que conversam entre si. Por exemplo: selecionar tons mais quentes, com peças base (sapato, bolsa) puxadas pro marrom – caramelo, bege, terracota, ou tons mais frios, com peças base puxadas pro preto – cinza, azul marinho, uva. No meu caso, elegi as cores frias.
2 – Partes de cima x partes de baixo: quando falamos com alguém, ou mesmo quando observamos uma pessoa, é da cintura pra cima que focamos nosso olhar. Experimente repetir a mesma blusa por 3 dias seguidos – todo mundo vai notar! Mas se fizer o mesmo com a parte de baixo, principalmente se a cor for neutra, a chance de passar despercebida é bem maior!
Para os 10 dias de viagem, elegi uma saia de couro preta, uma de lã cinza com bolsos de couro, uma calça legging preta, uma cinza de bolinhas pretas, um jeans e um vestido cinza e preto. Estas escolhas permitiram que qualquer parte de cima casasse com qualquer parte de baixo.
As saias deixei para usar à noite com meia calça. Ah, selecionei 2 casacos, um de lã cinza mais longo, para os dias mais frios, e um trench coat marinho, que não aquece tanto, mas quebra bem o vento, além de proteger da garoa. Para os pés, 2 botas, um coturno, e outra de cano mais alto, e também 1 sapatilha preta.
mala_viagem_ideias_looks
3- Acessórios: os salvadores da pátria! Não ocupam muito espaço na mala e transformam a produção. Em instantes são capazes de quebrar a chatice de um look porque a adição de uma terceira peça traz mais informação, deixando o visual mais interessante, mais rico. Elegi 5 lenços/pashiminas e um colar poderoso. O colorido dos lenços deu um super up nas roupas, não acham?
4- O mix: tente montar os looks previamente e fotografe com o celular para não esquecer e ganhar tempo na hora de se vestir. Afinal, quando estamos viajando queremos aproveitar cada minuto!
mala_viagem_looks

Para quem ainda precisa de mais alguns toques, seguem outras dicas, válidas para qualquer tipo de viagem:

  • Clima e temperaturas médias: pesquise antes de viajar para não entupir sua mala com peças desnecessárias. Se houver uma mudança de temperatura brusca entre 2 ou mais lugares visitados, busque alternativas inteligentes. Se estiver mais quente, use e abuse de camisetinhas que possam ser sobrepostas por cardigãs mais fininhos no destino mais frio. O cashmere não é volumoso e aquece bem o corpo! Lenços podem ser usados de diferentes formas… no calor mais soltinhos como um colar ou até enfeitando os cabelos, e no frio bem amarradinhos ao redor do pescoço. Saias com pernas desnudas num destino, e com meia calça grossinha no outro. As peças tem que render, independentemente do sobe e desce dos termômetros!
  • Agenda: quais serão os programas pretendidos? Muitos jantares, festas de arromba e afins? Ou será um mochilão, esqueminha roots? É importante pensar no estilo de viagem pra escolher looks adequados para cada ocasião! Levar um vestido porque ele é lindo e novo para a Patagônia é garantia de usabilidade zerooo! E olha que eu já fiz coisa parecida… kkk
  • Tecidos: os 100% naturais como linho, seda e algodão amassam horrores. Se de fato for necessário levar roupas com essa composição, escolha uma mala mais “larga” para que a peça fique o mais esticada possível.
  • Como acomodar: camisetas, suéteres e lenços podem ir enroladinhos, assim ocupam pouco espaço e amassam bem menos. Casacos, por serem volumosos, devem ir bem abertos, o máximo que der (como o cinza da minha mala parisiense). Em lojas especializadas ou pela internet você encontra organizadores interessantes para lingerie e bijuterias. Eles facilitam a visualização e impedem que peças mais delicadas se misturem com as demais. Os sacos com fechamento à vácuo também são opções interessantes para uma viagem muito longa, quando você precisa levar mais roupas ocupando menos espaço. Outra dica valiosa: acomode as peças mais pesadas de um lado só da mala, onde ficam as rodinhas, pois na maior parte do tempo a mala ficará de pé, e isso evita que as roupas mais leves sejam massacradas!

mala_viagem_paris

Meninas, sabemos que o momento de empacotar não é dos mais agradáveis e algumas vezes é bastante desafiador! Mas com alguma organização e bom senso, esse processo pode tornar-se até divertido!!

Ps da Cinthia…

Além da mala de roupa, nós mulheres nos preocupamos também com outra mala, a de cosméticos. Não adianta querer levar 50 tons de cinza sombras, se você não pretende gastar horas fazendo looks mirabolantes. Até eu que trabalho com isso sou mega contida e posso garantir que a minha nécessaire de viagem é menor do que de muitas mulheres.

A dica é quase a mesma dos looks, otimizar tempo e espaço. Opte por produtos em miniatura e leve o mínimo necessário.

Pele – Se vai viajar para um local com clima muito diferente do que está acostumada, pense em comprar um hidratante facial no local, pois o seu pode não te dar o mesmo resultado lá. Não invente de testar o tal ácido que a sua dermato passou durante a viagem, a não ser que ela mesma tenha recomendado isso. Não esqueça o protetor solar e leve em conta que você provavelmente ficará mais tempo ao ar livre.

Cabelo – Quem já viajou para o exterior sabe muito bem que o assim como a pele, tem cabelo que se revolta. A água e o clima podem exigir um produto diferente do que você já usa no dia a dia, então no lugar de levar um monte de produto de casa, deixe para comprar estes itens lá e leve apenas uma amostrinha para o primeiro dia de viagem.

Maquiagem – Eu costumo levar sombras neutras (esta aqui viaja comigo sempre) e umas 3 cores de batons (um neutro hidratante, um escuro e um mais alegrinho). O batom é o que mais vai aparecer nas suas fotos e podem te deixar com uma carinha nova todo dia. Base é opcional se você não costuma usar, mas corretivo é excelência. A não ser que você vá para uma viagem de relaxamento, a chance de ficar mega cansada e com olheiras de panda é enorme. Primer para mim também é essencial, afinal o make da manhã tem que durar o dia todo né ? Também leve sempre uma ótima máscara de cílios, o seu blush preferido, estes dois itens te deixarão linda e farão um super efeito nas fotos. Mais uma vez eu digo que as miniaturas são perfeitas para viagem (aqui tem um post com várias).

E claro, estamos aqui mega à disposição pra responder a qualquer dúvida sobre esse e outros temas! Escrevam, perguntem, sugiram!!!

Para ler todos os posts de Moda e Estilo que já foram postados, clique aqui.

Carol e Thaís – facebook.com/DePecaEmPeca

de_peca_em_peca_assinatura

Sobre o autor

Editora e idealizadora do Makeup Atelier www.cinthiaferreira.com.br

Como acabar com o mofo em casa 6 fatos sobre a bolsa Lady Dior Cuidados diários para cabelos saudáveis Protetor solar o ano inteiro. Os benefícios de cuidar da pele Acessórios de luxo para deixar seu look mais “caro” Como fazer fivela de laço em couro Maquiagens Perfeitas Você realmente conhece o vitiligo? Faça sua caixinha para cosméticos Dior e o novo perfume sem álcool Upcycling NA MODA DE LUXO Sua pele pode mudar com o tempo Seu skincare está fazendo efeito ? Blush cremoso sem erro Como usar óleo facial no skincare Chega de coceira e irritação na cabeça SKINCARE | Prazer ou Obrigação ? Como usar brumas no skincare Micose nos pés: como pega e como evitar?